Pular para o conteúdo

3 dicas que só quem mora em Toronto pode dar

Hoje é dia 15 de dezembro e quem acompanha o blog sabe que todo dia 15 é dia do projeto #vidaemTO. Em resumo este projeto traz a opinião de 5 blogueiras brasileiras que moram em Toronto sobre um assunto específico (leia mais aqui). Já rolaram posts de diversos temas, como costumes canadenses que adquirimos depois de nos mudarmos para Toronto (este aqui), o que trouxemos na mala quando nos mudamos para o Canadá (este aqui) e como se preparar para o inverno de Toronto (este aqui).

O tema deste mês é um dos melhores até hoje – na minha opinião – mas super desafiador: 3 dicas que só quem mora em Toronto pode dar. Eu juro que perdi muitas horas pensando no que escrever porque a vida em Toronto já é tão normal pra mim que eu não consigo distinguir muito o que seria uma “super dica” de “algo que a maioria das pessoas já sabe”. De qualquer maneira eu espero que minhas dicas sejam úteis.

Resolvi dividir as dicas em 3 categorias, baseado nas inúmeras perguntas que eu recebo dos leitores do blog. Essas categorias são: clima, transporte e comida. E eu darei 3 dicas em cada uma das categorias, indicando também alguns posts sobre o assunto daqui do blog para ajudar a sanar as dúvidas que possam surgir.

3 dicas sobre o Clima

DSC_4273

1. Clima maluco: o clima de Toronto é bem imprevisível e em uma mesma semana pode estar frio e quente. Claro que você não vai ter 30C em pleno dezembro mas já presenciei temperaturas positivas de 2 dígitos, o que é muito incomum para esta época do ano. Por isso é FUNDAMENTAL (isso mesmo, em letras maiúsculas) checar a previsão do tempo antes de sair de casa para ver como o dia será. E vale falar que a previsão do tempo por aqui é bem acurada. Para checar a previsão do tempo eu vou neste site.

2. Wind chill: não subestime o poder do vento em Toronto. O vento aqui é muito forte e muito frio e conhecido como wind chill (ou popularmente chamado de windchill factor). Windchill é a diminuição da temperatura em função do vento ou do fluxo de ar, geralmente bem inferiores à temperatura do dia. Muitas vezes eu olho a previsão do tempo e vejo se o windchill está lá determinado o feels like, porque se tiver eu sei que irei sofrer. Vale enfatizar que nem sempre o wind chill determina o feels like (ou sensação térmica) mas, na minha opinião, quando determina a sensação é bem pior do que o normal.

3. Cadê a neve?: eu não considero Toronto uma “cidade branca” porque a neve não é tão frequente por aqui, embora os dados estatísticos digam o contrário. Este ano (2016) não tivemos nenhuma grande acumulação de neve até agora e apesar de eu saber que a neve virá eu sei que todos os anos ela demora bastante para acumular. Então não pense que porque está planejando visitar Toronto no inverno verá neve, apesar do clima aqui ser maluco, conforme expliquei na dica 1 desta categoria.

Posts relacionados:
Clima de Toronto mês a mês
Avisos meteorológicos no inverno
Neve em Toronto: dados para você planejar sua viagem e ver a cidade branca

3 dicas sobre o Transporte Público

img_8758

1. Para qualquer lugar mas não em qualquer horário: o sistema de transporte de Toronto (TTC) te leva para qualquer lugar da cidade de Toronto. E com isso você não precisa alugar um carro para visitar a cidade (nem vai querer porque o trânsito da cidade é um dos piores do mundo e o estacionamento no centro é caríssimo). Mas vale falar que nem todos os tipos de transporte funcionam 24h: um exemplo é o metro, que para de funcionar nos dias da semana entre 1-2am e só retorna as 6am do dia seguinte. Ônibus e streetcars funcionam 24h mas tem frequência reduzida nas madrugadas.

2. Particularidades do TTC: a rede de transporte público de Toronto possui particularidades que os visitantes do Brasil podem ficar confusos de início. Alguns exemplos incluem a porta do antigo streetcar não abrir automaticamente (somente quando o passageiro pisar em um dos degraus para sair), você não precisar fazer sinal no ponto para pedir para o ônibus parar e para sair do ônibus você precisa empurrar a porta quando aparecer uma luz verde (a porta da parte traseira do ônibus – onde devemos sair – também não abre automaticamente). Há sim tantos detalhes que somente com o tempo você consegue pegar tudo e fazer com que isso se torne rotina.

3. Atrasos e mais atrasos: eu já fui usuária diária do TTC e posso dizer que ele atrasou inúmeras vezes. Panes de energia, problemas com carros, tentativas de suicídio, problemas médicos, investigações de fogo, entre outros. Para vocês terem uma noção em janeiro de 2016 foram 37 atrasos, sendo que em alguns dias ocorreram pelo menos 8 atrasos registrados (veja a estatística completa aqui). A minha dica é que você leve estes atrasos em consideração quando estiver usando o transporte público da cidade e vá para o seu trabalho ou compromisso com uma folga de tempo para garantir.

Posts relacionados:
TTC, o transporte público de Toronto
Curiosidades do Transporte Público de Toronto

3 dicas sobre Alimentação

DSC_4250

1. Multiculturalidade também na comida: todo mundo que visita Toronto sabe que a cidade é super multicultural, que possui moradores de diferentes lugares do mundo e que 70% das casas não fala inglês como primeira língua. Acredito que muita gente também saiba que esta multiculturalidade também é refletida na culinária local e por aqui você encontra muitos restaurantes diferentes, de diversas cozinhas. A minha dica é que você deve sim provar estes restaurantes (não tenha medo). Como moradora de Toronto há quase 7 anos eu fiquei com um pouco de receio inicialmente mas hoje posso dizer que já aderi a multiculturalidade da culinária da cidade, pois já provei comidas de lugares super diferentes, como Polônia, Marrocos, Etiópia, Filipinas e Somália.

2. Preço no menu não é o preço final: os restaurantes de Toronto são famosos não somente pela cozinha variada, mas pelo preço relativamente barato. Porém não esqueçam que todo valor que você vê no menu não está com os 13% de taxa e os 15% de gorjeta. Ai você pode me perguntar: a gorjeta é obrigatória ai no Canada? Deixar gorjeta é uma escolha do cliente: não é obrigatório, mas é esperado. Em geral, a “regra” é dar pelo menos 15% do valor da conta (calculado sem as taxas do governo). Em grupos de 6+ pessoas a gorjeta de 15% já é adicionada automaticamente na sua conta.

3. O sagrado café: os torontonianos amam café, ou melhor, um verdadeiro café (e isso não inclui Tim Hortons e Starbucks). Há várias cafeterias locais chamadas de indie coffee shops que são as queridinhas dos moradores locais. Se você estiver na cidade vale a pena visitar um café local – leve cash pois muitos deles não aceitam cartão. Clique aqui e aqui e veja algumas listas destes tipos de cafeterias.

Posts relacionados:
Lista de posts de restaurantes e comidas em Toronto
Os 100 melhores restaurantes do Canadá

Não deixe de acompanhar o que as outras meninas que participam do projeto tem a dizer sobre este assunto:

vida-em-to

Carina Iani | Blog Outside Brazil
Livi Souza | Blog Baianos no Pólo Norte
Mariana Cimini | Blog Virei Canadense
Mirella Matthiesen | Blog Mikix

6 comentários em “3 dicas que só quem mora em Toronto pode dar”

  1. Pingback: [#VidaEmTO 6] 3 dicas de Toronto (para guardar no coração) - Casal Mikix

  2. Pingback: Os cuidados que você deve ter com o Extreme Cold Weather Alert em Toronto - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *