Pular para o conteúdo

Bruce Península

brucepeninsula_gabynocanada1

Acabamos de passar 3 dias na região da Bruce Península, uma faixa de terra localizada a um pouco mais de 3 horas noroeste de Toronto, entre o Lago Huron e a Georgian Bay. Porque era feriado aqui no Canadá e porque queríamos fugir das regiões agitadas (para poder curtir e comemorar o aniversario do maridão), resolvemos ir para esta região, apesar de sabermos muito pouco de lá (poucos blogs e informações online estavam disponíveis e não conhecíamos ninguém que havia ido antes). Engraçado como, perguntando para alguns amigos canadenses, a maioria não conhecia a região do Bruce ou nunca tinha ido! Por isso resolvi fazer este post explicando tudinho, assim posso ajudar pessoas que, como eu, estavam desesperadas por informações sobre a região.

localizac3a7c3a3obruce_gnc-copy

As principais cidades da Bruce Península são: Wiarton e Tobermory. Wiarton, pequena cidade (pequena mesmo) mais na base da península (sul) e Tobermory, outra pequena cidade na ponta da península, aonde nos hospedamos. A distância entre uma cidade e outra é mais de 1 hora. Vale muito a pena ficar em Tobermory (perto das principais atrações). Tobermory é também considerada a capital mundial de mergulho em água doce. Além disso, a cidade (e a região) é famosa pelos navios afundados (shipwrecks – a região possui 22 navios naufragados). Confesso que me deu um certo medo quando li sobre isso.

bruce_downtowntobermory_gnc

passeiodebarco_gabynocanada_brucepeninsula

shipwreck_gabynocanada_brucepeninsula

A região da Bruce Península possui dois Parques Nacionais: o Fathom Five National Marine Park (reserva marinha na Georgian Bay) e o Bruce Peninsula National Park (parque com 156 km quadrados de extensão). É importante falar que como estes dois parques estão na mesma área (só que um no mar, e outro na terra), vale muito a visita nos dois (e você deve comprar o passe diário para cada um deles, separadamente). Clique aqui e veja mapas da região. O Visitor Centre é um uma espécie de parada obrigatória para quem visita a região. Fica localizado na entrada do Bruce Peninsula National Park, pertinho da cidade de Tobermory. Importante falar que do Visitor Centre pode-se fazer 3 trilhas: até o Little Dunks Bay, até o Burnt Point Loop (ótima trilha para bater fotos lindas!) e Bruce Trail South (andar para o sul, a quantidade que você quiser, já que a trilha possui mais de 1000km). Não fizemos nenhuma delas, mas fica aqui a dica.

mapaparquesnacionais_brucepeninsula

descabeladafeliz_gabynocanada_bruce

dsc_0849-copy

O “hotel” que ficamos chama-se Peacock Villa. Uma gracinha, super recomendo para quem está visitando a região. Perto de tudo (do pier, do único supermercado da região, da loja de sorvete, da loja de bebidas, do café). Além disso, a dona é super atenciosa (deu várias informações quando chegamos) e tudo super limpo e organizado (o que é muito importante). Ficamos em uma cabana (i.e. casinha de boneca) com 1 quarto e banheiro (só!). Suuuper apertadinho, mas muito gostoso. O legal era que do lado de fora tínhamos mesa e churrasqueira, então passamos literalmente os 3 dias comendo churrasco e sentados na rua (quase não gostei… imaginem o Joe!).

hospedagem_brucepeninsula_gabynocanada1

collagehotelbrucepeninsula-copy

Bom gente, o clima não estava lá essas coisas e passamos sim frio. Acredito que a melhor época para ir ao Bruce seja o verão – embora certamente esteja lotado o que não me agrada muito. Segue abaixo uma lista das atrações que eu recomendo para quem está indo visitar a região na mesma época que fomos (primavera):

atracao1_bruce_gabynocanada

O Big Tub Lighthouse é um farol velhinho (coitado!) na ponta do Big Tub Harbour, digamos que no centro da cidade de Tobermory (porque na verdade a cidade é tão pequena que não possui uma parte para ser chamada de centro e se distinguir do resto). Do Big Tub Harbour podemos ter uma bela vista da Russell Island. Vale muito a visita! Ah, Não se espante se “do nada” algumas cabeças surgirem na água – o local é super popular para a prática do mergulho.

atracoes_brucepeninsula_gnc2

A Little Dunk´s Bay e Dunk´s Bay são duas baías da região. Para chegar lá da Estrada 6 (principal), pegue a Dunks Bay Road Leste (pertinho do centro de Tobermory). Uma das duas praias é sem pedras (a outra é a singing sands). Ótima para nadar e passar o dia pegando sol e curtindo o rio. Quando visitamos estava vazio, mas dizem que fica lotada no verão.

atracoes_bruce_gabynocanada3

Todos falavam que o pôr do sol da região era lindo e uma das atrações mais populares do local. Eu fiz o Ju ir na beira do lago todos os dias para tentarmos ver… mas só conseguimos conferir no último dia (devido a neblina de final do dia, comum nesta época do ano). Ficamos em dúvida aonde poderíamos assistir o por do sol e perguntando para alguns locais (inclusive a dona da Pousada) acabamos em um pier no final do Big Tub Harbour. E não é que foi perfeito@ Para achar, siga a trilha que costeia o harbour, do centro da cidade até o final.

gabynocanada_flowerpotisland_bruce

flowerpot_island_gabynocanada

flowerpot3_gabynocanada

A Flowerpot Island (Ilha do Vaso de flor) é a ilha mais famosa da região ( e o local com a água mais transparente que já vi). Há várias maneiras (passeios de barcos) de você chegar nela, e no site da empresa especializada você consegue achar todas as opções. Pegamos um tour com um barco com fundo de vidro (para ver os navios afundados) que passava por algumas ilhas e demorou 1 hora para chegar na Flowerpot (e também permitia o desembarque de passageiros para a Ilha, o que nem todos os tours permitem). O que achei legal é que eles aceitam cachorro (e muita gente leva!), então pudemos levar nosso Joe tranquilo para curtir este passeio. E foi demais! Engraçado que o lago é tão grande que parecia que estávamos no mar. Ah, e o frio em determinados pontos do passeio foi insuportável! Pelo menos o pessoal do navio nos fornecia uns cobertores super gostosos (olhem a foto acima do Jojoe super folgado no colo do Ju – e coberto)!

thegrotto_bruce_gabynocanada

indianheadcove_bruce_gncblog

Continuando as atrações que indico neste passeio, o Cyprus Lake Trail é uma trilha imperdível (e super fácil de fazer) pois é andando por ela que você chega no The Grotto (caverna que fica na beira do lago), no Overhanging Point (uma porção de rocha que não é suportada em sua extensão) e no Indian Head Cove (uma espécie de beira de rocha que parece a cabeça de um indio). Para chegar, estando na estrada 6 vire leste na Cyprus Lake Road. Estacione no campground 3, senão a trilha fica pelo menos mais 30 minutos longa.

rota1_bruce

Finalmente, da cidade de Wiarton até Owen Sound (outra cidade, fora da Bruce Peninsula) está a Grey Peninsula Route 1, uma estrada costeando o litoral (Scenic Route = Rota 1) que é linda. Infelizmente pegamos ela com forte chuva, mas o pouco que conseguimos ver foi lindo, Vale muito a pena fazer esta rota quando estiver chegando ou saindo da região. Ah, durante o passeio você passa por 3 cachoeiras (que não vimos pois era impossível sair do carro devido a chuva e o frio).

Como todo passeio há muita coisa chata (roubada mesmo) e por isso resolvi escrever sobre alguns passeios que fizemos no Bruce e não achamos tanta graça… segue abaixo a descrição e fotos (não se enganem com as fotos, hein?)

singingsands_bruce

O primeiro lugar que não recomendo é o Singing Sands Beach, uma ¨praia¨ (ou seria melhor a palavra mangue) que é chamada de praia porque tem areia e não pedras (o que é típico da região). Chegamos lá depois de passar por milhões de placas informando que havia cobras na estrada (nada animador, especialmente para quem viaja com cachorro) e o vento absurdo não nos deixou ficar muito tempo lá. Acredito que no verão deve ser um lugar legal, mas não me chamou a atenção. A partir do final de maio várias espécies de orquídeas nascem na região. Não vimos nenhuma!

cabothead_gabynocanada

O Cabot Head é um passeio (demoraaaado) até uma das pontas da península (mais a leste). No final dela há um farol e muito mosquito. A estrada é bonita! No meio do caminho há um restaurante suíço que estava cheio e parecia delicioso (não fomos pois estávamos com uma costela nos esperando e um cachorro fedido no carro hehehehe).

divisao

Obviamente não deu para fazer tudo! Segue abaixo uma lista de algumas das atrações que vão ficar guardadinhas para nossa próxima visita!

Emmett Lake: outro lago que vale a visita. Para chegar, pegar a estrada Emmett Lake via Rodovia 6 (leste). esta estrada fica fechada em abril.

Samble Beach: segunda maior praia de água doce do mundo. perto de Wiarton. Pertinho dali estão as Sample Falls (pequenas, mas vale a visita).

Fauna e flora da região: orquideas selvagens (final de Maio há o festival de orquídeas), cobras, urso preto são alguns dos exemplos.. Eu guardo as cobras e fico com as orquídeas. Ah, e eu não vi em nenhum blog (falando que era local) mas a quantidade de aranha embaixo das pedras da Flowerpot Island era sacanagem. Até o Joe ficou nervoso hehehe!

Little Cove: uma das muitas áreas protegidas ao longo da Bruce Península. Esta região é distinta das demais por uma costa desenhada, incluindo falésias, matagais, bosques, superfícies calcárias com erosão (karst pavements). Little Cove é parte do St Edmunds Cove. Para chegar da estrada 6, pegar a Little Cove Road Leste.

Árvores antigas: a Bruce Trail oferece, além de vistas espetaculares do lago, a oportunidade de vermos árvores antigas (cedros) com mais de 1000 anos. Mas para isso você terá que se aventurar mata adentro, o que não é da minha natureza. Passo!

Chi-Cheemaun Ferry: Este barco liga
Tobermory a South Baymouth (Manitoulin Island) – lado norte do lago. Não fizemos o passeio mas deu vontade! Ah, tem um pacote que você pode fazer o passeio no por do sol com jantar!

30 comentários em “Bruce Península”

  1. Gaby, o seu blog é super!!
    Já indiquei seu post pra uma amiga que perguntou onde é o lugar maravilhoso que vcs estavam! Ela viu meu comentário em uma de suas fotos! 🙂
    E eu fiquei com mais vontade ainda de voltar ao Canadá depois de conhecer Bruce virtualmente! Que lugar lindo e pertinho!!
    Bjs e de novo, Parabéns pelo blog!!!

  2. Pingback: Procurando por algo diferente na Costa Leste do Canadá? |

  3. Pingback: Meus 7 links |

  4. Pingback: Cidadezinhas pitorescas próximas a Toronto | Gaby no Canada

  5. Oi Gaby, adorei seu blog… estou pensando em visitar esse lugar no feriado de Outubro com meu namorado. Você ainda se lembra de alguns preços? Como a diária do hotel e o passeio de barco por exemplo.
    Abs!

    1. Ola Pamela. Que bom que vc gostou do blog (não deixe de curtir o blog no facebook tbem). Bom, em primeiro lugar Bruce Peninsula fica ao norte de Toronto e nem todas as atrações estarão abertas em outubro (fique atenta a previsão do tempo). Quanto aos valores, como vc vai off season é certamente mais em conta. Vou te passar abaixo os links para vc pesquisar os valores.
      Hotel: http://www.peacockvilla.com/accommodations.html
      Passeio de barco: http://www.blueheronco.com/
      Não é um passeio caro e vale muito a pena! 🙂
      Beijos

    1. Ola Riani! Eu fui de carro! Não acho que tenha nenhuma empresa de carro ou onibus. A cidade “grande” (nem tão grande assim) mais próxima é chamada Owen Sound. Mas se você achar onibus para lá ainda tem que andar até o final dapenínsula. Portanto, o ideal mesmo é ir de carro! 🙂 Espero ter ajudado.

  6. Olá Gabi, parabéns pelo blog…muito bom mesmo!!! Vou passar um mês em Toronto em julho desse ano, quais passeio próximos e baratos vocês recomenda? No meu caso tudo deverá ser feito de ônibus, trem e similares (nada de carro rs) é fácil chegar a esse?, em média quanto se gasta numa viagem dessas (incluindo hospedagem, passeios pagos, restaurantes, etc) a e claro compensa ir na sexta a tarde e voltar a Toronto no domingo? Desde já agradeço a suas dicas, e se prepara que até chegar minha viagem vou te encher muito o saco rs, beijos!

    1. Olá Danielle. Aqui no blog vc acha muitos passeios e eu recomendo todos os que eu escrevi (escrevi pq gostei!)… Da uma pesquisada que vc vai achar muita coisa! Quanto a gastos é muito relativo: viajamos sempre com nosso cachorro e acabamos gastando mais para pegar um hotel bom e garantirmos conforto dele! Sempre vamos de carro e não sei se há ônibus para lá – acredito que sim pois é um destino bem concorrido. Se quiser economizar da para passar no super e comer picnics, hotéis se for com mais gente da para rachar e aluguel de carro gira em torno de 60 dólares por dia com seguro. Hotéis tem que reservar com antecedência porque BP é super concorrido no verão e acho que um hotel ok vc consegue em alta temporada por 100 para dividir com amigos… 😉 bom planejamento!

  7. Obrigada pelas dicas! Achei muito interessante, sobre tudo porque, como tu disse, é muito difícil viajar no Canada, as vezes nem tem boa informações nem pessoas que tenham viajado nesses lugares. Valeu mesmo!

  8. Oi Gaby,

    Muito obrigada pelas dicas valiosas! Estou indo com namorado e amigos no próximo final de semana e suas dicas vão nos ajudar mto!
    Engraçado que só vi seu post depois e vamos ficar no mesmo chalé!
    Beijos

  9. Gaby, segui todas as suas dicas desse post e passei 3 dias em Bruce Peninsula com meu marido e nossa dog. Nós amamos!!!! Obrigada pelas dicas! Adoro seu blog!

  10. Gaby,
    Estou indo com minha família este final de semana 😉
    Seu Blog e o melhor site que visitei sobre o lugar.
    Muito obrigada. Depois vou te mandar uma mensagem com os comentarios e quem sabe dicas…
    Ja sei que tem uma cervejaria local que deve ser legal de conhecer http://www.tobermorybrewingco.ca/
    Para que gosta claro….

  11. Pingback: As viagens do meu cachorro - Gaby no Canadá

  12. Pingback: Como receber o seu 2017 Canada Discovery Pass gratuito e dicas de lugares para visitar perto de Toronto - Gaby no Canadá

  13. Pingback: 20 lugares que você não irá acreditar que ficam em Toronto ou próximo da cidade - Gaby no Canadá

  14. Oi Gabriela…Sou do Rio e estou em Toronto por 1 mês, agora tenho 2 semanas só, rsrs. Todo final de semana estou indo para algum lugar. E amei esse. No proximo fds, primeira semana de outubro, acha tranquilo de ir? Com relação ao clima, etc. Amo seu blog tem me ajudado bastante!!!! bjs

  15. Olá Gaby, estou a pensar ir ao Bruce na próxima semana. Sabes-me dizer se os passeios de barco estão disponíveis nesta altura?

  16. Olá Gaby, td bem?
    Gostaria de saber se teria como conhecer e fazer algums trilha em um bate e volta saindo de toronto? Se sim, qual trilha vc recomenda?
    Obrigada,
    Beijos

    1. Tem sim. A chamada The Bruce Trail é uma trilha que vai de Tobermory (Bruce Peninsula) até Niagara. Tem várias partes bonitas. Procura na internet e veja qual pedaço você acha mais legal fazer. Tem vários perto de Toronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *