Pular para o conteúdo

Delícias brasileiras: onde você as encontra em Toronto e seus correspondentes canadenses

Não adianta: você pode sair do Brasil mas há certas coisas do Brasil que não saem de você. E uma destas coisas é certamente o gosto pela comida brasileira que, vamos combinar, é deliciosa. Nos meus primeiros anos no Canadá eu ia para o Brasil com muita frequência e lembro de chegar lá e querer comer algumas delícias específicas que a gente não achava por aqui. Mesma coisa quando a família vinha do Brasil: sempre tinha algumas guloseimas na mala. Hoje eu preciso dizer que a gente encontra praticamente TUDO que a gente quer comer do Brasil aqui em Toronto – ou a gente adaptou o nosso paladar para alguns produtos semelhantes que encontramos aqui.

Este post é do projeto 6 on 6 Canada onde blogueiros brasileiros que moram no Canadá desenvolvem um texto postando 6 fotos e elaborando ele com listas de 6 dicas. Para este post eu quis fazer diferente: selecionei algumas delícias brasileiras e falei onde vocês podem encontrá-las (incluindo marcas preferidas) e substitutos canadenses.

Requeijão

Não, você não vai achar requeijão nos supermercados tradicionais canadenses como estamos acostumados. Há sim uma marca que vende um spreading muito semelhante ao requeijão – esta aqui – que eu devo confessar que amo até mais que requeijão, mas é mais salgado e não é a mesma coisa. Um requeijão que é feito aqui no Canadá e eu provei recentemente e amei é o Nuuh. Você encontra esta marca e outras para vender no Brazilian Market.

Feijão (e acompanhamentos)

Você encontra feijão (grãos) aqui nos supermercados: black beans, pinto peans, red kidney e outras variedades. Há diversas marcas e o preço é super em conta. Eu nunca encontrei feijão do tipo carioca nos supermercados normais, então acabamos sempre comprando no Brazilian Market. Se você também procura uma marca brasileiras destes grãos – como o Camil ou o Caldo Bom – é lá que vocês encontram. Farofa você também não encontra com frequência nos supermercados daqui e pode comprar no Brazilian Market. Uma dica que recebi uma vez de uma amiga é comprar bread crumbs, que é vendido em qualquer supermercado e é uma farinha feita de pão seco que fica deliciosa para fazer farofa. Agora, se você quer comer feijoada e não quer se preocupar em cozinhar, a dica é o The Feijuca.

Batata Palha

Você não vai encontrar batata palha nos supermercados regulares do Canadá – pelo menos não na maioria. Mas, no corredor de salgadinhos, você irá encontrar um produto em formato de batata palha que é delicioso: a Hickory Sticks. Esse produto é uma batata palha mais grossa e com gosto mais forte, porque tem condimentos. Eu acho deliciosa e sempre temos em casa, apesar que devo confessar que a batata palha extra fina brasileira é a minha favorita – olha ela ai na foto em destaque mostrando que está sempre presente nas minhas compras mensais no Brazilian Market.

Massa de pastel

Pastel é uma delícia não é gente? Pois nos supermercados portugueses e mercados brasileiros online vocês encontrar massa de pastel para fazer esta delícia. Um substituto que você encontra nos mercados canadenses é o puff pastry, que são folhas de massa para você fazer qualquer tipo de delícia, que quando utilizados ficam parecidos com o pastel. Já adianto aqui que não é a mesma coisa mas quebra um galho se a vontade vier.

Polpa de fruta

Eu compro muita fruta congelada aqui no Canadá. Acho prático e os meninos gostam de tomar sucos e smoothies feitos com as frutas geladas. As frutas muito comuns são manga, morango, frutas vermelhas, pêssego e uma mistura de algumas delas. Dificilmente você vai encontrar açaí, polpa de caju, abacaxi ou maracujá congelados nos supermercados tradicionais do Canadá. Mas, não se preocupem porque vocês encontram tudo isso nos mercados brasileiros, como no Brazilian Market.

Carnes

Os cortes de carne por aqui não são os mesmos do que estamos acostumados com o Brasil. Devo confessar também que demorou um tempo para a gente se acostumar com a carne aqui, porque o gosto é diferente. Hoje a gente gosta muito mas demorou. Segue abaixo algumas nomenclaturas para você entender como são chamadas algumas das carnes comuns no Brasil aqui no Canadá:

  • Ground Beef: carne moída
  • Short-ribs: costelinha
  • Top Sirloin: alcatra
  • Top Sirloin Cap: picanha
  • Beef Tenderloin: fillet mignon
  • TBone: chuleta
  • Boneless Prime Rib: costela sem osso
  • Flank steak: fraldinha

Se você quer saber mais sobre comidas e produtos brasileiros em Toronto e no Canadá segue alguns posts imperdíveis:

10 lugares onde você pode comer comida brasileira em Toronto

Comprando online produtos brasileiros com o Brazilian Market

15 produtos brasileiros que encontramos em Toronto e seus possíveis substitutos

Produtos dos supermercados do Canadá que a gente não vê muito no Brasil

Lista de supermercados internacionais em Toronto e arredores

Espero que tenham gostado do texto. Por fim, segue abaixo os participantes deste projeto que estarão postando em seus blogs hoje sobre este tema.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é mapa_6on6_2021-720x569.jpg

Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
Sala da Nanda (Nanda, Ottawa)
Mariana Day Blog (Mariana, Calgary)
Vivendo em Hamilton (Reinaldo, Hamilton)

1 comentário em “Delícias brasileiras: onde você as encontra em Toronto e seus correspondentes canadenses”

  1. Muito legal o seu post, Gaby!
    Depois dá uma olhada no meu blog, adoraria receber o seu feedback. Compartilho receitas brasileiras e dicas de comidas e restaurantes em Halifax.
    Bjos, Li.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *