Pular para o conteúdo

Setembro 2023 em Toronto e arredores: clima, atrações, eventos e muito mais

Setembro é um mês super gostoso e movimentado por aqui: o clima continua bom, as férias de verão terminam, as aulas começam e é um mês super produtivo já que equivale ao nosso março no Brasil (as pessoas estão focadas em serem produtivas, aproveitarem os últimos dias de calor e em deixar tudo organizado antes do inverno e do frio chegarem). Mas não é por ser produtivo que o mês não possui vários eventos e dá sim para curtir bastante a cidade de Toronto e arredores . Abaixo eu listo para vocês o que eu acho que de mais legal vai acontecer em Toronto em setembro de 2023.

Clima

Setembro é um mês de ótimo clima aqui em Toronto: não é frio mas também não é quente – é um mês com temperaturas amenas e gostosos, com manhãs mais frias e tardes quentes. Eu diria que é a melhor época para viajar por aqui pensando em clima. A previsão de temperatura para setembro de 2023 é a seguinte: 1 à 15 com chuva e temperaturas amenas, 16 à 24 com sol e alguns períodos de chuva, 25 à 30 ainda com chuva e friozinho. Sim, a previsão é que setembro será super chuvoso (80mm acima da média de chuva dos últimos anos) e com a média de temperatura de 14.5C, o que é normal para esta época do ano.

Feriados e Comemorações

A primeira segunda-feira do mês – no caso deste ano dia 4 de setembro – é feriado por aqui, o chamado Labour Day (ou dia do trabalho). A data é marcada pelo final das férias de verão e após esta data as crianças voltam para aulas depois de ficarem de férias desde o final de junho. Confesso que é um feriado triste, pois sabemos que o frio e o inverno estão mais próximos e que calor mesmo só teremos no outro ano.

Além do feriado é em setembro que o outono começa oficialmente, no dia 22 de Setembro. Mas não pense que as folhas já ficam vermelhas e o frio já chega em setembro. Geralmente as folhas começam a mudar de cor em outubro; portanto, o outono chega em setembro mas geralmente nada muda com a sua chegada (vamos ver se em 2023 isso é verdade, porque onde eu moro já estou vendo muitas árvores ficarem vermelhas e amarelas).

Festivais e Eventos

Canadian International Air Show: de 2 a 4 de setembro se você estiver em Toronto você deve olhar para o céu. Isso mesmo: na beira do lago Ontario acontece o Canadian International Air Show, um festival com aviões e caças que é simplesmente demais – e faz parte da CNE.

Canada’s Largest Ribfest: entre os dias 1 e 4 de setembro acontece este festival da costela no Spencer Smith Park em Burlington, que como o próprio nome diz é o maior do Canadá.

Anime Toronto: feira de animação e personagens japoneses acontecendo no Metro Convetion Centre entre os dias 1 e 3 de setembro.

CaribbeanTales International Film Festival: festival de cinema que celebra os talentos de cineastas estabelecidos e emergentes que praticam sua arte caribenha em todo o mundo. Exibido em Toronto para audiências entusiasmadas todo mês de setembro, o CTFF apresenta uma mistura multi-étnica de filmes dinâmicos que exibem uma diversidade de histórias e culturas. Acontecerá em Toronto de 6 a 22 de setembro em diversos locais ao redor da GTA.

Toronto Dragon Festival: evento destinado à cultura chinesa de 1 à 3 de setembro, na Nathan Phillips Square. A decoração parece ser o ponto forte do evento que contará com uma cabeça gigante de dragão entre outras coisas. Se estiver passando na região nesta data vale a pena conferir.

Toronto Ukrainian Festival: é o maior festival de rua ucraniano na América do Norte, atraindo mais de 600.000 visitantes para a área. O festival acontece na Bloor West Village nos dias 15 à 17 de setembro e conta com dois palcos e muita música, comida e entretenimento.

Toronto Waterfront Festival: festival na beira do lago Ontario com o World’s Largest Rubber Duck (o maior pato de borracha do mundo), além de outras atrações. O evento acontece entre 16 e 17 de setembro no endereço 7 Queens Quay East.

Kensington Market Jazz Festival: se você gosta de jazz vale a pena visitar o bairro de Kensington Market entre 29 e 30 de setembro, quando acontece o Jazz Festival por lá. O festival acontece em vários restaurantes e bares do local, que cobram ingresso para você entrar e assistir as apresentações.

Toronto International Film Festival (Tiff): o festival internacional de cinema de Toronto acontece em 2023 nos dias 7 a 17 de setembro e agita a cidade. Várias celebridades vem para cá e você pode estar em um café e dar de cara com Jennifer Aniston, como aconteceu com algumas pessoas em anos anteriores. O festival é muito famoso entre os amantes desta arte e vários filmes lançados aqui já ganharam o Oscar, como 12 Years a Slave, American Beauty, Argo, Dallas Buyers Club. Algumas ruas do centro ficam fechadas e há tapetes vermelhos, onde você pode ver artistas famosos. E vale falar que a experiência de atender a um filme exibido para o Tiff é incrível: você assiste o filme e depois tem uma seção de perguntas e respostas com o diretor ou os atores (eu fui em uma em 2010 e adorei).

Terry Fox Run: a corrida do Terry Fox para vencer o câncer acontece todos os anos no Canadá desde 1981. Em 2023 ela acontece no dia 17 de setembro. Não precisa ser nenhum super atleta para participar e o evento é super tradicional por aqui, acontecendo em várias cidades do país e em vários locais de Toronto. Leia mais sobre este herói canadense aqui no blog.

Roncesvalles Polish Festival: festival de rua que comemora a cultura polonesa na região de Roncesvalles nos dias 16 e 17 de setembro. O festival contará com música, arte e muita comida polonesa. Se você está na cidade e quer saber como os festivais culturais são vale a pena ir neste.

JFL42: JFL é a sigla de Just for Laughs, um festival de comédia que acontecerá em Toronto entre os dias 21 e 30 de setembro. O festival conta com +40 eventos interativos e os principais nomes da comédia mundial estarão aqui para se apresentar e te fazer rir.

Nuit Blanche: evento noturno onde a cidade de Toronto fica repleta de exposições de arte. Este ano o Nuit Blanche acontece dia 23 de setembro.

ELEVATE: evento de tecnologia e comunicação com palestras inspiradoras, programação experiencial e eventos sociais épicos. O evento acontece de 26 à 28 de setembro.

Eventos Esportivos

Em relação ao baseball, o time de Toronto – o Blue Jays – continua sua temporada oficial em setembro e fará 12 jogos em Toronto. Os jogos do time acontecem no incrível Rogers Centre e os ingressos possuem ótimos preços (dá para assistir a um jogo do Jays pagando CAD$14).

O Toronto FC (time de futebol daqui) joga em Toronto nos dias 16 e 30 de setembro (no BMO Field, o estádio do Exhibition que você consegue ver quando passa pela Gardiner). Ah, e tem também o Toronto Argonauts, o time de futebol americano daqui, que estará fazendo alguns jogos em setembro em Toronto (veja aqui).

Eventos Musicais

Para eventos musicais, clique aqui.

Espero que tenham gostado das dicas e bom setembro para todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *