Pular para o conteúdo

Brasil. Depois de 4 anos

Fiquei sumida do blog em março por um motivo muito especial: fomos para o Brasil. Assim que chegamos no Canadá – há 13 anos atrás – tínhamos o hábito de irmos para o Brasil todo ano (e às vezes mais de uma vez para o ano). Quando engravidei pela primeira vez em 2013 – e tive minha primeira perda gestacional – isso mudou pois eu não queria viajar grávida. Ai vieram os meninos, o trabalho mudou e viajar para o Brasil ficou mais difícil. Nos últimos 8 anos fomos 3 vezes (incluindo esta vez). Acho que por conta de viagens para o Brasil serem mais raras nós tentamos curtir intensamente, e foi o que aconteceu desta vez.

Acho que a diferença que eu senti foi o fato de estar viajando com meus filhos “grandes”. Deles entenderem que estamos no Brasil, de quererem saber onde eu morava quando tinha a idade dele, onde foi a minha escola, de associarem a comida que temos em casa a uma cultura, de ouvir português por todos os lados e de expressar a sua opinião sobre coisas que eu e o Juliano não notamos, porque somos acostumados com aquilo já que nascemos e moramos grande parte da nossa vida no Brasil. Nós sempre viajamos muito com os meninos mas esta foi a primeira vez que eu realmente vi o quanto é incrível mostrar o mundo para eles e conhecer lugares através dos seus olhinhos curiosos. Coisas do tipo “bate uma foto desta árvore mãe porque eu nunca vi uma folha tão grande e ondulada” ou “você conhece essa pessoa? porque ela foi tão simpática com você que parece que é sua amiga” chamaram muito a minha atenção.

Ver os meninos correndo no lugar que eu nasci e cresci, na casa dos avós, brincando com os primos, abraçando a bisavó, pulando onda na praia, comendo camarão… fez meu coração ficar quentinho. Eu não me vejo mais morando no Brasil e sinto que meu lugar no mundo é o Canadá, mas uma grande parte do que eu sou vem daquilo que eu vivi em Florianópolis, então é muito bom mostrar isso para os meninos. Porque assim eles vão entender mais do porquê da mãe deles ser como ela é. E essa experiência foi o que fez a viagem tão especial, além claro de todo o carinho recebido pela família e amigos.

Uma das coisas que eu realmente fiquei impressionada foi o tanto que a minha cidade – Florianópolis – cresceu. A última vez que fomos para o Brasil foi no início de 2019 e Ian era bebê de colo e mamando. Resultado: eu não consegui jantar fora e passear tanto quanto gostaria. Desta vez com os meninos grandes a gente curtiu DEMAIS: jantou com amigos, passeamos, viajamos… e eu consegui ver todo o desenvolvimento de lá. Fiquei feliz, impressionada… não esperava. E fiquei imaginando como está Curitiba (onde fiz uma das minhas pós-graduações) ou São Paulo (onde moramos 1 ano antes de vir para o Canadá), já que estas cidades eram bem maiores e desenvolvidas que Florianópolis naquela época. Imagina só agora!

No avião, já na volta, o Thomas perguntou o porquê de termos ido embora de tudo aquilo. Praia, família, comida deliciosa, clima perfeito, muito verde, apoio, amor. Eu não consegui responder para ele, apesar de saber a resposta. E é engraçado pensar que o motivo que me fez sair do Brasil há 13 anos atrás não é mais o motivo que me faz querer continuar no Canadá. A gente muda demais quando sai do nosso país de origem. Não nos sentimos completos em nenhum lugar do mundo porque a gente percebe que não é o endereço geográfico que importa, mas as experiências, a vivência, as pessoas que cruzam o nosso caminho. Não é a comida, o clima ou a cor das folhas da árvore que importa, mas o impacto que a gente deixa por onde passamos, em qualquer lugar do mundo.

1 comentário em “Brasil. Depois de 4 anos”

  1. Oi Gabi,

    Muito interessante sua reflexão sobre a ida ao Brasil. Eu sou de Curitiba e recentemente também fui pro Brasil visitar, também depois de 4 anos sem ir pra lá. E posso dizer que Curitiba mudou, mas não muito, não está maior do que era, mas mudou pq tudo nessa vida muda né.
    Quem sabe na próxima vez que você for pro Brasil você não dá um pulinho lá e conta pra gente o que achou 🙂
    Um abraço!
    Thabata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *