Pular para o conteúdo

O maravilhoso Pukaskwa National Park

Quando fizemos o trajeto Sault Ste Marie até Thunder Bay pela primeira vez em 2021 – leia aqui – decidimos parar no meio do caminho para percorrer estes 700km com calma e conhecer a região e todas as suas atrações. Como nesta primeira viagem fomos e voltamos pelo mesmo caminho tivemos praticamente 4 dias (2 na ida e 2 na volta) para conhecer com calma os encantos e atrações nesta região. Mas teve um lugar que não pudemos visitar: o Pukaskwa National Park. Desta vez não teve desculpa: apesar de fazer o trajeto em um dia somente a gente incluiu umas 3 horas para visitar este parque nacional e preciso dizer uma coisa: foi maravilhoso.

Abaixo vou trazer algumas informações do parque e da experiência incrível que tivemos, mesmo que de algumas horas. Vale falar que o Pukaskwa é um dos 6 parques nacionais do Canadá que estão em Ontário. Foi surreal o passeio e tivemos a sorte de ter uma “guia local”, que fez a trilha com a gente e nos explicou a história super rica do local associada aos Anishinaabe First Nations. Os meninos estavam o tempo todo com um sorriso enorme no rosto e foi um momento que me emocionou e fez eu entender como essa nossa viagem será especial e inesquecível, momento que vai além de ver lugares bonitos e conhecidos mas nos conectarmos com o país que escolhemos viver e também as pessoas que aqui moram.

Onde o parque fica localizado

O Pukaskwa National Park fica a 12 horas de Toronto, perto da cidade de Marathon. A viagem segue a cênica Rodovia Trans Canada ao longo das margens do Lake Superior, então embora seja longa você não vai se importar porque as paisagens são belíssimas. Quando você chegar na estrada ON-627, você deve sair da Highway e dirigir 14 km no sentido sul até a entrada do parque. Você vai passar por uma cidade fantasma, trilhos de trem e uma ponte. Não há nada desenvolvido neste caminho e a única região onde você encontra motéis e algumas lojas de conveniência é em Marathon.

Onde e como se hospedar

Nós estávamos de passagem, mas devo confessar que deu vontade de ficar. E por ser bem longe é legal ir e passar um tempo por lá. Como disse anteriormente, a cidade mais próxima é Marathon que tem somente algumas acomodações mais simples. A dica aqui é se hospedar dentro do parque, em um dois 3 tipos de acomodações: frontcountry camping (67 campsites onde seu carro chega, sendo 37 destes elétricos), backcountry camping (sites onde você precisa caminhar para acampar, para os mais aventureiros) e oTENTik (5 cabanas com camas super legais, para você ter mais conforto). Vale falar que você estará em um local com ursos (black bear country), então você deve manter seu acampamento vazio, colocando qualquer coisa com cheiro (comida, utensílios de cozinha, produtos de higiene pessoal) em seu veículo ou armários de armazenamento de alimentos localizados nas estações de conforto.

Sobre o parque e a nossa visita

O parque (pronúncia correta: PUCK-a-saw) é enorme e super remoto: são 1.900 km quadrados de floresta e costa, uma costa super recortada e cheia de pedras de granito. Algo que eu nunca havia visto antes! Algo imperdível, que todo mundo deveria visitar! Como disse anteriormente, este é um dos 6 parques nacionais que está localizado em Ontário, sendo o maior deles e considerado por alguns o menos acessível.

Como falei anteriormente o Parque Nacional Pukaskwa é o lar da cultura Anishinaabe e adjacente a tribo indígena Biigtigong Nishnaabeg (Rio Pic). A cultura indígena está embutida no parque e você consegue conhecer um pouco através das exposições do Centro de Visitantes, acampamento Anishinaabe, placas informativas e muito mais. Inclusive, os First Nations e o Parks Canada se uniram para fazer com que a visita ao parque seja não só em função da natureza, mas cultural. E foi exatamente isso que aconteceu com a gente: uma das guias do local (Anishinaabe) ofereceu para fazer a trilha com a gente e foi contando histórias e nos mostrando lugares lindos. Fiquei emocionada várias vezes e os meninos amaram. Thomas comentou no meio da trilha que aquele era um dos dias “mais especiais” da vida dele. Fizemos até uma oferenda para a água agradecendo por aquele momento.

O que fazer no parque

Há muito o que fazer em Pukaskwa, incluindo trilhas, camping, nadar, explorar a natureza, observar a vida selvagem e muito mais. Nós só tínhamos algumas horas então optamos por fazer uma trilha. Existem seis trilhas principais em Pukaskwa: Coastal Hiking Trail (que leva a uma ponte pênsil: White River Suspension Bridge), Mdaabbii Miikna, Southern Headland Trail, Beach Trail, Manito Miikana e Bimose Kinoomagewnan. Muitas pessoas combinam trilhas para percorrer o parque em caminhadas de 4 horas de duração. Obviamente não faríamos uma caminhada de 4 horas com duas crianças pequenas mesmo que tivéssemos tempo.

Optamos por fazer a Southern Headland Trail, uma trilha de 2.2km que demora 1 hora para ser feita e é super tranquila com crianças. Nesta trilha, você irá ver a costa recortada do local e estará cercado por vistas panorâmicas do Hattie Cove, Pulpwood Harbour e Horseshoe Bay. É nesta trilha que você irá encontrar as cadeiras vermelhas típicas dos parques nacionais do Canadá. Este programa que começou em 2014 é chamado de Canada Parks Red Chairs e tem o objetivo de ajudar os visitantes a ter uma maior conexão com a natureza em alguns dos marcos mais legais e reverenciados do país. A cadeira vermelha simboliza um lugar para se sentar por um momento e admirar a vista. E olha, que vista linda tivemos!

Como disse anteriormente fizemos esta trilha com uma pessoa que trabalha no parque e é da tribo Anishinaabe. Ela foi simplesmente fantástica e nos guiou pela trilha linda, que começou no centro de visitantes, passou pela parte alta do parque e as rochas de granito, depois passamos por fendas de pedras e no final uma bela praia com um boardwalk. Durante todo o trajeto aprendemos sobre as plantas locais e a importância da natureza na nossa vida: muito especial!

Anishinaabe Camp

Em Pukaskwa você pode visitar o Anishinaabe Camp, que foi feito à mão por membros deste grupo de First Nations. O acampamento está lá para manter vivo o espírito e as tradições dos povos indígenas locais. Existem vários programas realizados, como Nishnaabeg Gkinoohmaaged ou “O ato de ensinar por um Anishinaabe”, onde você pode aprender sobre arte, tradições, músicas e história com professores das comunidades indígenas vizinhas. O Camp fica pertinho do centro de visitantes, que é onde você deve começar sua visita.

Espero que tenham gostado da dica. Eu ainda não consigo entender como o Parque Nacional Pukaskwa é o parque nacional menos visitado de Ontário e o menos visitado no leste do Canadá. O local é incrível e de tirar o fôlego – e realmente merece ser visitado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *