Sobre o desafio de atravessar Toronto durante uma nevasca

img_8057

Se você segue a página do facebook do blog sabe que eu postei a bela foto acima falando sobre a neve que caia hoje a tarde em Toronto. Eu estava em uma reunião e era aproximadamente 2:30pm quando a neve começou a cair intensamente. Lembro que no meio da reunião as pessoas começaram a receber mensagens e avisar que iriam para casa porque a previsão era de 5-10cm de neve inicialmente e depois mais 10cm no final da tarde. Eu estava achando tudo bonito e pensei “vou esperar a neve passar para ir para casa”, e até me senti sortuda porque eu não fui trabalhar de carro e estaria voltando para casa de TTC. Mal sabia eu…

Quando 3pm chegou o hospital começou a esvaziar e a neve não parou – pelo contrário, até piorou. Geralmente eu preciso caminhar 6 quadras até o ponto de ônibus, pegar o ônibus até a Eglinton Station, pegar 2 metros e depois outro ônibus até chegar em casa, o que geralmente dá entre 1h-1h:15minutos. Mas eu sabia que com a neve meu commute iria demorar, mas não imaginei que tanto.

Primeiro eu e alguns colegas que iriam voltar de TTC resolvemos pedir um táxi até a estação de metro. Tentamos por alguns minutos e todas as linhas estavam ocupadas. Então resolvemos pedir Uber. A primeira opção que vi era até minha casa (na parte oeste da cidade, perto do High Park) e estava custando quase CAD$130 (um absurdo). Depois pensamos em dividir um uber do hospital até a estação de metro, o que daria CAD$40 (normalmente custa CAD$22). Esperamos por 20 minutos e os dois motoristas que selecionamos cancelaram a corrida (um se envolvem em um acidente e o outro disse que demoraria 1h para chegar).

img_8062

Então resolvemos ir de TTC mesmo. E nisso já era 3:30-4pm. Caminhamos as 6 quadras e tinha muita neve, deve ter caído de certeza pelo menos 15cm. Vários carros na rua e muitos derrapando. Pegamos o ônibus e em 45 minutos estávamos na estação de metro (um trajeto que demora entre 15-20 minutos). O metro estava com atrasos mas uma vez que chegou foi rápido. No fim posso dizer que cheguei para pegar o Thomas na creche 5:50pm, quase 2h depois de deixar o hospital.

Tá certo que eu cruzei a cidade (literalmente): trabalho na região Norte-Leste e moro no Sul-Oeste, mas fiquei apavorada com o trânsito, com os metros e ônibus lotados e com a quantidade de neve. E olha que eu já moro aqui a 7 anos. Sinceramente não sei se por ter sido a primeira grande nevasca do inverno ou por ter sido no meio da tarde em horário de rush, mas achei a cidade bem mal preparada para a nevasca. O caos tomou conta de Toronto: a cidade estava TODA VERMELHA no google maps (olha só a foto abaixo que eu “tirei” às 5pm), vários vôos dos dois aeroportos foram cancelados e até as aulas das universidades foram suspensas (leia mais aqui).

screen-shot-2016-12-15-at-4-54-39-pm

Fico feliz (e aliviada) que não fui trabalhar de carro pois alguns pontos da cidade estavam com visibilidade zero (muitos dos colegas que foram de TTC comigo deixaram o carro no serviço e foram de transporte público por causa da forte nevasca e da segurança).

E vale falar que tudo isso aconteceu somado a uma temperatura de -17C.

Lembrando que há mais previsão de neve para amanhã à noite, com mais 10-15cm caindo na madrugada.



10 Comment threads
9 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
10 Comment authors

[…] do tempo faz parte da minha organização da semana (não quero correr o risco de passar por isso novamente). E olhando como será o clima da próxima semana aqui em Toronto eu não resisti e […]

Olá Gaby,

Creio que em todo o Canadá ocorra esses problemas, pelo menos aqui em Winnipeg também passamos por diversas dificuldades.
A quem interesse: temos um blog falando do dia a dia em Winnipeg
http://exoduscanada.blogspot.ca/

Abraços!

bacana um post comentando sobre os incovenientes de uma nevasca. quando tivemos uma aqui em Winnipeg alguns comentaram que “nao mudava nada na rotina.”
a cidade um caos e alguns propagandeando que nada muda.. por isso sempre digo, pesquisem muito, só ler opinioes perdidas no instagram e facebook nao mostra de fato o que rola por aqui nessas situações. a cidade fica um caos total.
Abraços!

Laila Amorim

Primeira vez que comento aqui! Sigo seus posts diariamente – eles ajudam a alimentar o sonho que eu e meu noivo temos de ir para o Canadá! Estamos no caminho, já tateando um pouco as cegas os processos de imigração, estudo e trabalho (tudo ao mesmo tempo!) e suas dicas já nos fazem sentir um tequinho mais preparados para o que enfrentar!

Leo

“Mas achei a cidade bem mal preparada”

Não estamos falando de 5 cm ou 10 cm, caiu em torno de 20 a 30 cm de neve em toda a cidade e a pessoa acha que a cidade não está preparada para isso. Só se Jesus descessse do céu e fizesse flutuar toda a neve para os carros circular normalmente Hahaha

Isso é um fenômeno atípico e de grandes proporções, nenhuma cidade consegue estar preparada para isso. É por isso que muita gente teve prudência e foi embora cedo para a casa.