Pular para o conteúdo

Sobre o desafio de atravessar Toronto durante uma nevasca

img_8057

Se você segue a página do facebook do blog sabe que eu postei a bela foto acima falando sobre a neve que caia hoje a tarde em Toronto. Eu estava em uma reunião e era aproximadamente 2:30pm quando a neve começou a cair intensamente. Lembro que no meio da reunião as pessoas começaram a receber mensagens e avisar que iriam para casa porque a previsão era de 5-10cm de neve inicialmente e depois mais 10cm no final da tarde. Eu estava achando tudo bonito e pensei “vou esperar a neve passar para ir para casa”, e até me senti sortuda porque eu não fui trabalhar de carro e estaria voltando para casa de TTC. Mal sabia eu…

Quando 3pm chegou o hospital começou a esvaziar e a neve não parou – pelo contrário, até piorou. Geralmente eu preciso caminhar 6 quadras até o ponto de ônibus, pegar o ônibus até a Eglinton Station, pegar 2 metros e depois outro ônibus até chegar em casa, o que geralmente dá entre 1h-1h:15minutos. Mas eu sabia que com a neve meu commute iria demorar, mas não imaginei que tanto.

Primeiro eu e alguns colegas que iriam voltar de TTC resolvemos pedir um táxi até a estação de metro. Tentamos por alguns minutos e todas as linhas estavam ocupadas. Então resolvemos pedir Uber. A primeira opção que vi era até minha casa (na parte oeste da cidade, perto do High Park) e estava custando quase CAD$130 (um absurdo). Depois pensamos em dividir um uber do hospital até a estação de metro, o que daria CAD$40 (normalmente custa CAD$22). Esperamos por 20 minutos e os dois motoristas que selecionamos cancelaram a corrida (um se envolvem em um acidente e o outro disse que demoraria 1h para chegar).

img_8062

Então resolvemos ir de TTC mesmo. E nisso já era 3:30-4pm. Caminhamos as 6 quadras e tinha muita neve, deve ter caído de certeza pelo menos 15cm. Vários carros na rua e muitos derrapando. Pegamos o ônibus e em 45 minutos estávamos na estação de metro (um trajeto que demora entre 15-20 minutos). O metro estava com atrasos mas uma vez que chegou foi rápido. No fim posso dizer que cheguei para pegar o Thomas na creche 5:50pm, quase 2h depois de deixar o hospital.

Tá certo que eu cruzei a cidade (literalmente): trabalho na região Norte-Leste e moro no Sul-Oeste, mas fiquei apavorada com o trânsito, com os metros e ônibus lotados e com a quantidade de neve. E olha que eu já moro aqui a 7 anos. Sinceramente não sei se por ter sido a primeira grande nevasca do inverno ou por ter sido no meio da tarde em horário de rush, mas achei a cidade bem mal preparada para a nevasca. O caos tomou conta de Toronto: a cidade estava TODA VERMELHA no google maps (olha só a foto abaixo que eu “tirei” às 5pm), vários vôos dos dois aeroportos foram cancelados e até as aulas das universidades foram suspensas (leia mais aqui).

screen-shot-2016-12-15-at-4-54-39-pm

Fico feliz (e aliviada) que não fui trabalhar de carro pois alguns pontos da cidade estavam com visibilidade zero (muitos dos colegas que foram de TTC comigo deixaram o carro no serviço e foram de transporte público por causa da forte nevasca e da segurança).

E vale falar que tudo isso aconteceu somado a uma temperatura de -17C.

Lembrando que há mais previsão de neve para amanhã à noite, com mais 10-15cm caindo na madrugada.

19 comentários em “Sobre o desafio de atravessar Toronto durante uma nevasca”

  1. Gabi, quando comecei a ler a materia a primeira coisa que pensei foi: como ela pegou o filho na creche?? Pq eu faço isso diariamente no Brasil, saio do trabalho p pegar meu filhote na creche, e num dia de chuva por exemplo já acho bem caotico. Como faz com essa nevasca toda??

      1. Obrigada pela resposta. Estou no meio de um processo de imigração para o Canada e me bateu aquela preocupação. Que bom que chegaram bem. Bjs

  2. Gabi, qual o aplicativo que vc usa para saber da temperatura? Estou semana que vem pra Toronto..esse frio me assusta??
    Que bom que vc chegou bem..?

  3. Hoje tive que ligar pro meu gerente e avisar que nao ia trabalhar.. se eu abrisse a porta de casa ia parar la em vancouver com o vento.. fora caos do TTC… foi tenso..

  4. Não é fácil mesmo! Eu moro em North York e trabalho em downtown. O metro até que foi rápido mas os onibus estavam demorando 3 horas P chegar na estação…. coisa que normalmente leva 1h meu trajeto de ônibus de 15 min durou mais de 1h!!!

    Pelo menos não tem empurra-empurra!

    1. É mesmo Rose. As pessoas são SUPER civilizadas e todo mundo é bem prudente. No fim foi uma aventura e me fez lembrar que quando cai muita neve eu devo é me organizar e trabalhar de casa (se possível). Obrigada pelo recado

  5. “Mas achei a cidade bem mal preparada”

    Não estamos falando de 5 cm ou 10 cm, caiu em torno de 20 a 30 cm de neve em toda a cidade e a pessoa acha que a cidade não está preparada para isso. Só se Jesus descessse do céu e fizesse flutuar toda a neve para os carros circular normalmente Hahaha

    Isso é um fenômeno atípico e de grandes proporções, nenhuma cidade consegue estar preparada para isso. É por isso que muita gente teve prudência e foi embora cedo para a casa.

    1. Leo, obrigada pelo recado e pela visita ao blog. No meu post eu falei sim que a neve começou a cair entre 2-2:30pm e quando cheguei em casa 6pm ainda estava bem complicado. E quando olhei na internet umas 10pm o trânsito ainda sim estava caótico. Talvez eu tenha me expressado errado. Quando falo que a cidade está mal preparada me refiro a todos os setores: transporte público, limpeza da neve, pessoas. Vou dar alguns exemplos: o metro que peguei demorou 15 minutos para chegar – é geralmente o metro vem de 2 em 2 minutos. Acho que o TTC deveria estar mais preparado quando neva (e não importa se é 10,20 ou 60 cm) e deixar mais carros disponíveis pois muitas pessoas vão preferir usar o transporte público e não seu carro. Sobre as estradas acho que não havia muito o que fazer pois nevou bastante e eles não deram conta de limpar as ruas. E acho que as pessoas tbem tem que estar mais preparadas, utilizando mais o transporte público. Enfim. Vale falar que não é tão atípico assim nevar por aqui e como a maior cidade do Canadá Toronto deveria se preparar mais (novamente, todos os setores). Obrigada mais uma vez pelo comentário

  6. Primeira vez que comento aqui! Sigo seus posts diariamente – eles ajudam a alimentar o sonho que eu e meu noivo temos de ir para o Canadá! Estamos no caminho, já tateando um pouco as cegas os processos de imigração, estudo e trabalho (tudo ao mesmo tempo!) e suas dicas já nos fazem sentir um tequinho mais preparados para o que enfrentar!

  7. bacana um post comentando sobre os incovenientes de uma nevasca. quando tivemos uma aqui em Winnipeg alguns comentaram que “nao mudava nada na rotina.”
    a cidade um caos e alguns propagandeando que nada muda.. por isso sempre digo, pesquisem muito, só ler opinioes perdidas no instagram e facebook nao mostra de fato o que rola por aqui nessas situações. a cidade fica um caos total.
    Abraços!

    1. Ah, e um motivo para o Google Maps ficar todo vermelho, inclusive às 10PM, deve ser pela velocidade do trânsito.
      Aqui em Winnipeg, quando deu o primeiro blizzard no final de novembro (extremamente raro, era para acontecer bem antes), todos andavam lentamente.

      E já anotei aqui: previsão de nevasca? Saia cedo e se prepare para o caos.

      Abraços!
      http://exoduscanada.blogspot.ca/

  8. Pingback: O clima louco de Toronto: em um dia sensação de -20C e alguns dias depois 7C - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *