Pular para o conteúdo

Cruzando o Canadá: Diário de Viagem 3

Nem acredito que já faz quase 1 mês que escrevi o último diário de viagem aqui no blog. Sim, continuamos na estrada e já se passaram quase 7 semanas que estamos viajando. Deste o Diário 2 visitamos um monte de lugares incríveis, mas acabei não conseguindo vir aqui deixar registrado alguns dos lugares que passamos. Eu vou sim fazer post com dicas de alguns deles e quero fazer ainda na estrada porque sei que quando voltarmos estará um caos (acabei de marcar duas viagens de avião à trabalho – as primeiras desde que a pandemia começou – e depois vou contar para vocês).

Diário de viagem: Dias 15-23 na estrada (8 até 16 de julho)

Saímos de Winnipeg e fomos para Regina direto (570 km de estrada). Chegamos cedo – olá novamente mudança de fuso! – e conseguimos ir em um museu, jantar em um pátio super gostoso na frente do lago e passear pelo parque principal da cidade (Wascana Park). Também demos uma volta na cidade de carro e como iremos voltar para lá no nosso retorno (e passar duas noites explorando tudo com calma) não me preocupei em explorar tudo correndo. Mas preciso dizer que gostei muito do que eu vi naquele meio dia.

No outro dia fomos então para a região da prairies (pradarias). As pradarias são a área central do Canadá entre as Montanhas Rochosas a oeste e Ontário a leste. Mesmo Regina e Winnipeg estando nesta área eu notei mesmo a diferença de paisagem (campos e planícies) depois que saímos de Regina e fomos para nosso próximo destino, também na província de Saskatchewan (que foi a décima província que conhecemos no Canadá; agora só faltam os 3 territórios!). A região é apelidada de ‘Terra dos Céus Vivos’ – e realmente o céu e as nuvens são incríveis. Esse trajeto têm a reputação de ser rurais, plano e um pouco desinteressante, mas nós achamos tudo LINDO. Aliás, fiquei encantada com a vegetação, o céu, os lagos com muito sal, as plantações, os diversos trens que vimos no caminho, os campos de canola super amarelos…

Depois de 340km chegamos em um dos lugares que eu mais quis conhecer na viagem, o Grasslands National Park. Este parque é super remoto e inclusive toda a sua estrada é de chão. Você anda por lá e vê paisagens que certamente não verá em outros lugares do Canadá: campos enormes e sem fim, cidades construídas por centenas de prairie dogs (que fazem um som super alto quando você se aproxima), grupos de bisões ao fundo, cactus misturados com uma vegetação super diferente e até umas plantas azuis… O parque possui duas partes/blocos e nós ficamos hospedados no bloco oeste, no Frenchman River Campground (em uma das 4 oTENTiks que há neste local). Essas são barracas com camas, mesa, ventilador, churrasqueira e fogueira. Estava LOUCA para ver o céu do local à noite (que é um dos motivos que nos fez ir até lá) mas pegamos uma tempestade extremamente forte e deu um medo enorme. A cabana tremia muito. No fim deu tudo certo! Única coisa que nos preveniu de explorarmos mais foram os milhares de avisos de cobras – são 4 tipos no parque se não me engano – e encontros com várias delas são comuns. Eu ficava com pavor por conta da Ella e dos meninos, então fizemos caminhadas leves e exploramos mais os lugares com acesso ao carro.

De Grasslands visitamos dois lugares lindos no Canadá antes de passarmos para os USA: Lethbridge e Waterton Lakes National Park. Lethbridge é conhecida por ser uma cidade com muito sol (320 dias no ano) e pelo O Viaduto de Lethbridge, comumente conhecido como High Level Bridge, uma ponte de trem enorme (96 metros de altura e mais de 1.6km de comprimento) construída entre 1907 e 1909. Tem um parque lindo embaixo dela e com vários mirantes para apreciar esta ponte linda, vale a pena. E saindo de Lethbridge fomos em direção a Waterton Lakes National Park e só olhando as montanhas a nossa frente, que ficavam cada vez maiores. Que estrada maravilhosa! Pausa aqui para dizer que durante este trajeto um caminhão “jogou” uma pedra enorme no nosso carro e fez um estrago gigante no vidro – achamos que teríamos que parar ou que quebraria tudo, mas já faz 1 mês e o estrago está igual (então iremos somente trocar quando voltarmos para Toronto).

Waterton Lakes National Park é um parque lindíssimo e de certa forma pouco conhecido/visitado (quando a gente compara com Banff e outros parques mais ao norte). Eu AMEI o fato de que há uma cidadezinha dentro do parque com vários restaurantes, lojinhas e uma orla linda. Tudo lindo, lindo, lindo. Alugamos quadricículo e exploramos o local, encontramos vários animais selvagens, tomamos banho de lago (gelado!), visitamos o famoso e lindo Prince of Wales Hotel, fizemos trilha por um canyon vermelho… deu vontade de ficar! Aliás, queremos voltar para explorar com calma porque o lugar encanta.

E depois de Waterton Lakes fomos para os Estados Unidos. Isso porque queríamos muito visitar o Glacier National Park (dos Estados Unidos; fotos acima), mostrar o Yellowstone National Park para os meninos (algumas fotos abaixo) e conhecer Oregon (irei falar mais sobre esta parte no próximo diário de viagem). Ficamos nos Estados Unidos 2 semanas e dividimos (mais ou menos) da seguinte maneira: 1 semana para Glacier, Yellowstone e Teton e 1 semana para Oregon. Tiramos férias porque seria impossível trabalhar nestes locais e, olha, foi intenso! Não há grandes hospedagens nestes locais e algumas vezes dormimos no carro, outras pegamos cabanas sem banheiro. Os meninos nem notaram e AMARAM tudo. A melhor parte para eles era chegar nos lagos (gelados) e se jogar. Eles também amam trilhas e adoraram fazer (as poucas) que fizemos. E já digo que fizemos poucas por conta do medo de encontrar animais selvagens. Falando neles, devemos ter visto uns 50 búfalos no Yellowstone – pertinho – e os meninos amaram! Que especial!

Algumas coisas que preciso citar aqui desta parte da viagem:

  • A estrada Going-to-the-Sun Road dentro do Glacier era nosso sonho nesta viagem, mas infelizmente ela estava fechada por conta de uma super nevasca. Então a gente explorou o parque mas não fizemos a estrada que tanto sonhamos. Motivo para voltar eu diria.
  • Hospedagem nesta região é um absurdo de caro. Hotel razoável você não encontra por menos de US$400. Passei meu aniversário de 40 anos na cidade de Bozeman e olha, não pudemos reservar o hotel que queríamos porque estava impossível. Mas gostamos da cidade e achamos o clima de lá incrível. A estação de ski Big Sky é super legal e merece ser visitada.
  • Yellowstone sempre maravilhoso. Lindo! Eu nem consigo colocar em palavras a emoção de visitar este local com meus filhos. Marido ainda não organizou as fotos mas quando ele tiver feito eu certamente irei voltar aqui no blog e postar alguns dos momentos que passamos por lá pelas lentes dele.
  • Ficamos hospedados em West Yellowstone e achei a cidade muito maior do que lembrava da primeira vez que fomos para lá. A entrada norte e nordeste (Lamar Valley) estavam fechadas por conta da chuva forte que deu na região e eu nem me importei porque quando vimos nos jornais achava que o parque nem abriria para irmos.
  • Grand Teton é maravilhoso (algumas fotos abaixo). Colado em Yellowstone é um dos lugares mais lindos que eu já visitei na vida. Desta vez fomos com calma e não só de passagem e passamos um bom tempo tomando banho no Jenny Lake. Não deu para fazer trilha porque, assim como no Yellowstone, as trilhas não são pet-friendly por conta dos animais.

Lembrando aqui que nos posts dos diários eu somente coloco fotos de momentos diferentes e coisas que quero lembrar quando ler estes textos daqui a alguns anos, mas quero muito escrever post de dicas sobre os parques nacionais que visitamos e muito mais.

Se você quiser ler o post 1 clique em Cruzando o Canadá: Diário de Viagem 1.

Se você quiser ler o post 2 clique em Cruzando o Canadá: Diário de Viagem 2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *