Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Novembro 2017: Souvenirs do Canadá para presentear familiares e amigos do Brasil

6on6logoRED

Nem acredito que já estamos no dia 6 de novembro e que logo logo o Natal e o novo ano estão ai. Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que todo dia 6 é dia de projeto 6 on 6, onde 6 blogueiras brasileiras morando em 6 diferentes cidades do Canadá falam sobre um mesmo tema todo dia 6 de cada mês, trazendo 6 fotos para ilustrar aquilo que estão falando. É um projeto de sucesso que já vai entrar para o quarto ano e sempre fala de temas legais e que todo mundo quer saber/ver. E o tema deste mês é super popular: souvenirs (ou lembranças) do Canadá. Eu até já falei um pouco sobre o assunto aqui no blog. Sim, sim, dá para comprar chaveiros, imãs de geladeira e muitas lembranças por aqui, mas e aqueles produtos que são a cara do país? Pois é sobre estes produtos típicos que eu vou escrever hoje aqui no blog.

1. Qualquer coisa de Maple

dsc_0658

Sim, maple syrup é o “mel” feito da seiva da árvore que tem a folha típica do Canadá e é sem dúvida o souvenir mais legal que você pode levar para alguém do Brasil. Mas vale falar que além do tradicional maple syrup – que é vendido nos supermercados em vários tamanhos e com ótimos preços – há muitos outros produtos com maple que você pode levar como souvenir. Entre eles estão a maple butter (manteiga com maple), maple cookie (bolachas com recheio de maple, e algumas delas tem até formato de folha), chocolate com maple, maple sugar candy (balas e pirulitos feitos do melado) e por ai vai. Opções não faltam!

2. Ice Wine

dsc_7135

Um legítimo Icewine deve ser preparado a partir de uvas maduras colhidas congeladas. Por isso, é mais comum na Áustria, Alemanha, norte da Itália e Canadá. Inclusive, a região de Niagara (mais precisamente península de Niagara, próxima a Niagara Falls) é a maior produtora mundial desta “sobremesa”. Icewine é um dos símbolos Canadenses e lembro que a primeira garrafa que ganhei de presente foi do meu chefe Canadense, quando ele foi na minha banca de mestrado ao Brasil (há quase 10 anos atrás). Eu achei um presente tão bem pensado e chique que hoje sempre que tenho que presentear alguém é este tipo de bebida que eu levo. Claro que não é barato – uma garrafa de icewine pode custar C$60 ou mais – mas há opções de garrafas pequenas e lembro que vi na LCBO um kit com 3 garrafinhas/doses por C$20.

3. Vinhos

dsc_9476

E se o budget está curto mas você está com vontade de presentear alguém do Brasil com uma bebida alcóolica, as opções de vinho são enormes. O Canadá possui vinhos muito bons e neste post aqui eu dou algumas dicas. A LCBO é a nossa loja favorita para comprar vinhos, e eles separam as bebidas por país e região. Há ainda os vinhos mais comuns e os vintages, que são os com melhores notas e mais conceituados. Uma boa garrafa de vinho pode custar menos de C$20 e é uma ótima opção de presente. Segundo o site da receita federal viajantes pode trazer 12L de bebidas alcóolicas para o Brasil, respeitando a cota de valores.

4. Roupas ou acessórios dos times da cidade

Attachment-1-(5)

Um dos presentes super legais que você pode levar para seus amigos e familiares no Brasil é uma camiseta de um time da cidade (e neste post aqui eu mostro todos os times). Os times de Toronto não são os melhores das ligas, mas são super populares por aqui. Entre os times mais legais estão o Blue Jays (baseball) e Toronto Raptors (basketball). E Toronto também tem um time de futebol, o Toronto FC. As lojas mais populares onde você acha mais artigos esportivos são Sport Check e Real Sports Apparel. Vale falar que tem camisetas, bonés, agasalhos, mascotes e tudo que você pode imaginar, mas a variedade dos produtos é maior durante as temporadas (isto é, quando os times estão jogando). No post que indiquei há as datas das temporadas de cada esporte por aqui.

5. Roupas de marcas Canadenses

Há muita coisa legal Canadense que você só encontra por aqui. Eu falei um pouco destas lojas neste post aqui. Entre as marcas canadenses que eu curto estão Roots, Joe Fresh, Hatley, roupas da loja de departamentos The Bay, Nest Designs, Petit a Petit Canada, entre outras. E marcas conhecidas como GAP e ZARA tem suas versões canadenses, com a folha do maple e tudo. Vale a pena procurar estas lojas e comprar roupas e lembranças para sua família e amigos do Brasil.

6. Bichos de pelúcia de animais daqui

Os animais canadenses são lindos e entre eles estão castores, ursos, alces, entre outros. E em 100% das lojas de lembranças que você achar na cidade (eu até vou ousar e dizer do país) você acha um bichinho de pelúcia lindo. Então
na dúvida tenho certeza que seu amigo ou familiar vai curtir uma pelúcia de um animal fofo das terras geladas. Na foto eu encontrei em Niagara (na última vez que estivemos por lá em setembro) estas latas fofas com bichos de pelúcia daqui. Entre eles, castores e guaxinins.

Agora não deixem de visitar os outros blogs que fazem parte do projeto e conhecer como as outras blogueiras que participam deste projeto trataram deste tema. Eu tenho certeza que as fotos e as dicas serão super legais.

canada6x6-4

Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
Viajadora (Thaís, Vancouver)
De bem com a vida (Mariana, Calgary)
Edmonton Feelings (Juliana, Edmonton)
Like a new home (Adriane, Ottawa)

12 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Novembro 2017: Souvenirs do Canadá para presentear familiares e amigos do Brasil”

  1. Ola Gaby
    Eu adoro seus pots , são super criativos e além de tudo vc usa uma linguagem suave e bem clara. Parabéns !!!!!
    Gostaria de saber onde encontramos livros infantis em português. Eu também tenho um filho e gostaria de dar de presente para ele livros em português. Se vc puder dar algumas dicas, eu agradeço.

  2. Me mudei para o Canadá tem pouco tempo (uma semana exatamente), vivo perto de yonge street. Já peguei sua dica do Sabor Brasil, foi muito bom, mas o preço foi um pouco salgado (porém se compararmos com as steakhouses brasileiras), então prefiro ir em roadhouses e steakhouses Canadenses mesmo. Você tem alguma dica para o começo? Antes daqui morei 3 meses em Louisiana, USA. Sou original de São Paulo. Outra coisa, compra camiseta do Toronto FC, o time que vai ser campeão da MLS

    1. Ola Nathan. Bem-vindo! Sim, já vi que o Toronto FC está bem! Eles foram ano passado para a final e perderam, vamos ver este ano. Sobre dica para o começo, respira funda que tudo vai dar certo no final! Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *