Pular para o conteúdo

Vantagens e desvantagens de escolher Toronto para morar

Fazer um intercâmbio no Canadá está super em alta neste ano, já que aqui você não só aprende inglês e a cultura canadense, mas ter a experiência de viver em uma das cidades mais multiculturais do mundo. Quando o Canadá é escolhido para aquela viagem dos sonhos sempre fica a dúvida: qual cidade escolher? Muitas pessoas optam pelas cidades grandes – como Toronto – e outras escolhem cidades menores para, segundo eles, “terem a real experiência de viver no Canadá”. Eu já moro em Toronto a 8 anos e apesar de só ter morado aqui (isto é, nunca morei em outra cidade aqui no Canadá) eu resolvi escrever este texto com 5 vantagens e 5 desvantagens de escolher Toronto para morar. Notem que esta é a MINHA OPINIÃO e o que eu acho baseado no MEU estilo de vida. Cada pessoa é única e talvez o que eu observo como vantagem pode não ser considerada uma vantagem por você.

5 Vantagens

Maior oportunidade de trabalho: sim, estar vivendo no centro financeiro do Canadá – onde as principais empresas do país e do mundo tem sede – pode ser algo que te trará mais oportunidades para conseguir emprego. Claro que você tem que adaptar seu currículo e realmente lutar por aquela vaga, mas se você estiver qualificado as chances de conseguir um emprego são bem maiores aqui do que em cidades pequenas.

As melhores escolas e universidades: se você busca estudar por aqui saiba que Toronto possui muitas opções de escolas de inglês e as melhores universidades do país, sendo a principal delas a Universidade de Toronto, que foi a principal razão de eu me mudar para cá. Claro que estudar fora do país pesa bastante no seu currículo, mas já vi muita gente se decepcionar com o curso escolhido, especialmente quando a instituição de ensino não foi bem escolhida. Então vale pesquisar bastante sobre o seu curso e ver também a reputação da instituição escolhida, que vai pesar bastante no seu diploma.

Aeroporto com vôos para as principais cidades do mundo: se você gosta de viajar, se seus familiares tem a pretensão de visitar você com frequência e se você quer usar sua estada no Canadá para conhecer outros lugares do mundo, vale a pena escolher Toronto. Isso porque o Pearson Airport é o principal aeroporto do Canadá e de onde saem os vôos diretos para o Brasil e para várias outras cidades do mundo. Isso reflete nos preços – nada de escalas – e também na variedade de vôos. Para nós, por exemplo, que amamos viajar, este foi um fator que pesou na hora de escolher Toronto.

Vida cultural e social será ativa: Toronto possui inúmeros bares, restaurantes, festivais e os principais shows que rolam nos Estados Unidos passam por aqui. Claro que o fato disso existir não quer necessariamente dizer que você vai aproveitar, mas preciso dizer que mesmo que você esteja sem grana em um mês ou que não curta um ou outro evento, sempre terá algo gratuito acontecendo e sempre tem algo diferente que você irá curtir. Um dos pontos de eu e meu marido não conseguirmos sair do centro de Toronto – e morar no subúrbio – é que amamos este agito de Toronto, amamos comer fora, amamos museu e a vida cultural e sabemos que só Toronto pode suprir esta nossa vontade de ser ativos socialmente e culturalmente, mesmo com filhos.

Os melhores hospitais do país: eu não sou super fã do sistema de saúde do Canadá, mas todas as vezes que eu precisei eu fui muito bem atendida e foi através dele (e seus médicos especialistas) que consegui ter meus filhos. E quando falo de precisar não falo de uma ida a um walk-in clinic porque estava com febre ou desidratação, falo de cirurgias e problemas mais sérios que passei por aqui. Eu acho que quando você realmente precisa o sistema de saúde daqui do Canadá funciona e é em Toronto que você encontra os principais hospitais do país, especialistas em crianças (Sick Kids), gravidez de risco (Mount Sinai Hospital), problemas cardíacos (Toronto General Hospital), reabilitação (Toronto Rehab) e muitos outros. Confesso que é um alívio saber que moro aqui e se eu precisar de algum especialista eu sei onde ir e que serei bem tratada, apesar da minha relação conturbada com o sistema de saúde do Canadá.

5 Desvantagens

O preço absurdo dos aluguéis e imóveis: Toronto é hoje a 21ª entre 293 cidades do mundo quando se trata de inacessibilidade, segundo o 14th Annual Demographic International Housing Affordability Survey. Simplificando, 272 cidades (de um total de 293) são mais baratas para viver do que Toronto em 2018, isso incluindo cidades na Austrália, Canadá, Hong Kong, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Cingapura, Reino Unido e EUA. Não está fácil pagar aluguel aqui e comprar uma casa está quase beirando o impossível, com a média de preços de casas quase chegando a 1 milhão e meio de dólares canadenses.

A violência: apesar de várias reportagens apontarem para o fato do crime de Toronto ter baixado nos últimos anos e da cidade ser considerada a cidade mais segura da América do Norte, ainda assim Toronto é uma cidade grande e possui sim crimes e furtos. Então se você quiser se sentir 101% seguro talvez Toronto não seja a melhor cidade do Canadá para você morar.

Tráfego, congestionamento e pouco acesso do metro a todas as regiões: Toronto possui uma boa infraestrutura de estradas e rodovias, com várias pistas, mas mesmo assim há muito congestionamento porque a cidade é sim muito cheia. As pessoas que moram em Toronto tem um tempo média de viagem de 65 minutos, o mais longo de toda a província de Ontário (ou seja, para ir para o trabalho os Torontonianos levam em média mais de 1h para chegar). Ai você pensa: vou usar o transporte público e evitar este trânsito, já que aqui temos trem, ônibus, streetcar e metrô. Os meios de transporte daqui estão sempre cheios na hora do rush e nem todos eles chegam em todas as regiões da cidade, especialmente o metrô que eu considerado bem limitado.

A falta de “Canadenses”: Toronto é multicultural e eu considero isso a melhor parte de morar aqui. Mas se você quiser viver como um Canadense ou explorar a cultura do Canadá (sem a influência de outras) eu acho que Toronto não é a cidade que você deve escolher. A principal característica daqui é ter todas estas culturas e esta mistura de gente (que eu AMO), que muitas vezes não é o que pessoas buscam quando querem vir para cá.

A competitividade na hora de escolher uma creche ou boa escola para o seu filho: muitas famílias buscam morar fora de Toronto porque aqui as creches são caras e super competitivas (temos que colocar o nome dos nossos filhos em listas de espera assim que descobrimos que estamos grávidas – e quando nem sabemos o nome deles). E no caso das escolas elas também são bem competitivas e nem sempre conseguimos vaga naquela escola que queremos, já que Toronto tem sim muita gente. E, posso estar errada, mas ouvi dizer que as escolas nas cidades menores são mais novas e com mais vagas, o que pode ser um ponto que famílias que venham para cá escolham morar fora de Toronto.

E ai, o que acharam dos meus pontos? Vou adorar saber a opinião de vocês e também o que vocês consideram vantagens e desvantagens de escolher Toronto para morar.

6 comentários em “Vantagens e desvantagens de escolher Toronto para morar”

  1. Ei Gabi, estava lendo sobre a questao de comprar um imovel em Toronto e o que me assustou bastante foi alem do preco do imovel, o que se deve esperar gastar para manter esse imovel (imposto de propriedade, aquecimento/resfriamento, seguro e manutencao). Vi sugerindo esperar gastar em torno de 5% do valor do imovel anualmente para essas despesas. Na sua opiniao de quem tem casa propria esse valor e aproximado da realidade?

  2. Acho que Ottawa possui se não a melhor infra estrutura de hospitais de todo o país (até mesmo melhor que Toronto), está com certeza entre uma das melhores de todo o Canadá. Isso por ser sede do Governo Federal, capital do país.

  3. Well well people are great, morei em Boston US por 15 anos, voltei a Braza
    Agora pergunto sem resposta, temos retornos financeiros +- 8,500.00 CAD/Mes
    Somos em 3, a criança com 4 anos Toronto pode nos acolher?
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *