Final de semana em Ottawa

Além de ser a capital do Canadá, Ottawa é considerada a melhor cidade para se viver no país, a segunda metrópole das Américas com maior qualidade de vida e a terceira cidade mais limpa do mundo. Apesar disso, a maioria dos turistas que vem ao Canadá não leva Ottawa a sério – e eu posso me incluir nesta categoria – e acham que a cidade se resumo ao Parlamento. Muitos nem a visitam (como nós, quando viemos para o Canadá pela primeira vez em 2007). Foi só depois de morar no Canadá e visitar Ottawa mais vezes que descobrimos como a cidade é maravilhosa (em todos os sentidos, principalmente o cultural) e como é, sem dúvida, uma das mais lindas cidades Canadenses. E foi com este espírito de busca (i.e. turista louca para conhecer tudo) e com vontade de descansar que fomos passar o último final de semana por lá.

Ottawa foi fundada em 1826 com o nome de Bytown. Somente em 1855 recebeu o nome de Ottawa e em 1867 virou capital do Canadá. Se pararmos para pensar na rivalidade entre a cultura inglesa e francesa aqui no Canadá, Ottawa está localizada em uma posição super estratégica – exatamente na divisa entre as províncias de Ontario, de colonização inglesa, e Quebec, de colonização francesa – como uma maneira inteligente de não favorecer nem ingleses nem franceses. Hoje é a 4o. maior cidade do Canadá, 2o. maior da província de Ontario e possui quase 1 milhão de habitantes. Além disso, Ottawa é conhecida como uma cidade de gente jovem e “high tech”, onde mais da metade dos habitantes tem menos de 35 anos, e a indústria da alta tecnologia puxa o crescimento da região.

Por ser a capital do país, obviamente quando você visita Ottawa os prédios administrativos/cívicos são as primeiras atrações, ou melhor, seus principais cartões postais. O imponente Prédio do Parlamento (na verdade, um conjunto de prédios públicos que inclui House of Commons, Hall of Honor e Senado Canadense) faz juz a sua fama e impressiona pela beleza e grandiosidade. O que mais surpreende quem visita Ottawa é realmente a arquitetura, e a harmonia entre os prédios antigos e os modernos.

Um outro ponto que gostaria de destacar sobre Ottawa são os museus. Ottawa possui museus incríveis – são mais de 30 – que surpreendem tanto na arquitetura de seus edifícios, quanto na qualidade de suas instalações e acervo. Uma visita a Ottawa sem uma “passadinha” em um dos seus museus não será completa, mesmo para aquelas pessoas que não são tão ligadas a arte e história (o que não é o meu caso, que sou simplesmente viciada em museus).

Por fim, apesar de ser considerada uma cidade “pacata” e “conservadora”, o fato de uma das principais regiões da cidade ser localizada nos arredores de um mercado público – Byward Market – surpreende. O Byward Market é considerado o mais antigo mercado de produtos típicos do Canadá, e possui lojas, galerias e mercado de frutas, flores e artesanato local, além de restaurantes. Foi lá que a cidade de Ottawa iniciou-se e a partir desta região que desenvolveu-se. Vale uma visita e uma parada para almoço/lanche/jantar em um de seus mais de 100 restaurantes.

O intuito deste post era introduzir Ottawa e acabei falado bastante sobre algumas de suas atrações. No próximo post irei descrever as atrações turísticas que fomos neste final de semana na capital Canadense. É importante falar que a maioria dos pacotes de turismo e roteiros de viagem reserva apenas 1 dia para Ottawa. Você irão ver que ficamos 2 dias e ainda faltaram muitas, muitas atrações. Reserve pelo menos um final de semana para curtir a cidade e conhecer um pouco da cultura e da história Canadense.

Em 2009, verão em Ottawa (+30C no mínimo)…

Novembro de 2012, -12C, neve e muito frio em Ottawa!

You may also like...

3 Responses

  1. Jacqueline Leme disse:

    Oi Gabi, estou amando seu blog, sou de São Paulo,e dia 19/04 eu e meu marido iremos fazer um tour pelo Estados Unidos e Canadá, estou fazendo um roteiro,e suas dicas estão me ajudando muito.
    Já viajamos outras vezes, mas é a primeira vez que cuido de tudo sozinha, pois meu marido deixou tudo em minhas mãos, e suas dicas estão me salvando.Obrigada por dividir suas experiências com todos !!
    Bjs !!

  2. Adorei o post Gaby!! Realmente muita gente, especialmente no Brasil, nem sabe da existência de Ottawa (nem sendo a capital – aulas de geografia nota zero). Amo morar aqui!
    *Estou linkando o seu blog lá no meu, tá!
    Bjos

  1. 07/10/2013

    […] passear pela Old Montreal), para Michigan ver as cores do outono (ele adora outono!), para Ottawa (aonde ele passou frio e correu pelos jardins do parlamento para esquentar), para Houston no Texas (fugir um pouco do inverno e comer muita carne), para Banff (aonde ele pode […]

  2. 06/11/2014

    […] dado nos pacotes de viagem). Distância partindo de Toronto: 453km (4h23min de carro). Leia mais: Final de semana em Ottawa Atrações em Ottawa Festival de […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *