Pular para o conteúdo

A nova atração de Niagara Falls: o túnel da Niagara Parks Power Station

Não dá para visitar Toronto e região e não dar um pulinho para ver as cataratas do Niagara. O local é lindo e cheio de atrações. Se você clicar aqui verá uma série de posts com dicas de Niagara Falls e arredores. E recentemente uma nova atração foi adicionada a lista enorme do que fazer por lá – uma opção que certamente vai deixar os amantes de belas paisagens morrendo de vontade de conhecer.

A central elétrica de Niagara Parks está localizada em 7005 Niagara Parkway, Niagara Falls, passando o Table Rock Welcome Center. A estação é um edifício lindíssimo que eu sempre passava e pensava “puxa, que pena estar abandonado”. A usina, que funcionou de 1905 a 2006, desviou a água do poderoso rio Niágara para acionar geradores gigantes que eletrificaram a indústria regional e contribuíram para que o porto de Buffalo ficasse conhecido como a Cidade da Luz. Hoje o local é um museu e traz detalhes do seu funcionamento de 100 anos – e a única usina hidrelétrica totalmente intacta do mundo da sua época.

Um túnel de 670 metros de comprimento que fica 55 metros abaixo da usina é uma atração imperdível. Ele expulsou as águas usadas na usina de volta para o rio Niágara, na base das cataratas (por ele passavam 71.000 galões de água movendo-se a nove metros por segundo). O túnel foi escavado em 1901 apenas com lanternas, dinamite rudimentar, picaretas e pás. A escavação e construção originais são parte da atração e há exposições interpretativas instaladas em todo o caminho até a sua saída.

Os visitantes descem por um elevador de vidro e podem viajar por baixo do salão gerador principal para descobrir o túnel na central elétrica de Niagara Parks. Ai você andará pelo túnel até chegar na base do rio Niagara e das quedas d’água. A atração abriu em julho de 2022 e muitas pessoas tem trazido reviews super positivos. Como passamos o verão fora de Ontario não visitamos Niagara neste verão, mas nem preciso dizer que estou louca para ir.

Ainda no local há um show de luzes e sons à noite chamado Currents, que tem 3 atos e mostra a mudança transformadora da água para a eletricidade. Segundo o site do Niagara parks, esta é uma experiência imersiva e familiar que apresenta uma incrível projeção 3D, luzes e imagens interativas e uma trilha sonora de tirar o fôlego. Nem preciso dizer que estou louca para ter esta experiência.

Fica aqui então a dica de mais uma atração incrível em Niagara Falls. Para mais informações clique aqui. Esta atração fica aberta durante todo o ano entre 10am e 5pm (ou 6pm nos meses mais quentes). Vale falar que dependendo do clima pode ser que o local esteja fechado em determinados dias, mas ele funciona no inverno. O ingresso varia entre $18-28 para entrada regular (museu e túnel) e você pode para extra para fazer a visita com guia. Para visitar o show à noite você deverá pagar outro ticket. Crianças com menos de 5 anos não pagam. Todas as fotos que ilustram este post são do Niagara Parks.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *