Pular para o conteúdo

Como curtir o inverno de Toronto com pouca grana

O inverno pode ser uma estação muito cara quando pensamos que somente o lift da montanha de ski pode chegar a CAD$78 por dia em Blue Mountains, os ingressos pros jogos de ice hockey nunca saem por menos de CAD$50 (no lugar mais alto do estádio) ou o final de semana em um cottage legal (e cheio de neve) não sai por menos de CAD$300. Pensando nisso – e também no meu próprio bolso – eu resolvi elaborar uma listinha com atividades super legais que você pode fazer em Toronto gastando pouco ou quase nada. Como sempre eu vou adorar receber os comentários de vocês e as sugestões de atividades baratinhas que vocês fazem para se manterem ocupados nos meses mais frios.

Visite os parques e bata fotos lindas

DSC_6815

Há quem pense que é loucura sair na rua quando está muito frio, mas eu adoro visitar os parques de Toronto no inverno, principalmente depois de uma nevasca. A paisagem fica tão linda, mas tão linda que eu sempre acabo batendo inúmeras fotos e curtindo muito o momento. A dica aqui é colocar várias camadas de roupas – e de preferência usar a última camada impermeável – e passear pelos diversos parques que a cidade tem (clique aqui e veja uma lista dos meus parques favoritos).

Brinque (muito) com a neve

cimg1927

Faça um anjinho na neve, construa um boneco de neve, pegue flocos de neve com a sua língua, se envolva em uma snow fight… qualquer atividade com a neve é super divertida e não custa nada. Você pode usar minha dica anterior e ir a um parque para brincar com a neve, mas se tiver nevado dá para brincar na frente da sua casa mesmo. Clique aqui e veja alguns dados para você planejar sua viagem a Toronto se seu objetivo é ver a cidade branca e você quiser prever quando será a próxima neve.

Aproveite para visitar vários museus e edifícios da cidade nos dias com entrada gratuita

AGO_GNC5

A maioria dos museus de Toronto possuem dias com entrada gratuita: o Aga Khan Museum é gratuito nas quartas-feiras, o Art Gallery of Ontario é também gratuito nas quartas-feiras à noite, a Assembléia Legislativa de Ontario possui visitação gratuita todos os dias (consulte horários e disponibilidade), o Bata Show Museum possui entrada do tipo “pague o que puder” nas quintas-feiras à noite, o Royal Ontario Museum é gratuito nas terças para estudantes de pós-graduação de instituições canadenses, e por ai vai.

Aproveite para visitar alguma biblioteca da Toronto Public Library

DSC_7211

Toronto Public Library (assim, em singular mesmo) é o maior sistema de bibliotecas públicas do Canadá, com sede em Toronto. Em 2008 foi considerado o maior “sistema de bibliotecas regionais/locais” do mundo, já que possuía em média uma circulação/utilização per capita maior do que qualquer outro sistema de bibliotecas públicas do mundo. O Toronto Public Library foi criado em 1830 e é constituída por 100 bibliotecas e mais de 12 milhões de itens em sua coleção. Clique aqui para ler o post que escrevi com detalhes para se inscrever gratuitamente e usufruir de todo material disponível.

Faça experimentos divertidos com a neve e o frio

screen-shot-2017-01-05-at-8-39-37-am

Nós não nos criamos aqui no Canadá então todas aquelas atividades da aula de ciências de jogar água quente no frio para se transformar automaticamente em neve ou bolhas de sabão no frio extremo se transformarem em bolas de cristal são novidade para nós. E se você também tem curiosidade para fazer estes experimentos o inverno é a época perfeita. Clique aqui e aqui e veja alguns desses experimentos. Clique aqui e veja post e vídeo do maridão fazendo o experimento de transformar água fervendo em gelo diretamente.

Brinque de sled ou toboggans

cimg2196

Uma atividade muito divertida é comprar uma pranchinha ou bóia e descer morros dos parques e praças de Toronto. Na Canadian Tire, por exemplo, você encontra equipamentos baratinhos (tem até de CAD$10) e a diversão é garantida. A Livi do blog Baianos do Pólo Norte tem um post super completo com dicas dos lugares para você brincar de toboggan em Toronto (clique aqui para ler o post).

Patine no gelo

dsc_8670

Uma das atividades mais legais e populares aqui em Toronto (e em boa parte do Canadá) é o ice skating (patinação no gelo). Toronto possui 52 outdoor rinks e eles são gratuitos, ou seja, você pode usá-los sem nenhum custo, só precisa ter o patins ou alugá-los (o que custa em torno de $5). Se o clima estiver ruim não tem desculpa para não patinar no gelo pois Toronto possui 40 indoor rinks. A maioria dos parques da cidade possui um e eles sempre vão ter movimento (é incrível a popularidade do esporte). Clique aqui e veja mais informações sobre pistas internas e externas, horários e aulas.

Tome muito chocolate quente

img_8729

Chocolate quente é delicioso e você não precisa gastar muito para usufruir desta delícia. No Tim Hortons, por exemplo, um copo pequeno de chocolate quente custa apenas CAD$1.99 (e é delicioso). Claro que há vários outros lugares com hot chocolates mais requintados, mas o preço dificilmente vai passar de CAD$5 por um copo pequeno e, quer saber, em um dia de frio é o dinheiro mais bem gasto do mundo.

Assista a filmes infantis no cinema pagando muito pouco

Nas manhãs dos sábados de janeiro/2017 (mais precisamente 11am) a rede de cinemas Cineplex terá o Family Favourites, que são exibições de filmes para a família por apenas CAD$2.99.

Curta o céu de inverno

dsc_8325

O inverno é incrivelmente lindo e toda esta beleza faz a gente suportar o frio sem reclamar. A neve por si só já é linda (e quando cai faz com que você tenha vontade de fotografar cada canto da cidade). Porém além dela tem o céu de um dia de muito frio, que pode ter vários tons de rosa e roxo; tem o nascer e o pôr do sol (que são extremamente lindos, os mais lindos do ano na minha opinião). Melhor de tudo? Você não precisa pagar nada para contemplar estes espetáculos e eles acontecem todos os dias. Bom né?

8 comentários em “Como curtir o inverno de Toronto com pouca grana”

  1. Bom dia Gaby!!!! Adorei suas dicas!!!! Estamos indo no próximo dia 19/01 passar 3 semanas aí em Toronto e com certeza farei muito essa tua programação de inverno. Aliás, essa tua dica de visitar museus no dia “free” ou “pague o que puder” eu costumo usar muito quando vou viajar. Apesar de ficar mais cheio, é uma maneira de visitá-lo e economizar um pouco para depois tomar um chocolate quente, um vinho ou até mesmo uma cervejinha!!!! Vou te contar depois minhas experiências por aí!!!! Beijos

  2. ola Gaby,
    eu e meu marido acompanhamos e adoramos o seu blog. parabens!
    estamos nos mudando para Mississauga no próximo mês, temos dois filhos e um westie.
    gostaria de saber se vcs já passaram por situações de preconceitos aí e se tem alguma indicação de lugares- lojas com casacos bacanas para neve de terceira mão!
    obrigada!

    1. Ola Cyntia. Não, nunca passamos por nenhuma situação de preconceito – o pessoal aqui é bem aberto para imigrantes. Sobre casacos tem várias lojas de roupas usadas como a Value Village. Não sei se vc consegue comprar “casacos bacanas” mas conheço pessoas que compraram bons casacos de neve lá. Obrigada pelo recado.

  3. Olá Gaby!! Parabéns pelo blog. É o melhor e mais completo que já vi sobre Toronto. Uma dúvida! Vc é guia turística? Pretendo viajar a Toronto ainda este ano (dezembro/janeiro), mas meu marido está com receio de ir só nós dois rsrs sem ninguém por perto pra poder nos auxiliar. Caso vc não seja, poderia nos indicar alguém? Um abraço!! Sucesso sempre!

  4. Oii, gaby!! tudo bem? Adorei seu blog!!!
    Vou para toronto em dezembro e vou passar o natal ai, gostaria de saber se cai neve no Natal? Nunca vi a neve e estou louca para ver!!!
    Muito obrigado!
    Atenciosamente
    Nathalia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *