Pular para o conteúdo

O que eu trouxe do Brasil quando me mudei para o Canadá

Hoje é dia de post do projeto #VidaemTO. Em resumo o projeto conta com 7 blogueiras que vivem em Toronto e na GTA e discutem sobre um mesmo tema todo dia 15. Assim os leitores tem 7 opiniões diferentes sobre um determinado assunto relacionado à vida em Toronto, o que torna muito mais fácil decidir o que fazer no outono, aprender sobre os costumes canadenses que as pessoas adquirem depois de morar no Canadá e, agora, escolher o que trazer do Brasil quando se mudar para o Canadá. Na verdade eu recebo todo mês pelo menos uma pergunta me pedindo um help do que trazer para morar algum tempo no Canadá. Hoje vou tentar responder essas perguntas. Já adianto que minha resposta a esta pergunta é super simples: traga apenas o necessário como roupas para o dia-a-dia e remédios prescritos para alguns meses. Não traga utensílios domésticos e muito menos móveis. Seja prático! Bom, abaixo elaborei um pouco sobre o assunto (em várias categorias). Vale falar que a foto abaixo é das 3 malas (2 despachadas e 1 de mão) que eu trouxe quando vim morar no Canadá em 2010.

Roupas

Eu cheguei no Canadá dia 30 de agosto (final do verão) e trouxe roupas de verão e muitas “do frio do sul do Brasil” (i.e. roupas para serem usadas no outono daqui). Não comprei nenhuma roupa para o inverno Canadense no Brasil e deixei para comprar tudo aqui (acertei pois as roupas daqui são próprias para os frios congelantes do inverno do Canadá e os preços bem melhores que os do Brasil – veja mais sobre isso aqui e aqui). Optei por trazer roupas básicas e curingas, que combinavam com tudo – calça jeans, calça preta, blusas básicas, parcas e capas de cores neutras, botas de couro do Brasil e sandálias baixas). Evitei trazer sapatos de salto alto, roupas de festa, vestidos curtos arrumadinhos e bolsas mais chiques porque eu sabia que não iria usar aqui inicialmente (e, quer saber, até hoje eu não uso). O que aconteceu foi que com o tempo eu fui visitar a família no Brasil e familiares vieram me visitar, e ai fui pegando as roupas que eu gostava e não tinha trazido em um primeiro momento. Confesso para vocês que muitas das minhas roupas brasileiras não aguentaram serem secadas na secadora e encolheram ou perderam a qualidade. Hoje por mais que eu vá para o Brasil com uma certa frequência eu só compro roupas aqui (e sim, isso inclui biquinis e roupas íntimas).

Minha dica: em resumo, se vier no verão abuse de sapatos baixos e roupas confortáveis; se vier no inverno compre a maioria das roupas aqui; se vier no outono ou primavera as roupas de inverno do Brasil podem servir. Não traga saltos muito altos e roupas muito chiques.

Remédios

Eu já sabia que se tomasse algum remédio com prescrição – e isso incluía pílulas anticoncepcionais e antibióticos – eu deveria trazer do Brasil. Isso porque aqui no Canadá você precisa ter passado por um médico, pegar a requisição (se ele te der porque aqui você não pode chegar para o médico e pedir o remédio que quiser) e ai ir na farmácia comprar (eles não vendem sem requisição ou com requisição internacional). Em um primeiro momento eu não queria gastar dinheiro indo em um médico ou perder tempo procurando um, então trouxe uma mini farmácia com alguns medicamentos que usava ou que talvez precisasse usar. Claro que hoje eu sei que as farmácias daqui vendem ótimas variedades de antigripais, antitérmicos, colírios, pomadas para machucados, analgésicos, remédios para dor de cabeça, remédios para problemas estomacais, entre outros… então eu trouxe muita coisa que não precisava de prescrição, mas eu não quis arriscar.

Minha dica: traga remédios que necessitem de prescrição para alguns meses, até que você encontre um médico de família e possa então pegar a prescrição diretamente dele. No mais, deixe para comprar os outros remédios aqui.

Utensílios de cozinha

Eu não trouxe NADA dos meus utensílios de cozinha do Brasil. Acabei comprando tudo aos poucos por aqui. Muita gente pensa que vai economizar trazendo tudo isso mas a questão é que eu optei por trazer roupas, livros e outros objetos e acabei comprando novos utensílios em lojas como Ikea, Kitchen Stuff Plus, Home Sense e Dollarama. Ikea é uma loja que vende móveis, utensílios domésticos, roupas de cama, banho e decoração a ótimos preços. Lembro que quando cheguei comprei um conjunto com 4 panelas da Ikea por C$19.99… claro que as panelas não eram de ótima qualidade mas eu tenho elas até hoje – 6 anos depois – e elas ainda funcionam. Kitchen Stuff Plus é uma loja que, como o nome diz, vende muitos utensílios de cozinha e eles fazem MUITAS promoções então comprava muitas coisas legais quando elas estavam com desconto. Home Sense só vende coisas lindas – cama, banho, cozinha e decoração – e sempre que eu vou lá (até hoje) eu compro algo legal para a cozinha com um ótimo preço. E por fim a querida Dollarama, que tem produtos diversos entre C$1 e C$4, incluindo uma seção com vários utensílios de cozinha.

Minha dica: compre todos os utensílios de cozinha aqui.

Roupas de cama e banho

No começo eu não trouxe nenhuma roupa de cama ou banho e comprei muita coisa na Ikea, mas não gostei – os lençóis não eram bons e ficavam cheios de bolas e as toalhas bem ásperas e com uma qualidade não tão boa. Procurei na Home Sense e os preços eram bem altos. Então aos poucos fui trazendo parte dos meus lençóis e toalhas do meu enxoval de casado. O problema é que eles ocupam um grande espaço na mala então ainda assim vale a pena comprar aqui no Canadá (ainda mais se você vem para cá e não tem previsão de voltar tão cedo para visitar o Brasil ou não irá receber visitas). Vale falar que os edredons da Ikea são ótimos, só os lençóis e as toalhas que eu não gostei mesmo. Eu nunca procurei no Walmart mas tenho certeza que eles possuem ótimos preços e produtos de qualidade.

Minha dica: traga um jogo de lençóis e um set de toalhas e compre o resto aqui. Tenho certeza que você deve encontrar ótimos jogos de cama e banho em lojas por aqui.

Comidas Brasileiras

Quando me mudei para o Canadá já tinha visitado o país outras vezes e sabia que aqui – Toronto – você encontrava muitos produtos brasileiros nos supermercados. Então eu não trouxe nada de comidinhas na mala. Sei de pessoas que trazem farinha, feijão, café e eu acho desnecessário – até porque muitos destes produtos não podem ser trazidos para cá (clique aqui e veja o que você pode trazer). Eu entendo que muitas pessoas AMAM uma comida e não conseguem viver sem, mas quando você decide morar fora do Brasil você tem que abrir mão de algumas coisas, e muitas delas envolvem comidas. Enfim, não quero entrar nesse assunto mas esta é a minha opinião. Vale ressaltar que você encontra muitos produtos brasileiros por aqui, então teoricamente se você se mudar para Toronto não vai se privar de muita coisa.

Minha dica: não se preocupe pois você vai achar muitas comidas brasileiras em Toronto.

Mimos e lembranças pessoais

E por fim tem também a parte de lembranças e mimos, ou aqueles objetos que fazem parte da sua história e que você não quer se desfazer. Infelizmente eu não trouxe nada disso inicialmente e com o tempo trouxe uma ou outra coisa – mas nada grande. No meu caso eu tenho a sorte de ter uma mãe super organizada que toma conta dos meus pertences que ficaram no Brasil, mas acredito que se você não tem família lá e está indo morar fora você deve fazer uma seleção do que realmente é necessário e importante e trazer. Vou dar um exemplo: eu e minha família já moramos em Toronto há 6 anos e meu álbum de casamento está no Brasil. Não temos planos de voltar e Toronto já é o nosso lar. Eu já pensei 20X em trazer o álbum mas ele é enorme, pesado e agora com bebê seria inviável trazer algo daquele tamanho na mala de mão (eu não correria o risco de trazer ele na mala despachada). Seria legal tê-lo aqui mas ao mesmo tempo eu não fico triste ou chateada com isso. De certa forma acho até bom porque nossa vida aqui é tão corrida e a casa é pequena que se o álbum estivesse aqui estaria em uma gaveta guardado.

Minha dica: traga apenas aquilo que é realmente importante e especial (e que não ocupe lugar na mala).

Agora eu quero saber de vocês: o que vocês trouxeram do Brasil quando vieram morar no Canadá? Não deixem de acompanhar o que as outras meninas que participam do projeto tem a dizer sobre este assunto:

2016-06-29

Carina Iani | Blog Outside Brazil
Caroline Xavier | Blog Minha Neve e Cia
Isabela Santos | Blog Delineado Gatinho
Livi Souza | Blog Baianos no Pólo Norte
Mariana Cimini | Blog Virei Canadense
Mirella Matthiesen | Blog Mikix

10 comentários em “O que eu trouxe do Brasil quando me mudei para o Canadá”

  1. Gaby, achei as dicas maravilhosas e espero poder viver esse momento logo, mas mata só uma curiosidade, por que você colocou a foto do Joe em todas as malas? Ele viajou com vocês nessa mesma data, não viajou?
    Beijos,.

      1. Ai, que idéia linda e super original! Imaginei que fosse exatamente por isso, mas perguntei para confirmar. Meu tag de mala tem a bandeira do Canadá, comprei aí na última viagem, de tanto que eu amo esse país! Beijos e obrigada pela resposta.

  2. Oi Gaby, estou planejando um intercambio para Toronto no próximo ano e amei seu blog, confesso que fiquei tão curiosa para saber da cidade que vi todas as postagens, claro que demorou mais de um dia, mais vi tudinho, sou muito ansiosa e pelo o que li, vc me entende também né… hahaha
    -Ainda tenho muitas duvida espero que possa me esclarecer, uma delas é sobre as academias publicas, já procurei em vários sites e confesso que nenhum vai tão a fundo informando como funciona, isso poderia ser um post do blog, acho que vai ajudar muitas pessoas também.

  3. Ola Gabi.Parabens pelo seu blog. Vejo ele diariamente desde que decidimos nossa viagem para o Canada. Estamos indo na semana que vem. Ficaremos 6 dias em Toronto e 6 em Montreal e adjacencias. Sou musico e gostaria muito de saber se tem dicas onde posso encontrar Dvds, BluRays, Vinis, de shows e bandas, usados ou novos, com precos especiais, pois quero aumentar minha coleção. Alguma loja ou local que possa me indicar? Agradeço desde já.

  4. Eu pretendo levar minhas roupas, remédios, roupa de cama e tolha, alem de várias coisinhas de decoração que fazem parte da minha historia. Das minhas viagens. Como morei nos EUA e na Europa, tenho bastante roupa de inverno, casacos pesados. Acho que vai dar uma boa economizada nessa parte. Só vou ter que investir nos pés, pois as botas sempre foram emprestadas. Bjos

  5. Pingback: 3 dicas que só quem mora em Toronto pode dar - Gaby no Canadá

  6. Oi Gaby!!! Voltei aqui nesse post para relembrar as dicas!! Já usei uma vez e agora será útil de novo heheh
    A ideia de lençol e toalhas eu acho ótimo desse jeito, trazer um conjunto completo para já chegar e ter algo seu, depois vai adquirindo. Quanto aos medicamentos também, estou preparando. As roupas de inverno agora já tenho as do Canadá e vão ocupar um espação da mala hahah acho que usar aqueles sacos que você tira o ar, será uma boa opção. Beijooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *