Pular para o conteúdo

Tipos de pisos disponíveis no Canadá

Escolher o piso para sua casa é uma decisão importante e vários fatores devem ser considerados na hora da escolha. Nesse post, a F2Interiors fala sobre os pisos mais populares no Canadá e o tipo de situação em que cada um é recomendado. Lembrando que geralmente as casas possuem mais de um tipo de piso, dependendo do ambiente e sua necessidade (veja no final do post os pisos escolhidos para a casa da Gaby).

Hardwood flooring

Existem dois tipos de pisos de madeira: o solid wood flooring (que consiste em uma uma peça de madeira maciça) e o engineered hardwood flooring (uma camada fina de madeira no topo de várias camadas de compensado, dando uma estabilidade maior do que o piso de madeira sólida).

Pontos positivos: 

· O piso de madeira é atemporal e elegante.

· Bastante valorizado no mercado imobiliário.

· Possui grande variedade de cores e estilos.

· Sendo bem cuidado, pode durar por décadas.

Pontos negativos:

· Custo alto.

· Dependendo do tipo de madeira, pode ser arranhado e danificado com facilidade.

· O piso de madeira sólida não suporta grandes variações de temperatura e umidade.

Laminate flooring

O piso laminado é composto de materiais derivados da madeira, como o HDF (High Density Fiberboard) e uma camada superior que recebe uma estampa reproduzindo o visual da madeira.

Pontos positivos:

· Ele possui uma camada que protege o piso, o tornando mais resistente a riscos e outros tipos de danos.

· Custo baixo.

· Possui grande variedade de cores e estilo.

· Fácil instalação.

Pontos negativos:

· Não é resistente a umidade.

· Não é possível ser restaurado como o piso de madeira sólida.

· Por ser um piso com impressão de madeira, ele é menos valorizado no mercado.

Vinyl Flooring

O piso vinílico é composto 100% de materiais sintéticos como PVC, minerais e outros aditivos. Sua última camada possui uma impressão de alta qualidade que imita madeira, mármore, cerâmica e outros materiais. 

Pontos positivos: 

· Um dos pisos mais resistentes do mercado, sendo resistente à água, manchas e riscos.

· Fácil instalação.

· É um piso que possui conforto térmico e acústico, oferecendo sensação térmica agradável em qualquer estação do ano e baixo nível de ruído ao pisar nele.

· Fácil manutenção.

Pontos negativos:

· Por ser um piso sintético, ele é menos valorizado no mercado.

· Não é possível ser restaurado como o piso de madeira sólida.

· Não é uma opção eco-friendly.

Carpete

O piso de carpete é bastante popular na América do Norte,  podendo ser composto por diversos materiais como nylon, poliéster e lã.

Pontos positivos:

· Custo baixo.

· Oferece grande conforto acústico e térmico.

· Oferece segurança por possuir superfície macia e não escorregadia.

· Fácil instalação e remoção.

Pontos negativos:

· Acumula pó e sujeira.

· Requer alta manutenção. 

· Pode absorver cheiros.

Tile flooring

O piso de cerâmica ou porcelanato é a opção mais popular para áreas de alto tráfego e de grande umidade como banheiros e entradas da casa.

Pontos positivos:

· Possui grande variedade de cores e designs.

· Duravel.

· Resistente a agua.

· Fácil manutenção.

Pontos negativos:

· Geralmente requer instalação profissional.

· Não é um piso confortável por ter uma superfície dura e fria ao toque.· O rejunte existente nesse tipo de piso requer constante manutenção especialmente em áreas de alto tráfego.

Casa da Gaby

Aqui em casa nós escolhemos vários tipos de piso, dependendo da função do ambiente. Nos corredores e salas nós colocamos o engineered hardwood flooring porque temos criança e cachorro e foi recomendado uma certa marca para evitar arranhões. Em todos os banheiros, entrada da casa e mud room escolhemos um piso porcelanato branco com alguns detalhes em preto e cinza. Nos quartos e no basement colocamos carpete por conta do conforto (amamos andar em carpete) mas sabemos que não será algo permanente, especialmente no basemente onde as crianças brincam. Tentamos fazer tudo claro e clean, para não pesar no ambiente. O único piso que eu falo que “ousei” um pouco foi o do laundry room, que é um piso cerêmico em hexágonos que eu amei. Mas realmente a idéia quando escolhemos os pisos foi ter eles claros e harmonizados. Segue foto abaixo de todos os pisos daqui de casa.

Este post foi escrito pela F2Interiors, uma empresa de design de interiores com profissionais brasileiras que trabalham em Toronto e arredores em pequenos projetos, renovação completa e e-design. Eles fizeram vários projetos de design aqui em casa e estão dando várias dicas incríveis mensalmente aqui no blog. Mais detalhes sobre a empresa vocês encontram aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *