Pular para o conteúdo

O que mais mudou em Toronto desde que cheguei

O post de hoje faz parte do projeto #vidaemTO onde eu e outras blogueiras brasileiras que moram em Toronto falam sobre um mesmo tema. O tema deste mês fala sobre mudança ou “o que mais mudou em Toronto desde que eu cheguei na cidade”. Confesso para vocês que eu pensei muito sobre vários aspectos da minha vida aqui e tudo que mudou nesses quase 10 anos de Toronto e eu só consegui pensar em uma mudança: o preço dos imóveis na cidade.

Quem mora em Toronto sabe que os preços dos imóveis estão absurdos e que hoje você não consegue comprar uma casa legal – detached, bem acabada, nova e bem localizada – por menos de 1 milhão. Na verdade, não acho que nem 1 milhão te dá a casa que você quer em uma região bem localizada da cidade. E eu falo isso por experiência própria: nós estávamos procurando uma casa maior para a nossa família e inicialmente não queríamos sair da região que moramos. Mas ai vimos que seria impossível continuar aqui pois os preços estão muito altos nesta região. Até cogitamos comprar algo fora em Toronto mas como mostrei neste vídeo do Youtube colocamos os prós e contras em jogo e não valia a pena sair da cidade. E olha que os preços das casas fora de Toronto nem estavam tão baixos como imaginávamos.

Se você clicar aqui consegue ver um gráfico interativo da média de preço dos imóveis na cidade desde o ano 2000. Quando cheguei aqui – em 2010 – uma casa detached (isto é, não grudada com outra) já estava valendo $500k. Hoje esta mesma casa está valendo mais de 1 milhão. E olha que os preços deram uma abaixada em 2018. Também achei legal os gráficos deste post aqui, que mostram dados interessantes como o de que as casas de Toronto são mais caras do que as de Paris, New York e Tokyo.

Eu sempre comento com meu marido que fizemos a escolha certa quando compramos a nossa townhouse em 2012, quando nem éramos ainda residentes permanentes. Na época colocamos no papel os gastos e vimos que valia a pena ter nossa casa própria e ir pagando o mortgage ao invés do aluguel. Aliás, tenho post no blog – este aqui – sobre os gastos de se ter uma casa própria em Toronto. E digo isso porque se tivéssemos que comprar a mesma townhouse que temos agora, em 2019, talvez não tivéssemos condições financeiras. Tudo está bem mais caro e bem mais difícil de ser adquirido.

Como falei anteriormente este post faz parte do projeto #vidaemTO onde eu e outras blogueiras brasileiras que moram em Toronto falam sobre um mesmo tema, todo dia 15 do mês. Espero que tenham gostado do meu texto e não deixem de conferir os posts sobre este assunto nos outros blogs que participam deste projeto este mês:

Livi | Baianos no Pólo Norte
Paula | Brasileira em Toronto

A foto em destaque é da www.freepik.com.

Marcações:

2 comentários em “O que mais mudou em Toronto desde que cheguei”

  1. Nossa, o preço dos imóveis subiu de uma forma absurda! Também acho que não conseguiria comprar uma casa se estivesse chegando agora. E para piorar, ainda tem a land transfer tax, eu chorei quando descobri o tanto que vou pagar agora com a mudança de casa.

    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *