O preço de ter sua casa em Toronto

IMG_1992

Como em qualquer outro lugar do mundo aqui no Canadá você também tem que pagar as famosas “contas mensais”, que incluem, entre outras, água e luz. Quando mudamos para cá alugamos um apartamento por 1 ano e no valor do aluguel já estavam incluídas todas essas contas, e maintenance fees do prédio (espécie de condomínio, que é pago mensalemente – explico mais abaixo). Aliás, fica aqui a dica: quando for alugar sempre pergunte se estes valores estão ou não inclusos no aluguel. Porém, decidimos ter nossa casa própria, e isso exigiu um super planejamento pois você deve pagar muito mais do que somente as continhas de luz e água. Segue uma lista das contas mensais que você deve pagar para ter sua casa própria aqui em Toronto.

Property Taxes

Este imposto sobre a propriedade é um valor pago anualmente que vai depender do valor avaliado de sua casa. Clique aqui e calcule o property taxes da sua propriedade em Toronto. Por exemplo, em uma propriedade que vale C$300,000 você deverá pagar uma taxa de C$2,116.81, do qual C$585.00 vai para Educação, C$1,524.36 vai para melhorias da cidade, e C$7.45 vai para o transporte público. Um parênteses aqui: acho fantástica a maneira com que todo o dinheiro é direcionado para o bem do cidadão de uma maneira bem transparente.
**Este valor é pago pelo proprietário do imóvel caso você esteja alugando.

Home Insurance

O seguro de casa é obrigatório para quem paga mortgage (financia seu imóvel) e o valor varia muito. No geral não é um valor absurdo e fica em torno de C$20 à C$100 por mês (mas não é regra, pois depende de muitos fatores).
**Alguns proprietários exigem que você tenha um home insurance quando alugar um imóvel. Pergunte antes de alugar ou veja se há alguma cláusula referente a isso no contrato.

Utility Bills

A prefeitura de Toronto é responsável por cobrar esta taxa, que inclui o serviço de água e esgoto da sua casa e também de coleta de lixo. Neste valor você paga por uma série de serviços, como o fornecimento e entrega de água para sua casa, instalações de tratamento de água, teste de chumbo, a leitura do medidor de água, o uso e manutenção do esgoto, substituição dos medidores de água, reparos de instalação e serviço de linha. A conta pode chegar na sua casa trimestralmente ou mensalmente, dependendo da quantidade de água que você usar (em casas geralmente é trimestral e em condomínios é mensal). Para entender sua conta clique aqui. Para maiores informações clique aqui.
**Como disse anteriormente, em alguns aluguéis as utility bills estão embutidas no valor do aluguel e em outras não. No nosso caso, nossa utility bill está embutida na nossa maintenance fee e há algumas regras por aqui (como por exemplo não se pode lavar carro no condomínio).

Hydro Bill

Hydro Bill é a conta de luz daqui. Apesar do nome “hydro” remeter à água, eles usam este nome para eletricidade já que praticamente toda ela vem da hidroeletricidade (ou de hidroelétricas). Uma das coisas mais legais (talvez legal não seja a palavra certa, mas não encontrei outra) é que aqui temos o TOU (Time-of-Use Pricing ou preço para horário de uso) que mostra os horários de pico de cada estação e os horários que devemos evitar para que nossa conta não venha muito alta. Nós seguimos estes horários à risca aqui em casa. Veja abaixo os valores (os de vermelho são o dobro se comparados com os em verde). Para maiores informações clique aqui.
**A conta de luz é bem cara no Canadá (eu acho pelo menos) e a média da conta para uma casa de 3 quartos, por exemplo, fica entre C$125-200 por mês. Em alguns aluguéis o valor está incluso, mas geralmente os proprietários preferem que os inquilinos paguem esta conta.

Hydro_TOU_info

Gas Bill

Além da sua conta de luz (hydro bill) você tem que pagar a gas bill, que inclui o serviço de aquecimento e resfriamento da sua casa (incluindo o furnace – que pode ser alugado). As contas de gas geralmente ficam em torno de C$125-150 por mês, e podem aumentar ainda mais no inverno. Clique aqui e veja mais sobre esta conta.
**Na maioria das vezes a Gas Bill já está embutida no valor do aluguel.

Maintanance Fee

Se você mora em um condo ou conjunto de casas você terá que pagar uma taxa mensal, que funciona como o nosso “condomínio” ai do Brasil. Nesta taxa estão inclusos vários serviços, como reparos externos, pagamento de funcionários, serviço de limpeza da neve no inverno, cuidados com jardins e áreas comuns, etc. Se você mora em uma casa e não paga esta taxa não comemore ainda: especialistas sugerem que você guarde de 1-3% do valor total da sua casa por ano para ajudar com despesas inesperadas, como reparo de telhado.

Ufa, acho que coloquei todas as contas (alguém lembra de mais alguma?). Olha, eu confesso para vocês que sou bem desligada quanto a isso e aqui em casa é o maridão que organiza todas as contas mensais. Fazendo esta lista fiquei apavorada com a quantidade de taxas que temos que pagar… eu e o Joe (olha a foto dele acima olhando para todas as faturas e apavorado com a quantidade de papel). E não vamos esquecer de outras contas como celular, TV, transporte e até o próprio mortgage. Clique aqui e veja post com vários custos de se viver em Toronto.



20 Comment threads
6 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
20 Comment authors
Adriana

olá Gaby em reais R$ quanto fica tudo + ou – para eu ter uma idéia de valores, grata

Zener wagno

Olá Gabriela me chamo zener wagno gostaria muito de sair aqui do Brasil e poder mora no Canadá oque vc me fala de emprego moradia valores sou chef de cozinha

Amador Rodrigues

Gaby olá! Eu sou do Rio de Janeiro mas moro a 23 anos em MIAMI, estou indo pela primeira vez ao Canadá, final deste ano de 2017, por um período de mais ou menos 30 dias para conhecer e ver qual o melhor lugar (Cidade) para se morar aí, você poderia me dar uma dica, um lugar que tenha comércio próximo de Toronto Downtown!
Desde já muito obrigado

Amador Rodrigues

Gaby olá! Eu sou do Rio de Janeiro mas moro a 23 anos em Meu, estou indo pela primeira vez ao Canadá, final deste ano de 2017, por um período de mais ou menos 30 dias para conhecer e ver qual o melhor lugar (Cidade) para se morar aí, você poderia me dar uma dica, um lugar que tenha comércio próximo de Toronto Downtown!
Desde já muito obrigado

[…] O preço de ter uma casa em Toronto […]