Pular para o conteúdo

O que é o Family Room e o que você precisa pensar na hora de projetar este ambiente

Quando montamos o projeto da nossa casa eu sabia que queria um Family Room bem grande, cheio de janelas e com muito espaço para a gente curtir nossa família. Nunca tivemos este espaço nas outras casas que moramos aqui no Canadá e talvez este tenha sido um dos motivos que fez a gente sair da nossa querida townhouse e nos aventurar na construção de uma casa por aqui. Para quem não sabe, Family Room tem uma função semelhante à da sala de estar em casa, sendo um local de encontro para todos se reunirem e relaxarem juntos no final do dia. Porém, não é a sala de estar em si – ou a brincadoteca como vejo em várias casas no Brasil. O Family Room é uma sala mais descontraída, com sofá, TV e um espaço para as crianças.

O Family Room é sem dúvida um dos ambientes mais requisitados pelas famílias, porque é o ambiente que junta uma família, seja para assistir um filme, para brincadeiras, jogos. E por isso o projeto de design feito pela F2Interiors tinha que incluir tudo isso.

Neste post a F2Interiors trouxe uma lista de dicas de como criar um Family Room que atende várias necessidades.

  1. Crie o máximo de storage possível. Com o passar dos anos, nós acumulamos coisas e mais coisas. E é neste ambiente que você conseguirá guardar tudo isso. O design do Family Room normalmente terá muitos brinquedos, jogos, coisas em geral. E quanto maior o número de storage, maior a chance dele ficar organizado. 
  2. Iluminação é fundamental. Como designers, nós sempre vamos usar e abusar de uma boa iluminação natural, mas nem sempre o ambiente vai ter esse tipo de opção. Então a dica é que você se dedique a ter uma ótima iluminação artificial, pot lights, abajur, luminária de piso, criando cenários para o ambiente, para deixar cada atividade no seu conforto necessário. Por exemplo, para ver uma TV no estilo cinema, talvez um abajur no canto da sala; para jogos de tabuleiro ou cartas, uma iluminação mais geral.
  3. Escolha o mobiliário correto. Esse ambiente precisa ser prático, seja para assistir um filme, jogar um jogo entre amigos ou até uma conversa informal. Qualquer item escolhido precisa estar em harmonia com o seu estilo e a sensação que você quer passar para quem estiver presente. Reparem que normalmente as pessoas se juntam em ambientes pequenos porque eles passam a sensação de mais conforto. Já os ambientes que são grandes e vazios podem passar a sensação de desconforto. Use e abuse de uma bela mobília, passando a impressão de que o seu ambiente é maior do que realmente é.
  4. Crie um ambiente com personalidade. O Family Room precisa remeter todas as pessoas que moram na casa. Vai ser o ambiente para entretenimento, socializar e relaxar, então o layout deve ser funcional, mas também pode ser bem criativo e convidativo. O uso de peças coloridas pontuais como almofadas, quadros, decoração e acessórios, que podem ser trocados com o passar dos anos, pode trazer a sensação lúdica pro ambiente. 
  5. Inclua cores. Uma dica que damos é escolher as cores em conjunto. Saia do óbvio. Se tem um ambiente da casa que você pode ser criativo definitivamente é esse. Não tenha medo de misturar cores, mas lembrando sempre que elas precisam estar em harmonia para que o ambiente seja agradável e confortável. 
  6. Não crie divisões. Crie um ambiente sem repartições de ambientes – open-concept é sempre o que procuramos para um Family Room. Criar espaços impacta negativamente no tamanho do ambiente em geral, e divide as pessoas. O que era para ser um ambiente para convidar todos a se juntarem, acabaria dividindo os grupos de acordo com cada atividade. 
  7. A importante escolha do sofá. Escolha um sofá que te convide a sentar, que te abrace, e que as crianças possam brincar, pular, e que você não vai ficar preocupado com o preço absurdo que pagou nele. Lembre-se que esse é um ambiente da família inteira, então cada item de mobiliário pode ser usado por todos e sem restrições.

Checklist de itens essenciais para compor o seu Family Room

  • Televisão
  • Diferentes espaços para sentar: sofá, poltronas, mesa com cadeiras
  • Storage
  • Estantes para jogos, livros ou decoração
  • Diferentes tipos de iluminação
  • Acessórios e decorações que reflitam a personalidade dos moradores

Cada casa possui um Family Room com disposições e tamanhos diferentes. O primeiro passo é preciso estabelecer a função principal que você gostaria de ter nesse espaço, como por exemplo assistir filmes em família, criar um espaço para crianças brincarem, um espaço de jogos para toda família. Depois disso o planejamento do melhor layout e a escolha de móveis deve acontecer. O mais importante é tornar esse espaço confortável e convidativo para que toda a família possa curtir e relaxar em conjunto. Esse é o objetivo principal do Family Room. 

As fotos que ilustram este post são do design do Family Room daqui de casa criado pela F2Interiors. Ainda não tiramos o projeto do papel mas amamos todos os detalhes. Temos certeza que os meninos vão amar tanto o cantinho para os brinquedos quanto o brinquedão, que é perfeito para os longos meses de inverno. Claro que quando estiver pronto eu volto aqui para mostrar para vocês!

A F2Interiors é uma empresa de design de interiores com profissionais brasileiras que trabalham em Toronto e arredores em pequenos projetos, renovação completa e e-design. Eles fizeram vários projetos de design aqui em casa e estão dando várias dicas incríveis mensalmente aqui no blog. Mais detalhes sobre a empresa vocês encontram aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *