Pular para o conteúdo

Um final de semana em família na região de Windsor Essex Pelee Island

No final de semana passado fomos convidados pela Attractions Ontario para conhecer uma região de Ontário que nunca tínhamos explorado antes: Windsor Essex Pelee Island. Essa região fica na ponta sudoeste de Ontário e engloba toda a região que faz divisa com Michigan (incluindo as cidades canadenses que fazem divisa com Detroit) até a parte mais sul do Canadá no incrível Point Pelee National Park. Fizemos este passeio em um final de semana frio e muito cinzento e mesmo assim nos apaixonamos pela região. Segue abaixo detalhes do que fizemos e dicas para quem quiser explorar esta região linda do Canadá.

Como chegar na região

A highway 401 liga Toronto diretamente à Windsor em um pouco mais de 4 horas. No nosso caso não fomos até aquela parte da região e ficamos ao sul, perto do parque nacional (veja abaixo mais detalhes da nossa hospedagem). Com isso – e com o fato de agora morarmos 1 hora ao norte de Toronto -, nosso tempo de deslocamento aumento muito e demoramos cerca de 5h30 para chegarmos no destino. Viajamos de carro elétrico e no caminho você encontra vários carregadores. Você também por chegar em Windsor de trem ou avião, mas eu sinceramente recomendo explorar a região de carro porque assim você consegue ter flexibilidade para visitar vários cantinhos lindos da região, que muitas vezes só são acessíveis de carro.

Curiosidades sobre a região

O que esperar da região de Windsor Essex Pelee Island? Acho que certamente é essa a pergunta que vocês tem ao ler este post – e eu tinha também. Em primeiro lugar você encontrará um lugar com muitas características distintas. É uma região repleta de vinícolas e cervejarias locais, com muitas cidadezinhas pitorescas e muito rural. Tem lugares únicos que você não vai acreditar que estão pertinho de Toronto, como o Point Pelee National Park e Pelee Island. Segue abaixo uma lista com algumas curiosidades que achei fascinante sobre a região.

  • A cidade de Leamington (onde nos hospedamos) tem 26 mil habitantes e é conhecida como a capital nacional do tomate. Por muitos anos (1909-2014) a fábrica dos famosos ketchups H J Heinz era nesta cidade. Hoje os tomates da região fazem o ketchup da marca French’s, que é bem popular por aqui também.
  • Ainda sobre Leamington, enquanto estávamos chegando na cidade ficamos chocado com a quantidade de estufas (greenhouses) no local. Há tantas que a cidade é a que possui o maior número destas estruturas na América do Norte.
  • Os vinhos da região são considerados um dos melhores de Ontário. As vinícolas são chamadas de EPIC (Essex Pelee Island Coast) wineries e há até um passe onde você pode visitar 18 delas (clique aqui para saber mais). Nós não exploramos este lado da região mas pelos relatos que vi me lembra muito a região de Niagara – comida, vinho, ótimas hospedagens – com a diferença que não é lotado. A região é super charmosa e no verão as pessoas fazem o trajeto entre as vinícolas de bicicleta, então já está nos nossos planos voltar.
  • A charmosa cidadezinha de Amherstburg é uma parada obrigatória. A cidade foi criada a partir da fundação do Fort Malden National Historic Site e tem muita história, além de ser extremamente charmosa. Leia abaixo mais dicas sobre o local. E vale falar que a Bois Blanc Island é linda com seu farol e um passeio que eu ainda quero fazer.

Onde nos hospedarmos

Nós ficamos hospedados no Best Western Plus Leamington Hotel & Conference Centre, que fica a poucos minutos da entrada do Point Pelee National Park. Esse hotel é simplesmente perfeito para quem viaja com crianças ativas como nós pois possui uma área enorme de entretenimento com parque de piscinas com tobogãs (piscina de água salvada), indoor playground, quadras de esporte, uma área com vídeo-games e um vão enorme central com bastante espaço caso as crianças queiram apenas correr. Quando chegamos os meninos ficaram malucos e não queriam mais sair do hotel. Confesso que toda saída que tínhamos que fazer para comer ou passear era feita com reclamação (que logo parava assim que chegávamos no destino).

O quarto que pegamos era pet-friendly (já que Ella foi com a gente) e bastante espaçoso. Possuía microondas e frigobar e duas camas de casal. Os quartos deste hotel possuem duas opções: uma com saída ou janela para rua e uma com vista para o vão central. Inicialmente fomos colocados em um quarto com saída para rua por conta da Ella mas o banheiro teve um problema e fomos colocados em um quarto com saída para o vão central. Achei que os dois tipos tem seus prós e contras: o com saída para rua é bem mais calmo (a área de lazer fica aberta até 10pm) mas ter a facilidade de ver os meninos brincando de dentro do quarto foi ótimo. Então pense no que você busca quando for reservar o tipo de quarto que você irá se hospedar.

O hotel possui um restaurante que tem uma boa variedade de pratos, servindo refeições no café da manhã (a la carte), almoço e jantar. Como passávamos o dia todo fora e os meninos queriam sair o mais tarde possível e voltar logo para o hotel para brincar, a gente achou ótimo ter esta praticidade de ter um restaurante dentro do hotel. No café da manhã comemos os pratos tradicionais com ovo, bacon e panquecas e estava tudo muito gostoso e super bem servido. E também fizemos um jantar no local: os meninos comeram pasta com manteiga e vegetais e eu e o Ju sopa de brócolis com queijo e asinha de frango. Tudo muito gostoso, preço ótimo e bem servido.

Vale também citar aqui que tem academia no hotel (não utilizamos) e que há um carregador para carro elétrico exclusivo para hóspedes. Se você viaja de carro elétrico vale a pena pensar neste hotel como uma opção.

Point Pelee National Park

A primeira parada não pode ser outra. Este é o segundo menor parques nacional do Canadá, mas o que possui a maior diversidade ecológica. O local é lar de mais de 390 espécies de pássaros e 70 espécies de árvores, algumas das quais são espécies em risco. A “Tip” (ponta em português) é o ponto de terra mais sul do Canadá e certamente o passeio mais popular do parque. Você pode visitar o local durante todo o ano, o que é super legal. Nós chegamos e fomos direto pegar o shuttle que leva até a ponta, mas saiba que você pode fazer o trajeto de 2.5km caminhando. Nós achamos que com frio e vento, os meninos e a Ella seria melhor pegar “carona” no carrinho. O caminho para chegar na trilha que leva até a ponta do Canadá é de 10 minutos e super tranquilo. Há um observatório e banheiros. Chegamos na ponta e nos deparamos com árvores caídas e muitas ondas. Pessoas que estavam no local disseram que as águas estavam agitadas e que em dias normais há uma praia que você pode caminhar. Nós vimos de longe mas mesmo assim foi especial ser a família mais ao sul do Canadá por alguns minutos.

Uma outra parte do parque que amei demais foi a trilha chamada Marsh Boardwalk. Essa trilha circular de 1.4km é feita encima no mangue e é lindíssima. Nos meses quentes você pode alugar um kayak ou canoa na loja do local e curtir toda aquela natureza de um outro ângulo. Aliás, falando em diferentes ângulos, há um pequeno observatório na entrada da trilha que vale a subida. E para quem viaja de carro elétrico, nesta parte do parque há carregadores, incluindo Destination Chargers da Tesla.

River Lights Winter Festival

Este festival de luzes na cidade de Amherstburg acontece entre 20 de novembro e 31 de dezembro e é incrível. Nós fomos no dia da inauguração, quando a árvore de Natal foi acessa, pessoas cantavam músicas de Natal nas ruas e um show de fogos iluminou os céus da cidade. Durante este evento mais de 100 displays de LED iluminam as ruas e parques da cidade, especialmente ao longo do Rio Detroit no King’s Navy Yard Park. Vale a pena visitar o local, curtir as luzes e usufruir das atrações da cidade. Mais informações sobre o festival vocês encontram aqui. Vale falar que nosso hotel ficava a 40 minutos de Amherstburg então se você quiser visitar a região somente para participar deste evento talvez tenha que procurar opções mais próximas de hospedagem.

River Bookshop

Essa livraria fica no centro de Amherstburg e é simplesmente linda. Tão linda que eu tive que colocar aqui como uma atração para quem visita a região com crianças. Os meninos amam livros e ficamos literalmente 1 hora (ou mais!) lá dentro explorando todos os livros e procurando por aquele que iríamos trazer para casa. O staff é super solícito e foi uma experiência muito especial ficar naquele ambiente lindo com os meninos, lendo livros, ouvindo uma música calma e curtindo a lareira. Veja mais informações sobre este local aqui.

Colasanti’s Tropical Garden

Como falei anteriormente, na região de Leamington há muitas estufas. E em uma delas foi criado um espaço de entretenimento, com arcade, mini golf, restaurante e mercado de Natal: o Colasanti’s Tropical Garden. Nós visitamos o lugar e os meninos amaram. O local é enorme e cheio de verde, então é um ótimo refúgio nos longos meses de inverno. Essa foi a primeira vez que fizemos mini golf com calma – isto é, percorremos os 18 buracos – e os meninos adoraram a experiência de fazer isso no meio de dinossauros e muito verde. O mercado de Natal é enorme e com muitos produtos lindos e ótimos preços. Se você resolver comer no local não deixe de provar as comidas super famosas de lá: donuts, broasted chicken e suco de pêssego.

Onde comer

Cured Craft Brewery: cervejaria e restaurante em Leamington que possui um tap room e um ambiente super gostoso. Nós fomos no local e tivemos uma experiência que sempre queríamos ter: jantamos dentro de um dome aquecido. Foi MUITO especial e os meninos amaram. A comida estava simplesmente maravilhosa, assim como a bebida (marido = cerveja da casa; eu = vinho da região). Estava 6C lá fora mas dentro do dome estava super quentinho e mágico. Além dos domes o pátio possui lareira e aquecedores. Clique aqui e veja todos os tipos de bebidas que eles fazem no local.

Salty Dog: restaurante localizado no centrinho de Amherstburg com forno a lenha e uma infinidade enorme de cervejas. Apesar de ter no menu muitas pizzas antes de visitar o local eu vi que os reviews dos pratos de frutos do mar eram ótimos e foi ai que pedimos fish and chips e uma massa de lagosta e camarão (perfeita!). Os meninos ficaram maravilhados com os quadros de criaturas marinhas e piratas. E eles saborearam um burger com batata frita.

Caffeine & Co: sempre que vamos a algum lugar gostamos de parar e tomar um café em uma cafeteria local. E em Amherstburg – literalmente na frente do Salty Dog – encontramos a Caffeine & Co. O local estava bem cheio e achei o ambiente lindo. Os cafés estavam maravilhosos e as delícias também: cheesecake, bolo de abóbora com chai e cookie decorado para os pequenos. Vale a pena entrar para ver a super torre de bolachas decoradas. Fica a dica mas já se preparem: o lugar fica sempre cheio!

Beach House Grill: é uma parada obrigatória para quem passa pela região e super popular . Nós chegamos do domingo de manhã para brunch assim que o local abriu para café da manhã e em minutos todas as mesas foram ocupadas. Esse restaurante é localizado na frente da entrada da praia de Kingsville e pertinho do centro (Main Street). Os pratos do brunch são enormes e os meninos amaram o Chicken Bacon and Waffle deles. Eu comi French Toast de Strawberry Cheesecake e Juliano comeu ovos com salmão defumado. Estava tudo delicioso. Vale falar que eu vi muitas pessoas pedirem um prato enorme e a garçonete me falou que o prato mais popular do local é o Big Beach Breakfast que tem nada mais nada menos que 3 ovos XL, 3 salsichas, 3 pedaços de bacon, batatas fritas caseiras, 1 panqueca to tamanho da minha cabeça, torradas com geléia e frutas frescas. Se você estiver com fome pode ser uma ótima opção.

Outras atividades e lugares que quero visitar na região quando voltar

  • Hospedagem no oTENTik! no Point Pelee National Park
  • Curtir o pátio da Kingsville Brewery Beer Garden
  • Jantar no Burger 67 em Amherstburg
  • Fazer o Beer & Pop Shop Tasting da cervejaria Lot 10
  • Hospedar-me em um Float Wine Barrel
  • Conhecer a Sprucewood Shores, que é a única vinícola do canadá que fica na frente de uma praia
  • Conhecer o hotel The Grove e a Grove Brewhouse
  • Pegar a balsa e visitar a Pelee Island
  • … e muito mais

A lista de coisas para fazer na região de Windsor Essex Pelee Island é infinita e espero que neste post eu tenha dado a vocês o gostinho de como esta região é incrível. Obrigada mais uma vez Attractions Ontario pelo convite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *