Curiosidades do Transporte Público de Toronto

TTC7_gabynocanada

Já falei sobre o TTC – o transporte público de Toronto – aqui no blog. Mas até hoje quando recebemos uma visita – ou mesmo quando meu marido, que raramente anda de transporte público – coisas que eu já acho super normais são consideradas diferentes por outros. E foi pensando nisso que resolvi escrever sobre curiosidades e dicas do TTC.

TTC_gabynocanada1

1- A porta do streetcar abre quando você pisa em um dos degraus da saída. Não espere que a porta abra automaticamente.

2- Para abrir a porta do ônibus você precisa empurrá-la. Ela também não abrirá automaticamente. Uma luz verde indicará quando a porta estará destravada e ai é só empurrar.

3- Muitas vezes você tem um transfer para entrar na estação do metro (e não precisa pagar outra tarifa), mas não há nenhum cobrador. Neste caso, mostre o transfer para a cabine que há cameras que irão gravar seu ticket e está tudo bem.

TTC4_gabynocanada

4- Você não precisa acenar para o motorista do ônibus parar para você quando estiver no ponto. Ele vai parar de qualquer maneira e muitas das vezes que acenei eles até não gostaram.

5- Se você está pegando um ônibus entre as 9pm e as 5am há um sistema chamado “Request Stop”, aonde os passageiros podem pedir para o motorista parar em qualquer local do trajeto do ônibus, não necessariamente em um ponto.

6- Animais são permitidos no TTC, porém em certos horários (antes das 6:30am, entre 10am-3:30pm, depois das 7pm). Uma amiga foi pegar um ônibus fora destes horários com sua cachorra e o motorista não a deixou entrar.

TTC_gabynocanada2

7- Não há cobradores nos ônibus e streetcars de Toronto. Portanto, se você for pagar em dinheiro tem que ter o valor certo, porque não tem como pegar troco.

8- Se você comprar mais de 2 tokens eles saem mais barato ($2.80 ao invés de $3) e você só consegue comprá-los nas estações de metro.

9- Alguns pontos possuem horários dos ônibus/streetcars. Porém, o melhor jeito de acompanhar quando seu transporte estará chegando é baixando o aplicativo de celular Rocket Man. Clique aqui e veja post com os 10 apps úteis em Toronto.

TTC3_gabynocanada



11 Comment threads
10 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors

[…] Posts relacionados: TTC, o transporte público de Toronto Curiosidades do Transporte Público de Toronto […]

[…] listei pra vocês aqui no blog várias curiosidades sobre o transporte público de Toronto. Pegar o ônibus aqui no […]

Eduardo

Uma coisa que achei muito bizarra é que não fazem fila pra esperar o ônibus. Quando ele chega, todo mundo simplesmente se avança pra entrar

William

Olá Gaby,

já havia feito essa pergunta, mas não lembro em qual seção foi, então aí vai novamente.
Irei em Toronto em Abril para visitar 2 escolas ( St. Andrews localizada em Aurora 15.800 Yonge Street e Pickering que fica em 16945 Bayview Ave, Newmarket). Estarei hospedado no centro, perto da CN Tower ( 45, The Esplanade).
É possível ir de transporte público até essas escolas, ou é recomendável alugar um carro?

Grato e
parabéns pelo seu blog.

William

Oi Gaby! Nossa, seu blog está ajudando horrores na programação da minha viagem! Obrigada! Minha perguntinha é básica: eu vou passar uma semana em Toronto, chego dia 2 de março, e vou comprar o passe semanal. Como eu faço pra usá-lo no ônibus e no streetcar? Mostro pro motorista e só?
Obrigada!!!
Um abração e um lambeijo no Jojoe que é a coisa mais fofa desse mundo!