Pular para o conteúdo

Top 10 atividades para fazer com crianças em Sudbury

Ano passado visitamos Sudbury pela primeira vez e tivemos uma grande surpresa: a cidade tem muitas atrações para crianças (clique aqui para ler o post). Os meninos amaram tanto que quando estávamos organizando nossa viagem para cruzar o Canadá eles pediram para ir “naquela cidade com a moeda grande”. Dito e feito: Sudbury não só entrou no nosso roteiro cruzando o Canadá como foi nosso primeiro destino. A cidade fica a 400km (4h de carro) de Toronto e é uma espécie de “entrada” para a região norte de Ontário. O local possui muitos hotéis, restaurantes e atrações, então é uma ótima opção não só para viagens em família mas para quem quer conhecer um pouco do norte de Ontario e não quer ir tão longe.

Neste post vou listar para vocês as 10 atividades mais legais para fazer com criança em Sudbury e arredores, mas devo confessar que eu curti tanto algumas dessas atrações que acredito que elas se aplicam também a quem viaja sem pequenos. Olha só quanta coisa legal tem para conhecer por lá!

1. Big Nickel

O Big Nickel é o monumento símbolo de Sudbury que foi inaugurado em 1964 e é considerado a “maior moeda do mundo”. O monumento é uma réplica de 9 metros da moeda de 5 centavos do ano de 1951, que é o ano que o isolamento do níquel como metal celebrou 200 anos. A moeda de 5 centavos canadense era feita totalmente de níquel até 1922 e isso explica a escolha dela para este monumento. O Big Nickel foi criado para exibir o orgulho de Sudbury pela sua história de mineração e é 64.607.747 vezes maior que a moeda de 5 centavos original. De um lado da moeda está a cabeça do rei George VI e do outro uma refinaria de nickel. A moeda fica ao lado do Dynamic Earth, que é uma atração imperdível. Para ver a moeda você não precisa pagar nada e o local tem trilhas e muito verde, então as crianças não só ficaram impressionadas de ver a enorme moeda mas adoraram correr e brincar pelos gramados ao redor do monumento.

2. Dynamic Earth

Dynamic Earth é um museu super interativo focado em geologia e mineração, que é uma das principais atividades da cidade de Sudbury. A primeira vez que fomos eu não imaginava que seria tão incrível e depois de visitarmos eu amei tanto que nesta visita eu fiz questão de passar por lá. Em primeiro lugar, o museu oferece um tour de um pouco mais de 1 hora por uma mina: Underground Mine Tour. Você pega um elevador até uma caverna e lá você irá aprender sobre a atividade e a evolução da mineração desde a virada do século até os dias modernos. Nós fizemos o tour e AMAMOS! Os meninos amaram colocar a mão na massa e aprender sobre mineração desta forma tão real. Em segundo lugar o parque outdoor feito com máquinas e peças utilizadas na mineração é incrível. O local possui escorregador, caixa de areia e muitas maneiras de divertir os pequenos, além de uma visão privilegiada do The Big Nickel. Os meninos não queriam sair de lá. Há ainda uma parte interna do museu cheia de atividades interativas, exposição de minerais, fósseis e meteroritos e até um outro playground. Imperdível!

3. Boardwalk e Bell Park

A cidade de Sudbury possui vários parques e se você for com crianças não pode deixar de visitar o boardwalk do Bell Park. Esse boardwalk de madeira passa ao redor do Ramsey Lake perto da região do museu Science North (e tem mais ou menos 1km). O Bell Park continua quando o boardwalk acaba até o maior mural do Canadá em um hospital antigo. O trajeto total do parque costeando o lago é de 2km e perfeito para fazer com pequenos. Vale falar que o Bell Park tem muito mais que o boardwalk, e inclui o Anfiteatro Grace Hartman, vários gazebos lindos, flores, parquinho, praias e banheiros (sazonais), e um monumento que comemora a mineração de Sudbury.

4. Science North

O Science North é nada mais nada menos que é a atração mais visitada do Norte de Ontario. O local foi inaugurado em 1983 e sua estrutura ainda impressiona: são dois edifícios em formato de floco de neve unidos por um túnel de rocha, que passa através de uma falha geológica de 1 bilhão de anos. O edifício é lindo por fora e está localizado na beira do Ramsey Lake. Lindo por fora e lindo por dentro, mesmo com quase 40 anos de idade. O museu é super interativo e os meninos AMARAM. Se você quiser fazer um passeio de final de semana com crianças vale ir para Sudbury só para ir neste museu: você precisará de um dia para explorar tudo que ele oferece e deixar os pequenos curtirem – e aprenderem – muito por lá. Na entrada do museu há sempre uma exposição temporária e nos outros andares exposições permanentes com animais, natureza e tudo que você pode imaginar.

5. Procurar todos os murais de graffiti espalhados pela cidade

Arte de rua é algo que está presente em vários cantos de Sudbury – e tenho certeza algo que as crianças vão curtir muito. Em Sudbury há muitos murais de graffiti e um dos motivos é que todos os anos no verão há um festival chamado Up Here Music & Art Festival, que acontece no meio de agosto e traz artistas nacionais e internacionais para decorar espaços públicos na cidade. Certamente o mural mais famoso o do St Joseph’s Hospital (hospital abandonado), pertinho do Bell Park. Este mural foi feito em 2019 pelo artista RISK e é o maior mural de graffiti do Canadá (6800 metros quadrados e pecisou de 24 pessoas, 1500 horas e 860 galões de tinta). Se quiser dar uma olhada em alguns murais da cidade clique aqui.

6. Os restaurantes e seus pátios

Sudbury possui uma variedade boa de restaurantes e seus pátios são ótimos para fazer refeições com crianças. Aliás, eu não sei quanto a vocês mas eu sempre acho melhor almoçar ou jantar em pátios com as crianças: parece que o ar puro faz com que eles se acalmem. Nas 3 vezes que estivemos em Sudbury nós comemos fora e conhecemos vários restaurantes e cafés deliciosos, que os meninos amaram. Então segue abaixo uma lista com alguns deles (e outros mais!) para ajudar vocês a planejarem as refeições quando estiverem na cidade:

  • Respect is Burning: restaurante italiano maravilhoso, com pátio enorme no endereço 82 Durham Street.
  • La Fromagerie: restaurante focado em aperitivos (queijos, charcuterie, saladas), com pátio super aconchegante (com redes e cadeiras confortáveis) no endereço 80 Elgin Street.
  • Tucos Taco Lounge: restaurante mexicano vegano com pátio super legal no endereço 582 Kathleen Street.
  • Ripe: considerado um dos melhores restaurantes da cidade, fine fusion cuisine , no endereço 1788 Regent Street. Vale citar que no menu kids tem, além dos pratos tradicionais, gnocchi com bacon e vegetais.
  • Golden Grain Bakery: padaria mais antiga da cidade e casa dos melhores croissants de manteiga da região, no endereço 153 Brady Street.
  • Gloria’s Restaurant: uma padaria e restaurante que opera em Sudbury desde 1952 no endereço 469 Bouchard Street e oferece delícias de padaria canadense e all-day breakfast.
  • Leinala’s Bakery: a casa de uma delícia super famosa na região: jelly pig donuts. Esta padaria é finlandesa e o doce é muito parecido com a “cueca virada” que temos no Brasil, mas recheado com uma geléia que tem maçã. O endereço do local é 272 Caswell Drive.
  • The Kouzzina: restaurante de comida mediterrânea com um pátio super gostoso e popular (chegue cedo no verão), no endereço 1463 Lasalle Blvd.
  • M.I.C. Canadian Eatery: restaurante de pratos super canadenses (poutine, smoked meat sandwiches, chili-topped steaks, etc) no endereço 200 Falconbridge Road.
  • Flurple’s: sorveteria vegana no endereço 593 Kathleen Street.

Lugares que estão na lista para uma próxima visita

7. Kivi Park

Kivi Park é o maior parque multiuso com vista para o Long Lake em Sudbury. O parque tem uma estrutura incrível e é perfeito para quem vai a Sudbury com crianças. Além das várias trilhas – de diversos comprimentos para todos os tipos de crianças – você também pode alugar uma canoa, kayak ou paddle board e curtir o lago. Há uma grande área verde para fazer piquenique. O Kivi Park também possui um dos playgrounds infantis mais legais de Sudbury. Na verdade, existem diversos playgrounds no parque, para crianças de todas as idades. ENtre os brinquedosa estão um balanço de tirolesa, redes de escalada e parquinhos tradicionais. Tudo ao lado de muitas cadeiras Muskoka para os pais sentarem e relaxarem enquanto as crianças brincam, uma maravilha!

8. Windy Lake Provincial Park

O Windy Lake Provincial Park fica a 40 minutos de Sudbury e é conhecido pelas suas praias de areia e ótimo lago para nadar e fazer esportes aquáticos (as praias da região estão entre as melhores do norte de Ontario). Uma curiosidade: o lago faz parte de uma cratera que foi deixada por um meteorito há mais de 2 bilhões de anos. O parque é popular durante o ano todo e no inverno tem pescaria no gelo, trilha para ski e acomodações para você ficar lá no frio. Se você estiver passeando por Sudbury e quiser curtir praia ou visitar um parque provincial eu super indico o Windy Lake e, melhor ainda, ele não é tão conhecido então certamente não estará lotado como tantos outros parques mais ao sul. Clique aqui para ver o mapa do local e não deixem de reparar nas duas casinhas à oeste do parque, na frente do lago (perfeito!).

9. Northern Ontario Railroad Museum and Heritage Centre

O Northern Ontario Railroad Museum and Heritage Centre é um museu de transporte ferroviário localizado na comunidade de Capreol na região metropolitana de Sudbury. O museu é focado na preservação de artefatos históricos que prestam homenagem à herança do norte de Ontário e à história das indústrias de madeira, mineração e ferrovias. O museu possui exposições internas e ao ar livre. Na parte externa há um pequeno parquinho e também um jardim com espaço para os pequenos correrem e gastarem energia. Embora na parte interna do museu haja várias exposições interessantes é na parte externa que estão os artefatos mais legais. Entre eles quatro locomotivas, seis vagões, bem como vários carros de mineração, handcars e speeders (clique aqui e veja em detalhes algumas das peças em exposição neste museu). Vale a pena visitar se seus pequenos amam trens e afins.

10. Lake Laurentian Conservation Area

Lake Laurentian Conservation Area é uma área de conservação colada na cidade (10 minutos de carro do centro de Sudbury), com 23 km de trilhas, sendo que a sua maioria é de até 3 km e planas, ou seja, perfeita para ir com os pequenos (clique aqui para ver o mapa com todas as trilhas do local). Muitas pessoas utilizam as trilhas para andar de bicileta também. O local possui ainda vistas cênicas, um lago artificial e wetlands (mangues). Na região há muitos pássaros e muitas pessoas vão para lá só para vê-los. E se você quer ver outros animais fique de olho no lago porque li vários reviews falando que dá para ver muitas cobras d’água. Eles também possuem vários programas educativos para os pequenos e você pode ver todos clicando aqui.

Hospedagem

Desta vez ficamos hospedados no TownPlace Suites (1710 Kingsway, na parte leste da cidade) e achamos o local perfeito para ficar em família: quartos enormes (com cozinha completa), café da manhã incluso e piscina interna com tobogã. No final de semana que estivemos por lá não demos sorte: o tobogã estava fechado. Vale falar que o hotel é também pet-friendly e tem uma lista de utensílios que empresta para seus hóspedes, como guarda-chuva e liquidificador. Novamente, perfeito para quem viaja com criança.

Adoramos visitar Sudbury e melhor ainda começar nossa viagem cruzando o Canadá por ela. Fica aqui a dica de uma cidade linda e cheia de atrações (para todas as cidades) para vocês visitarem. E se quiserem saber mais detalhes da cidade clique aqui. Agradeço a cidade de Sudbury por nos receber tão bem mais uma vez!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *