Pular para o conteúdo

Closets: Ikea ou Marcenaria?

Quando falamos de Ikea muitas pessoas torcem o nariz por acharem que pode parecer material barato, mas diferente do que pensam, a Ikea tem uma linha de móveis para cozinhas e closets super bem conceituados e de ótima qualidade. E ao mesmo tempo, quando falamos de marcenaria customizada, o cliente já pensa que vai estourar seu orçamento e que o custo disso ficaria altíssimo, mas ao contrário do que vemos, contratar uma empresa especializada tem um custo beneficio muito bom. 

Nesse post iremos falar sobre os pontos positivos e negativos de você optar por fazer um closet todo de Ikea ou todo customizado por uma marcenaria.

IKEA pros:

  • Preço: IKEA sempre vai te fornecer o melhor custo – os preços são super acessíveis.
  • Inserts: a IKEA tem uma lista de acessórios, de gavetas com frontal de vidro a gaveta para jóias e acessórios. não é uma lista extensa, porém atende as nossas maiores necessidades. 
  • Flexibilidade de troca: mediu errado? Não gostou de como ficou? Ikea aceita que você troque ou devolva qualquer peça, mesmo já instalada ou com a caixa aberta.
  • Autonomia: você mesmo pode conseguir montar seu próprio closet, mesmo com o mínimo de habilidade. Isso te ajuda a economizar um bom valor com instalação. 
  • Habilidade: fácil de instalar.

IKEA cons:

  • Medidas: os closets da IKEA tem as medidas já pré selecionadas e você está preso a elas, ou seja, se de repente você tem uma parede de 120 cm, os sistemas da Ikea só tem bases de 50 cm, 75 cm e 100 cm, e no seu caso só temos a opção de usar 1 de 100 cm, ou 2 de 50 cm, o que te deixaria com um vão na lateral de 20cm, um espaço que acaba ficando inutilizado. Isso serve para as larguras e alturas também, às vezes você ficará com um espaço enorme entre o closet e o teto, porque eles só tem duas alturas disponíveis. 
  • Estoque: depois da pandemia a IKEA teve muita procura, e eles ainda não conseguiram deixar o estoque em dia. Ou seja, você pode demorar meses até conseguir todas as peças para finalizar o seu closet.
  • Limitações em cores: o próprio tópico ja diz tudo. Você fica preso nas duas opções de cores que estão disponíveis: branca e cinza.
  • Habilidade: apesar de os sistemas de closet da Ikea serem muito fáceis de instalar e manusear, mesmo com o básico de habilidade que você tenha, você vai acabar encontrando alguns empecilhos no caminho como: saídas de ar, batente de porta, rodapés, luminárias, entre outras coisas. 
  • Buracos: nas partes que têm a opção de peças ajustáveis como prateleiras e cabideiros, mesmo após escolhendo qual altura você vai instalar, fica visível os outros buracos nas laterais do armário inteiro.

Marcenaria pros:

  • Tranquilidade: contratar uma empresa especialista no assunto significa não ter a menor preocupação se a medida está correta, qual altura da prateleira, etc, porque eles sabem o que fazem, e qualquer problema eles alteram e te entregam o produto que você esperava.
  • Acabamentos: um infinito catálogo de acabamentos, de madeira ou mdf pintado da cor que você desejar. 
  • Modelos: modelos diversos de porta, puxadores de diversos formatos e tamanhos, abertura de porta e muitos acessórios internos. 
  • Aproveitamento: a marcenaria customizada aproveita cada centímetro do seu closet, sem deixar nenhum espaço de fora, o que otimiza ainda mais o seu closet. 

Marcenaria cons:

  • Preço: por ser um produto customizado, feito de acordo com suas necessidades o valor acaba sendo mais alto do que os produtos da IKEA.
  • Prazo de entrega: a marcenaria demora em torno de 4 a 6 semanas para te entregar e instalar, dependendo do material escolhido. Ou seja, não é a melhor opção para quando você precisa de uma solução que tenha pronta entrega.

Após analisar os pontos positivos e negativos de cada opção e decidir qual funciona melhor para você, é hora de começar a planejar o seu closet.

Primeira coisa a se pensar antes de começar a desenhar um closet, seria ver o que funcionaria pra você, ou para pessoa de quem você está projetando aquele closet. Digamos que a pessoa tenha muitos sweaters e precise de muitas prateleiras, ou talvez uma coleção de sapatos portanto necessita de muitos pullouts para sapatos ou vestidos e casacos longos, logo não podemos esquecer de um espaço para esse tipo de roupa também. E por último não podemos deixar de incluir os acessórios disponíveis como porta calças, gravatas, jóias e etc. O projeto inteiro vai ser baseado na necessidade dessa pessoa, ou desse casal.

A escolha e o projeto da Gaby

Os closets da casa da Gaby foram um mix de móveis planejados (marcenaria) com IKEA. Nos dois closets do quarto de casal (master bedroom) e no closet da entrada da casa a marcenaria planejada foi a escolhida para aproveitar todos os cantinhos dos espaços. Os demais closets e armários – quartos dos meninos, mudroom e escritório) foram planejados com móveis da IKEA – sistema Aurdal – e encontramos uma ótima solução para as necessidade de cada um destes espaços com um preço mais acessível. No fim, para a Gaby a combinação destes dois serviços foi perfeita. E é isso que levamos em consideração na hora de indicar os projetos para nossos clientes: suas necessidades, a melhor solução para cada espaço e o budget.

 F2Interiors: empresa de design de interiores que trabalha em Toronto e arredores com pequenos projetos, renovação completa e e-design.

2 comentários em “Closets: Ikea ou Marcenaria?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *