Pular para o conteúdo

10 coisas que eu queria que tivessem me contado sobre o outono no Canadá

  • Sazonal

O outono está chegando aqui no hemisfério norte – começa oficialmente nesta semana, dia 22 de setembro – e embora eu tenha um montão de posts sobre o assunto aqui no blog (clique aqui para ler os quase 100 posts sobre o assunto) tem algumas dicas que nunca dei e achei interessante trazer aqui, especialmente para aqueles que sonham com esta época do ano e podem ter uma idéia diferente de como ela é.

1. As cores do outono serão bonitas em qualquer lugar, até na esquina da sua casa.

Eu adoro falar sobre isso porque é verdade: todos os cantos do Canadá ficam bonitos no outono e você não precisa planejar uma super viagem para curtir a estação. Todo cantinho que tiver uma árvore verde irá mudar de cor e ficar colorida. Claro que nos parques há muito mais árvores e as paisagens são mais lindas, mas não é preciso ir muito longe para se deslumbrar com as cores da estação.

2. Cuidado com os montes de folhas e as surpresas que podem estar embaixo delas.

Sabe aquela vontade de se jogar em um bolo de folhas secas de outono? Então, tente segurar essa vontade. Os montes de folhas secas geralmente tem xixi, sujeira e outras coisas desagradáveis que eu não quero citar aqui. Nunca vou me esquecer que no nosso segundo outono aqui – o primeiro de Jojoe – ele pegou um tipo de piolho e quando levei no veterinário ele falou que era normal em cachorros e humanos por conta dos montes de folhas úmidas da estação. Depois disso eu tomo um cuidado enorme.

3. Ainda não é inverno mas pode ser muito frio.

A paisagem de outono é linda e você vai querer sair de casa bem arrumada para bater fotos. Isso é real. Mas eu nem consigo lembrar o número de vezes que eu me arrependi de não ter levado uma luva, um gorro ou não ter utilizado um casaco mais quente. O outono pode ser muito frio e como é nele que os primeiros dias de frio chegam a gente não está muito acostumado e tende a morrer de frio mesmo. Então fica a dica: vista-se bem e não ache que não estará frio porque oficialmente ainda não é inverno.

4. Os ursos não estarão muito felizes no outono.

No outono os ursos estão malucos – acho que essa palavra é correta – porque estarão em breve entrando em hibernação e precisam comer muito. Durante os meses do outono os ursos comem e bebem quase sem parar. Eles precisam engordar para se preparar para o inverno e a hibernação. Este processo é denominado hiperfagia. Então, eles estão desesperados e se você for em um parque e quiser se aventurar um pouco mais pode ter um encontro que, acreditem, não será nada agradável. Os ursos estão em 90% dos parques provinciais de Ontario.

5. Todas aquelas folhas lindas do seu quintal irão cair e terão que ser recolhidas por você.

No inverno a gente tem que tirar a neve, na primavera temos que cuidar da grama, no verão cortar a grama mais de uma vez por semana (cresce muito!) e no outono? No outono a gente tem que juntar todas aquelas folhas e colocar em sacos de papel para o lixo recolher em dias específicos. E são muitas. E quando bate o vento as folhas do quintal do vizinho que não juntou vão parar no seu. E é um trabalho nonstop.

6. As abóboras de Halloween enormes não serão para comer.

Eu AMO abóbora e a primeira vez que vi uma grande pensei: meu Deus, vamos comer abóbora durante o mês todo. Fato é que elas são praticamente ocas por dentro e elas vão servir para enfeitar sua casa nesta época do ano e só. Na verdade, se você comprar a abóbora e não a cortar e deixar na rua você pode até comer, mas se utilizou para decoração de Halloween já era.

7. O outono é a melhor estação do ano para ver a aurora boreal.

Muito se fala das cores do outono mas eu devo falar para vocês que quando chega esta época do ano eu só penso em uma coisa: aurora boreal. Nós já tentamos algumas vezes ver elas e nada. Então acho que se você vier para cá nesta época vale a pena pensar em visitar lugares mais ao norte e com céu escuro, para ver este espetáculo da natureza.

8. As delícias de pumpkin spice não tem gosto de abóbora.

Se você está no Canadá nesta época do ano vai ver que todo lugar tem algum doce da estação, sendo muitos deles de pumpkin spice (abóbora temperada ou abóbora apimentada). Ai você pode pensar: ai não, tomar uma bebida de abóbora não vai rolar. Pumpkin spice é na verdade uma mistura de canela em pó, noz-moscada, gengibre seco e cravo e não tem nada a ver com o sabor de abóbora. Vale a pena provar!

9. O feriado de Thanksgiving é o último antes do Natal.

O ano letivo das escolas começa em setembro e o final do ano aqui no Canadá é muito diferente do que temos no Brasil (i.e. de muito trabalho e quase não paramos, pelo menos essa é a minha visão). O último break antes do natal é no início de outubro – feriado de Thanksgiving – e depois disso trabalhamos como malucos até o dia do Natal, literalmente. Então é sempre bom lembrar de parar, apreciar as cores do outono e agradecer durante o feriado, descansando mesmo para ter forças para os próximos 2 meses sem folga.

10. Comece a tomar suplementos de vitamina D no outono.

Uma das grandes mudanças que você sentirá vivendo no Canadá é a falta de sol nos meses de inverno. Nós que viemos do Brasil e somos acostumados com calor praticamente o ano todo sentimos muito. Em outono os dias vão ficando menores e é a época que devemos começar a tomar vitamina D e nos prepararmos para o inverno. Mudar os hábitos de sono também pode ser algo bom, especialmente com a mudança de horário em novembro – e os dias ainda mais curtos por causa disso.

Espero que tenham gostado das dicas e me contem se eu esqueci de algo nesta lista. Aguardem pois trarei muito conteúdo incrível sobre o outono no Canadá aqui no blog e lá no instagram.

4 comentários em “10 coisas que eu queria que tivessem me contado sobre o outono no Canadá”

  1. De acordo com o David Suzuki, recolher as folhas do quintal não é bom pra natureza…. eu nem sabia! No insta dele, ele listou 5 motivos pra deixar as folhas no quintal.

  2. Sobre as abóboras de Halloween, antes de esculpir, geralmente se abre a abóbora e se raspa ela por dentro, removendo todas as sementes. As sementes podem ser salgadas e assadas no forno pra serem comidas, fica muito bom.

  3. Sobre a Aurora Boreal, tem algum lugar em Ontario que dá pra ver? Ou só se viajar para as províncias/territórios mais ao norte?

    Seu blog é um deleite pra quem sonha em morar em Toronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *