Pular para o conteúdo

Cruzando o Canadá: Diário de Viagem 1

Como falei neste post aqui, além de escrever posts de dicas dos lugares que estamos visitando eu irei deixar registrado diários de viagem, onde irei trazer de uma maneira bem pessoal a nossa experiência de mais de dois meses cruzando o Canadá de carro. Como sempre falo por aqui um dos motivos de eu ter o blog – e continuar escrevendo nele com tanta frequência depois de 12 anos – é deixar registrado em texto a nossa vida aqui no Canadá, meus sentimentos e as mudanças que acontecem por fora e especialmente dentro de mim. Quando eu leio textos antigos eu consigo lembrar de como estava sentindo ao escrevê-los – e às vezes até consigo lembrar onde eu estava – então esta experiência de ter um “diário virtual” acaba sendo super gratificante.

Diário de viagem: Dias 1-7 (24 de junho até 30 de junho)

Bom, começamos a viagem no dia 24 de junho à tarde: pegamos Thomas na escola e partimos para Sudbury (3 horas de carro de onde moramos). Já fomos para Sudbury outras vezes e amamos. Como escrevi neste post aqui, a cidade tem muitas atrações legais para crianças, então achamos válido começar por lá nossa viagem. Passamos sexta final de tarde no Bell Park – na praia e boardwalk – e foi gostoso demais. Um ótimo começo de viagem! E no outro dia antes de seguirmos viagem fizemos o passeio na Mina dentro do museu Dynamic Earth. Adoramos a experiência e os meninos ficaram super impressionados: no meio do passeio tem até uma “explosão de dinamite” que deixou eles super impressionados. Legal também saber que tudo ali é da VALE, empresa com sede no Brasil.

De Sudbury seguimos passando por várias praias ao redor de Sault Ste Marie (SSM) para conhecer – clique aqui e veja o post com 3 delas. O tempo acabou virando e não conseguimos curtir com calma como gostaríamos. Apesar de amarmos SSM resolvemos apenas aproveitar as praias e seguir para o nosso destino da noite: Pancake Bar Provincial Park.

Dormimos neste parque provincial durante a noite, mas de uma maneira diferente. Debatemos MUITO se deveríamos trazer a barraca grande para acampar em alguns lugares – 6 noites para ser mais exata – mas decidimos que iríamos dormir no carro durante estas noites. Isso porque montar, desmontar, limpar… dá um trabalho enorme. E para quem está viajando por tanto tempo – e com crianças e cachorro – isso não é tão simples assim. Juliano comprou uma barraca pequena de criança para colocarmos todas as nossas malas e assim podermos baixar os bancos do carro e dormirmos dentro dele. Eu sou uma pessoa que dorme super bem em qualquer lugar, então dormi no banco do carona (que deita quase que totalmente no Tesla). Juliano dormiu atrás com os meninos. Ella dormiu no banco do motorista. Nosso carro é elétrico então podemos controlar a temperatura sem deixar ele “ligado”. Já fizemos isso outras vezes quando estávamos acampando e o frio bateu, então já sabíamos como era. Foi ótimo porque choveu a noite e tinha muito mosquito. Os meninos amaram e dormiram super bem! Nós também!

Seguimos então viagem até Thunder Bay (700km de distância). O trajeto do Lake Superior Provincial Park foi feito todo com nevoeiro e nem paramos. Fizemos esta viagem ano passado e resolvemos focar no lugar que não tínhamos ido e estávamos morrendo de vontade de conhecer: o Pukaskwa National Park. Resolvemos então parar no local por algumas horas para dar um break na viagem de carro. Chegamos por lá e fomos direto para o Visitor’s Centre (onde fica o carregador de carro elétrico). Estava um pouco frio e entramos no local para nos esquentar e começamos a conversar com as poucas pessoas do local. Nisso uma senhora chamada Sheila – indígena que trabalha no parque – nos contou um pouco da história do local. Ela disse que poderia fazer a trilha com a gente e claro que topamos. Foi incrível ter ela mostrando as plantas, contando sobre lendas e fazendo a trilha com a gente. Os meninos amaram! Thomas falou para ela que esta trilha era a melhor trilha que ele já fez na vida. No final todos nós jogamos tabaco na água e agradecemos a água pela vida.

Dali seguimos para Thunder Bay, onde passamos 5 noites. Ano passado visitamos a cidade e gostamos muito. E este ano resolvemos voltar e passar um bom tempo desta viagem para explorar novos lugares. Desta vez estávamos hospedados em um hotel mais afastado do centro com um belo gramado e muita natureza – se bem que “afastado” aqui não se aplica porque o hotel fica a 20 minutos do centro e há natureza por todo lugar, mas mesmo assim uma experiência diferente. Nesta semana eu e o Juliano estamos trabalhando e intercalando reuniões no carro com um dos dois mantendo os meninos entretidos no lobby ou na piscina. Como os quartos pet-friendly são menores e não tem um espaço separado, quando um está trabalhando o outro fica com os pequenos em algum outro espaço. À noite um de nós vai ao lobby trabalhar – tem um espaço ótimo com mesa – e acabou dando certo. Mas devo confessar que não vejo a hora das férias em si chegarem e a gente não se preocupar com emails e reuniões. Está chegando!

Ainda sobre Thunder Bay, estarei escrevendo um post completo com dicas de todos os lugares que visitamos desta vez, mas se vocês quiserem saber o que vimos na primeira vez que estivemos por aqui eu tenho um post super completo no blog: clique aqui. Hoje estamos saindo daqui e a idéia era parar no Aaron Provincial Park (em Kenora) e depois seguir viagem para Winnipeg. Reservamos um camping site e já pagamos. Mas quando olhamos a previsão do tempo há chuva e muitos mosquitos, então vamos tentar ir direto para Winnipeg (8 horas de carro). No próximo diário de viagem eu conto para vocês o que fizemos. Ah e estou ansiosa porque a partir de agora iremos passar por lugares que nunca visitamos, pelo menos até chegarmos em Alberta.

Destaques deste trecho da viagem que eu não quero esquecer:

  • Thomas perdeu mais um dente e agora a “janelinha” está completa. A fada do dente esqueceu de passar no dia posterior, mas veio no dia seguinte.
  • Thomas começou a nadar sem colete. Juliano está ensinando ele e ele está arrasando muito.
  • Pedimos comida do kids menu para o Ian mas ele sempre quer comer o nosso prato com pimenta e molho. O paladar dele não é nada infantil.
  • De uma semana para a outra as bermudas do Ian ficaram apertadas. Vou ter que comprar tudo novo!
  • Fizemos nossa primeira laundry no sexto dia de viagem.
  • Ella ama viajar de carro e não acho que esteja estranhando muito a mudança de lugar todos os dias.
  • Quando estamos na estrada e com fome acabamos sempre parando no Tim Hortons. Acho que em 1 semana fomos umas 10 vezes.
  • Os livros de viagem que eu fiz para os meninos – veja aqui – estão fazendo o maior sucesso. Sempre que vamos a algum restaurante eles usam.

Se vocês quiserem ver fotos específicas sobre os lugares que passamos é só procurar por os posts com dicas de viagem. Nos posts dos diários eu resolvi colocar fotos de momentos diferentes e coisas que quero lembrar quando ler estes textos daqui a alguns anos.

2 comentários em “Cruzando o Canadá: Diário de Viagem 1”

  1. Se eu estou gostando dessa viagem, imagina vcs q estão fazendo ela! Continue com os relatos, é muito legal ver por onde vcs passam e o que decidem fazer! Tomara q a chuva dê uma trégua, né?!

  2. Ola, saberiam dizer qual a versão do Model 3 de voces e qual que a experiencia de viajar com o tesla? Queria saber porque estou planejando em comprar um e gostaria de fazer viagens também, mas estou ainda indeciso entra as versões com o tamanho de autonomia. Como foram as paradas vs Km andados? Tempo parado em media por recarga. Como voces planejaram a viagem? Custos medio com as recargas e adaptações que fizeram com o carro, etc. Talvez um post sobre….? Valeu pelo conteúdo sempre de muita riqueza e qualidade. Deus abençoe a viagem de voces!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *