Pular para o conteúdo

Guia completo para visitar Thunder Bay no norte de Ontário

Se você me acompanha no instagram viu que no início de agosto fizemos uma roadtrip pelo norte da província de Ontario com destino a Thunder Bay. Eu já compartilhei 3 posts desta viagem e se você ler eles (Post 1, Post 2, Post 3) irá notar o quanto eu me apaixonei pela região. Eu lembro de ir visitando os lugares e pensando em como, em 11 anos de Canadá, eu ainda não tinha ido explorar tantas belezas relativamente perto de onde moramos. O nosso destino final nesta viagem inesquecível foi Thunder Bay e neste post você encontra todos os detalhes para visitar a cidade e curtir suas belezas e história.

Como chegar

A primeira pergunta que todo mundo me fez foi como fomos e, quando respondi, quanto tempo durou a viagem. Thunder Bay fica a 1400km de Toronto (15 horas de carro) e não é um destino que você pode ir em um final de semana (e nem vale a pena porque tem tanta coisa linda para ver que você estaria perdendo muito). Nós fizemos a viagem de carro elétrico e foi super tranquilo. Depois de Sudbury as estradas simples (mas duplicadas em alguns trechos para ultrapassagem) e achamos elas super boas e fácil de dirigir. Abaixo vocês vão ver nosso roteiro mas resumindo aqui levamos 3 dias para chegar e 3 dias para voltar (aproveitando todas as atrações no caminho). O caminho é lindo e uma atração à parte. Dirigir ao redor do Lake Superior é fascinante. Se você quiser ir de avião há vôos direto de várias companhias aéreas (Porter, AirCanada e WestJet) e o vôo é de 2 horas de duração. O aeroporto é pertinho do centro da cidade.

Um pouco de história

Thunder Bay é uma cidade super recente. Antigamente a cidade era composta por duas – Port Arthur e Fort William – que eram rivais em várias coisas. As duas cidades foram forçadas a se unir em 1970 e passaram a se chamar Thunder Bay. A história do nome é bem interessante: quando os colonizadores europeus chegaram na região ele ouviram os indígenas da tribo Ojibway chamando a área de Animikie (trovão em inglês). Mas tudo indica que o nome foi influenciado pelo comerciantes franceses de peles que chamaram a área de Baie de Tonnaire, ou “Thunder Bay”. O local tem muita história e se você tem interesse em saber mais detalhes sobre o desenvolvimento do local eu indico clicar aqui e ler sobre o assunto (em inglês).

Quantos dias ficar

Nós ficamos 4 anos em Thunder Bay e devo confessar que poderia ter ficado tranquilo 1 semana inteira na cidade. Há muito o que ver e fazer e como muitos dos lugares são belíssimos você quer explorar eles com calma, realmente curtindo cada momento e não tendo que ir rápido para outra atração. Definitivamente um final de semana é pouco para curtir a cidade e seus arredores. No total nossa viagem durou 11 dias e achamos que foi um ótimo tempo para curtir tudo, especialmente viajando com duas crianças pequenas e um cachorro. Segue abaixo um resumo do nosso roteiro porque eu sei que este tipo de informação ajuda muito quem está planejando uma viagem.

  • Dia 1: Toronto > Sudbury (400km, 4h)
  • Dia 2: Sudbury > Sault Ste Marie (300km, 3h30)
  • Dia 3: Sault Ste Marie > Lake Superior Provincial Park > Wawa (220km, 2h30)
  • Dia 4: Wawa > Thunder Bay (480km, 5h)
  • Dia 5: Thunder Bay
  • Dia 6: Thunder Bay
  • Dia 7: Thunder Bay
  • Dia 8: Thunder Bay > White River (380km, 4h)
  • Dia 9: White River > Lake Superior Provincial Park > Sault Ste Marie (315km, 3h30)
  • Dia 10: Sault Ste Marie > Sudbury (300km, 3h30)
  • Dia 11: Sudbury > Home (400km, 4h)

Como é o clima na cidade

Nós fomos no início de agosto e pegamos calor mas também alguns dias de chuva e neblina. Não teve nenhum dia que usamos casaco grosso a não ser no passeio de barco que tinha vento. Segundo locais que conversamos o clima que pegamos não é típico de agosto, mas início da primavera. Em média, Thunder Bay é considerado o local mais ensolarado de Ontário, com mais de 2.200 horas de sol por ano. Os invernos podem ser bem frios (média de -20C em janeiro) mas os verões bem quentes. Para ver mais detalhes sobre o clima na cidade é só clicar aqui.

Onde se hospedar

Thunder Bay possui muitos hotéis e certamente não será difícil você escolher por um que tenha o que você procura (clique aqui e veja todos os locais que você pode se hospedar na cidade). Sempre que viajamos – e ficamos por tanto tempo em um lugar – nós buscamos hotéis com quartos espaçosos, que muitas vezes possuem uma sala separada do local onde a cama está e até uma cozinha. Há várias opções de hotéis deste tipo em Thunder Bay, mas quando vimos a localização do Delta Hotels by Marriott decidimos que iríamos nos hospedar nele. O hotel fica na região da cidade chamada de Prince Arthur’s Landing e de frente para a marina e o lago superior. Todos os dias à noite passeávamos pelo parque e foi fantástico (veja abaixo mais detalhes desta área linda da cidade). Apesar do quarto não ter outros espaços, eu achei bem espaçoso e extremamente confortável.

O que fazer na cidade

Como falei anteriormente há muita coisa para fazer em Thunder Bay e arredores. vale falar aqui que muitas das atrações ficam afastadas do centro da cidade então se você for de avião vale a pena alugar um carro para explorar estes lugares. Abaixo eu dividi as diversas atrações da cidade que visitamos em duas categorias: natureza, história e comida.

Natureza em Thunder Bay

Sleeping Giant Provincial Park: este parque provincial fica localizado 45km à leste de Thunder Bay (1h de carro da cidade) e você consegue ver sua montanha famosa por grande parte da cidade. O parque é situado na Península Sibley na beira do lago Superior e abriga mais de 80 km de trilhas e 24.000 hectares de belezas naturais e maravilhas naturais para qualquer lista de desejos. A maioria das pessoas que visita o parque faz a trilha Top of the Giant, com 22km de extensão e considerada difícil. Obviamente não fizemos com as crianças mas um dia faremos pois pelas fotos que vi as vistas são épicas do topo dos penhascos mais altos de Ontário. Mesmo sem fazer esta trilha nós aproveitamos muito fazendo outra: a Sea Lion. Esta é uma trilha fácil de 2km que te leva a várias praias e um arco rochoso belíssimo. No dia que visitamos o parque teve trovoada e não pudemos aproveitar mais, mas nos impressionamos com o belo lago Marie Louise e também vimos vida selvagem na beira da estrada. Por fim, você não deve deixar de visitar o Thunder Bay Lookout, que é um mirante no parque para ver a cidade.

Ouimet Canyon Provincial Park: este parque possui o Ouimet Canyon que é apelidado de “Grand Canyon do Norte”. O parque está a 1h de Thunder Bay e é imperdível com sua trilha circular de 1km que leva você a duas plataformas de observação com vista para o cânion. O cânion tem mais de 150 metros de diâmetro, 3 quilômetros de comprimento e mais de 100 metros de penhascos verticais mergulhando no solo do cânion. Uma das coisas que mais nos surpreendeu é que o fundo do cânion é o lar de uma flora rara do Ártico, geralmente encontrada 1.000 quilômetros ao norte de onde o parque está. Nós amamos esta trilha e este parque, que é bem remoto mas vale a visita.

Eagle’s Canyon Adventures: este é um parque privado que você tem que pagar entrada para entrar e lá você encontra o maior zipline do Canadá e também trilhas e duas pontes pênsil, sendo uma delas a mais longa do Canadá (180 metros de extensão, 46 metros de altura). O parque é lindo e as pontes impressionam. Vale falar que você pode caminhar pelo vale e vern os paredões de pedra de baixo e também as pontes – e brincar de eco, o que os meninos amaram. Eu AMEI andar pelo vale e foi certamente a minha parte favorita da viagem. Este parque fica pertinho do Ouimet Canyon e você pode passear pelos dois no mesmo dia. Clique aqui para mais informações.

Kakabeka Falls Provincial Park: digamos que esta é uma viagem cheia de cachoeiras – e você vai se maravilhar com todas elas. Não dá para não visitar Kakabeka Falls Provincial Park, um parque 30 minutos ao norte de Thunder Bay com essa cachoeira linda que é considerada a “Niagara do Norte” e tem 70 metros de diâmetro com 40 metros de altura. Kakabeka é uma palavra indígena Ojibwa que significa água trovejante. Há trilhas e boardwalks ao redor da cachoeira e a paisagem é de tirar o fôlego. O local também abriga fósseis de 1.6 milhões de anos. Se você for no local e quiser comer a dica é ir no The Eddy: nós acabamos não indo mas ouvi falar muito bem, então fica aqui a dica.

Mount McKay Lookout: este lookout fica dentro do Fort William First Nation (reserva indígena) e traz vistas lindíssimas do lago superior e da cidade de Thunder Bay. Você tem que pagar CAD$10 por carro para entrar e sobe por uma estrada até o mirante. De lá você pode fazer uma trilha até o topo do morro (trilha de 30 minutos para o alto, bem íngreme) ou ficar no mirante apreciando a vista, fazendo um picnic e vendo as diversas obras de arte indígenas espalhadas pelo local. O mirante está aberto somente de maio à outubro. A vista do Sleeping Giant do mirante é incrível.

Centennial Park: este parque foi criado em 1967 e é uma grande área verde seguindo as margens do rochoso Current River na extremidade norte de Thunder Bay. O parque foi construído para representar a história da exploração madeireira em Port Arthur (agora parte de Thunder Bay) e tem réplicas de vilas de acampamento de madeireiros do século XX. O parque também oferece instalações recreativas, como trilhas, uma fazenda de animais e um tobogã no inverno. Há um trem super antigo e as pessoas podem fazer um passeio (Ride the Muskeg Express Train). No dia que fomos não vimos o trem e não sei se estava fechado por conta da pandemia, mas os trilhos estavam no meio das árvores e parece ser um passeio lindo. Havia placas de que um urso havia sido visto no local então não nos aventuramos muito. Clique aqui para mais informações.

Mission Island Marsh Conservation Area: o litoral de Thunder Bay é repleto de indústrias, pontes de ferro e parques. Ficamos poucos dias e não conseguimos entender em detalhes onde tudo funcionava mas ficamos encantados com alguns cantinhos que descobrimos. Um deles foi o Mission Island March Conservation Area, uma área de conservação com águas rasas e plantas aquáticas que são essenciais para aves aquáticas e peixes. O local possui várias trilhas e calçadões para você admirar a fauna e flora do local, mas infelizmente não tivemos tempo para fazer nenhum trilha. Porém, no final da tarde fomos dirigir pela região para fazer uma coisa que nos indicaram: ver a vida selvagem. E vocês não tem noção de quantos deers nós vimos. Vários. Dezenas. Vimos também um gambá enorme. Ficamos encantados com a região e não poderia deixar de incluir neste guia.

Sailboat Harbour Tour: um dos pontos altos desta viagem foi certamente velejar pelo harbour de Thunder Bay. Esse passeio de barco a vela foi incrível e não só deixou a gente ainda mais maravilhado com a região mas aprendemos muito, porque a capitã tinha muito conhecimento sobre a região. A empresa que faz estes passeios é a Sail Superior e por conta do COVID somente passeios privados estão sendo feitos. Nosso passeio durou 90 minutos e foi muito especial. Fomos até o farol do porto (do ano de 1873) e vimos pelicanos e até um falcão que chama o farol de casa alguns meses ao ano. Conseguimos ver de perto as inúmeras fábricas que existem e também a bela região de Prince Arthur’s Landing. Nos sentimos muito seguros e os meninos amaram!

História em Thunder Bay

Fort William Historical Park: é uma das principais atrações da região e é muito mais que um museu, é uma experiência incrível. O Fort William Historical Park é um site histórico que mostra como acontecia o fur trading (comércio de peles) no século XIX aqui no Canadá. São 250 acres com dezenas de edifícios (veja mapa aqui) e alguns dias no verão você pode ver atores recriando como o comércio acontecia: simplesmente fantástico. Durante a sua visita você vai aprender como era a vida em 1816 na sede da North West Company (a maior empresa de comércio de peles canadense na América do Norte), visitando jardins e edifícios diversos. Os meninos AMARAM a experiência e até a Ella pode estar com a gente. O site fica localizado na beira do histórico Kaministiquia River e é lindíssimo. Para quem não sabe o começo da história do Canadá surgiu desses fur tradings e foi super legal poder mostrar isso para os meninos desta maneira. Não esqueça de subir na torre de observação para ter uma vista aérea de todo o local. Todos os detalhes desta atração aqui.

Terry Fox Monument: este monumento fica nos arredores de Thunder Bay – bem perto da entrada da cidade – e possui um monumento do herói Canadense Terry Fox comemorando sua Maratona da Esperança (clique aqui e veja post sobre ele). A estátua de bronze de Terry tem quase três metros de altura e uma vista incrível do Lago Superior e do Sleeping Giant. Para quem não sabe, Terry Fox tinha o intuito de cruzar o Canadá correndo para arrecadar recursos para a pesquisa contra o câncer. Ele partiu de St. John’s (Newfoundland) em 12 de abril de 1980 e percorreu 5.373 km em 143 dias (uma média de 42 km por dia. Ele foi forçado a parar sua Maratona de Esperança fora de Thunder Bay (bem perto deste monumento) em 1 de setembro de 1980, quando o câncer invadiu seus pulmões.

Amethyst Mine Panorama: a região de Panorama (40 minutos de Thunder Bay) é o maior depósito de ametista do Canadá e a maior mina de ametista da América do Norte. Descoberta em 1955 como resultado da construção de uma estrada para uma nova torre de incêndio florestal, a mina começou suas atividades em 1960. Ela produz ametista para vender comercialmente e também recebe turistas que podem cavar para sua própria ametista (que foi a atividade que fizemos. O caminhão cujo equipamento se arrastou pelo solo e expôs a descoberta inicial de ametista ainda está localizado no local e é carinhosamente chamado de “Caminhão de 1 milhão de dólares”. Fomos recebidos pelo dono e achamos a atividade super divertida: os meninos AMARAM procurar a pedra, lavar, pesar, (pagar) e trazer para a casa. A atividade é pet-friendly, então Ella também estava com a gente (quem será que consegue achar ela nas fotos?).

Outros lugares imperdíveis

Prince Arthur’s Landing: como falei anteriormente esta área da cidade foi a que escolhemos nos hospedar e preciso dizer que acertamento em cheio. O local foi reconstruído em 2011 e uma parte antes industrial da orla de Thunder Bay foi transformado nesta área de uso misto. Se você caminhar pelo local verá muitos pontos históricos mas com foco na cultura indígena. Jardins, mesas de picnic, teatro ao ar livre, splash pad, restaurante, chafarizes, lagos… tudo lindo, bem cuidado. O nome do local foi o nome dado a região inicialmente e que acabou mudando para Port Arthur em 1883. Colado na região você encontra prédios super históricos como o Port Arthur Train Station (1906) e o Prince Arthur Hotel (1911). Você pode ver ambos quando for visitar a região.

Cantinhos da cidade para ver o Sleeping Giant: eu amo montanhas e uma em formato de gigante dormindo no meio do lago Ontario realmente roubou meu coração. Procurei vários cantinhos a mais para ver o Sleeping Giant e o Lago Superior e foram esses aqui que eu encontrei: The Bluffs (Arundel Street; um canto da cidade com um mirante); e, Hillcrest Park (High Street South; um parque com jardins, parquinho, monumento e vistas lindas de Thunder Bay, foto abaixo).

Arte e história pelas ruas de Thunder Bay: se você curte explorar arte e edifícios antigos Thunder Bay é um destino fascinante. A cidade possui vários passeios auto-guiados gratuitos (clique aqui) onde você pode ir andando e aprendendo sobre a história e arquitetura da cidade. Cada um demora em média 1 hora e é uma ótima maneira de ver a cidade sobre um outro ângulo. Se você busca arte também pode fazer um walking tour pela arte espalhada pela rua (clique aqui). Se você gosta arte de rua eu recomendo passar pela Cooke Street.

Restaurantes em Thunder Bay

Restaurante Bight na frente da Marina: este é o único restaurante localizado dentro do Prince Arthur’s Landing (região da marina onde ficava nosso hotel) e com um pátio maravilhoso. Nós fomos jantar em um dia bem cedo e depois os meninos foram brincar no splash pad que eu mostrei acima. Não há menu kids no local mas eles fizeram um prato de pasta com manteiga para os meninos que eles amaram. Nós pedimos uma tábua de frios e estava deliciosa. O pátio é pet-friendly e Ella se juntou a nós. O restaurante fica fechado alguns dias da semana e é super movimentado, então vale a pena ligar e reservar uma mesa. Mais informações aqui.

Restaurante mexicano El Tres: nós AMAMOS comida mexicana e fomos provar a comida deste restaurante super novo de Thunder Bay com ótimos reviews. E o lugar não desapontou. Comida e atendimento maravilhosos. Pedimos guacamole fresca com chips (os meninos comeram sem parar e amaram), queijo fundido e tacos. O ambiente é lindo e o atendimento foi ótimo! O restaurante também possui um taco kit e um nacho kit para você pegar e levar para comer em algum lugar verde da cidade. Mais informações aqui.

O deliciosos italiano Nook: no primeiro dia que chegamos em Thunder Bay fomos direto comer uma comida italiana no Nook e preciso dizer que foi uma ótima escolha. O restaurante é super agradável e com um pátio grande. O atendimento foi perfeito e ainda recebemos várias dicas da cidade do atendente. Nossas massas estavam impecáveis e acho que a pasta que pedi ali (com mozzarella fresca e hortelã) foi o prato mais gostoso que comi em toda a viagem. Além da boa comida o restaurante está aberto em muitos horários, então é fácil de visitar. Mais informações aqui.

Café da manhã no Rooster’s: restaurante de quase 10 anos que oferece café da manhã bem tradicional norte americano e que faz muito sucesso na cidade. Chegamos assim que o local abriu (9am) e em minutos estava tudo lotado – e olhem que fomos em uma segunda-feira. As mesas são colocadas na rua e você pode pedir seus pratos pela janela. Os pratos são enormes e deliciosos, o atendimento é muito bom (Ella ganhou água e bacon) e amamos a experiência.

Panquecas no Kangas Sauna – Little House of Pancake: Thunder Bay é a casa na maior concentração de finlandeses fora da Finlância. Uma das influências finlandesas mais conhecidas na cidade são as panquecas, mais especificamente Finnish-style pancakes. As panquecas finlandesas são mais finas, amanteigadas, crocantes nas bordas, enormes (do tamanho de um prato) e muito possivelmente melhor do que qualquer outra panqueca que você já comeu. Nós comemos durante toda a viagem mas a que mais gostamos foram as deste local. Aliás, o local é uma casa de sauna finlandesa com um restaurante dentro dela que vende as panquecas: uma experiência única. Mais informações aqui.

Provando um Persian: calma, eu não estou dizendo que em Thunder Bay você come alguém do Oriente Médio ou estou me referindo de alguma delícia da culinária do Oriente Médio. Persian é um doce local super famoso – que já foi até destacado no Food Network – e nada mais é do que um cinnamon roll com uma cobertura de açúcar. Quem faz esta delícia é uma padaria chamada The Persian Man e claro que provamos – e aprovamos. Nós não temos nenhuma foto desta delícia porque devoramos assim que conseguimos, mas dá para pesquisar na internet e conferir (mas eu tenho foto da placa da padaria).

Hamburger com ingredientes locais no Beefcake’s Factory Burger: nós amamos burgers e sempre que vamos em uma cidade queremos provar uma hamburgeria local. A Beefcake Burger foi indicada para nós e adoramos. O local fica bem na entrada de cidade e pegamos para comer no hotel. Todas as delícias são feitas com produtos locais. Os meninos amaram. Nós comemos nossos burgers no quarto do hotel olhando para o lago e a marina depois de um dia longo de atividades e foi muito gostoso.

Picnic gourmet no parque: eu AMO fazer picnic e adorei a idéia de uma empresa local chamada Picnicki. Em resumo, você seleciona seu tipo de cardápio (todo com produtos de restaurantes locais), pega sua cesta e blanket na loja deles (localizada no Prince Arthur’s Landing) e leva para onde quiser. Nossa idéia original era fazer um picnic no Sleeping Giant, mas o dia estava com uma super previsão de chuva e não quisemos arriscar e comemos no monumento do Terry Fox (que possui várias mesas de picnic e gramado). Nossa cesta tinha sanduíches, frios, frutas, massa fria, molhos e limonada. Estava fantástico!

Sorvete local não pode faltar: se você me acompanha sabe que eu amo sorvete e sempre que visito uma cidade não posso deixar de provar um sorvete local. O escolhido de Thunder Bay foi o Prime Gelado, sorvete feito no local com ingredientes locais e simplesmente maravilhoso. Gostamos tanto que praticamente todos os dias comprávamos um pint (473ml) para comer no hotel e provar mais sabores. Marido amou o de chocolate amargo e eu o de cheesecake de caramelo.

Café da manhã com delícias locais: sempre que viajamos tentamos ir a lugares locais e experimentar delícias, além de apoiar estas empresas (especialmente agora diante da pandemia). Um dos cafés da manhã que fizemos foi com delícias da Bay Village Coffee, uma padaria local com cafés elaborados, limonadas, muffins salgados e doces. Tudo estava muito delicioso. Olhando no site deles achei super legal que você pode fazer o pedido online e só passar no local para pegar. Pode ser uma ótima opção para quando você quiser tomar o café no carro e estiver indo fazer algum passeio. Não deixem de tomar as limonadas: são maravilhosas!

Cervejaria local: existem algumas cervejarias locais em Thunder Bay mas a mais famosa é a Sleeping Giant Brewing Co. Meu marido adora provar as cervejas locais e provou – e aprovou – as dessa cervejaria. A cervejaria em si não possui restaurante mas um tap room, que é um lugar para provar as cervejas “frescas”, direto do barril. Estava nos nossos planos visitar o local mas infelizmente não deu. Mesmo assim segue abaixo a foto da cerveja deles que meu marido adorou.

Espero que tenham gostado deste post sobre nossa viagem pelo norte de Ontario. Tudo sobre visitar Thunder Bay pode ser encontrado no site do turismo da cidade, este aqui. Não deixem também de acessar o site do Attractions Ontario – este aqui – para ver as principais atrações da província, cupons de desconto e esta ferramenta para ajudar você a programar a sua roadtrip.

Disclaimer: fomos convidados para explorar estes lugares pela Visit Thunder Bay e Attractions Ontario mas, como sempre, tudo que escrevi é a minha real opinião sobre a região. E eu fiquei chocada com a beleza desta cidade e certamente indico para todos uma visita. É incrível!

2 comentários em “Guia completo para visitar Thunder Bay no norte de Ontário”

  1. Olá Gaby, tudo bem?
    Vamos passar pelo roteiro que fizeram e precisamos dormir em Wawa.
    Vocês recomendam algum motel por lá? Onde vocês se hospedaram? Pode compartilhar, por favor?
    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *