Pular para o conteúdo

Janeiro 2023 em Toronto e arredores: clima, atrações, eventos e muito mais

Happy New Year! Eu sempre falo que eu adoro a sensação de acordar no dia 1 de janeiro e saber que tenho um ano inteiro pela frente para correr atrás dos meus sonhos e objetivos. E essa é a pura verdade: começar um novo ano é como pegar um caderno novinho e começar a escrever nele. Depois de 2 anos começando esta primeira página com medo e incertezas (leia aqui o post de 1 de janeiro de 2021 aqui e o post de 1 de janeiro de 2022 aqui), o “caderno” de 2023 começa mais leve e cheio de esperança e planos.

O clima do mês de janeiro

Depois da super nevasca que tivemos no Natal e o calor de dois dígitos super atípico que tivemos nos últimos dias de 2022, eu confesso que não sei o que esperar do clima de janeiro de 2023. A previsão do tempo para o mês de janeiro na região sul de Ontário não é tão animadora para quem não gosta de frio extremo: a média de temperatura prevista será de -10C, que é mais baixa que a média dos outros anos. A previsão do tempo dia a dia é a seguinte: 1 à 17 de janeiro com frio e neve, 18 à 21 com temperaturas mais amenas e até chuva e 22 à 31 com frio super extremo.

Feriados e comemorações

Hoje – 1 de janeiro – é feriado por aqui. O próximo feriado agora só em fevereiro e, devo confessar, janeiro é sempre um mês super longo e que demora para passar… depois dele parece que os dias fluem e que o inverno acaba mais rápido. Apesar de não ter feriados há muitas celebrações legais no mês de janeiro: 19 de janeiro é o dia da pipoca, dia 21 é o dia do abraço e 27 de janeiro é o dia do bolo do chocolate. Ah, e vale falar que dia 16 de janeiro é o Blue Monday, o dia mais depressivo do ano aqui no hemisfério norte. Isso porque já passou o inverno e o ano novo e o trabalho começou, então as pessoas ficam mais desanimadas nesta época do ano. Eu já escrevi sobre depressão de inverno e você pode ler mais clicando aqui.

Eventos

Toronto Polar Bear: evento que acontece hoje – 1 de janeiro – na beira do lago Ontario, na Sunnyside Beach. O evento consiste em entrar nas águas congelantes do lago para começar o ano sentindo-se corajoso e também arrecadar dinheiro para algumas instituição de caridade. Meu marido teve a coragem de participar em 2016 e eu contei tudo para vocês aqui. Vale falar que quando o frio é muito extremo o evento é cancelado.

Niagara Icewine Festival: festival de icewine que acontece nas principais vinícolas da região de Niagara nos finais de semana entre os dias 13 à 29 de janeiro. Há vários eventos incluindo um discovery pass, para passar em algumas vinícolas e provar o vinho icewine com alguma delícia. Há também um jantar de gala e shows.

Toronto International Boat Show: entre os dias 20 e 29 de janeiro acontece no Enercare Centre esta exposição de barcos e atividades aquáticas que é super popular entre os nativos e considerada uma das maiores da América do Norte com mais de 250 seminários e workshops.

Interior Design Show Toronto 2023: de 19 a 22 de janeiro no Metro Convention Centre (colado na CN Tower) acontecerá este evento de design de interiores em Toronto.

Winterlicious: de 27 de janeiro até 9 de fevereiro acontece o festival de comida Winterlicious em +200 restaurantes de Toronto. Em resumo os restaurantes participantes oferecem menus de 3 pratos com preço fixo (almoço $20 até $55 e jantar $25 até $75 por pessoa) e é uma oportunidade de conhecer vários lugares da cidade. Eu já fiz várias listas de restaurantes para vocês visitarem nos eventos anteriores e vocês podem ver todas as postagens clicando aqui. As reservas começam a partir de 12 de janeiro.

Elephant & Piggie’s ‘We Are in a Play!: se você ama estes personagens de livros infantis não pode perder a peça de teatro que acontece no Wychwood Theatre (76 Wychwood Avenue, Toronto) entre os dias 21 de janeiro e 19 de março.

Niagara Falls Winter Festival of Lights: festival de luzes em Niagara Fallas que acontece em vários locais da região, gratuitamente e até fevereiro de 2023.

Atividades disponíveis durante todo o mês

Patinação no gelo nas pistas ao redor da cidade de Toronto: as pistas são gratuitas e na da Nathan Phillips Square você pode alugar o equipamento se não tiver. Algumas das bibliotecas da cidade emprestam equipamento para você. No link acima você encontra um mapa da cidade com a localização de todas as pistas, horário de funcionamento e mais informações.

Treetop Treeking Stouffville: se você está procurando por uma atividade para a criançada fazer no frio, este lugar aqui é incrível e os meninos amaram quando fomos no inverno passado. No inverno o parque fica aberto entre sextas e domingos e todas as informações vocês encontram no link.

Snowtubing: descer uma montanha em uma bóia é muito divertido e há vários lugares onde você pode fazer isso nos arredores de Toronto. No link anterior eu coloco uma dica para vocês de um lugar que adoramos e vamos todos os anos.

Além destas atividades, a dica é hicking de inverno nos parques provinciais (menos movimento, paisagem linda e sem bugs) e snowboard ou ski nas estações ao redor de Toronto (veja mais aqui).

Eventos esportivos

Toronto Raptors e Maple Leafs – os times da cidade de basquete e hockey no gelo, respectivamente – estão no meio da temporada e toda semana há muitos jogos. Se você quer ir a um jogo de ice hockey mas não quer pagar muito, vale a pena procurar por tickets do Toronto Marlies.

Bom 2023 para todos nós!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *