Pular para o conteúdo

Cruzando o Canadá: Diário de Viagem 2

Continuando os textos com detalhes da nossa viagem cruzando o Canadá neste verão, desta vez ficamos mais “parados” mesmo, curtindo uma única cidade e trabalhando muito. Abaixo trago detalhes dessa segunda semana cruzando o Canadá e passando por lugares que nunca tínhamos visitado antes (porque desde então já tínhamos conhecido todos os locais por onde havíamos passado).

Diário de viagem: Dias 8-14 (1 de julho até 7 de julho)

Quando saímos de Thunder Bay a idéia não era fazer os 700km entre a cidade e Winnipeg direto. Tínhamos uma reserva de camping no Aaron Provincial Park e o plano era dormir por lá e depois seguir viagem para Winnipeg. Mas olhando o site da previsão do tempo vimos que havia muitos mosquitos e não achamos que iríamos curtir. Então decidimos fazer o trajeto todo em um dia. Saímos cedo (6am) e como mudamos de time zone no meio do caminho (ganhamos uma hora), no fim chegamos em Winnipeg relativamente cedo (3pm no horário local).

Durante o trajeto paramos duas vezes: uma em Ignace (cidadezinha na beira da highway com 1200 habitantes) para carregar o carro e uma em Kenora, também para carregar o carro mas aproveitamos que era Canada Day e exploramos um pouco a cidade. Kenora, anteriormente chamada de Rat Portage, é uma pequena cidade situada na região chamada Lake of the Woods em Ontário, pertinho da fronteira de Manitoba, e cerca de 210 km a leste de Winnipeg por estrada. O local possui vários restaurantes e hotéis, mas devo confessar que quando olhamos os reviews dos hotéis nenhum deles nos animou. Estacionamos perto do Husky the Muskie (uma escultura de peixe enorme, de 1967) e caminhamos ao redor do lago até o centro da cidade onde tinha festa de Canada Day com atividades para as crianças, música e comida. Os meninos AMARAM! Ficamos no local quase 2 horas e depois seguimos viagem para Winnipeg.

Eu havia lido que você consegue notar quando chegou em Manitoba mesmo se não houvesse placas. E isso porque realmente a região de lagos e a vegetação de pinheiros nas pedras dá lugar a uma terra muito plana. A diferença realmente é super visível.

Chegando em Winnipeg fomos para o primeiro dos 3 locais que nos hospedamos. Isso porque a cidade ofereceu uma hospedagem de 2 noites em um hotel mas como decidimos chegar um dia antes na cidade não conseguimos reservar para o mesmo local. E depois destes 3 dias em 2 hotéis fomos para um Airbnb na região nordeste da cidade para termos mais espaço e podermos trabalhar bastante, já que nas próximas duas semanas estaremos de férias e não iremos trabalhar. Pausa aqui para dizer que até agora tanto eu quanto o Ju estamos trabalhando full-time e muitas vezes à noite. Temos a flexibilidade de poder trabalhar de casa e isso é ótimo – e foi o que tornou esta viagem possível – mas acaba sendo um pouco cansativo trabalhar de hotéis. O Airbnb que alugamos não era grande mas tinha tudo que a gente precisa: dois quartos, um quintal e uma sala espaçosa. Ah, e máquina de lavar e secar roupa, super importante já que estava há uma semana sem lavar e tinha dois sacos cheios de roupas sujas.

Ficamos uma semana em Winnipeg e foi maravilhoso. Amamos a cidade, o verde, as pessoas, o clima (choveu apenas um dia), o céu. Conseguimos “descansar” e nos preparar para as próximas 2 semanas dessa aventura, que vão ser uma loucura – praticamente viajando 10 dias e passando por parques e lugares mais remotos e com menos conforto. Nos próximos dias também será meu aniversário (40 anos) e estou animada de passar ele no lugar mais incrível que eu já visitei na vida (alguém ai adivinha onde é?).

Destaques deste trecho da viagem que eu não quero esquecer:

  • Thomas e Ian jogando futebol no The Forks com as crianças locais. Perguntaram se podiam participar e como a resposta foi positiva jogaram daquela maneira louca – sem time e sem goleiro – mas foi divertido de assistir.
  • O vizinho da casa que alugamos pelo Airbnb tem vários passarinhos coloridos que ficam soltos no quintal e quando fomos lá fora comer eles vinham encima da gente e os meninos amaram. Eu morria de medo da Ella comer um, então ficava de olho.
  • Não sabíamos que estaríamos passando pelo “centro do Canadá”. Quando fizemos o trajeto SSM > Thunder Bay paramos em uma placa mostrando o centro da Highway One (estrada principal que corta o Canadá) e achei que o centro do país seria ali. Mas o centro longitudinal do Canadá está no leste de Winnipeg (30 minutos) na longitude 96° 48’ 35” W. Passamos por lá, batemos foto e os meninos escreveram o nome na placa.
  • Ella passou os dias do Airbnb no topo do sofá olhando pela janela. Ela AMA movimento e agito e adora ficar observando tudo que se passa na rua. Latiu bastante e ficou agitada porque tinha muitos coelhos soltos na rua.
  • Quando chegamos no hotel que a cidade nos ofereceu recebemos uma sacola enorme de presentes da cidade, incluindo ursinhos polares de pelúcia. Aqui na cidade há um zoológico com ursos polares resgatados e que faz o maior sucesso. Eu recebi um montão de mensagens perguntando se iríamos visitá-los mas eu não gosto de zoológicos e não levo os meninos em lugares assim. Não com eles tão pequenos.
  • Mesmo que eu vá escrever sobre as atrações de Winnipeg eu não posso deixar de colocar aqui o quão impactante foi visitar o Canadian Museum of Human Rights. E a primeira exposição que visitamos no local foi sobre preconceito e como ele está em vários lugares. Em um mundo de aparências onde tem gente na internet vendendo consultoria de estilo e te ensinando a moldar a sua aparência para vender, eu realmente fiquei tocada pelo que eu li e vi. E que bom que meus filhos estavam comigo porque assim eles conseguiram – mesmo que de uma maneira bem superficial – entender um pouco sobre direitos humanos e sobre nosso papel no mundo.

Se vocês quiserem ver fotos específicas sobre os lugares que passamos é só procurar por os posts com dicas de viagem (vou postar sobre tudo que visitamos em Winnipeg em breve, em um post com um monte de dicas). Nos posts dos diários eu somente coloco fotos de momentos diferentes e coisas que quero lembrar quando ler estes textos daqui a alguns anos. Amanhã seguimos viagem para oeste e mostrarei tudo no instagram e depois aqui no blog em forma de posts de dicas e diários de viagem.

Se você quiser ler o post 1 clique em Cruzando o Canadá: Diário de Viagem 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *