Pular para o conteúdo

Novembro 2023 em Toronto e arredores: clima, atrações, eventos e muito mais

Novembro chegou e junto com ele o frio, o final do horário de verão e a paisagem mais monocromática. Mas não se desanime com o que eu escrevi anteriormente porque o mês é repleto de atrações incríveis, jogos esportivos imperdíveis e muito mais. O penúltimo mês do ano em Toronto e arredores está cheio de eventos em 2023 e é sobre tudo que rola neste mês que eu escrevo este post hoje para vocês.

Previsão do Tempo

Depois de um outubro relativamente quente, começamos novembro com frio. E parece que será assim o mês todo: média de temperatura de 0.5C e precipitação de 80mm. Segue a previsão dia a dia: 1 à 7 de novembro com sol, neve e temperaturas mais geladas, 8 à 16 de novembro com chuva e frio, 17 à 27 de novembro com mistura de chuva e neve e 28 à 30 com flurries e temperaturas mais geladas.

Feriados

Não há feriados em novembro em Toronto. Isso mesmo! Nada de long weekends ou 3 dias de folga em casa ou passeando. O que rola por aqui – e não é feriado mas é uma data bem esperada – é o Black Friday, que é a sexta-feira após o Thanksgiving americano, onde as lojas fazem super-hiper-mega promoções (como eu contei para vocês aqui no blog). Este ano o Black Friday cai no dia 24 de novembro e vale a pena dedicar algumas horinhas deste dia (ou do final de semana) para fazer compras. Ainda neste mês há o Remembrance Day (11 de novembro) que não é feriado mas é uma data bem celebrada por aqui.

Fim do horário de verão

Às 2am do dia 5 de novembro acaba o horário de verão aqui no hemisfério norte (e a diferença de horário entre Toronto e algumas partes do Brasil passará a ser de 3 horas). E o que isso quer dizer? Bom, sair do horário de verão (daylight savings como chamamos aqui) significa atrasar os relógios em 1 h – e ganhar uma hora de sono, apesar disso ser impossível com criança em casa. Na prática os dias ficam mais curtos e você vai notar que com a aproximação do inverno (que começa dia 21 de dezembro por aqui) vai escurecer cada vez mais cedo e sua noção de horário vai bagunçar um montão. Eu escrevi um post bem legal sobre alguns mitos sobre o horário de verão e vale a pena ler clicando aqui.\

Eventos

Ainda não é Natal mas é em novembro que muitas das atrações natalinas começam em Toronto. Como sempre, segue abaixo uma lista dos meus eventos favoritos para esta época do ano:

Illumi: o maior show de luz, som e multimídia do mundo está acontecendo em Mississauga, perto de Toronto. O evento apresenta 13 “universos” únicos que levam cerca de 75 minutos no total para serem explorados. Você deve marcar um horário específico para visitar e o horário mais cedo é 5pm. Os ingressos são gratuitos para crianças de até 2 anos.

Royal Agriculture Winter Fair: todos os anos, em novembro, mais de 300.000 visitantes visitam a Royal Agricultural Winter Fair, a maior feira agrícola e equestre coberta do mundo. Realizada no Exhibition Place em Toronto, a Feira mostra os líderes do Canadá em excelência agrícola, alimentar e equina. Em 2023 acontece de 3 a 12 de novembro. Já fomos na feira e mostramos um pouco sobre a experiência aqui.

The Distillery Winter Village: festival de Natal que acontece no Distillery District de Toronto – muito parecido com o antigo Christmas Market. Este ano o evento acontece de 16 de novembro até o ano novo. Note que há períodos do dia onde a entrada é gratuita e em outros (especialmente à noite e nos finais de semana) que você precisa comprar um ingresso (tudo está explicado no link).

Santa Claus Parade: o Papai Noel chega em Toronto em novembro e é quando as festividades de Natal da cidade começam oficialmente. E este ano a data da “parada do Papai Noel” será dia 26 de Novembro. Vários artistas e carros passam pelas principais ruas do centro de Toronto e este é um evento muito popular entre os moradores da cidade.

CP Holiday Train: uma tradição super legal desta época do ano é a passagem do trem cheio de luzes da Canadian Pacific em 180+ comunidades ao redor do Canadá e Estados Unidos. O trem para poucos minutos (somente 45) e ai o trem luminoso se abre e há música e luzes. Evento super legal que amávamos visitar em Toronto. É gratuito mas as pessoas são convidadas a trazerem alimentos não perecíveis para doação. O trem sairá de Montreal no dia 27 de novembro e dá para ver as datas e horários que ele vai passar em várias cidades no link acima.

Canada’s Wonderland Winterfest: evento temático de Natal e inverno que acontece no Canada’s Wonderland entre os dias 17 de Novembro e 6 de Janeiro. Durante o evento muita coisa irá acontecer no parque: os visitantes poderão patinar no lago do parque, haverá uma cerimônia de acendimento das luzes de Natal do parque todas as noites, comidas típicas de Natal serão servidas, vários shows temáticos acontecerão e haverá a oportunidade de brincar em algumas atrações do parque.

Cavalcade of Lights: evento de luzes, fogos e música na praça da prefeitura de Toronto – a Nathan Phillip Square – para marcar a chegada da árvore de Natal oficial da cidade. Em 2023 acontece no dia 25 de novembro mas pelo link diz que irá até janeiro (acredito que eles manterão displays de luzes na praça). Eu fui neste evento no primeiro ano que morei aqui em Toronto e um pouco da minha opinião vocês podem ver neste post aqui.

Bloor Yorkville Holiday Magic: evento de luzes e música na região de Yorkville que acontecerá no dia 25 de novembro. É gratuito e o ponto alto será a inauguração das luzes da árvore de Natal na Cumberland Street.

TD Union Winter: mercado de Natal que acontecerá na Union Station a partir de 28 de novembro (até final de janeiro). Terá lojinhas, comidas e pista de patinação.

Eventos Esportivos

Há muitos eventos esportivos e jogos de basketball e ice hockey acontecendo quase que diariamente em Toronto nesta época do ano. Vocês podem ver as datas dos jogos de basquete clicando aqui. Há também jogos de jogos de ice hockey, que são super populares por aqui.

Shows musicais

Clique aqui para vera a lista completa.

Bom novembro para todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *