Pular para o conteúdo

Curiosidades do Transporte Público de Toronto

TTC7_gabynocanada

Já falei sobre o TTC – o transporte público de Toronto – aqui no blog. Mas até hoje quando recebemos uma visita – ou mesmo quando meu marido, que raramente anda de transporte público – coisas que eu já acho super normais são consideradas diferentes por outros. E foi pensando nisso que resolvi escrever sobre curiosidades e dicas do TTC.

TTC_gabynocanada1

1- A porta do streetcar abre quando você pisa em um dos degraus da saída. Não espere que a porta abra automaticamente.

2- Para abrir a porta do ônibus você precisa empurrá-la. Ela também não abrirá automaticamente. Uma luz verde indicará quando a porta estará destravada e ai é só empurrar.

3- Muitas vezes você tem um transfer para entrar na estação do metro (e não precisa pagar outra tarifa), mas não há nenhum cobrador. Neste caso, mostre o transfer para a cabine que há cameras que irão gravar seu ticket e está tudo bem.

TTC4_gabynocanada

4- Você não precisa acenar para o motorista do ônibus parar para você quando estiver no ponto. Ele vai parar de qualquer maneira e muitas das vezes que acenei eles até não gostaram.

5- Se você está pegando um ônibus entre as 9pm e as 5am há um sistema chamado “Request Stop”, aonde os passageiros podem pedir para o motorista parar em qualquer local do trajeto do ônibus, não necessariamente em um ponto.

6- Animais são permitidos no TTC, porém em certos horários (antes das 6:30am, entre 10am-3:30pm, depois das 7pm). Uma amiga foi pegar um ônibus fora destes horários com sua cachorra e o motorista não a deixou entrar.

TTC_gabynocanada2

7- Não há cobradores nos ônibus e streetcars de Toronto. Portanto, se você for pagar em dinheiro tem que ter o valor certo, porque não tem como pegar troco.

8- Se você comprar mais de 2 tokens eles saem mais barato ($2.80 ao invés de $3) e você só consegue comprá-los nas estações de metro.

9- Alguns pontos possuem horários dos ônibus/streetcars. Porém, o melhor jeito de acompanhar quando seu transporte estará chegando é baixando o aplicativo de celular Rocket Man. Clique aqui e veja post com os 10 apps úteis em Toronto.

TTC3_gabynocanada

21 comentários em “Curiosidades do Transporte Público de Toronto”

  1. A minha curiosidade sobre o transporte público de Toronto é: o ônibus dá uma “abaixadinha” quando a gente vai entrar! Muito legal!!! Ele abaixa a frente, gente, maior sucesso! hahaha Eu e o Marcel achamos isso demais, até filmamos. Turistas… 😀

  2. Ola Gabriela td bem?
    Já li no seu blog e em outros sites sobre o bilhete mensal para utilizar o TTC. Minha duvida é bem simples! Se eu comprar um bilhete dia 15.01, por exemplo, valido por 1 mês, eu posso utiliza-lo durante 1 mês após a data da compra ou tenho que comprar no 1ºdia do mês…pois é valido exatamente dentro do mês que estou comprando?
    Vou passar 1ºmes em Toronto em Abri/Maio 2014! Parabéns pelo Blog!!

  3. Oi Gabi, tudo bem? Vou passar um mês e meio em Toronto fazendo um curso de inglês e tenho uma dúvida sobre o passe mensal. Vi o comentário de uma outra pessoa acima mas minha dúvida é outra. No site do TTC diz que só posso comprar o passe mensal até o quarto dia útil. Isso se aplica mesmo? E ele pode ser usado em todos os meios de transporte? Obrigada! Suas dicas são fantásticas. Parabéns!

    1. Ola Raisa. Obrigada pelo recado e visita ao blog. Eu nao compro o passe mensal entao nao sei se isso se aplica – mas se esta no site oficial deles acredito que sim. Vale para todos os transportes dentro de Toronto! 😉

      1. Muito obrigada pela atenção! Dei uma lida com mais atenção e vi que ele pode ser comprado depois do quarto dia útil mas só em duas estações: Davisville e Bloor-Younge!

  4. Pingback: Are you ready for Toronto? | Gaby no Canada

  5. Oi Gaby! Nossa, seu blog está ajudando horrores na programação da minha viagem! Obrigada! Minha perguntinha é básica: eu vou passar uma semana em Toronto, chego dia 2 de março, e vou comprar o passe semanal. Como eu faço pra usá-lo no ônibus e no streetcar? Mostro pro motorista e só?
    Obrigada!!!
    Um abração e um lambeijo no Jojoe que é a coisa mais fofa desse mundo!

    1. Olá juliana! Fico feliz que o blog esteja te ajudando… Obrigada pelo recado e pelo carinho! Sim é só mostrar para o motorista quando entrar no streetcar – ou só seguir o que as pessoas fizerem hehehhe! Beijos

  6. Olá Gaby,

    já havia feito essa pergunta, mas não lembro em qual seção foi, então aí vai novamente.
    Irei em Toronto em Abril para visitar 2 escolas ( St. Andrews localizada em Aurora 15.800 Yonge Street e Pickering que fica em 16945 Bayview Ave, Newmarket). Estarei hospedado no centro, perto da CN Tower ( 45, The Esplanade).
    É possível ir de transporte público até essas escolas, ou é recomendável alugar um carro?

    Grato e
    parabéns pelo seu blog.

    William

  7. Uma coisa que achei muito bizarra é que não fazem fila pra esperar o ônibus. Quando ele chega, todo mundo simplesmente se avança pra entrar

  8. Pingback: Atividades cotidianas aqui no Canadá: banco, supermercado, ônibus, farmácia, atravessar a rua, e correios - Gaby no Canadá

  9. Pingback: 3 dicas que só quem mora em Toronto pode dar - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *