Pular para o conteúdo

10 motivos para visitar Sudbury, Ontario

Se você me acompanha no instagram verá que acabamos de voltar de uma viagem de 10 dias pela região Norte de Ontário (a província que moramos aqui no Canadá). Sempre achei engraçado – e até vergonhoso – o fato de conhecermos muito do Canadá (quase todas as províncias) mas nunca termos explorado lugares tão lindos pertinho da gente. Ai surgiu a oportunidade à convite do Attractions Ontario e não pensamos duas vezes: fizemos um roteiro incrível e planejamos todos os detalhes para fazermos uma viagem especial (de carro elétrico, com cachorro e duas crianças com menos de 5 anos). O resultado foram 10 dias maravilhosos e inesquecíveis, que eu irei compartilhar em detalhes com vocês nos próximos posts aqui no blog, incluindo um roteiro detalhado do que fizemos.

Se você sai de Toronto ou alguma cidade vizinha e vai para o norte a primeira parada que você deve fazer é na cidade de Sudbury. A cidade fica a 400km (4h de carro) de Toronto e é uma espécie de “entrada” para a região norte de Ontário. O local possui muitos hotéis, restaurantes e atrações, então é uma ótima opção não só para você parar para descansar durante sua viagem para o norte, mas também para explorar e curtir. Na nossa viagem de 10 dias passamos duas noites em Sudbury (uma na ida e uma na volta) e curtimos MUITO tudo que vivemos por lá. Eu e meu marido comentamos que foi “uma ótima maneira de começar e finalizar a viagem”.

Porque eu sei que tem muita gente que acha que Sudbury é só um “ponto de passagem” eu resolvi escrever este post com 10 motivos para você visitar a cidade, passar alguns dias com calma e explorar as belezas e atrações de lá. Tenho certeza que após ver este post vocês vão querer correr para Sudbury e devo confessar que eu já estou morrendo de vontade de voltar e visitar várias outras atrações que não consegui por falta de tempo. Certamente iremos voltar em breve porque amamos a cidade, sua culinária, suas belezas naturais e atrações.

1. O incrível museu Science North

Eu não posso deixar de começar esta lista falando do museu de ciências Science North, que é a atração mais visitada do Norte de Ontario. O local foi inaugurado em 1983 e sua estrutura ainda impressiona: são dois edifícios em formato de floco de neve unidos por um túnel de rocha, que passa através de uma falha geológica de 1 bilhão de anos. O museu é super interativo e os meninos AMARAM – e eu preciso escrever isso com letra maiúscula porque eles não queriam mesmo ir embora. Na entrada visitamos uma exposição sobre indígenas que eu adorei e aprendi muito. Depois passamos pelo túnel de rocha e fomos para os andares de exposições permanentes: andar 2 com fósseis e insetos, andar 3 com animais e andar 4 com informações sobre o corpo humano e o espaço. Não conseguimos ir no último andar por falta de tempo e este certamente é um motivo para voltarmos. E algumas áreas como o TD Canada Trust Treehouse area (área destinada para crianças pequenas até 5 anos) estava fechada.

Dica: chegue cedo! Nós fomos os primeiros visitantes a entrar no Science North no dia que visitamos – o museu abre 10am e a exibição dos indígenas já estava aberta 9:45am. Quando saímos no meio do dia estava lotado e achamos que as pessoas não chegam tão cedo, então exploramos grande parte do museu sozinhos, o que foi perfeito. Se você puder, tire o dia inteiro para visitar o museu, porque os pequenos vão amar a experiência e querer olhar em detalhes tudo que o local possui.

2. Os murais de graffiti espalhados pela cidade

A arte de rua de Sudbury é super rica e há muitos murais de graffiti que deixam a cidade colorida e muito mais bonita, na minha opinião. Muito da arte que você pode ver nas ruas da cidade se dá pelo festival anual chamado Up Here Music & Art Festival, que acontece no meio de agosto e traz artistas nacionais e internacionais para decorar espaços públicos na cidade. Certamente o mural mais famoso é este ai da foto, feito em 2019 pelo artista RISK. Este mural é o maior do Canadá (6800 metros quadrados) e foi feito no edifício do antigo hospital da cidade, que fica na beira do lago Ramsey. Essa obra demorou 13 dias para ser concluída e você pode ver mais detalhes – incluindo um timelapseaqui.

Dica: se você quer visitar todos os murais e também saber a localização exata e mais detalhes sobre os artistas que fizeram todos eles eu indico este site aqui, que é um guided tour pela arte de rua de Sudbury feita através do festival. O que eu fiz foi olhar o site antes e selecionar os que eu queria ver, colocando eles no nosso caminho ou ficando de olho no GPS quando o nome da rua aparecia. Vimos vários e eles são lindos mesmo, vale a pena!

3. O surpreendente Dynamic Earth

Dynamic Earth é um outro museu interativo de ciências, mas desta vez focado em geologia e mineração, que é uma das principais atividades da cidade de Sudbury (leia mais sobre isso abaixo). Quando eu vi sobre o que o museu era eu confesso que não sabia se deveríamos visitar, mas fomos e eu fiquei chocada e maravilhada com tudo: é incrível e imperdível. Em primeiro lugar, o museu oferece um tour de um pouco mais de 1 hora por uma mina. Você pega um elevador até uma caverna e visitar uma demonstração que mostra a evolução da mineração desde a virada do século até os dias modernos. Em segundo lugar o parque outdoor feito com máquinas e peças utilizadas na mineração é incrível (foto em destaque). Passamos literalmente 2 horas (ou mais) lá e os meninos amaram. O local possui escorregador, caixa de areia e muitas maneiras de divertir os pequenos, além de uma visão privilegiada do The Big Nickel, que é o símbolo da cidade (e que eu irei falar mais sobre). Há ainda uma parte interna do museu cheia de atividades interativas e com um outro playground. Nem preciso dizer que os meninos amaram e eu também – e aprendi muito!

Dica: se você quer fazer a visita à mina reserve com antecedência. Nós não conseguimos visitar a atividade porque não havia vaga. Segundo eles, devido às restrições por conta da pandemia o número de visitantes está extremamente reduzido. O ideal é reservar entre 3-4 semanas de antecedência a sua visita. Nós não sabíamos e não fizemos, uma pena. Outra dica que quero dar é que a temperatura média da mina é de 13C durante todo o ano, então se você estiver visitando nos meses quentes leve um casaco para garantir.

4. A variedade de hotéis

Uma das coisas que eu sempre busco quando vou a um destino é um bom hotel. Isso pode parecer óbvio mas devo confessar que às vezes vamos parar em cidades menores e não há muita variedade de hotéis, o que faz com que o preço seja maior e também a gente nem sempre consiga um lugar legal para ficar. No nosso caso ainda – viajando com a Ella – pode ser ainda mais difícil encontrar um hotel bom para ficarmos. Eu fiquei impressionada com a quantidade de hotéis em Sudbury: só na rua onde estávamos hospedados tinha 4. Acho que essa variedade deixa a gente mais tranquilo na hora de escolher onde nos hospedamos. Para esta viagem ficamos hospedados no Microtel Inn & Suites by Wyndham Sudbury. Nossa hospedagem foi ótima e achamos o staff super friendly, quartos limpos e espaçosos, além de ótima localização. O hotel tinha piscina (utilizada com hora marcada e número reduzido de hóspedes) e café da manhã incluso que estava bem gostoso. Essa é uma rede de hotéis que nunca tínhamos nos hospedado e gostamos bastante da experiência.

Dica: o lobby do hotel é bem pequeno e é ali mesmo que o café da manhã é servido. Se você já se hospedou em um hotel durante a pandemia saberá que a dinâmica de café da manhã mudou e agora tudo vem embalado e é sempre mais prático comer no quarto. Se você quer tomar seu café da manhã com calma eu sugiro que você caminhe até o Twiggs Coffee Roasters, uma cafeteria maravilhosa que fica colado ao hotel (veja mais detalhes abaixo).

5. O boardwalk do Bell Park

O Bell Park é um dos vários parques da cidade de Sudbury mas certamente um que você irá querer visitar. O motivo é que parte dele fica em uma boardwalk que passa ao redor do Ramsey Lake, indo do museu Science North até o maior mural do Canadá (leia acima). Nós amamos tanto o passeio que fomos duas vezes, nos dois dias que estivemos na cidade. Vale falar que o parque tem muito mais que o boardwalk, e inclui o Anfiteatro Grace Hartman, vários gazebos lindos, flores, parquinho, praias e banheiros (sazonais), e um monumento que comemora a mineração de Sudbury.

Dica: se você estiver de carro há vários estacionamentos no caminho. Tente estacionar o mais perto do Science North que você conseguir, porque a boardwalk passando pela rocha onde fica o museu é a parte mais linda do trajeto. O estacionamento no Science North é pago em anos “normais”, mas por conta da pandemia está aberto ao público e você pode estacionar para ir passear no parque.

6. Os restaurantes e seus pátios

Eu amo comer fora quando estou viajando e, melhor ainda, sentada em um patio curtindo o agito da cidade e os dias longos do verão. AMEI os dois restaurantes que jantamos nas nossas duas noites em Sudbury e recomendo para todo mundo que vai para lá, incluindo quem vai com a família toda (e cachorros também). O primeiro restaurante que eu recomendo é o Respect is Burning, um restaurante italiano DELICIOSO que eu devo confessar: queríamos ir na nossa segunda passagem pela cidade nesta viagem. Achamos a comida maravilhosa, as porções enormes e o tempero bem com gosto de Itália. O pátio é enorme e super aconchegante. O outro restaurante que visitamos foi a La Fromagerie, que possui um patio lindo cheio de redes, luzes e verde, além de muitas tábuas de frios deliciosas e comidinhas quentes também. Uma delícia!

Dica: no restaurante Respect is Burning não deixe de pedir a pizza de nutella que é simplesmente maravilhosa (foto acima). E você recebe uma tesoura para cortar os pedacinhos dela e se deliciar em família (ou sozinho).

7. As padarias e cafés deliciosos e tradicionais

Se você gosta de comer delícias de padaria não pode deixar de explorar as que são encontradas em Sudbury. A Golden Grain Bakery (153 Brady Street) é a padaria mais antiga da cidade e casa dos melhores croissants de manteiga da região. A Leinala’s Bakery (272 Caswell Drive) é a casa de uma delícia super famosa na região: jelly pig donuts. Esta padaria é finlandesa e o doce é muito parecido com a “cueca virada” que temos no Brasil, mas recheado com uma geléia que tem maçã. O Gloria’s Restaurant é uma padaria e restaurante que opera em Sudbury desde 1952 e oferece delícias de padaria canadense e all-day breakfast. O Twiggs Coffee Roasters é uma rede de cafeterias que possui lojas não só em Sudbury, mas North Bay (onde começou), Sturgeon Falls e Parry Sound. Nós AMAMOS o local porque tudo é feito fresco e com ingredientes naturais, desde os smoothies, iogurte com fruta e sucos. A foto abaixo é do pequeno prato de café da manhã que o Ju pediu por lá: uma delícia!

Dica: a dica é sempre passar nas padarias para pegar delícias pela manhã, quando os produtos à venda estão fresquinhos. Elas abrem bem cedo então vale passar nelas até antes de seguir viagem – que foi o que fizemos! Vale falar que o patio do Twiggs é pet-friendly, então amamos ter a Ella com a gente – e ela amou também! Aliás, achei a cidade em geral super pet-friendly e a maioria dos pátios tinha cachorro.

8. A natureza ao redor da cidade

Sudbury é uma cidade cheia de natureza e apesar de não termos explorado muitos os parques ao redor dela deu para ter um gostinho pelo que vimos ao redor do local. Quero destacar aqui alguns parques. O primeiro deles é o Lake Laurentian Conservation Area, uma área de conservação colada na cidade com 23 km de trilhas, sendo que a sua maioria é de até 3km e planas, ou seja, perfeita para ir com os pequenos. Eles também possuem vários programas educativos para os pequenos. Um outro lugar que eu quero destacar aqui é o Kivi Park, um parque natural também com trilhas, parquinho, aluguel de equipamentos aquáticos e várias atividades de inverno. Novamente o parque fica colado com Sudbury e nós tínhamos até ingresso para conhecer, mas não deu tempo porque tínhamos que voltar para casa. Uma pena, mas temos alguns bons motivos para voltar. O último lugar com natureza incrível perto de Sudbury que eu quero destacar é o Onaping Falls Trail. Essa trilha que dá em uma cachoeira fica a oeste de Sudbury (na cidade de Onaping Falls) e há ainda a opção de ver ela através do A.Y. Jackson Lookout. Inicialmente eu achava que só poderíamos chegar no lookout através da trilha e descartei o passeio; mas, escrevendo este post, descobri que dá para chegar de carro.

Dica: Sudbury pode ser uma ótima “base” para você explorar diversos parques provinciais de Ontario. Entre os mais famosos perto da cidade estão Killarney, Chutes, French River e Fairbank. Destes, não visitamos o Fairbank e o Killarney (e em outro post desta viagem estarei falando de todos os parques provinciais que visitamos).

9. O icônico the Big Nickel

O Big Nickel é o monumento símbolo de Sudbury que foi inaugurado em 1964 e é considerado a “maior moeda do mundo”. O monumento é uma réplica de 9 metros da moeda de 5 centavos do ano de 1951, que é o ano que o isolamento do níquel como metal celebrou 200 anos. O monumento foi criado para exibir o orgulho de Sudbury pela sua história de mineração. A moeda fica ao lado do Dynamic Earth, que eu já contei anteriormente que é uma atração impressionante. Para ver a moeda você não precisa pagar nada.

Dica: enquanto estiver apreciando o Big Nickel não deixe de olhar para o norte para ver a chaminé VALE-Inco Superstack, que é a chaminé mais alta do Canadá e do hemisfério ocidental, e a segunda chaminé independente mais alta do mundo, depois da Estação de Energia GRES-2 no Cazaquistão. A chaminé tem 381 metros de altura e só não é mais alta que a CN Tower, sengo a segunda estrutura mais alta construída no Canadá. Ela parou de funcionar ano passou – devido a um plano da empresa VALE de reduzir emissão de poluentes no ar da região.

10. Muita arte e museus para explorar

Como falei, nós ficamos poucos dias mas pesquisando sobre a cidade vi que tem muito mais para fazer. Sudbury é uma cidade com uma história incrível e eu passava pelas ruas fascinada, tentando pensar em tudo que eu tinha lido sobre a mineração e o auge da cidade Segue abaixo uma lista com mais alguns museus e atrações que não visitamos, mas que certamente merecem uma visita:

Espero que tenham gostado do primeiro post sobre nossa viagem pelo norte de Ontario. Tudo sobre Sudbury pode ser encontrado no site do turismo de Sudbury (este aqui). Não deixem de acessar o site do Attractions Ontario – este aqui – para ver as principais atrações da província e também cupons de desconto para eles. Ah, e eles também tem uma ferramenta para ajudar você a programar a sua roadtrip: clique aqui.

Disclaimer: fomos convidados para explorar estes lugares mas, como sempre, tudo que escrevi é a minha real opinião sobre a região. E sim, eu adoro lugares com uma forte história, natureza e museus. E é por isso que eu amei Sudbury e estou louca para voltar com calma.

1 comentário em “10 motivos para visitar Sudbury, Ontario”

  1. Ameiii e fiquei com vontade de ir a Sudbury explorar e fazer todos os passeios que indicou. Exatamente como você falou, muitos apenas passam por lá. Estive em Sudbury em 2017 só de passagem. Não conhecemos nada. Quando for novamente, me convida! Heehhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *