Pular para o conteúdo

TTC, o transporte público de Toronto

Há 4 maneiras de você conhecer Toronto como turista: usando o TTC (transporte público da cidade), usando a Bixi (sistema de aluguel de bicicletas), a pé (se você tiver muitas disposição), ou através daqueles ônibus de turismo de dois andares, com o andar de cima aberto (City Sightseeing Toronto). Não vale a pena alugar um carro para andar pelo centro e os táxis também não são uma boa opção (caros e geralmente o trânsito não ajuda a locomoção).

Neste post irei falar sobre como você pode conhecer Toronto utilizando o transporte público da cidade: o TTC (The Toronto Transit Commission, nome da empresa responsável pela administração deste serviço). Darei dicas simples de como você pode economizar e conhecer a cidade de metro/onibus/streetcar.

Logo do TTC

Streetcar/Onibus/Metro

O sistema de transporte de Toronto é interligado e funciona por metro, ônibus, ou streetcar (bondes elétricos). Em um dia típica de trabalho, o TTC carrega 1.5 milhões de passageiros.

Não é preciso pedir para o motorista do ônibus ou do streetcar parar: quando há alguém no ponto de ônibus, o motorista automaticamente pára.

Não há cobrador no ônibus e streetcars. Você deve colocar o dinheiro certo (ou token, um espécie de passe em forma de moeda ou papel) numa caixinha na entrada no ônibus e pedir para o cobrador o transfer, que lhe dá direito de trocar o meio de transporte caso você necessite pegar outra locomoção para chegar ao local de destino. Faça o mesmo nos metros, há maquinas vermelhas de transfers espalhadas por todas as estações.

Diferentes tipos de “transfer”: ônibus (E) e metro (D)
Máquinas de “tranfer” nas estações de metro
“Token”

O importante é se localizar: saber aonde você está e para onde você quer ir. Toda estação de metro possui mapas gratuitos, que ajudam muito na hora de visitar a cidade. Há ainda um app do iPhone (Rocket Man TTC, para streetcars; e TTC mobile, para ônibus e streetcars). No site do TTC você também encontra os mapas mais importantes.

Uma dica: se você planeja visitar a cidade de TTC vale comprar o Day Pass, passe diário que custa CAD10.50 e dá uso ilimitado nos 3 meios de transporte. Nos finais de semana e feriados pelo mesmo preço o passe pode ser usado por 2 adultos ou 1 adulto e até 5 crianças.

Daypass

Clique aqui para saber os preços e as opções de compras de tickets/tokens de TTC.

Mais informações (úteis e nem tão úteis assim):

– O site do TTC possui um Trip Planner (ou planejador de viagem). Basta colocar aonde você está e aonde você quer ir que ele dá os horários e o meio de transporte que você deve pegar.

– Não há metro que chegue do aeroporto Pearson de Toronto. Para ir para ele ou chegar na cidade você deve pegar um onibus (192 Airport Rocket) que sai/chega da estação de metro Kipling ( Bloor-Danforth Subway).

– Você pode se deparar em algumas estações com catracas abertas e nenhuma vigilância. Não se iluda: há cameras e tudo é vigiado. Sempre compre seu passe e, se tiver o Day Pass, mostre para a camera (ou para o alto) antes de passar na catraca.

– Há máquinas para comprar tokens na maioria das estações de metro. Elas não aceitam nota de CAD5.00, mas você pode comprar com cartão, moedas ou notas de CAD10 e 20 dolares.

Máquina de Token

– A estação de metro Museum é uma das mais lindas, bem característica com estátuas e obras de arte.

Museum Station

– O transporte público de Toronto é bem criticado e ultimamente membros do TTC estão sendo pressionados para mudanças nos preços das tarifas, aumento nas linhas de metro, melhora dos streetcars, entre outras coisas. Transporte público não é maravilhoso nem no primeiro mundo…

84 comentários em “TTC, o transporte público de Toronto”

  1. mas como turista em Toronto posso afirmar que é muito fácil de usar, além de prático e seguro!!! 🙂
    eu usei, gostei e aprovei!!! hehehehhe

  2. Muito legal o post… Dicas muito importantes para quem pretente se aventurar na cidade. Estou indo pra toronto realizar um doutorado sanduiche na Universidade de Toronto por um período de 6 meses e qualquer informação é muito valiosa. Queria saber se é possível tirar algumas outras dúvidas que tenho com vc?

  3. Pingback: Custo de vida em Toronto |

  4. Olá Gabriela, tudo bem? Parabéns pelo seu blog… muito legal mesmo.

    Tenho duas perguntas sobre o sistema de transporte.

    1 – Você menciona em seu post que é possível “pedir para o cobrador o transfer, que lhe dá direito de trocar o meio de transporte caso você necessite pegar outra locomoção para chegar ao local de destino. Também menciona que dá para fazer o mesmo nos metros, há maquinas vermelhas de transfers espalhadas por todas as estações”.
    Isso significa que é possível fazer mais de uma viagem com uma unica tarifa no mesmo dia, exemplo saltando de um ônibus e pegando um metrô logo em seguida? Se for isso mesmo, qual o tempo entre cada transporte?

    2 – Usando ônibus é necessário ter o valor da tarifa exata em dinheiro certo? E no caso de pontos de ônibus mais afastados, existem máquinas para compra também ou estas máquinas só estão presentes nas estações de metrô?

    Mais uma vez obrigado pela ajuda!
    Marco

    1. Olá Marco! Obrigada pela visita ao blog e pelas perguntas. Não deixe de curtir a pagina do blog no facebook! Vamos as suas perguntas:
      1) Muitas vezes o trajeto que vc vai fazer necessita de 2 tipos de transporte e vc so precisa pagar uma tarifa. Vou usar como exemplo o meu trajeto casa > trabalho. Eu pego o ônibus perto da minha casa (pago a tarifa quando entro no ônibus – em dinheiro certo ou um token), pego o transfer. O ônibus para na estação de metro e eu mostro o token para entrar. Não preciso pagar novamente. Depois ainda tenho que trocar e pegar outro ônibus. Neste caso eu não preciso mais do token porque a segunda estação de ônibus fica dentro da estação de metro. Vc so pode usar o token para um trajeto (sua ida ou volta).

    2. E sobre sua segunda pergunta, sempre tenha o valor exato. Não há maquinas nos pontos de ônibus. Mas já aconteceu de eu só ter 10 dólares e o motorista do ônibus deixar eu pagar quando entrar no metro.
      Espero ter ajudado e respondido sua pergunta!!

      1. Entendido Gabriela! De fato ajudou muito…

        Aproveitando sua gentileza, pesquisando transporte do aeroporto para o centro encontrei um sistem de ônibus que custa CAD 56 para duas pessoas e sai a cada 30 minutos (http://www.torontoairportexpress.com/). Estou em dúvida sobre este método ou então pegar um taxi… pois estaremos em 4 pessoas mais 4 malas (talves seja preciso 2 taxis) … enfim, você sabe quanto custa uma corrida da aeroporto para o centro de Toronto (mais ou menos)?

        Obrigado novamente!
        Marco

      2. Olá Gabriela, está chegando o momento da viagem e as perguntas vão borbulhando.

        Quando pensamos em eletrônicos sempre pensamos em BestBuy, mas te pergunto, em Toronto tem um lugar mais barato que esta rede? Poderia indicar? Produtos almejados: Tablet e Câmera Filmadora.

        Obrigado novamente!

        Marco

  5. Oi Gabi, adorei conhecer seu blog!!! Parabéns pela dedicação…Estou com uma dúvida quanto ao passe diário. No caso do feriado de 1º de julho que será numa segunda-feira, eu compro o passe num sábado ao meio-dia e ele valerá até segunda-feira a noite e para 2 pessoas, é isto mesmo???

    1. Ola Jack Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Não deixe de gostar da pagina do blog no facebook. O passe diario dá direito a um dia só. Se vc comprar o passe para um dia as 3 da tarde, o passe vale somente até meia noite daquele dia. Feriados e finais de semana o passe diário dá direito a 2 adultos usarem o transporte publico e 2 crianças. Nos dias de semana e não feriados apenas 1 adulto. Espero ter esclarecido sua duvida.

  6. Ola Gaby,
    Seu blog esta sendo MTO util… viajo no proximo domingo para toronto, vou ficar um mês como itnercambista e estava totalmente perdida no sentido de transporte… vou fikr numa casa que fica há 1 qrteirao da estaçao Eglinton west station linha amarela.
    E sinceramente, não sei como vou para a casa do aeroporto de Pearson.
    Vc tem alguma dica para me dar? Estou eu, mais uma amiga.
    Chego no feriado do dia 1º por volto do meio dia.

    Obrigada!!!

    1. Olá Lydia! Minha dica é que vc pegue um taxi, ainda mais se tiver muitas malas. Vc poderia pegar um ônibus (192 Airport Rocket) + metro da estação Kipling até yonge + metro North até Eglinton e depois pegar ônibus. Acho esta opção muito cansativa ainda mais que vc chega no dia 1, que é feriado aqui e os serviços são mais restritos. O taxi nao vai ser barato (acredito que em torno de 50/60 dólares), mas vale a pena pelo incomodo! Boa viagem e nao deixe de gostar da pagina do blog no facebook

  7. Olá Gaby, super útil e muito legal seu blog! Está me ajudando bastante! Será que você pode me ajudar com a seguinte dúvida?
    – Chego em Toronto dia 08/09 (um domingo).. é verdade que o metropass mensal pode ser comprado apenas até o 5º dia útil do mês?
    – Caso seja possível comprar apenas o semanal, ele começa a valer a partir de qual dia? Domingo ou segunda?
    Obrigada!

  8. Olá!! Vou me mudar pra Toronto mês que vem e gostaria de saber como funciona o metropass mensal ilimitado. Sabe dizer se é livre para todos os meios de transporte (streetcar, onibus e metro). Vlw!

    1. Olá Sabrina! Que legal… Vc vai pegar o outono, época linda na cidade. Sim, o passe mensal é livre para todos os transportes públicos! Obrigada pela visita ao blog, Gabriela

      1. Desculpa a intromissão, mas você sabe me dizer o que são essas rotas Downtown Expresso e porque é cobrada uma tarifa adicional? Essas rotas ficam dentro de Toronto?

  9. Olá Gaby! Você sabe me dizer o preço do passe mensal ilimitado? E onde ele pode ser adquirido?
    Vou ficar um mês em Toronto e estou em dúvida entre comprar passe diário, semanal, mensal…
    Obrigada! Beijos!

      1. Oi Gaby! Obrigada pelas dicas!
        Acredito que vou usar o transporte público todos os dias, já que vou estudar inglês em uma escola e a homestay geralmente fica um pouco longe…
        Eu poderia comprar o passe para estudante, já que eu estaria estudando inglês na cidade? Acho que não né?
        Vou demorar pra chegar aí… só daqui 212 dias, em maio do ano que vem rsrs! Mas desde já eu já estou atrás de dicas e depoimentos 🙂
        Acredito que em 2014 os preços dos passes subirão um pouco né? Quanto costuma subir de ano pra ano?
        Obrigada mais uma vez! Beijos!

        1. Ola Lismara! Entao eh melhor comprar mesmo… aqui nao tem inflacao, entao se subir sera pouco. Nao lembro dos valores terem subido!
          Quanto a estudante, para comprar o passe vc tem que ter uma carteira de estudante e carta da escola (veja com a escola que vc vem se eles fazem isso).Mas acredito que nao!
          Beijos e vamos nos falando por aqui….

  10. Oi Gaby! Humm, entendi!
    Também acho que a escola não oferece carteira de estudante e carta não… mas vou perguntar, quem sabe né? rsrs
    Muito obrigada pelas dicas! Beijão!

  11. Pingback: “Sentindo” Toronto | Gaby no Canada

  12. Pingback: Curiosidades do Transporte Público de Toronto | Gaby no Canada

  13. Gaby,bom dia.
    Estou indo para Toronto em 07/06 e fico até 11/06/2014.
    Vou para uma convenção que será no Centro de Convenções Metro Toronto e eu vou estar hospedado em um hotel a 25 minutos do local , na Kingston Road,3280.
    Como faço para saber qual estação desço e para comprar o bilhete?
    Não falo e não leio muito bem inglês.

    Outra pergunta: terei 2 dias para fazer só turismo e quero conhecer os pontos turisticos em um dia e no outro ir para a ilha…lí algo sobre isso..
    Que meio de locomoção utilizo? Para a ilha me interessou a bicicleta…

    Obrigado.

    Pablo Pesoa – Sp/SP
    pablo.pesoa@globo.com

    1. Olá Pablo.
      1) vc conhece o Google maps? Vc pode colocar o local de saída e destino e colocar a opção transporte público que te dará certinho o que vc precisará pegar! O bilhete pode ser comprado na estação de metro ou no ônibus (valor certo 3 dólares, ônibus não da troco, só no metro). Da uma lida no post sobre transporte público que tem muita informação.
      Quanto a o que fazer na cidade tenho varias dicas e roteiros – inclusive tenho um roteiro de 1 dia a pé na cidade! A bicicleta vc aluga na ilha e é bem tranquilo! Eu faria os passeios a pé e usando o transporte público!
      Boa estada em Toronto!

  14. Ooi Gabi,
    Eu estou no Canadá há 1 mês e minha irmã está vindo me visitar… Então eu iria comprar o passe semanal. O que eu queria saber é se o passe semanal, ele funciona q nem o metropass? Eu só preciso mostrar p o motorista? Ou eu tenho q fazer transferir?
    Obrigada

  15. Olá mais uma vez Gaby, eu tenho uma dúvida. Chegarei em Toronto no dia 7 (um domingo) e pretendo comprar o Monthly Metropass pois ficarei o mês todo e mesmo assim vale a pena o mensal, porem no site da TTC me diz que só posso comprar em estações de Davisville e Bloor-Yonge, você sabe se nessas estações eu posso comprar no domingo?? E pelo que estou lendo neste post, tudo relacionado ao metrô é feito por máquinas, diferente do Brasil, e também não existem “catracas” como aqui, apenas mostramos os Metropass ao motorista e quando no metrô para câmera?? OBRIGADO pelos esclarecimentos, seu blog é ótimo!!!

  16. Olá gaby, tudo bem?? Gostaria de saber se o “day pass” ou o “weekly pass” são vendidos nessas máquinas automáticas?? Estou chegando em Toronto no domingo e vi que tem essas máquinas no próprio aeroporto e gostaria de comprar!! Obrigado!!

    1. Olá Thiago. Que eu saiba você tem que comprar esses passes com os atendentes nos guichês. Não sei sobre ter no aeroporto, mas você pode pedir para o motorista para você comprar quando chegar na estação. Alguns motoristas deixam… senão o jeito é pagar os $3 e quando chegar na estação comprar o passe.

      1. Adorei seu Blog.
        Ficarei em Toronto até final de julho.
        No último sábado cheguei no aeroporto e fui comprar o passe para viajar no ônibus. O problema é que na madrugada só funciona a máquina e com moedas. Não aceita cartão. O ônibus foi super rápido até o Metrô. Mas atenção que a sinalização indicando o ponto do ônibus no aeroporto, é pouco visível.

  17. Olá Gaby! Estou indo passar 15 dias em Toronto em Outubro/2015 a passeio e como gosto de planejar tudo no detalhe, estou devorando o seu blog, muito bom! Espero que ainda dê tempo de eu ver as folhas amarelas, vermelhas dessa época. Deve ser lindo, chego em 19/out.
    Uma dúvida, se eu tiver o pass semanal eu não preciso de transfer, correto. Entendo que é só mostrar o pass em qualquer um dos três modais. Obrigada!

    1. Ola Ana. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Você vai ver sim as cores – e sua vinda será em uma ótima época! 🙂 Isso mesmo, só mostrar o passe toda vez que entrar em um dos meios de transporte. Obrigada pela visita!

  18. Pingback: Quanto custa 1 dia “bem aproveitado” em Toronto - Gaby no Canadá

  19. Gaby,
    Meubnome é Iara, e estou te escrevendo para que gosto muito do seu blog.
    Vou ao Canadá agora na segunda quinzena de Abril, para conhecer Toronto e Montreal.
    Gostaria de lhe pedir uma dica de como fazer para me deslocar dos Aeroportos para: em Toronto para a Queen Station, e em Montreal para as proximidades da Place des Arms Station.
    Muito Obrigada. Abracos.

  20. Olá vou estar indo para Toronto próximo fds e gostaria de sbaer como se chama o nome e o valor do bilhete que se pode comprar para uso mensal no sistema de transporte publico, vou ficar lá 6 semanas e queria comprar logo no dia que chegar, poderia me dizer o nome e quais locais posso comprar, se é vendido apenas nas maquinas etc

    Obrigado

    Rodrigo Correia

  21. Gabi! Vou chegar no aeroporto de Hamilton num domingo, dia 8/11/16 , cerca de 2 hs da madrugada! Tenho que ir para o centro do Toronto .Tens alguma dica para facilitar sem alugar carro?

  22. Ola Gaby,

    Seu Blog é fantastico, parabéns!
    Em junho estarei em Toronto, eu e meu namorado vamos passar 1 mês estudando inglês. Ja vimos que vale a pena comprar o passe mensal no nosso caso que usaremos todos os dias para ir ao curso que vamos fazer. Uma dúvida, os passes são individuais, ou podemos comprar apenas um e dividir?

    Super beijo

  23. Olá Gaby, se vc souber, me explica uma coisa… quando estive em toronto eu utilizei praticamente o tempo todo o mouthly pass. Antes de vir embora virou o mês e usei alguns tokens, um dia peguei um transfer na ida e quando fui voltar para casa de street car, fui colocar o transfer naquele depósito aí o motorista tentou me alertar, mas já tinha colocado, Não entendi se eu não precisa pois ainda era válido ou se não era para colocar pq tinha que ficar comigo.

  24. Gaby, parabéns pelo blog! Fantástico e ajuda a todos !!
    Chegarei em Toronto no dia 12/9/16 (segunda feira) e ficarei um mês!
    Acredito que o passe mensal não seria viável pois encerra no fim do mês, o que me recomendaria?
    Sabe informações dos onibus também e lá, pois como eu vou estudar e ficar em residência estudantil e ambos não são próximos, usarei os meios de transporte todos os dias no mínimo 2x ao dia.
    Já agradeço muito pela sua ajuda!!
    Beijos

      1. Alan, eu vou chegar dia 11/09 e ficarei 1 mês tb. Vai estudar aonde? Fiquei com dúvida em relação ao transporte também Gabi, pois no aeroporto como faço para comprar os passes? Lá tem local específico, pois vou chegar em um domingo, e vi que lá quase tudo é fechado, e gostaria de ir para minha Homestay de transporte público mesmo.

  25. Olá Gaby, poderia falar mais sobre o Presto? vale a pena para quem vai utilizar o transporte público por dias alternados? ele já está sendo bem aceito? e outra coisa pagando a ida do ônibus com token eu posso pegar transfer para voltar de ônibus? vlw

  26. Gaby, obrigada pelas dicas! Chegarei em Toronto dia 17/7, ficarei por um mês, mas penso que não seja uma boa adquirir o montlhy pass. Eu usarei bastante o transporte público para ir à escola, você me indica o weekly pass ou o presto? Obrigada!

  27. Oi Gaby! Estou amando o blog! Veja se eu entendi direito: Eu e meu marido chegaremos no sábado 03/09. Vamos usar transporte público. No sábado e domingo, 1 daypass serve para o casal (um no sábado e outro no domingo). Já na segunda e terça, cada um de nós deverá ter o seu day pass individual.
    Com o day pass tb precisamos pegar transfer? Isso nao ficou claro…

  28. Oi Gaby, primeiramente gostaria de agradecer ao seu blog, estou planejando toda minha viagem baseado em suas dicas e informações . Queria uma dica mais especifica, vou ficar 5 dias em Toronto agora em Outubro, vou ficar hospedado no Novotel, pelo que eu eu vi é bem centralizado, o que eu gostaria de saber é se vou usar o transporte publico muitas vezes ao dia, para que eu possa definir se compro o Day pass ou Weekly pass ou pago passagens unitárias, o que vc acha???

    1. Olá Rafael. Obrigada pelo recado e fico feliz que o blog esteja te ajudando. Acho que depende muito do seu roteiro – se você pretende ficar os 5 dias mais no centro eu compraria daily passes se houver a necessidade – porque muitas vezes você pode passar o dia só caminhando. Se você não quiser se estressar e já ter o passe para garantir compra o semanal mesmo (mas antes coloca no papel e vê se vale a pena baseado no seu roteiro). Espero ter ajudado

  29. Oi Gaby, fiquei com umas dúvidas. Entrei no site do TTC para ver os preços e nao entendi a diferença do “Cash Single fare purchase” e o “Tickets & Tokens”. Outra dúvida, como funcionam os transfers? Por exemplo, entrou no metro mas vou pegar um onibus em seguida, daí eu pego um transfer (sem custo) certo? Pra isso eu compro um ticket ou token? E qual o período que tenho pra usar esse transfer? Porque ai não entendi a diferença de usar o transfer e comprar o day pass

    1. Ola Monica.
      A diferença entre “cash single fare” e “tickets & tokens” é que se vc comprar mais tickets e tokens (mais de 3) você tem um desconto. Só vale se comprar direto nos atendentes – não vale por exemplo quando vc entrar no ônibus. Os transfers funcionam exatamente como vc disse: vc pega se vai continuar sua viagem e usar mais de um tipo de transporte público para chegar ao seu destino. O transfer vale por até 2h. O daypass você pode usar para todos os sentidos e durante todo o dia. O transfer só vale em um sentido e com meios de transporte interligados (não dá, por exemplo, para vc pegar um subway, sair da estação para fazer algo e voltar para ela com o transfer – tem que pagar novamente). Espero ter ajudado

  30. Priscila Machado de Assis

    Olá Gaby, muito bom seu blog..

    Help me please.

    Se eu estou no ônibus e peço o transfer, se eu precisar pegar o metrô, o ticket é colocado na catraca? Tem que ser naquela máquina de transfer? Como funciona?

  31. Pingback: 10 perguntas mais frequentes que recebo no blog [Parte 2] - Gaby no Canadá

  32. Olá Gabriela. Você saberia informar a partir de que idade criança paga o TTC? Tenho um menino com menos de 2 anos , você sabe se precisaria de um daypass para ele? Obrigado e parabéns pelo blog !

  33. Olá Gaby. Devo ir a toronto ficar dois meses em intercâmbio, eu ficarei em residência estudantil, provavelmente eu pegaria tanto metrô quanto o street car ou ônibus, você recomendaria o monthly pass?Você acha que eu teria direito ao Post-Secondary Students ou seria o adult mesmo?

  34. Olá Gabi. Paarbéns pelo blog, estou pegando várias dicas com ele. Chego com meu marido dia 15/08 (terça-feira), fico 7 dias em Toronto.
    Se eu comprar o Weekly pass na terça, ele só vai valer até domingo nesta semana? E se eu comprar ele na quinta-feira, ele vai valer a partir da proxima segunda-feira? Não entendo a validação dele se ele só vale de seg a dom, mas a compra é feita de quinta a terça.
    É muito confuso esse sistema.
    Espero que possa me ajudar.
    Obrigada
    Abraços.

  35. Oi Gaby,
    Parabéns pelo blog, ele tem me ajudado muito, e tirado muitas dúvidas.
    Tenho uma pergunta sobre o sistema de transporte TTC e GO.
    Vou estudar em Toronto a partir de setembro, e meu college é o Centennial College (um pouco afastado do centro de Toronto. Ele fica na progress AV)
    Estou pesquisando o melhor lugar pra ficar, e gostaria de estar perto do centro de Toronto.
    Vi, que estando no Downtown, perto da Union Station, posso pegar o GO, e chegar relativamente rápido na faculdade, fazendo integração com metro e ônibus.
    A minha pergunta é: o passe mensal do TTC inclui o GO?
    Saber isso me ajudaria muito, pois iria me dar um norte de onde procurar apartamento, pois pagar o mensal do TTC + Go ficaria muita caro, então escolheria um outro lugar pra ficar.

    Muito Obrigado

    Lucas

  36. Olá olá Gaby.
    Eu tenho um pequena dúvida rs
    Como funciona os tokens? Por exemplo eu troco $ 20 em coins, mais quantos coins eu preciso colocar na caixa, como eu sei o quanto vale uma determinada moedinha

  37. Oi Gaby, muito obrigada pelos posts, já me ajudou a decidir várias coisas!!!
    Tenho duas dúvidas. Eu posso pegar tokens e só usar no dia seguinte? Tem como eu voltar, por exemplo, da Union Station para College Station de metro 1, sendo a única diferença que eu vou ter que pagar duas passagens, uma para ida e outra pra volta?

    1. Outra coisinha que me lembrei agora, o transfer vale se eu precisar mudar de meio de transporte 3 vezes ou se precisar pegar um GO Transit?

  38. I NEED YOUR HELP!!!!!!!
    Gaby!!! Pretendo estudar um mês em Toronto,e quero utilizar apenas o TTC,com o Metrocard eu posso andar em TODOS os transportes?? Ou apenas metro?? E eu queria saber como funciona pra fazer esse cartão? É pela internet? Faz la,precisa de documento? Quais? ME AJUDAAAAAA!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *