TTC, o transporte público de Toronto

Há 4 maneiras de você conhecer Toronto como turista: usando o TTC (transporte público da cidade), usando a Bixi (sistema de aluguel de bicicletas), a pé (se você tiver muitas disposição), ou através daqueles ônibus de turismo de dois andares, com o andar de cima aberto (City Sightseeing Toronto). Não vale a pena alugar um carro para andar pelo centro e os táxis também não são uma boa opção (caros e geralmente o trânsito não ajuda a locomoção).

Neste post irei falar sobre como você pode conhecer Toronto utilizando o transporte público da cidade: o TTC (The Toronto Transit Commission, nome da empresa responsável pela administração deste serviço). Darei dicas simples de como você pode economizar e conhecer a cidade de metro/onibus/streetcar.

Logo do TTC

Streetcar/Onibus/Metro

O sistema de transporte de Toronto é interligado e funciona por metro, ônibus, ou streetcar (bondes elétricos). Em um dia típica de trabalho, o TTC carrega 1.5 milhões de passageiros.

Não é preciso pedir para o motorista do ônibus ou do streetcar parar: quando há alguém no ponto de ônibus, o motorista automaticamente pára.

Não há cobrador no ônibus e streetcars. Você deve colocar o dinheiro certo (ou token, um espécie de passe em forma de moeda ou papel) numa caixinha na entrada no ônibus e pedir para o cobrador o transfer, que lhe dá direito de trocar o meio de transporte caso você necessite pegar outra locomoção para chegar ao local de destino. Faça o mesmo nos metros, há maquinas vermelhas de transfers espalhadas por todas as estações.

Diferentes tipos de “transfer”: ônibus (E) e metro (D)

Máquinas de “tranfer” nas estações de metro

“Token”

O importante é se localizar: saber aonde você está e para onde você quer ir. Toda estação de metro possui mapas gratuitos, que ajudam muito na hora de visitar a cidade. Há ainda um app do iPhone (Rocket Man TTC, para streetcars; e TTC mobile, para ônibus e streetcars). No site do TTC você também encontra os mapas mais importantes.

Uma dica: se você planeja visitar a cidade de TTC vale comprar o Day Pass, passe diário que custa CAD10.50 e dá uso ilimitado nos 3 meios de transporte. Nos finais de semana e feriados pelo mesmo preço o passe pode ser usado por 2 adultos ou 1 adulto e até 5 crianças.

Daypass

Clique aqui para saber os preços e as opções de compras de tickets/tokens de TTC.

Mais informações (úteis e nem tão úteis assim):

– O site do TTC possui um Trip Planner (ou planejador de viagem). Basta colocar aonde você está e aonde você quer ir que ele dá os horários e o meio de transporte que você deve pegar.

– Não há metro que chegue do aeroporto Pearson de Toronto. Para ir para ele ou chegar na cidade você deve pegar um onibus (192 Airport Rocket) que sai/chega da estação de metro Kipling ( Bloor-Danforth Subway).

– Você pode se deparar em algumas estações com catracas abertas e nenhuma vigilância. Não se iluda: há cameras e tudo é vigiado. Sempre compre seu passe e, se tiver o Day Pass, mostre para a camera (ou para o alto) antes de passar na catraca.

– Há máquinas para comprar tokens na maioria das estações de metro. Elas não aceitam nota de CAD5.00, mas você pode comprar com cartão, moedas ou notas de CAD10 e 20 dolares.

Máquina de Token

– A estação de metro Museum é uma das mais lindas, bem característica com estátuas e obras de arte.

Museum Station

– O transporte público de Toronto é bem criticado e ultimamente membros do TTC estão sendo pressionados para mudanças nos preços das tarifas, aumento nas linhas de metro, melhora dos streetcars, entre outras coisas. Transporte público não é maravilhoso nem no primeiro mundo…



41 Comment threads
43 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
40 Comment authors
Letícia

Boa noite !! Existe algun tipo de pass mensal ?

Isabela

I NEED YOUR HELP!!!!!!!
Gaby!!! Pretendo estudar um mês em Toronto,e quero utilizar apenas o TTC,com o Metrocard eu posso andar em TODOS os transportes?? Ou apenas metro?? E eu queria saber como funciona pra fazer esse cartão? É pela internet? Faz la,precisa de documento? Quais? ME AJUDAAAAAA!!!!

Amanda

Oi Gaby, muito obrigada pelos posts, já me ajudou a decidir várias coisas!!!
Tenho duas dúvidas. Eu posso pegar tokens e só usar no dia seguinte? Tem como eu voltar, por exemplo, da Union Station para College Station de metro 1, sendo a única diferença que eu vou ter que pagar duas passagens, uma para ida e outra pra volta?

Lorena

Olá olá Gaby.
Eu tenho um pequena dúvida rs
Como funciona os tokens? Por exemplo eu troco $ 20 em coins, mais quantos coins eu preciso colocar na caixa, como eu sei o quanto vale uma determinada moedinha

Lucas Oliveira

Oi Gaby, Parabéns pelo blog, ele tem me ajudado muito, e tirado muitas dúvidas. Tenho uma pergunta sobre o sistema de transporte TTC e GO. Vou estudar em Toronto a partir de setembro, e meu college é o Centennial College (um pouco afastado do centro de Toronto. Ele fica na progress AV) Estou pesquisando o melhor lugar pra ficar, e gostaria de estar perto do centro de Toronto. Vi, que estando no Downtown, perto da Union Station, posso pegar o GO, e chegar relativamente rápido na faculdade, fazendo integração com metro e ônibus. A minha pergunta é: o passe mensal… Read more »