8 coisas que eu aprendi acampando no Awenda Provincial Park

Acabamos de voltar do Awenda Provincial Park, um parque lindíssimo em Ontario que fica na cidade de Tiny, ao norte de Toronto e às margens da Georgian Bay. Passamos o feriado todo lá acampando e sem sinal de celular – só pegávamos mesmo sinal quando íamos na cidadezinha de Penetanguishene tomar sorvete depois do almoço – e preciso dizer aqui que foi uma das experiências mais incríveis de camping que já tivemos por aqui (e olha que ano passado acampamos muitas vezes).

Se você me acompanha lá no instagram sabe que eu não sou assim uma “super fã” de acampar. Deixa eu explicar: eu amo estar em contato com a natureza e acho a experiência divertida, mas se eu puder escolher talvez um glamping ou um hotel seria mais a minha cara. Começamos a acampar ano passado por causa da pandemia – veja nosso primeiro camping neste post aqui – porque não queríamos ficar em casa e era a única maneira que achávamos segura no início do verão. Os meninos amaram e nem sei quantas vezes fizemos, mas certamente mais de 10 só naquele ano. Compramos todos os equipamentos e hoje ainda vamos, mas desta vez teve algo diferente. E abaixo vou tentar explicar para vocês.

Site sem eletricidade é possível

A primeira coisa que aprendi neste acampamento é que é possível sim pegar um site (espaço) sem eletricidade. Desta vez ficamos em um espaço no Campground do Awenda chamado Bear e, preciso dizer, me apaixonei pelo lugar. Os sites eram bem privados e enormes e passando de carro por outros notamos que os do Bear eram (talvez) os melhores mesmo. Pelo menos foi o que achamos. Nós fomos com uma família de amigos Canadenses, que já acampam a muitos anos e conhecem os parques com detalhes. Eles alugaram dois sites e nos convidaram para acompanhar eles em um. Ambos sem eletricidade. Na hora que meu marido falou eu lembro que fiquei apreensiva, mas fato é que a eletricidade não fez falta para nada. E foi perfeito demais! Se você pensar em valor a diferença é mínima – os sites não elétricos custam em torno de $7 a menos – mas acho que vale a pena ter esta informação em mente quando você estiver procurando um campsite, porque nem sempre você vai achar um elétrico.

A gente não precisa ficar com tanto medo da chuva

Este verão está sendo super chuvoso em Ontário e eu devo confessar que já cancelamos 2 campings por causa dela. Tá certo que em uma das vezes foi a decisão certa (porque o parque ficou alagado) mas eu penso que às vezes eu posso estar deixando de curtir momentos inesquecíveis e até perrengues que os meninos vão rir e se lembrar quando forem mais velhos. Nesta vez havia previsão de chuva por 2 dias – sábado e domingo. A previsão estava certa e choveu, mas estávamos preparados. Primeiro fizemos uma super cobertura com camping tarp e tivemos um ótimo espaço para podermos curtir sem nos molharmos. Em segundo, trouxemos vários jogos e brinquedos para os meninos e eles puderam se entreter sem ficar bored. E tudo sem eletrônicos, obviamente. A chuva veio, foi embora e a gente continuou curtindo.

O pôr do sol é lindo em qualquer lugar

A idéia aqui é que vocês sempre procurem saber se o parque que vocês estão tem um lugar para ver o pôr do sol. E você ir contemplar esta beleza. Eu já havia lido que o pôr do sol no Awenda era lindo e pude comprovar nesta visita. Eu e a Ella fomos juntas na Beach 1 e foi especial demais. A galera toda não quis se juntar a nós porque queriam ficar brincando então fomos nós duas rapidinho e nem preciso dizer que a praia estava cheia, afinal todo mundo gosta de curtir o calor e a água até o último minuto, literalmente. Se bem que depois que o sol se pôs ainda tinha gente na água.

Com o equipamento certo você pode comer muito bem no camping

Como disse anteriormente nós fomos acampar com uma família super pro no quesito camping, e eles arrasaram nos jantares e aperitivos. Na verdade, todas as vezes que acampamos a gente acaba comendo muito bem e demais, mas sempre utilizamos a fogueira para fazer as refeições. Acho que é coisa de brasileiro: tudo acaba sempre em churrasco. Eu AMO churrasco – não me levem a mal – mas com chuva a gente tem que ser criativo. Esse casal possui um fogão de duas bocas que ajuda muito na hora de preparar estas refeições sem a fogueira e também um cooler super potente (que acabamos comprando igual) que segura a temperatura por 7 dias.

Você precisa de uma certa estrutura para acampar com seu cachorro

Todas as vezes que acampamos ano passado eu lembrava de Jojoe e imaginava o quanto ele iria amar estar com a gente. Este ano temos a Ella e estamos aprendendo que sim, os cachorros amam acampar, mas não é assim tão fácil levar os peludos. Sim, nós levaremos Ella todas as vezes que formos acampar, mas estamos aos poucos aprendendo o que deixa ela mais confortável e segura. Inicialmente compramos uma guia grande e prendemos em uma árvore: assim ela pode explorar todo o site sem fugir para o mato. Segundo, passo dois tipos de remédio para carrapatos, pulgas e afins e sempre inspeciono ela para ver se não tem nada. Também, sempre olho o site que estamos e vejo se há algo errado ou que possa ser perigoso (isso faço para os meninos também). E, por fim, ela AMA nosso carro então estacionamos a caminhonete de um jeito que ela possa ficar no bagageiro, especialmente em dias de chuva. Na barraca ela tem o cantinho dela mas ama dormir no meio da gente (e a gente ama também!).

As crianças precisam de tão pouco para se divertir

Esse na verdade eu já havia aprendido outras vezes. Os meninos AMAM estar na natureza e tudo é motivo de festa e diversão. No Awenda há ainda um plus que é o fato da maioria dos campsites tem parquinho. Mesmo bem simples a galerinha curtiu MUITO e passava horas por lá. Eu levei muitas pás e baldes (porque eles adoram cavar todos os cantos), botas de chuva (que eles usaram praticamente todos os dias durante as “caminhadas exploratórias pelo mato”, carrinhos (não há nada mais divertido do que fazer pistas de carrinho na terra) e jogos de tabuleiro. Fora isso, natureza, criatividade e muita energia.

Você deve levar sempre roupa de frio, mesmo no verão

Se vocês olharem as fotos vão ver que em 99% delas os meninos estão de calça, camiseta de manga comprida e moletom. Claro que estas roupas não são as roupas de frio no Canadá, mas para o verão elas são mais quentes sim. Eu sempre acho que vai fazer calor e coloco bermudas e regatas, mas dificilmente os meninos usam. E mesmo que esteja quente tem os mosquitos, então proteção com calças e mangas longas é essencial. Desta vez ficamos 5 dias e eu levei 5 bermudas e 5 calças. Resultado: NENHUMA bermuda foi utilizada e tive ainda que lavar as calças (que sorte ter lavanderia por lá!). À noite na barraca acho sempre frio, então já aprendi e não levo pijama de manga curta. Sempre estamos com pijama comprido e saco de dormir. Chinelos e sapatos abertos também não uso para deixar os pés protegidos caso tenha algum bicho.

Os banheiros são muito bons

Tá certo que não é a melhor coisa usar banheiro compartilhado, ainda mais com criança. Mas preciso dizer que os banheiros dos parques provinciais são sim muito bons. Os do Awenda são mais antigos mas estavam bem limpos – sempre! – e eu gosto muito do fato que a parte dos chuveiros é totalmente privada (i.e. você entra em um espaço com o chuveiro que é só seu, para você tomar banho; foto abaixo). Mas vale falar que não dá para regular a temperatura e também ligar e desligar quando quiser, mesmo assim a gente consegue se virar bem e os meninos amam a experiência.

Espero que tenham gostado das dicas e aprendizados. Se vocês quiserem ver mais fotos e vídeos deste camping incrível é só acessar meu instagram e procurar nos destaques Awenda, onde eu selecionei alguns momentos especiais deste passeio. E se tiverem alguma dúvida ou curiosidade é só deixar um comentário neste post.