Pular para o conteúdo

2 anos de muito amor

Quando eu penso na minha jornada para me tornar mãe – leia aqui – eu consigo ainda sentir toda a ansiedade, o medo e a felicidade envolvidos. Apesar de nem todos esses sentimos terem sido de alegria eu me sinto privilegiada de ainda poder sentir isso, pois foram os anos mais longo da minha vida e os que me fazem ser quem eu sou hoje: uma pessoa muito melhor e, especialmente, uma mãe muito melhor. Eu sempre digo que Deus traçou “muito bem” o meu caminho e eu sou grata por tudo que eu passei, porque foram as perdas e as incertezas que me fazem ser a pessoa que eu sou hoje – e eu gosto muito dessa pessoa.

E por que eu estou falando isso? Porque hoje é o aniversário de 2 anos do Ian, o meu caçula. Eu não sei quanto a vocês, mas são em datas como esta que esses sentimentos afloram e eu lembro de tudo que eu passei antes de ter meu bebê nos braços. Lembro quando virei para o Ju e disse que “era hora” de irmos na médica e “resgatar” nossos embriões congelados. Segundo recomendações médicas eu teria que esperar uns 18 meses para engravidar novamente e foi bem quando o Thomas completou 18 meses que nós fomos começar o tratamento para ter o Ian. Lembro quando fizemos a transferência “quietinhos”e só depois contamos para a família e foi um momento só nosso e o fechamento de um ciclo de anos de incerteza e luta (porque mesmo tendo o Thomas eu não conseguia fechar este ciclo com dois embriões ainda congelados). Lembro do resultado positivo e da alegria transbordando. Lembro de contar para o Thomas que eu tinha um bebê na barriga e ele abrir um sorriso lindo. Lembro do Jojoe me cheirando diferente e querendo ficar perto de mim mais tempo, o tempo todo para ser mais exata. Lembro quando descobrimos que este novo bebê seria um menino. Lembro da escolha do nome (no mesmo dia que soubemos que teríamos um menino): foi tão fácil e tão especial.

E, claro, lembro da tensão quando eu comecei a sangrar e fui parar no hospital por 2 meses (leia aqui). Agora, o que realmente eu não lembro nesta história toda foi de sentir medo e achar que não daria certo. Porque o Thomas era pequeno eu não queria que o Juliano passasse muitas noites no hospital comigo. Apesar da minha sogra e depois a minha mãe estarem aqui dando todo o suporte, eu não queria que meu filho ficasse sem mãe e pai ao mesmo tempo. Eu estava bem e não me sentia sozinha. Nenhum dia fiquei nervosa e aguentei firme e calma os 2 meses no hospital. E ele chegou na data que estava programado – 30 de julho – para me ensinar muito.

Sim, todos os filhos ensinam muito para seus pais. Isso é super clichê. Mas o Ian realmente ensinou muito para mim – e olha que eu achava que sabia muita coisa. Thomas sempre foi independente e Ian muito apegado. E com isso ele me ensinou a desacelerar e me mostrou como um cochilo na tarde, um mama demorado e um carinho calmo fazem bem. Quem me conhece sabe que eu sou super ativa e Thomas é assim também: estamos sempre ligados e sempre querendo fazer algo. Ian não: Ian é calmo e fez tudo no seu tempo. Andou mais tarde, falou mais tarde… e me ensinou que não tem nada de errado em fazer as coisas mais lentamente e não tem nada errado em relaxar e curtir o momento sem fazer nada. Ao mesmo tempo ele é observador e comeu sozinho com colher PERFEITO antes do 1 ano e é ótimo com caneta e jogos de encaixar.

Tão diferentes e tão iguais. E igualmente especiais. O amor que eu tenho pelos meninos dói por ser tão grande… é daqueles que eu nem consigo descrever. Ser mãe é algo que eu sempre sonhei e poder realizar duplamente foi muito importante para mim, pois me fez acreditar que eu posso tudo. Não tem desafio que eu não aceite e eu levo esse ensinamento para todos os aspectos da minha vida e, como disse, os desafios que passeios para ser mãe e durante a gravidez dos meninos (a do Thomas também não foi fácil) realmente me faz uma pessoa melhor. A celebração dos aniversários dos meninos é mais minha do que eles, porque eu celebro a Gabriela que foi atrás do seu sonho e conseguiu. E meu sonho sempre foi ter dois filhos, então a data de hoje é certamente parte desta conquista. E são 2 anos já amando demais e aprendendo demais com meu menino de sorriso fácil mas tímido. São 2 anos da nossa família completa, embora agora ela nunca mais será a mesma.

Hoje vamos celebrar MUITO, mesmo no meio da pandemia: vai ter bolo, vai ter Batman (ah, como ele ama o Batman), vai ter presente, vai ter vídeo com a família… e vai ter muita reflexão, muito agradecimento e muito amor. Relembrarei com carinho da sua chegada e também de quando ele chegou aos meus braços para não sair mais, literalmente (quem conhece o Ian sabe do que estou falando). Desejo que a vida desse meu menino seja repleta de realizações e que um dia ele saiba o quanto foi sonhado e o quão difícil foi para a gente ter ele, mas nunca desistimos. Espero que ele se inspire na sua própria história para lutar por tudo que ele quiser.

8 comentários em “2 anos de muito amor”

  1. Happy Birthday Ian! A tia Desa celebra muito a sua vida com gratidão pelo cuidado de Deus com sua mamãe e com você em todo tempo de sua gestação! Hoje nós celebramos você, esse menino apegado, alegre e muito inteligente! Também celebramos sua mamãe, essa mulher inteligente, corajosa, dedicada, disciplinada, feliz e de uma espontaneidade singular. Celebramos todos as bençãos que Deus trouxe e ainda trará para essa família linda através da sua vida, querido Ian! Aproveite o seu dia! Com certeza ele será mais que especial! Feliz Aniversário! ??

  2. Essa Gaby não é “fraca”…inteligente, esperta, amorosa, ligada no mundo, apaixonada pela família, doutora, cidadã canadense…e muito mais. Admiro mto vc! Qdo eu voltar a Toronto quero te encontrar ( na minha última ida não foi possível encontra-la pq apreciamos a estadia. Parabéns pra família e pra este menino lindo! Saúde!

  3. Feliz aniversário!!! Ian!! Lindão rsrss!
    Que Deus permaneça com você nesta caminhada chamada vida. Que você cresça sendo um homem de bem.
    Desejo muito saúde e alegria em toda sua vida.

    Parabéns por ser a mãe que é Gaby!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *