Pular para o conteúdo

Atividades extracurriculares para crianças em Toronto e arredores

Uma das perguntas que eu mais recebo no assunto maternidade é sobre atividades que os meninos fazem fora da escola. E essa curiosidade vem muito da tradição que temos no Brazil em colocarmos as crianças para fazer alguma atividade depois que a escola acaba. Devo falar que aqui é bem comum também, não só entre mães brasileiras. Eu confesso que tenho minha opinião dividida porque acho que, em tempos normais, as crianças já ficam muito tempo na escola (9am-3pm) e depois disso eu acho saudável ir para casa brincar e ter tempo com a família.

Ian nunca chegou a fazer atividades extracurriculares porque a pandemia chegou e ele ainda era pequeno (1 ano). Thomas fez várias: natação, aula de Português, esportes (basquete, futebol), e patinação no gelo, além de aulas de Português uma vez por semana na escola que estudava em Toronto. Baseado na minha experiência e minhas pesquisas eu selecionei para vocês uma lista de atividades extracurriculares comuns aqui no Canadá e alguns dos lugares recomendados por outras mães ou que já testamos e aprovamos.

Natação

Thomas começou a fazer aulas de natação com 1 ano e amava. Paramos por um tempo e quando voltamos a professora foi um pouco “grossa” (i.e. empurrou ele água abaixo) e ele parou de curtir e nós paramos de levar. Ai a pandemia veio e não fizemos mais aula, mas está nos planos voltar. Eu acho importante que as crianças saibam nadar e se acostumem com água desde pequeno. O Ian nunca fez aula e eu sinto a diferença dele e do Thomas na mesma idade: Ian não sabe o que fazer no lago. Eu tenho um post com uma lista enorme de escolas de natação em Toronto e arredores – este aqui. Se você tem piscina em casa uma opção é fazer aulas particulares. Vale também falar que os community centres possuem aulas o ano todo com ótimos preços mas nunca conseguimos vaga.

Esportes em grupo

Thomas já fez aula de futebol na Little Kickers e amamos a experiência. Eu contei mais detalhes aqui, mas em resumo achamos tudo extremamente organizado e didático. Ele fez as aulas no inverno e era em um ginásio de uma escola, mas no verão eles fazem aulas em parques da cidade e parece ser incrível. Thomas também fez aulas de basquete através da empresa True North – leia aqui – e também curtimos muito a experiência. Uma coisa negativa foi no ano que o Raptors estava indo super bem na liga – e até foi campeão – e achei a aula muito cheia, às vezes era difícil dele interagir. Um esporte muito comum por aqui é o ice hockey e vários centros comunitários e espaços oferecem aulas para os pequenos, o ano inteiro. Thomas nunca fez mas fica aqui a dica se você quiser colocar seu filho para praticar um esporte tipicamente canadense.

Aulas de dança

Uma das atividades extracurriculares mais comum é a dança. Assim como no Brasil aqui também há muitas escolas de dança e opções para colocar as crianças para gastar energia. A diferença que vejo é que aqui você vê tanto meninas quanto meninos participando destas atividades o que parece que não é o que acontece no Brasil. Segue abaixo a lista de algumas escolas de dança em Toronto com ótimos reviews:

Atividades do tipo STEM

STEAM é um termo comum nas escolas daqui e significa Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia) e Math (Matemática). Essas atividades são oferecidas em vários lugares e geralmente após a escola, com o objetivo de fazer os pequenos desenvolverem projetos para melhorar suas habilidades e confiança. Eu já pesquisei muito sobre estes programas e achei muito interessante – quero muito que os meninos participem de algum. Segue uma lista de alguns lugares que oferecem este tipo de atividade extracurricular:

Yoga

Claro que nós não fizemos yoga quando pequenos, mas aqui a prática é bem comum, inclusive durante as aulas de educação física da escola. Thomas AMA os vídeos do Cosmic Yoga Kids que conheceu através das aulas online durante a pandemia e eu fico sempre impressionada com o que ele pode fazer. Ele é uma criança bem agitada então acho que fazer algum tipo de yoga não seria ruim. Há vários lugares em Toronto e arredores que oferecem aulas de yoga para os pequenos. Segue uma lista de alguns deles:

Atividades diferentes

Há muitos programas que vão além das tradicionais aulas de natação e reforço de matemática. Eu fiz uma pesquisa e fiquei impressionada em como há programas diferentes para desenvolver diferentes skills dos pequenos. Segue a lista de alguns deles:

  • Lego Building: na Bricks 4 Kidz ou no Iris há programas para construir estruturas de Lego e também incluir movimento nelas (robotics).
  • Aulas de Arte: na Avenue Road Arts há aulas de desenho, pintura e arquitetura para pequenos. Há também a escola My Art Lab, que possui ótimos reviews.
  • Jardinagem: no Royal Botanic Gardens (maior jardim botânico do Canadá) fica em Burlington e oferece diversos programas sobre jardinagem.
  • Costura: se seu filho tem interesse em costura há atividades extracurriculares em Toronto na Sew Be It.
  • Empoderamento feminino: no Girl Guides sua filha pode aprender diversas habilidades de outras mulheres, com o objetivo de mostrar que meninas podem fazer o quiserem, quando e onde quiserem. Achei o programa bem interessante.
  • Matemática: o Mathnasium é uma rede de mais de 700 escolas na América do Norte com o intuito de ensinar matemática de uma maneira diferente para as crianças.
  • Escalada: crianças a partir de 3 anos podem começar a fazer aulas de escalada na Aspire Climbing que tem 3 escolas espalhadas ao redor de Toronto.
  • Instrumentos musicais: aulas para crianças aprenderem a tocar instrumentos musicais em Toronto podem ser feitas na Canada Music Academy.
  • Nado sincronizado: há uma escola em Toronto totalmente dedicada a atividades artísticas na água, a Toronto Artistic Swimming.

Espero que tenham gostado das dicas e não deixem de comentar se tem alguma atividade extracurricular que seus filhos fazem ou você gostaria que eles fizessem e não foi listada. Duas outras mães também estão postando sobre o assunto nas suas redes sociais como parte do Projeto Mães no Canadá: a Nayara do @myfamilynocanada_ e a Carol do @minhaneveecia.

1 comentário em “Atividades extracurriculares para crianças em Toronto e arredores”

  1. Adoraria algo referente a artes marciais e qual é mais indicada para crianças de 4-5 (meu filho tem 4YO de aniversário em março deste ano).

    Procuro algo que de balance, atividade com outras crianças, disciplina, e self defense mas sem incentivar violência só que não conheço muito. Estou entre karatê e taekwondo.

    Também amaria ver tua posição em colocar as crianças agora nessas atividades por causa do covid.

    Obrigada!
    Paula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *