Pular para o conteúdo

Verdades sobre a celebração de Ano Novo aqui no Canadá

Depois do Natal eu sempre recebo um montão de mensagens sobre o que fazer na Virada do Ano. As pessoas querem saber onde irão acontecer os melhores “shows de fogos” e o que as pessoas fazem nesta época do ano por aqui. Eu tenho até alguns posts no blog sobre o assunto (leia aqui), mas se você lerem os eventos dos anos anteriores vão ver que nenhum deles é muito animador. Eu já moro no Canadá há 13 anos e devo ter passado pelo menos metade deles aqui (i.e. não viajando). Fato é que em nenhum deles aconteceu algo assim super especial e a comemoração do Reveillon – pelo menos em Toronto e arredores – é MUITO diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Roupa

A primeira grande diferença que a gente observa é na roupa – ou na maneira que as pessoas vão se vestir nesta época do ano. Aqui não tem roupa nova, roupa chique, “você já comprou seu vestido para o Reveillon?” e similares. Raramente você vê alguém super arrumado, ninguém está de branco e se a celebração é na rua essa pessoa certamente usará a mesma jaqueta preta de neve que usa todos os outros dias do inverno. O que as pessoas fazem aqui – que eu não vejo com tanta frequência no Brasil mas imagino que tenha – são os acessórios de papel e plástico com o ano que irá começar ou a escrita “Happy New Year”. Aqui estes acessórios – chapéus, óculos, colares – são encontrados nas lojas de dollar bem baratinhos.

O nome não é o mesmo

Aqui no Canadá não é usado o termo Reveillon para esta celebração. O nome é New Year’s Eve, sendo Eve uma abreviação de evening (noite). A tradução seria então a “Noite do Ano Novo”. Então se vier para cá já saiba que se você usar o termo Reveillon para a noite muitas pessoas não vão entender. O termo aqui é utilizado para a ceia que algumas províncias e áreas do Canadá que falam francês fazem, mas não a noite em si.

Comida

As celebrações de Ano Novo por aqui não tem grandes ceias como no Brasil. Não há nenhuma comida típica ou a tradição de não comer certa comida porque , mas devo confessar que este ano pedimos comida em um restaurante e o menu do dia 31 é muito parecido com o de Natal (carne assada com batata e vegetais; peru com purê de batata). Iremos celebrar com amigos brasileiros então claro que tem que ter um jantar bem gostoso, mas não sei se isso é regra em todos os lugares.

Show de Fogos

Ta ai outra coisa que é MUITO diferente entre o Brasil e o Canadá: os “shows” de fogos na virada do ano. No Brasil a gente vê aquele espetáculo de luzes que dura vários minutos e é lindíssimo. Geralmente no Brasil estes espetáculos acontecem na praia. Aqui os shows de fogos – quando acontecem – são geralmente na praça principal da cidade e super rápidos: 10 foguetes são lançados e pronto. E, pior de tudo, depois do show a “festa na praça” acaba e todo mundo vai embora para casa com sua jaqueta de neve, caminhando até o metrô lotado nos primeiros minutos do novo ano. Os principais shows de fogos aqui no Canadá não são na virada do ano, mas no Canada Day.

Duração da celebração

Outra coisa MUITO diferente do que vemos no Brasil é a duração da celebração. No Brasil a virada (meia noite) é apenas o começo da festa e as pessoas ficam acordadas horas e horas até o sol nascer no dia primeiro. Por aqui, como disse anteriormente, a virada acontece e todo mundo vai embora depois disso. Os bares fecham às 2am e depois disso também é hora de ir embora. As festas em casa também não duram a madrugada toda. Eu devo confessar que muitas vezes a gente nem espera a meia-noite chegar para dormir e descansar… isso porque o trabalho começa já no dia 2, então não dá para festar horas e horas sabendo que o trabalho já estará nos esperando em alguns dias.

Pular as 7 ondas vs. Entrar no lago congelado

Nas cidades litorâneas no Brasil a tradição é pular as 7 ondas no mar, no início da manhã. No Canadá a tradição é entrar no lago gelado e ficar o máximo de tempo que conseguir (leia, alguns segundos) no primeiro dia do ano. Essa tradição é chamada de Polar Bear e meu marido já fez inclusive no primeiro dia de 2016 (veja detalhes e fotos aqui). Vale falar que quando a temperatura está muito extrema (abaixo de -15C) essa atividade é cancelada. No dia que meu marido fez a temperatura estava -2C (e com o vento uma sensação de -8C) e a temperatura da água estava 4C.

E ai, o que vocês acharam das celebrações de Ano Novo no Canadá? Vcs viriam para cá? E quem está aqui, foge para o Brasil nesta época do ano?

2 comentários em “Verdades sobre a celebração de Ano Novo aqui no Canadá”

  1. Muito legal o artigo! Parabéns!
    Tive a oportunidade de conhecer algumas cidades pela Europa, como Dublin, e é muito legal ter mais sugestões.
    Foi por gostar de viajar que eu comecei a trabalhar com o Cafezinho, um app que facilita se conectar com outros BRs no exterior, é muito interessante que as pessoas sempre comentam do Canadá, e achei bem completo o conteúdo que trouxe. Fiquei bem curioso em conhecer mais!

    1. Que bom que tem pessoas como tu que acerta em cheio o que estamos procurando sobre questões específicas. Estava pensando em passar o Ano Novo em Toronto mas já vi que não vou curtir! Obrigada pelo post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *