Pular para o conteúdo

Fevereiro 2023 em Toronto e arredores: clima, atrações, eventos e muito mais

Fevereiro é um mês que eu AMO em Toronto. Isso porque é um mês de frio mais curto, com feriado no meio e com a celebração do amor (Valentine’s Day). Além disso, parece que o ano já está mais funcional e o temido e longo janeiro acabou, o que indica que a primavera está chegando (já no próximo mês!). Há vários motivos para curtir muito este mês e neste post trarei várias dicas. E vale falar que depois de fevereiro “teoricamente” os meses mais frios de inverno se vão e os meses quentes estão cada dia mais próximos.

O clima do mês de fevereiro

Depois de um começo de janeiro “quente” e quase sem neve e poucos dias de sol, o mês de janeiro termina bem gelado. E a previsão do clima para o mês de fevereiro é a seguinte: de 1 à 8 de fevereiro com sol e frio, de 9 à 16 de fevereiro com frio e períodos de neve e chuva, de 17 à 24 com flurries e frio e de 25 à 28 com neve e frio. Haverá uma média de 35mm de precipitação (25mm a menos que a média dos outros anos) e uma temperatura média de -7C, que é mais baixa que os outros anos.

Feriados e Comemorações

Oba, fevereiro tem um feriado: o Family Day. Este feriado não acontece em todo o Canadá e felizmente a aqui em Ontario tem dia da família. O feriado é super recente – começou em 2007 – e foi criado para dar para as pessoas um tempo a mais para elas curtirem sua família já que a distância entre o Ano Novo e a Páscoa é de 3 meses (ou até mais dependendo do ano). Neste feriado há muitos eventos gratuitos pela cidade e parques e é sim uma data que você vê os Canadenses nas ruas com seus filhos brincando e curtindo o inverno. O feriado acontece na terceira segunda-feira do ano, o que em 2023 cai no dia 20 de fevereiro.

Ainda em fevereiro temos o Valentine’s Day – dia dos namorados como “achamos” no Brasil que a data é celebrada. Apesar de não ser um feriado, é uma data super celebrada por aqui. O que eu acho mais legal é que o significado é um pouco diferente do que conhecemos como “dia dos namorados” e todos os tipos de amor são celebrados, não somente o de casais. Por exemplo, meus filhos sempre ganham e dão cartões e doces para os amigos. Se você for em qualquer loja nesta época do ano verá muitos produtos que refletem todas as formas de amor e é lindo de ver. A data é dia 14 de fevereiro que neste ano cai em uma terça-feira. Vale lembrar que é uma data para você não sair de casa, porque todos os restaurantes estarão lotados (a não ser que você tenha uma reserva). Se vocês quiserem ler mais sobre o Valentine’s Day – incluindo várias dicas – clique aqui.

Eventos e Festivais

La Poutine Week: de 1 à 14 de fevereiro vários restaurantes do Canadá todo (incluindo 25 em Toronto) estarão celebrando a semana do poutine e servindo esta delícia canadense, que no caso será feita especialmente para este evento. Os restaurantes participantes concorrem ao prêmio de melhor poutine da cidade e farão receitas especiais.

Michelangelo’s Sistine Chapel The Exhibition: de 3 de fevereiro até 2 de abril acontece no Toronto Event Centre esta exposição interativa sobre a Capela Sistina do vaticano.

Disney on Ice: Find Your Hero espetáculo de patinação no gelo com os personagens da Disney acontecendo no Scotiabank Arena de Toronto entre os dias 3 e 5 de fevereiro.

Winterlicious: de 27 de janeiro até 8 de fevereiro acontece o Winterlicious, um festival gastronômico de menu fixo em 220 restaurantes da cidade de Toronto. Você pode almoçar ou jantar e pagará por 3 pratos um valor fixo que varia entre $20 e $75.

Toronto Black Film Festival: festival de cinema mostrando os filmes negros mais destacados e poderosos do ano, criando um espaço para debater as principais questões culturais, sociais e socioeconômicas. Acontece em Toronto entre os dias 15 e 20 de fevereiro.

Bloor-Yorkville Icefest: nos dias 18 e 19 de fevereiro acontece nas ruas de um dos bairros mais chiques da cidade – Yorkville – um festival de inverno. A principal atração do festival são as esculturas no gelo e campeonato para ver quem faz mais bonito. Vale a pena visitar o local, que fica pertinho da saída do metro Bloor-Yonge e rodeado de vários pontos turísticos da cidade.

Canadian International Autoshow: de 17 a 26 de fevereiro acontece a festa de automóvel do Canadá aqui em Toronto, no Metro Convention Centre. Fomos no evento pela primeira vez ano passado e eu contei tudo para vocês aqui. O evento é super kid-friendly e é uma ótima dica de um evento diferente que acontecerá na cidade em fevereiro.

The Toronto Motorcycle Show: além do evento de automóvel em fevereiro acontece em Toronto o festival de motos. Neste caso a data é 17 à 19 de fevereiro e o local é o Enercare Centre.

WinterStations: um evento de arte de rua que acontece novamente este ano em Toronto é a Winterstations na The Beaches. Este ano as stations estão espalhadas pela praia e elas são interativas e super fotogênicas. Nós fomos em 2017 e achamos super legal – clique aqui e veja o post desta nossa experiência. As instalações serão abertas ao público a partir do dia 20 de fevereiro até abril.

Outdoor Adventure Show: de 24 à 26 de fevereiro acontece no International Centre está feira relacionada a diversas atividades outdoor, como camping, canoagem e muito mais. Parece ser um evento bem divertido e terá várias atividades.

Eventos Esportivos

O time da NBA de Toronto – Raptors – fará vários jogos neste mês em Toronto, assim como o Toronto Maple Leafs – o time de ice hockey.

Bom fevereiro para todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *