Pular para o conteúdo

Glossário: avisos meteorológicos no inverno

DSC_4273

Quem ai apavora quando vai checar a previsão do tempo no aplicativo do celular e vê um alerta vermelho falando sobre o snow storm, o winter storm, ou o blizzard warning? Pior ainda, quem ai apavora quando você não entende nada sobre as condições meteorológicas descritas nos avisos? Se você respondeu SIM para qualquer uma dessas perguntas este post será muito útil para você. O que eu fiz foi reunir os termos mais comuns das condições meteorológicas em inglês e tentar traduzir e explicar um pouco para vocês. Vale ressaltar que eu não sou nenhuma expert, portanto se algo estiver errado ou se você acha que está faltando algum termo importante, não deixe de comentar (e se gostar do post pode comentar também!).

Winter Storm Outlook

Este aviso é emitida quando há chance de uma grande winter storm em 3-5 dias. Este destina-se a ajudar as pessoas a se planejarem com uma certa antecedência. Porém, uma vez o aviso é emitido com grande antecedência (e o clima é algo que pode mudar sempre) este aviso é limitado e mais raro. Aqui em Toronto eu não lembro de ter visto.

Winter Storm Watch

Este aviso significa que pode haver um clima de inverno perigoso, devido a vários elementos como muita neve, granizo, ou chuva congelante. Por aqui “muita neve” significa uma acumulação de 15cm ou mais em 24 horas ou menos. Este aviso é chamado “watch” (relógio) pois é uma previsão que acontece pelo menos 12 horas antes do evento acontecer. Quando a tempestade se torna iminente, ou tem uma alta probabilidade de ocorrer, o “watch” será atualizado para uma “warning”.

Winter Storm Warning

Este é o aviso mais comum, que significa que neve pesada vai cair dentro de um período de 24 horas. O último “winter storm warning” aconteceu aqui em Toronto no domingo à noite para segunda, e caíram 20cm de neve em 24 horas. Vale falar que há warnings para outro eventos meteorológicos, como chuva congelante (severe icing) e vento + neve (blizzard warning).

Wind Chill Warning

Esse é o pior aviso (na minha opinião) pois significa uma combinação de ventos fortes e temperaturas baixas. O vento está causando uma sensação térmica tão baixa que há risco de vida quando exposto a este clima sem roupas apropriadas.

Extreme Cold Weather Warning

Quando as temperaturas estão abaixo de -15C este aviso é acionado, para que as pessoas tomem as devidas precauções. Em janeiro deste ano dois desabrigados morreram pois estiveram expostos a temperaturas de -20C e o aviso de frio extremo não tinha sido acionado, o que faz com que os abrigos aceitem mais homeless. Depois do incidente a prefeitura mudou o alerta de -20C para -15C.

Winter Weather Advisory

Este aviso é emitido quando há previsão de neve ou outra condição climática de inverno. Estes informes são emitidos para advertir a população, já que essas condições meteorológicas podem causar incovenientes significativos, mas não são fatais e extremas.

IMG_0084

Para finalizar, muita gente me pergunta aonde eu vejo a previsão do tempo. Eu uso tanto o app quanto o website do The Weather Network. Acho ótimo! O site do governo Canadense também tem uma página com todos os alertas meteorológicos no Canadá (clique aqui). Espero que tenham gostado do post e que ele seja muito útil. Até a próxima!

12 comentários em “Glossário: avisos meteorológicos no inverno”

  1. Eu tenho 3 apps de weather. Estou praticamente uma senhorinha canadense, né? Huahauhauahua Fissurada em meteorologia. Mas explico: O Weather & Clock Widget me avisa quando chove, neva ou qualquer outra ação que eu selecione. Tb gosto do Widget dele. O The Weather Network eu tenho guardadinho, é o que menos olho. Gosto dele para checar notificações oficias. Por fim, uso o AccuWeather e ele informa a temperatura na barrinha de notificações.

  2. Pingback: Sobre a chatice do carnaval no Brasil e o frio extremo no Canadá - Gaby no Canadá

  3. Pingback: Sobre o fevereiro mais frio da história e o que esperar de março - Gaby no Canadá

  4. Gaby, podia contar um pouco para nós, sobre a experiência na neve.
    Por exemplo, caso de nevar e que lugares acabam ficando fechados ou impossibilite sair de casa. Existem casos assim, ou algum outro caso curioso?

    1. Ola Evandro. Em geral isso não acontece por aqui: a cidade é bem organizada quando o assunto é neve e frio e há sempre caminhões limpando e tirando neve das ruas. Acho que isso pode acontecer nas cidades menores, mas aqui eu nunca vi. O que acontece é que quando neva muito muitas pessoas trabalham de casa. 🙂

  5. Pingback: #VidaemTO: 3 dicas que só quem mora em Toronto pode dar - Gaby no Canadá

  6. Oi Gabi estou indo para Montreal no final de janeiro. E as temperaturas assustam um pouco. Uma pergunta, o uso de calças jeans com segundas peles ou meia calças de fleece, seguram a onda do frio em caminhadas curtas?

    1. Olá Tati. Depende muito (de quão frio está, da sua tolerância). Eu geralmente nem uso calça jeans no inverno e você vê poucas pessoas usando por aqui. Mas, difícil dizer que não dá para usar. Eu não recomendo. Mas…

  7. Pingback: Sobre o "calor" no final de fevereiro em Toronto - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *