Imigrando para o Canadá como estudante

tapete

Conform escrevi aqui no blog, uma das perguntas que eu mais recebo é sobre imigração e “como fazer para imigrar para o Canadá?”. Minha resposta é sempre a mesma: “acesse o site do governo Canadense e veja em qual categoria de imigração você pode aplicar”. Infelizmente é muito difícil dizer como você vai imigrar pois cada família tem suas características e uma história, o que influencia sim no processo imigratório. Além disso o governo muda sempre de categorias e regras, e eu não conheço todas. Porém, estou notando que muitos casais estão fazendo o processo de imigração através de visto de estudo/trabalho e resolvi fazer um passo a passo de como isso funciona. Vale comentar que este processo foi muito semelhante ao que fizemos (mesmo que “ao acaso” pois eu vim inicialmente para cá estudar mesmo e não imigrar). Vocês podem ler aqui e aqui todo o nosso processo de imigração. Vale falar que estarei falando sobre o processo de um casal casado (se não estiver casado não acho que seja possível para o cônjuge conseguir o visto de trabalho que comento abaixo).

Passo 1: Ache uma escola que você poderá estudar e seja aceito

Antes de você se desesperar com os documentos e fazer milhões de planos você precisa achar uma Universidade ou College para estudar (clique aqui e veja como pesquisar). Nesta categoria valem cursos superiores, de pós-graduação e college. Se você quiser dicas de como fazer uma pós-graduação no Canadá, clique aqui, aqui e aqui e veja a série de posts que escrevi contanto a minha experiência e dando dicas.

Passo 2: Aplique para os vistos: o de estudo para você e o de trabalho para o cônjuge

Para aplicar para o visto de estudos você deve ter sido aceito por uma instituição Canadense e o curso deve ser maior do que 6 meses. Há outros pré-requisitos (como provar que você terá como pagar o valor do curso) e você encontra todas as informações aqui. Quando você aplicar para seu visto de estudante deve aplicar para que seu cônjuge ganhe também um visto (no caso, de trabalho aberto). Vale ressaltar que seu cônjuge não vai ganhar automaticamente o visto de trabalho – você terá que aplicar para este visto.

Passo 3: Cônjuge com emprego por 1 ano

Se tudo der certo você irá receber o visto de estudos e seu cônjuge o visto de trabalho aberto (open work permit ). Ai vocês vem para o Canadá, você vai estudar e o cônjuge vai procurar emprego – e se tudo der certo vai encontrar um emprego logo. Depois de somente 1 ano trabalhando no Canadá seu cônjuge pode aplicar para ganhar o PR Card através da categoria Canadian Experience Class. Obviamente a aplicação envolve vários documentos e formulários e não é um processo simples.

Resolvi colocar o título como “Imigrando para o Canadá como estudante” pois é o visto de estudante que dará o primeiro passo para o casal imigrar, mas se você olhar o passo 3 a aplicação para a residência permanente só é possível se o cônjuge estiver trabalhando por 1 ano no Canadá. Portanto é um processo que envolve as duas partes, ou o casal e apesar de ter sido descrito brevemente aqui é bem trabalhoso mas, certamente, uma boa opção para aqueles que querem vir morar por aqui.



67
Comentários

33 Comment threads
34 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
39 Comment authors
Valdmiro Goma

Olá Gaby, eu Sou Valdmiro Goma, tenho 20 anos sou Angolano e resido em Angola, sou técnico médio de Metalomecânica. Pretendo me imigrar para Canadá para estudar, trabalhar e viver permanente lá, o que devo fazer?
.
Obrigado!

Bruno Scognamiglio

Oi Gaby, tudo bem? Me chamo Bruno e tenho 32 anos. Sou engenheiro mecatrônico por formação e minha esposa Terapeuta Ocupacional (embora não tenha mais interesse na área). Temos uma filhinha de 3 anos. Pretendemos imigrar para o Canadá e acreditamos que o visto de estudante seja a melhor opção. Porém, há um problema. Só quem fala inglês sou eu. Penso que eu aplicando para um College seria mais fácil, mas como ela também não tem inglês e precisaria trabalhar, acho mais difícil ela conseguir um emprego. A pergunta é: vale a pena ela fazer um curso aí ou o… Read more »

Marina Pierri

Boa tarde,
Meu marido esta indo fazer um college no Canáda, posso aplicar como acompanhante depois de 6 meses?
Preferimos ele ir na frente para arrumar moradia, e quem sabe arrumar um serviço e eu ir depois com as crinaças para inicialmente ir para trabalhar e depois fazer um college.

Samuel Luca

Gaby, eu queria fazer a med school no Canadá, mas ouvi dizer que só residentes permanentes ou com cidadania canadense podem fazer. Isso é verdade ?

Alex

Olá, eu tenho 18 anos e minha namorada 20 anos, temos o curso completo de ensino fundamental/ensino médio, eu quero imigrar para o Canadá e nós queremos ser cidadãos permanentes, porém nós dois queremos estudar em um college e trabalhar lá, queremos ir como estudantes e nesse meio tempo tentar a cidadania permanente, quantos de dinheiro eu preciso ter para conseguir o visto? eu preciso ter tal quantidade e minha namorada também? ou só uma quantidade de dinheiro serve para nós dois para nós dois pegarmos o visto? É possivel nós dois estudar e trabalhar? Queremos o visto de estudante… Read more »