8 motivos para estudar inglês online com aulas particulares

Não adianta: se o seu sonho é vir morar no Canadá você terá que aprender uma nova língua. E se sua cidade escolhida for Toronto esta língua é o inglês. Eu já contei para vocês em vários posts do blog (como este aqui) como vir com uma base no inglês nos ajudou a conquistarmos o que temos hoje em Toronto. E é por isso que eu SEMPRE indico que as pessoas que tem o sonho de vir para cá – para passear, estudar ou morar em definitivo – devem começar a estudar ou praticar inglês o mais rápido possível (ou seja, termine de ler este post e vá procurar um curso para você começar!).

Com a correria do dia-a-dia nem sempre é possível encontrar tempo para dedicar-se a um curso de línguas. A vida da gente é tão louca que o que queremos é chegar em casa depois de um dia inteiro de trabalho e não sair mais. E é por isso que cursos online estão se tornando tão populares. E entre estes cursos estão os cursos de inglês online, onde podemos aprender sem sair de casa. E uma startup norte-americana que trabalham com isso – a Cambly – é a minha indicação hoje para vocês. Com o Cambly você pode ter aulas particulares de inglês online e conversar com nativos da língua inglesa disponíveis na hora e no dia que você quiser, ajudando seu aprendizado e fluência da língua inglesa. O Cambly é disponível tanto na versão desktop quanto para dispositivos móveis (aplicativo para iPhone ou Android) e é super fácil de usar. Em resumo, após cadastrar-se você deve informar que quer começar a aula e o Cambly garante que um professor irá iniciar o bate-papo por videoconferência. Abaixo eu descrevo 10 motivos para você estudar inglês online utilizando o Cambly e eu falo da minha experiência com o aplicativo e com o ensino do inglês em geral.

1. Flexibilidade

A principal característica – e qualidade – do Cambly é flexibilidade. Dá para estudar a qualquer hora do dia (o Cambly funciona 24 horas, 7 dias por semana) e em qualquer lugar. A conexão com seu professor será instantânia (serviço on demand). Por exemplo, se você está no carro preso no trânsito da sua cidade pode fazer alguns minutos de aula, ou se na madrugada você está sem sono e quer ser produtivo, pode abrir o Cambly e ter uma aula. Há diversos planos de aulas que te dão esta flexibilidade tão importante nos dias de hoje: os planos podem ser escolhidos por minutos (de 15 minutos à 2 horas) e dias por semana (de 2 à 7 vezes por semana). Clique aqui e veja mais sobre os planos.

2. Possibilidade de falar com nativos em inglês de várias partes do mundo

Uma outra característica muito legal do Cambly é que há nativos de várias partes do mundo que falam inglês, como EUA, Canadá, Austrália e Reino Unido. Então se você está querendo estudar para viajar para uma região específica (ou por outros motivos) você pode escolher baseado nisso. Muitas das pessoas que você estará estudando inglês usando o Cambly são professores de inglês certificados; porém outros são profissionais de outras áreas. O Cambly tem um alto padrão de qualidade e aceitam somente 10% dos professores que se candidatam para dar aulas usando o sistema. No final de cada aula o Cambly coleta avaliações e tira da rede professores que ficam com notas baixas. Vale falar que você pode escolher falar com alguém que, por exemplo, vive na cidade que você está indo visitar ou morar, e que a conversa pode ser baseada em dicas do local e muito mais interessante. Por fim, é importante citar que há flexibilidade na hora de escolher seus professores: você pode escolher um diferente cada vez ou ter sempre o mesmo (ou o mesmo grupo). Vai de você e do que você acha que funciona mais no seu aprendizado.

3. Personalização das aulas

As aulas do Cambly são adaptadas às necessidades reais do aluno. Alguns exemplos destas necessidades são: treinar para apresentações, entrevistas de emprego, reuniões e viagens, ajuda dedicada para escrever e-mails e ler textos, tempo para tirar dúvidas, entre outros. O que eu eu achei super legal foi que quando você está se registrando no site você pode preencher seu perfil e definir importantes informações sobre como quer ser corrigido (por exemplo, no final ou após cada erro), seu nível de inglês (por exemplo, iniciante ou avançado), o foco das suas aulas (por exemplo, preparação para uma prova ou viagem) e os seus interesses (o que você gosta de fazer, ler e seus hobbies). Achei fantástico a maneira que, facilmente, você pode preencher seu perfil e o professor irá saber dados importantes seus que tornaram a aula mais eficaz e interessante. E vale lembrar que mesmo sendo iniciante o aluno não deve ter medo de tentar, porque só assim ele irá conseguir aprender.

4. Possibilidade de gravar as aulas e assistir depois

Quando eu fazia doutorado eu fiz um curso de apresentação e como parte do aprendizado todas as apresentações que fazíamos eram gravadas e nós tínhamos que assistir e ver nossa performance. E era TÃO bom para o aprendizado rever o que fizemos, o que foi muito bom e o que poderia ser melhorado que hoje quando tenho uma apresentação importante eu faço o mesmo: gravo falando para uma câmera e depois reviso tudo para melhorar. E quando eu fiquei sabendo que as aulas do Cambly podem ser gravadas e assistidas depois eu achei fantástico, porque é com certeza uma oportunidade extra – e valiosa – para aprender.

5. Facilidade na hora de se inscrever

Antes de dar a dica do Cambly para vocês eu testei o sistema. E quando fui me inscrever eu fiquei impressionada com a facilidade: fiz através do meu gmail e bastou um click – e a definição do meu nome de usuário – para eu estar cadastrada. Dá também para fazer via facebook e é tudo muito simples, exatamente como este tipo de serviço deve ser. E ao acessar o sistema tudo é também muito fácil e simples (e de certa forma intuitivo).

6. Treinar para o IELTS

Se você pensa em estudar em alguma instituição de ensino superior no Canadá ou mesmo imigrar você (talvez) precise do IELTS. Para quem não conhece IELTS é um exame de proficiência de inglês aceito por um grande números de universidades no Canadá e em outros países como Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, África do Sul e também um número cada vez maior de universidades nos Estados Unidos. Além das universidades, muitos órgãos governamentais e empresas aceitam o IELTS como teste que mostra o nível de inglês. O IELTS é dividido em quatro partes, sendo uma delas o Speaking (conversação). Para entrar no PhD da Universidade de Toronto eu precisava de uma nota super alta no IELTS (média de 8 entre todas as 4 partes) e lembro que fiz muitos simulados online. Porém, os simulados – que são ótimos e super úteis – não treinam o Speaking (obviamente), e é ai que o Cambly entra. Há a opção de você fazer aulas e simulados com professores especializados em IELTS e até examinadores da prova, aumentando ainda mais as suas chances de boas notas.

7. Estudar conversação na sua área de trabalho

Praticar conversação livre ou simular situações do dia a dia ou de trabalho com professores nascidos em países de língua inglesa é uma oportunidade que você tem utilizando o Cambly. Estas aulas são particularmente importantes para aumentar sua autoconfiança para se expressar em inglês em qualquer situação. Você pode treinar apresentações e criar situações que irá vivenciar em breve no trabalho. E, como disse anteriormente, não somente professores de inglês fazem parte do Cambly: dá para escolher nativos que sejam da sua área e ter conversações reais com pessoas que sabem termos técnicos da sua área, o que torna ainda mais real a discussão e te deixa ainda mais confiante.

8. Possibilidade de criar um hábito que pode mudar a sua vida

Se você olhar no item 1 verá que não há opção de pacotes de aulas de apenas 1 vez por semana, pois o Cambly não acredita que com apenas 1 vez por semana de prática você consegue treinar seu inglês. E isso é um ponto importante pois no caso de aprender uma língua a frase “é com a prática que se chega a perfeição” está super correta: somente estudante bastante e colocando o Cambly e as aulas online na sua rotina é que você vai conseguir aprender, treinar e aprimorar o seu inglês. E toda a flexibilidade e ferramentas disponíveis pela Cambly tornam isso de certa forma possível. Dai a grande vantagem de estudar inglês online usando um sistema como este.

Minha experiência com o Cambly

Eu fiz algumas aulas de 30 minutos no Cambly e quero compartilhar minha experiência com vocês. Em primeiro lugar achei 30 minutos um tempo ótimo, pois no meu caso que tenho criança não conseguiria ficar mais tempo e deu para aprender 3 novas palavras e ter uma ótima conversa com o professor. Falando no professor, o meu primeiro professor – e o que ilustra as fotos – era dos USA e super empolgado. Me falou que morava em Kentucky, me contou estórias da sua cidade e do seu estado e eu gostei muito, porque é o tipo de conversa que eu curto e estava alinhada com meus interesses. Falamos sobre a diferenças de acentos entre as regiões do mundo que falam inglês também. Ele é professor de inglês não só no Cambly mas em outras escolas (online e in-person) e me falou que a maioria dos seus alunos são chineses e mexicanos. Foi uma primeira aula super divertida (ele tocou até banjo para mim). Depois fiz uma aula com um professor da Inglaterra – que eu adorei porque me fez prestar mais atenção no acento e vi que tenho um pouco de dificuldade com este tipo de inglês – e com outro americano. Eu adorei o chat para comunicação e os professores iam escrevendo palavras e colocando links de coisas que estávamos conversando, tornando as aulas super dinâmicas. O saldo foi super positivo em todas as aulas e eu realmente recomendo.

Espero que tenham gostado da minha dica. Antes de fecharem um pacote eu sugiro que vocês façam um cadastro do Cambly e usem o código GABYNOCANADA para testarem uma aula de 10 minutos gratuitamente (clique aqui). Testem, vejam o que vocês acham e, se gostarem, fechem um pacote de alguns minutos por semana. Tenho certeza que este será um grande investimento no seu futuro e que com as aulas você estará mais confiante para falar inglês na sua viagem, em uma reunião importante de trabalho ou, ainda, estará mais perto do seu sonho de morar no Canadá, que é o da grande maioria de pessoas que visita o meu blog.