Pular para o conteúdo

Experimentos na neve: água fervendo vira gelo

Experimento_de_inverno_GNC

Com o frio histórico e o conselho de ficarmos em casa acabamos ficando entediados… procurando sobre o que fazer em frios extremos na internet descobrimos alguns experimentos que só podem ser feitos quando as temperaturas estão beeeeem abaixo de zero (como é o caso desta semana). Nosso primeiro experimento é o mais popular de todos por aqui: o de transformar a água fervendo em gelo.

Para este experimento você vai precisar de água fervendo e um frio intenso. O experimento deve ser feito na rua. Uma dica importante é que você tome cuidado pois está mexendo com água fervendo. Nós não tivemos que nos preocupar muito porque estávamos sendo supervisionados pelo Senhor Orelha, o Joelson (nosso cachorro).

Supervisionado_Joelson

Mas por que água fervendo vira neve? Isso acontece porque há uma enorme diferença de temperatura entre a água e o ar exterior (a chaleira de água que usamos estava com 100C e o ar estava com -35C). O ar extremamente frio é muito denso, com suas moléculas espaçadas tão intimamente que não há muito espaço sobrando para o transporte de vapor de água. Água fervente, por outro lado, emite vapor muito facilmente. Quando a água é lançada no ar, ela quebra em gotas, que têm ainda mais área de superfície para o vapor subir. Isso representa um problema pois há mais vapor emitido do que o ar poderia, de modo que o vapor “precipita” por ligação com partículas microscópicas no ar, formando cristais. Essa é a formação de neve que você vê no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=ee6rB128tKc

17 comentários em “Experimentos na neve: água fervendo vira gelo”

  1. Helena Mendes Constante

    kkkkkkkkk vocês são ótimos! adorei! O Joe supervisionando parece um intelectual.. deverias criar uma historia em quadrinhos pra ele.. é muita fofura em um cachorro só

  2. Ola Gabriela!!!
    Já comentei aqui algumas vezes e sempre acompanho o blog. Conheço um pouco do Canada mas sempre em estações mais “fresquinhas”. rsrs Esse ano pretendo ir no verão e queria seguir uma antiga dica sua: ” Bruce Peninsula”.

    Dei uma olhada no post https://gabynocanada.com/2011/05/25/bruce-peninsula/ e queria saber se, hoje, vc já conhece algum tipo de agência que faça a trip pra lá.

    Exemplo: Passei 3 meses estudando em Vancouver e, na época, usei muito a West Trek (não sei se vc conhece). Essa agência faz várias excurssões para estudantes, possuem meio que uma parceria com as escolas…

    Conhece algo do tipo que eu possa usar para BP??

    Te agradeço desde já a atenção e parabéns pelo trabalho feito aqui!!

    Nathalie

    1. Olá Nathalie! Obrigada pelo recado! Bruce Peninsula é lindo demais!!!! Eu Sugiro uma visita some vc vai amar! Desculpe mas eu não conheço nenhuma agência… Acho que pelo fato do lugar ser bem rústico não deve haver muitas excursões. Se souber de algo eu te aviso… E, por favor, se vc souber de algo me avise tbem! Beijos

      1. Obrigada pelo retorno, Gabriela!
        Avisarei com certeza, caso encontre a informação.
        De qualquer forma, acredito que a melhor opção seja mesmo alugar um carro….
        beijos

        1. Ola Nathalie… fazia tempo que não lia o post da Bruce Peninsula e achei o post bem sem graça – então hoje dei uma arrumada nele (o conteudo é o mesmo, só acrescentei fotos). Espero que vc goste! Beijos

      2. Ola Gabriela! ADOREI a atualização no post!
        Seu trabalho aqui é incrível, dá pra ver que tudo é feito com muito zelo e cuidado…
        Parabéns!
        beijos

  3. Oi Gabriela! Conheci seu blog nessas últimas férias de Natal, pesquisando sobre o Canadá, e tenho adorado ler cada post que vc escreve! O blog é muito bem escrito e as fotos são lindíssimas! Eu vou viajar pro Canadá em junho ou julho e estava na dúvida se incluía Toronto no roteiro, mas depois de ler seus posts com certeza que quero conhecer a cidade! Dizem que o verão é uma boa época pra conhecer o Canadá, mas queria te perguntar se vc acha melhor junho ou julho. Estou conseguindo tarifas mais baratas pela Air Canadá em junho, mas tenho medo de ainda estar frio. Eu planejo ir para Toronto direto e de lá ir para Ottawa, Quebec City e depois Montreal. Isso em cerca de 15 ou 16 dias. Vc acha possível? Pensamos em fazer os trechos de trem pela Amtrak, e de Montreal pegar um trem para Nova York.
    Beijos e obrigada pela atenção!

    1. Ola Paula…. Junho nao estará frio não, não se preocupe! Seu roteiro é ótimo e vc vai amar. Não deixe de passar em 1000 ilhas, se vc tiver a possibilidade de ir de carro? Por que vc nao vai de carro Toronto> Ottawa > Montreal, de montreal a Quebec City de trem? Para fazer trajetos com diferentes meios de transporte, e certamente vai parecer 2 viagens em 1. Beijos e obrigada pela visita

      1. Obrigada pela resposta! Eu pensei em fazer os trajetos de trem porque não me sinto segura para dirigir aí. Mas talvez meu pai, que vai comigo, tope. As estradas aí são boas, não? E tem pedágios? Para abastecer o carro é como nos estados unidos, que você mesmo abastece e paga na loja de conveniência?
        Ah, procurei sobre 1000 ilhas e pareceu muito bonito! Obrigada pela dica! Beijos e obrigada!!

  4. Pingback: Como curtir o inverno de Toronto com pouca grana - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *