Pular para o conteúdo

Cruzando o Canadá: Diário de Viagem 4

Neste diário 4 estarei descrevendo nossa passagem pela West Coast e os vários dias que ficamos entre Oregon e British Columbia. Acredito que este será o maior diário de viagem que irei escrever por aqui (quase 20 dias), mas o fato é que ficamos vários dias em Oregon (7 dias) e também vários dias em BC (4 em Vancouver e 7 em Summerland) e por isso resolvi reunir tudo neste texto.

Diário de viagem: Dias 24-43 na estrada (17 de julho até 5 de agosto)

Saímos do Yellowstone e nosso destino era o estado de Oregon. Tínhamos um roteiro inicial passando mais pelo meio e sul do estado (incluindo o Crater Lake National Park) mas como não havia um lugar bom (leia bom e barato) para nos hospedarmos na região e também li que as trilhas não eram pet-friendly resolvemos mudar o roteiro e incluir a região do Hood River e as muitas cachoeiras perto de Oregon no Columbia River Gorge (peguei todas as dicas no blog da Mari Vidigal, o idéias na mala. Para chegarmos lá tivemos que dormir uma noite em Boise (capital do estado de Idaho) e preciso dizer que o pouco que vi da cidade me deixou impressionada: tudo muito organizado. Foi uma esticada: 620km entre West Yellowstone e Boise (o dia todo no carro!). De Boise seguimos então para a região do Columbia River (novamente 620km rodados) e ficamos hospedados em um hotel na beira do rio chamado Best Western Plus Columbia River Inn, que apesar da bela localização não valeu os mais de $400 que pagamos pela noite (tudo lá é muito caro, já adianto).

Durante nosso tempo na região do Columbia River Gorge fizemos um trecho da Mt. Hood Scenic Byway (I-84) e adoramos dirigir entre as várias fazendas, plantações e vinículas, sempre com aquela vista linda para o monte nevado. Paramos para tomar vinho e pizza na Grateful Vineyards e foi maravilhoso. Também tentamos visitar a fazenda de lavandas mas estava fechada 6 da tarde (aliás, tudo lá – até o mirante – fecha cedo então fica aqui a dica para curtir a região durante o dia e não deixar nada para o final da tarde).

No outro dia fizemos então a estrada cênica do Columbia River passando por todos os pontos que este post aqui do blog idéias da mala, incluindo o Mirante do Portland Womens Forum e na Vista House, Latourell Falls, Multonamah Falls (a famosa cachoeira com ponte) e Horse Tail Falls. Adorei o passeio e achei a estrada super linda. Depois de mais de meio dia passeando pela região dirigimos para o litoral, passando de carro por Portland sem parar. Pausa aqui para dizer que deu vontade de explorar a famosa cidade, mas eu sempre acho que cidades grandes a gente tem mais oportunidade de visitar em outras ocasiões, então optamos por não incluir no roteiro desta vez, mesmo sabendo que a cidade é fantástica! Ah, e preciso também dizer que durante esta esticada passamos em uma das poucas lojas da região da rede de lanches In-n-Out para almoçar: delícia!

Chegando no litoral de Oregon notamos algumas coisas: frio (temperatura estava 14C), muita neblina e achei tudo mais bagunçado do que eu imaginava. Preciso dizer aqui que embora tenhamos visitado lugares lindos no litoral de Oregon a região me decepcionou bastante. Segue aqui alguns pontos que me fizeram ter esta opinião:

  • Nem todas as estradas passam na costa, então muitas vezes você vai dirigir por horas só vendo florestas e não o oceano
  • Tudo é muito longe, MUITO longe. Nós fizemos praticamente todos os 580km de estrada no litoral e tudo é longe e, como falei, as estradas não passam na costa então para chegar no ponto A até o B você faz muitas curvas… e isso leva ao próximo ponto
  • Eu nunca enjôo em estradas, nunca. Mas durante a viagem pelas estradas do litoral de Oregon eu fiquei tonta. Os meninos também. Elas são super sinuosas e em alguns lugares pouco mantidas, então fique atento ao planejar sua viagem por lá.
  • Por fim, a região é pouco desenvolvida, as cidades são feias e nem todas as orlas são bem cuidadas. Claro que há lugares lindos – e as foto que coloco neste post ilustram bem alguns destes lugares – mas não é o que eu esperava de uma região americana.

Ficamos 7 noites na costa de Oregon e dividimos da seguinte maneira: 2 noites em Bandon (em um parque com Airstreams), 1 noite em Independence (cidadezinha que escolhemos ficar depois de fazermos a parte sul do litoral e nos decepcionarmos bastante) e 4 noites em Astoria. Em nenhum dos dias que estivemos por lá conseguimos ir na praia e aproveitar o calor – nós fomos na praia todos os dias e os meninos e a Ella entraram no mar gelado, mas muito vento e frio. Sobre as hospedagens, os meninos estavam pedindo para alugarmos um motorhome, então marido achou um parque com Airstreams e nos hospedamos no local por 2 noites. Achamos super confortável mas prefiro não indicar o nome porque eles colocaram taxas onde não existiam e também achei a região em si bem feia – só mesmo este camping/RV park salvava o local.

Um dos dias na costa resolvemos ir para o sul e foi a maior decepção. E por conta disso resolvemos pegar um hotel em uma cidadezinha mais no interior e fugir um pouco do litoral, para depois voltar para 4 dias em Astoria. E foi exatamente isso que fizemos e foi muito bom: perdemos uma noite de KOA que tínhamos reservado no litoral mas foi uma ótima decisão. O hotel que pegamos é o único da cidade mas ótimo: super novinho, com café da manhã gostoso e na beira de um rio. Tinha praça e parquinho do lado e os meninos brincaram um montão antes de seguirmos viagem para Astoria.

Nem tudo foi ruim neste trecho da viagem: amamos Astoria e arredores (Cannon Beach, Columbia River Waterfront, Fort Stevens State Park, Cape Disappointment State Park, Cape Mears, Ecola State Park). Comemos muitos frutos do mar (incluindo chowders, as sopinhas de frutos do mar que são deliciosas) e curtimos muito a água salgada (primeira vez do Ian e da Ella no Pacífico), mesmo que tenha sido impossível para mim entrar por conta do frio. Vale falar aqui que as praias de Oregon são pet-friendly e a idéia de “ir para praia” de lá é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil: praias largas e para caminhada mesmo, pessoas de roupa e raramente alguém na água.

Depois disso chegou a hora de voltar para o Canadá: fizemos então o trajeto Astoria > Vancouver (520km) em um dia, passando de carro por Seattle, que já conhecemos e resolvemos não incluir no roteiro. Olha, reservamos nosso Airbnb em Vancouver com meses de antecedência e mesmo assim foi muito difícil de encontrar algo bem localizado e que achávamos que seria bom. Chegamos no local e nos decepcionamos: super pequeno, sem ar condicionado (todos os dias mais de 35C), cheio de poeira, resto de comida dentro do forno, lavanderia compartilhada, sem local para estacionarmos e por ai vai. Antes que me perguntem: sim, eu li os reviews do local e eles não eram ruins. Aliás, depois de fazer meu primeiro review ruim no Airbnb vi que eles só postam meu review do local quando o host postar algo sobre mim, o que não faz sentido.

Por conta da péssima hospedagem, nossos dias em Vancouver eram loooongos: trabalhávamos cedinho na manhã e já saíamos de casa, voltando só bem tarde da noite (porque era impossível ficar lá dentro). Durante estes dias a cidade estava com heat warning e mesmo explorar ela foi difícil por conta do calor extremo. Mas mesmo assim conseguimos passear pelo Stanley Park, almoçar em Granville Island, ver o pôr do sol em Kitsilano Beach e fazer um trecho da lindíssima estrada Sea do Sky, parando para fazer uma trilha em uma cachoeira (Shannon Falls em Squamish) e até curtindo a praia em Lions Bay. Nesta nossa busca por lugares para comer em Vancouver encontramos um restaurante brasileiro pertinho de onde estávamos hospedados – Boteco Brasil – e comemos lá alguns dias. Uma delícia!

Quando eu perguntava para as pessoas o que fazem em Vancouver com crianças a maioria dizia: vá no Fly Over Canada. Esta atração é um simulador que faz com que você sinta que está voando por todo o Canadá. A atividade toda dura 25 minutos, sendo 8 deles com você “voando” no simulador. Fomos nós 4 (o limite de altura é 102cm e Ian é bem mais alto que isso). Mas, adivinhem? Ian morreu de medo e no minuto 1 já começou a gritar e berrar, querendo sair. Então ficamos 7 minutos tentando acalmá-lo (Juliano praticamente não viu nada). Thomas AMOU! Eu achei incrível e muito real mesmo. Amei a experiência e quero fazer novamente em uma outra oportunidade, de preferência sem choros.

No sábado – dia do aniversário de 4 anos do Ian – fomos para nosso próximo destino: Summerland, cidadezinha na região de Okanagan Valley. Já fizemos o trecho Vancouver – Rochosas de carro antes, mas nunca paramos para explorar esta região. Então achamos que fazia sentido incluir uma semana inteira durante esta viagem cruzando o Canadá, especialmente por termos achado um ótimo Airbnb e termos que trabalhar bastante nesta semana.

Viemos pelo vinho, ficamos pelas praias. Eu sabia que a região era cheia de vinícolas e restaurantes incríveis, mas não imaginava que iríamos encontrar tantas praias ótimas, com água cristalina e quentinha e com ótima estrutura (banheiros, parquinhos e splash pads). Todos os dias que estivemos na região fomos para a praia – todos nós, porque a maioria delas tem uma área pet. Os dias em Okanagan Valley se resumiram a trabalho pela manhã, praia no início da tarde e jantar em uma vinícula ou restaurante. Ainda escrevo este post aqui e ainda temos vários lugares para explorar na região, então prometo que irei criar um post com algumas dicas do local e mais fotos. Até agora esta foi a maior e melhor surpresa da viagem!

Destaques deste trecho da viagem que eu não quero esquecer:

  • Caminhando por Bandon Beach e Cannon Beach na costa de Oregon você encontra vários voluntários para explicar sobre a natureza do local. Eles falaram que todas as rochas que vemos na costa são muito mais que uma rocha: são a casa de diversas espécies de aves e também o local onde eles cuidam dos filhotes. Estes voluntários mostraram para os meninos criaturas marinhas grudadas nas rochas e eles ficaram fascinados. Foi incrível aprender naquele local!
  • Quando estávamos almoçando na Granville Island em Vancouver olhamos para o céu e vimos um show de aviões. Perguntamos e falaram que havia um evento naquele dia na cidade, com fogos à noite. Fomos então para Kitsilano Beach com saco de dormir para servir de toalha de picnic e ficamos lá das 7pm até 10pm (quando os fogos começaram), curtindo o agito, o pôr do sol e a música. Os meninos amaram e nem reclamaram de ficar tantas horas esperando. Foi muito especial.
  • Um dia antes do aniversário do Ian fomos jantar feijoada no restaurante brasileira e havia música ao vivo. Eles então vieram até a nossa mesa cantando parabéns com banjo e pandeiro e trazendo um bolo com uma vela. Eu fiquei emocionada e foi muito especial: realmente não há no mundo povo mais acolhedor que o brasileiro!
  • O aniversário do Ian de 4 anos foi comemorado na estrada – e ele amou! Começamos o dia levando ele na Toys’R’Us para ele escolher seu presente. E depois ele pediu para comer bowl com arroz e frango do Tim Hortons. Quando chegamos em Summerland eu organizei uma mesa com algumas coisas que comprei na Party City de tema Mario e ficou uma graça. Não foi bem como planejei mas Ian estava com um sorriso largo, o que me fez refletir em como as crianças precisam de tão pouco para serem felizes.
  • Meninos tomaram banho de rio no parque provincial de Shannon Falls e amaram! Aliás, não só eles tomaram mas eu, Ju e Ella. Foi uma delícia!

Espero que estejam gostando dos posts de viagem. Não está sendo fácil os escrever por conta do trabalho + passeios, mas eu quero deixar os momentos registrados aqui para nunca mais esquecer, porque está sendo incrível conhecer lugares tão lindos em família.

Se você quiser ler o post 1 clique em Cruzando o Canadá: Diário de Viagem 1.

Se você quiser ler o post 2 clique em Cruzando o Canadá: Diário de Viagem 2.

Se você quiser ler o post 3 clique em Cruzando o Canadá: Diário de Viagem 3.

1 comentário em “Cruzando o Canadá: Diário de Viagem 4”

  1. Que delícia está sendo acompanhar vcs em mais está aventura! Te sigo desde 2013 e super admiro vocês em todos os sentidos! Teu jeito de ser, te mostrar como tu és e não ficar romantizando nada… Amoooo!!!! Parabéns pelo blog, pelo insta e pela família lindas que tens!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *