Pular para o conteúdo

O ano de 2021 contado por 12 posts

E chegamos a mais um final de ano: o décimo primeiro do blog, o décimo primeiro da nossa vida aqui no Canadá. Eu devo confessar que algumas vezes ao ano eu me questiono se irei conseguir manter o blog atualizado por conta da loucura da minha vida, mas sempre quando chega o final do ano eu agradeço demais por não ter desistido: ter este “diário virtual” há tantos anos é um presente. Isto aqui é realmente um tesouro na minha vida e quando eu falo para vocês que ele é tão importante e necessário para mim talvez através deste post vocês conseguem entender. Esse tempo que eu paro para refletir e escrever sobre a minha vida é muito importante e a atividade de voltar e reler estes pensamentos me ajuda muito a entender quem eu era, quem eu sou hoje e quem eu quero ser no futuro.

Em 2021 eu escrevi 186 posts aqui no blog, o que quer dizer que metade dos dias do ano (51% dos dias mais especificamente) você que visita o blog encontrou um texto novo. Eu sou muito orgulhosa do espaço que eu criei por aqui e que, depois de 11 anos de postagem, eu continuo firme e forte a ele. Aliás, quem me conhece sabe que esta sou eu: eu raramente não me dedico a algo, mesmo que os anos passem. E eu sei que é esta a minha dedicação que faz com que meus projetos tenham sucesso – e é esta dedicação que eu tento mostrar e inspirar vocês através do meu texto e da minha história.

Hoje eu resolvi escrever este post trazendo um pouco do que aconteceu na minha vida em 2021 através do que eu contei por aqui para vocês.

Janeiro/2021: Sobre estar trabalhando de casa por 10 meses

O ano de 2020 foi extremamente estressante para nós. Ter duas crianças em casa, trabalhar full time e toda a incerteza que o início da pandemia trouxe não foi fácil. Eu não imaginava como iria dar conta de tudo. Eu tive sorte de ter um emprego que me permitisse trabalhar de casa, mas a pressão de ser mulher e imigrante em uma área tão competitiva como pesquisa científica não foi fácil. Neste texto eu quis trazer um pouco de como a pandemia me mudou e como, de certa forma, foi importante esta pausa na loucura da minha vida para eu refletir e conseguir distribuir a atenção diante de tudo aquilo que me faz bem. 

Fevereiro/2021: Uma reflexão sobre deixar Toronto

Os textos que eu escrevo com o coração – sem script e realmente diante de grandes mudanças na minha vida – são certamente os mais especiais daqui do blog. Este texto escrito em fevereiro de 2021 traz toda a minha insegurança em deixar uma cidade que eu amo e que me fez muito feliz. Toronto é o meu lugar no mundo: a cidade que me acolheu e me fez realizar meus sonhos. Não há lugar no mundo que me deixe mais feliz e que me traga melhores lembranças. E no dia da mudança – depois de morar 10 anos em Toronto – escrevi este texto super especial.

Março/2021: Como foi a despedida da nossa townhouse em Toronto

Sair de Toronto não foi algo que decidimos fazer de uma hora para outra: foi algo que já havíamos pensado há alguns anos e estávamos esperando a hora certa. A pandemia acelerou a decisão. Uma coisa foi sair de Toronto e a outra foi “entregar as chaves” da nossa townhouse. A casa que vivemos por longos anos, que Jojoe estava tão vivo nas memórias, onde os meninos nasceram… Fizemos uma despedida muito especial e eu registrei o momento através deste post.

Abril/2021: Calor rima com bolha de sabão

Este post é publicidade mas eu acho que faz muito sentido incluir aqui nesta lista de posts do ano. Isso porque quando mudamos para o norte de Toronto era fevereiro, lockdown e havia muita neve e frio na rua. E eu lembro de receber este kit de bolhas de sabão e pensar quando iria fazer calor para usarmos. Pois no final de abril a neve derreteu, a grama começou a ficar verde e mesmo com frio fomos brincar no quintal de casa e nos parques aqui ao redor para bater estas fotos. Eu lembro de que foi a primeira vez que realmente curtirmos o outdoors daqui e quando eu comecei a me apaixonar pela vida no interior.

Maio/2021: Reflexões sobre o impacto da pandemia nas crianças

Os meninos ficaram todo o início de 2021 sem ir para a escola. O ano escolar no Canadá começa em setembro e termina em junho. Pois o ano escolar 2020/2021 praticamente não existiu, com vários interrupções e as aulas parando em março e não voltando mais até setembro. E eu senti o que os meus filhos estavam perdendo e eu resolvi escrever um texto sobre o assunto. Maio não foi um mês fácil porque descobrimos que as aulas não iriam voltar até setembro…

Junho/2021: Nossa primeira vez colhendo morangos na fazenda

Junho foi um mês maravilhoso: o calor chegou e os números da pandemia começaram a diminuir. A gente sabia que o verão estava chegando e iríamos aproveitar depois de meses de incerteza trancados em casa. E foi em junho que fizemos nosso primeiro passeio do ano para um cottage e nosso primeiro acampamento, mas nenhum destes – e outros passeios – foi o que escolhi para ilustrar nosso junho. Resolvi trazer o post sobre nossa primeira vez colhendo morangos na fazenda para lembrar que estar no interior hoje nos dá a possibilidade de fazer muitos passeios deste tipo, que acabávamos não fazendo quando estávamos em Toronto por conta da loucura da semana e o quão movimentado estes lugares são nos finais de semana.

Julho/2021: Picnic no jardim de casa para comemorar os 3 anos do Ian

Amo celebrar os aniversários dos meninos e este foi o primeiro aniversário deles aqui no norte e no nosso enorme quintal. Lembro quando encontrei o anúncio da casa que hoje alugamos online e vi o quintal: eu olhava a foto e achava que era mentira, que não podia ser assim tão grande. Quando viemos ver a casa antes de alugar era noite e não dava para ver o quintal em detalhes, porque no final dele é uma floresta. Quando Ian decidiu que queria o tema do aniversário de dinossauro eu sabia o que iria fazer – e foi maravilhoso, inesquecível!

Agosto/2021: Guia completo visitar Thunder Bay no norte de Ontário

Passamos metade do mês de agosto na estrada explorando a região norte de Ontário. Visitamos lugares lindíssimos e eu consegui fazer uma série de posts com dicas detalhadas e fotos maravilhosas para inspirar vocês a explorarem esta região pouco turística – mas muito bela – do Canadá. Sou apaixonada pelo post que escrevi com dicas de Thunder bay, que levou praticamente 1 semana para ser escrito. Sou super orgulhosa de como eu consegui detalhar a experiência de uma maneira bem pessoal e espero que ajude todos aqueles que visitarem o blog nos anos que estão por vir.

Setembro/2021: 10 coisas que eu queria que tivessem me contado sobre o outono no Canadá

Contei anteriormente que eu amo meus posts de reflexão, mas eu preciso dizer que as minhas listas também são algo que eu tenho muito orgulho. Tentar categorizar dicas e momentos já virou marca registrada do blog e se você digitar “10” na caixa de busca do blog vai encontrar centenas de textos com estas listas. Então, eu não poderia deixar de incluir uma lista aqui neste post. E desta vez eu falo sobre a estação mais famosa do Canadá – o outono – e algumas curiosidades que só descobri depois de passar mais de 10 outonos por aqui.

Outubro/2021: Visitando o local que passamos nossa lua de mel há 14 anos atrás no Canadá

Um dos momentos mais especiais que vivemos em 2021 foi quando no início de setembro fomos visitar um dos hotéis que nos hospedamos durante a nossa lua de mel (conto mais sobre nossa lua de mel neste post aqui). Voltar ao hotel dos sonhos que visitamos em 2007 onde passamos nosso primeiro Natal como casados foi muito especial. Eu demorei um pouco para escrever este post porque eu queria guardar este momento somente para a gente, então tinha decidido não escrever sobre o assunto. Mas iria “faltar” este momento tão importante do ano neste meu “diário virtual”, então acabei escrevendo sobre o assunto em outubro. E está ai registrado para sempre.

Novembro/2021: Um final de semana em família na região de Windsor Essex Pelee Island

Em novembro trabalhamos MUITO mas conseguimos aproveitar também. Aliás, entre setembro até novembro ficamos apenas 3 finais de semana em casa e aproveitamos para conhecer diversos lugares lindos aqui no Canadá que estavam na nossa “to do list”. Entre eles estava a região de Windsor Essex Pelee Island. Nós visitamos o local no final de novembro e já com frio mas ficamos apaixonados e certamente queremos voltar no calor. Deixei as dicas e todos os detalhes deste passeio neste post aqui. Mal sabíamos nós que este seria o último passeio de 2021, já que com o aumento de casos da pandemia já no início de dezembro resolvemos desmarcar todos os planos de dezembro e ficar em casa.

Dezembro/2021: A importância da percepção de risco e o papel da mídia durante a pandemia

Foi no dia 25 de novembro que a notícia da nova variante Omicron – de alto contágio – foi compartilhada com o mundo. Muitos continuaram levando a vida como antes mas eu sabia que ela iria chegar. E ela chegou e está trazendo dias e mais dias de record de número de pessoas infectadas com o coronavírus. Eu nunca gostei de falar sobre o assunto – até porque eu não trabalho como pesquisadora nesta área – mas eu simplesmente não poderia ficar quieta diante do que iria acontecer. Meu objetivo aqui no blog e nas redes sociais não é vender produtos ou fazer vocês contratarem serviços: é inspirar. E diante do que estamos vivendo eu não poderia deixar de falar e comecei a trazer alguns textos no blog e nas redes sociais sobre comportamento, sobre risco e sobre o que eu acredito – e entendo – sobre o assunto. E este post é um deles e vale a pena ler e refletir.

Espero que tenham gostado deste post. Ele NÃO será o último post do ano, porque faltou eu falar da melhor coisa que aconteceu em 2021. E eu irei postar sobre isso amanhã!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *