O que fazer no inverno de Toronto

Jojoe_das_neves_oquefazernoinverno_gabynocanada

Apesar de hoje ser um dos dias mais frios da história de Toronto (sensação de -35C a -40C) o inverno de Toronto geralmente é ameno e dá sim para aproveitar muito esta linda estação do ano. Neste post eu resolvi compartilhar com vocês uma lista do que eu estou planejando fazer neste inverno de 2014. Lembrando que já fiz um post semelhante aqui no blog em 2011, com uma lista das 9 atividades para se fazer no frio por aqui. Espero que este post inspire vocês a curtir esta estação, apesar dos dias de extremo frio.

Cross-countryski_GNCBlog
Também chamado de touring é o ski praticado através de movimentos alternados de braços e pernas em que, se empurrando, garantem a locomoção do esquiador em pistas planas ou levemente inclinadas (pratica-se com um par de esquis e dois bastões). Se você estiver visitando o High Park (o maior parque de Toronto) certamente vai encontrar pessoas fazendo esta atividade. Como esquiadora de downhill eu tenho vontade de experimentar este outro tipo de ski. Além disso, no inverno ficamos restritos quando o assunto é atividade física e esta é uma ótima modalidade de exercício quando a neve toma conta das ruas e parques. Clique aqui e veja uma lista publicada no blogto sobre os lugares para fazer cross-country ski em Toronto e proximidades.

GNCblog_Iceskating_winter
Ice skating ou patinação no gelo é uma das atividades mais legais do inverno de Toronto. Todo ano eu digo que vou patinar e eu nunca patino. E não tem desculpa não, pois a maioria dos parques de Toronto possui um rink e, se o frio estiver muito intenso, há também opções de rinks de patinação cobertos. Um dos rinks mais legais – que eu estou louca para conhecer – é o do Greenwood Park, localizado entre Greenwood e Dundas East. Se você quiser maiores informações sobre as pistas de patinação no gelo em Toronto (localização, horários, aluguel de patins, etc) clique aqui.

Snowmobile_gabynocanada
Eu não sou adepta a esportes radicais mas sempre tive vontade de fazer snowmobile, uma espécie de moto da neve. O snowmobile vai em lugares que os carros não podem chegar e a paisagem dos passeios é indescritível. Os hotéis de Ontario possuem pacotes para fazer passeios de snowmobile, incluindo passeio noturno. Geralmente esses passeios acontecem em grupos com um instrutor. Clique aqui e veja um mapa interativo sobre as condições dos 34 mil quilômetros de trilhas de snowmobile em Ontario. Maiores informações sobre snowmobile, clique aqui e visite o site da Federação de Snowmobile de Ontario.

EsculturasnoGelo_gabynocanada
Em fevereiro acontece o Icefest na região da Bloor-Yorkville, com destaque para a competição de esculturas no gelo. A região de Bloor-Yorkville é super charmosa e chique e uma parada obrigatória para quem visita Toronto, mesmo que por 24h. Nós nunca fomos a este evento – mesmo quando morávamos pertinho do local – e visitar esta festa está entre uma das minhas atividades de inverno. Além da competição você também aprende como fazer as tais esculturas e verá muita gente bonita!

Ski_Snowboarding_gabynocanada
Inverno no Hemisfério Norte é sinônimo de ski/snowboarding. Muitas pessoas me perguntam como é que eu consigo praticar este esporte super diferente (já que nunca pratiquei antes). E a resposta é: não é tão difícil quanto parece (mas certamente é muuuuito divertido). Há estações de ski dentro da cidade Toronto e também próximas a Toronto. De qualquer maneira a experiência é incrível. Eu sempre digo que é um outro inverno, um outro tipo de frio, aonde a neve é bem-vinda e as pessoas curtem (muito) o frio.

Winterlicious_gabynocanada
Todo inverno acontece em Toronto o Winterlicious, um festival de comida aonde os principais restaurantes de Toronto servem menus especiais (de 3 pratos), a preços fixos ($15-$25 no almoço e $25-$45 no jantar). É uma ótima maneira de você visitar diferentes locais e provar comidas de várias regiões do mundo. As reservas iniciam no dia 16 de janeiro e são super concorridas. Já falei sobre o Summerlicious (edição de verão deste evento) aqui no blog.

BeerFestival_gabynocanada
No dia 25 de janeiro (11-5pm) acontece o festival das cervejarias de Toronto, na frente da CN Tower (Roundhouse Park, na frente da the Steam Whistle Brewery). Dezoito cervejarias locais participam deste evento outdoor, que está se tornando uma tradição em Toronto. Esta nos nossos planos ir no evento, se o frio não estiver insuportável é claro (pois a região fica pertinho do lago e se estiver com vento é difícil de suportar).

toboga_de_gelo_gabynocanada
Se você estiver passando pela DVP vai notar um parque em uma ladeira (a esquerda de quem está dirigindo no sentido Norte) que provavelmente estará lotado de família fazendo tobogganing (ou em português tobogã). Nós já fizemos isso em Mt-Tremblant no Natal de 2011, mas nunca tivemos a oportunidade de fazer em um parque de Toronto. O melhor de tudo é que é gratuito e super popular. Você pode usar um trenó novo (que você encontra em lojas como Toys R Us, Walmart, Target e Canadian Tire) ou mesmo um velho cesto de roupa suja ou a tampa da lata de lixo. Além do Riverdale Park (este próximo a DVP), outros parques famosos por suas “ladeiras” são o Trindade Bellwoods e o High Park. Antes de começar a escorregar informe-se pois é contra a lei escorregar em alguns parques da cidade. Clique aqui e veja os parques mais populares para a prática desta atividade em Toronto.



19 Comment threads
17 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
14 Comment authors
claudia

Gaby adoro seu blog. Desses bairros que vc gosta , algum em especial com uma escola legal pra minha filha de 6 anos? Se vc puder, citar o nome , por favor.obrigada !!

Juliana

Ola Gabi, primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho,seu blog tem ajudado muito a montar um roteiro. Estamos planejando uma viagem para o Canada, os dias prováveis serão de 1 a 15 de Dezembro de 2016,irei com meus filhos de 13 e 6 e marido,a duvida ficou por conta das roupas e calcados,pelo que venho lendo por aqui,e me corrija se estiver errada,eh o mês que mais neva e inicio do inverno com temperaturas baixas,então peço sua ajuda …Qual o melhor calcado?Sao nescesarias as botas térmicas como as das marcas The North Face ou Columbia?Para crianças você indica algum cuidado especial com… Read more »

Sergio Carepa

Oi Gaby tudo bem? Gaby tô indo pra Toronto em fevereiro pro NBA All Star Game e não tô conseguindo comprar apenas os ingressos no site da NBA (apenas pacote). Você sabe algum lugar ou site aí de Toronto onde eu possa comprar o ingresso do jogo?
Abraço

Bruna

Olá Gaby, talvez eu viaje para o Canadá no dia 20 de dezembro. Tenho duas perguntas:
1) como é o clima nesta epoca? Eu volto só dia 5 de março
2) quando costuma ser a black friday? Depois do Natal? Queria muito aproveitar :)
Muito obrigada e parabéns pelo blog

[…] eu recebo muitas perguntar sobre “o que fazer no inverno de Toronto” e até já escrevi um post com dicas de algumas atividades para fazer na estação mais fria do ano. Vale lembrar que você […]