Pular para o conteúdo

10 motivos para visitar Regina em Saskatchewan

Outro lugar que conhecemos na nossa viagem pelo Canadá e adoramos: Regina (pronúncia ruh-JINE-uh). Apelidada de Queen City, Regina é a capital da província de Saskatchewan. Embora talvez não esteja no radar turístico, a cidade irá surpreendê-los com seus moradores amigáveis, muitos espaços verdes e um número impressionante de coisas para fazer. Regina surge como “mágica” quando você está dirigindo pela Trans-Canada Highway: tudo é plano e , de repente, uma cidade surge do nada, como um oásis. Nós amamos nossa visita à Regina e abaixo eu coloquei o que eu mais gostei nos 3 dias que passamos na cidade, listado como motivos para você visitar o local.

1. Uma história fascinante

Inicialmente somente os povos indígenas viveram em Regina por muitos e muitos anos. A área onde a cidade está era um dos lugares importantes onde eles vinham para caçar os rebanhos de bisões. Eles começaram a empilhar os longos ossos de bisão em grandes pilhas em um esforço para honrar o espírito dos animais, pois os rebanhos de bisões estavam se esgotando devido à caça excessiva por caçadores não indígenas. Os povos indígenas chamaram a área de oskana ka-asastēki, que se traduz aproximadamente como “pilhas de ossos”. O assentamento europeu começou na década de 1880 como uma comunidade agrícola e serviu como ponto de distribuição de materiais e produtos agrícolas. À medida que o assentamento cresceu e se estabeleceu, foi renomeado Regina (latim para “rainha”) em homenagem à rainha Vitória, que era a monarca britânica na época. Regina tornou-se uma cidade em 1903. Dois anos depois, Saskatchewan tornou-se uma província e escolheu Regina como sua capital. Hoje, esta comunidade diversificada e vibrante é uma das principais cidades de crescimento mais rápido do Canadá.

2. RCMP Heritage Centre

RCMP é a sigla da Royal Canadian Mounted Police, a famosa polícia montada do Canadá. É em Regina que fica a única academia de treinamento para os Mounties em todo o Canadá, onde eles devem treinar por 26 semanas. O local é única e merece uma visita quando estiver em Regina. O centro onde as pessoas podem visitar é chamado de RCMP Heritage Center, um museu que foi criado em 2007 para contar a história da RCMP, que foi a primeira força policial do Canadá. Exposições e informações contam uma história fascinante da força, começando desde a sua criação em 1873 como a North-West Mounted Police. São seis exposições que trazem a história da evolução da polícia montada até hoje. Há ainda várias atividades interativas – como um simulador de direção – e um caça ao tesouro para as crianças procurarem objetos nas exposições e trocarem por um presentinho. Para as crianças tem também um cantinho de atividades onde os meninos fizeram artesanato.

3. The Royal Saskatchewan Museum

O Royal Saskatchewan Museum é o museu de história natural da província, localizado no centro de Regina e pertinho do Parlamento. O museu tem cinco galerias principais: Ciências da Vida, First Nations, Ciências da Terra, Megamunch e uma área de galeria para exposições itinerantes. As galerias que mais me chamaram a atenção foram a das First Nations com história, passado e presente dos povos indígenas, a galeria de Ciências da Terra, onde encontramos Scotty “o maior tiranossauro rex do mundo”. A entrada no museu é gratuita mas é recomendado que você doe CAD$5. Adoramos o passeio e achamos as galerias lindas e super bem elaboradas. Vale muito a visita!

4. Saskatchewan Legislative Building

O edifício Legislativo da Província de Saskatchewan é lindíssimo e certamente irá chamar sua atenção quando você estiver passeando por Regina. Ele fica em uma posição estratégica, com um jardim de flores na frente que te leva ao Parque Wascana. É talvez um dos edifícios legislativos com uma das posições mais lindas do Canadá todo. A construção do local começou em 1908 e foi concluída quatro anos depois, em 1912. No interior do Saskatchewan Legislative Building existem 34 tipos de mármore diferentes, trazidos de todos o mundo para construir os pilates e o piso. O edifício é revestido em calcário Tyndall que brilha ao sol da tarde. O edifício é um Sítio Histórico Nacional do Canadá desde 2005. Em frente e descendo para o lago Wascana estão os jardins da rainha Elizabeth II, com uma estátua da rainha da Inglaterra (e do Canadá) em seu cavalo favorito em 1969. Você pode visitar o edifício diariamente e mais informações para visitantes são encontradas aqui.

5. Wascana Park

Wascana Park é o parque central de Regina. Ele fica ao redor do lago Wascana e possui 930 hectares de extensão (ou 9.3 km quadrados) – isto é, ENORME e maior que o Stanley Park em Vancouver (405 hectares) e o Central Park em Nova York (341 hectares) juntos. O local possui muitas trilhas para caminhada ao longo do lago. Tem parquinho, churrasqueiras e gramados enormes.

Falando do lago, o Wascana Lake é um lago artificial que foi criado em 1883 represando Wascana Creek entre as ruas Angus e Rae, 1 ½ quarteirão a oeste da atual barragem e ponte da Albert Street, para fornecer um “poço de água de estoque”. Acabou obviamente virando uma área de recreação. O lago Wascana foi drenado e aprofundado nos anos de 1930 como parte de um projeto de ajuda do governo. Mais de 2000 homens alargaram e dragaram o leito do lago e criaram duas ilhas usando apenas ferramentas manuais e carroças puxadas por cavalos. Durante o final do século 20 os sedimentos acumulados no fundo do lago acabaram reduzindo sua profundidade em 35% e em 2003 o lago tinha apenas 1.5 metros de profundidade. Além disso, havia uma abundância de ervas daninhas em todo o lago. O lago então passou por um projeto de revitalização de 18 milhões de dólares (chamado de Big Dig) em 2003-2004.

Não dá para visitar Regina e não passar um dia – ou parte do dia – explorando este parque lindo. Nós íamos lá praticamente todos os dias que estivemos na cidade, seja para visitar as atrações (que estão literalmente coladas no parque), jantar ou apreciar o pôr do sol (veja abaixo).

6. Os restaurantes

Nós comemos MUITO bem em Regina. Achei que a cidade possui ótimos restaurantes e, melhor ainda, com ótimo atendimento. Segue abaixo lista de alguns lugares que fomos e outros que fomos indicados a ir mas infelizmente não tivemos tempo. Pausa para dizer que na lista inclui uma sorveteria deliciosa e super tradicional de lá, que visitamos e amamos.

7. Saskatchewan Science Centre

O Saskatchewan Science Centre fica é uma visita obrigatória quando estiver na cidade, especialmente se você tiver filhos. O centro de ciências tem cinco exposições interativas cobrindo várias coisas interessantes, como agricultura, construção de casas e corpo humano. Achei super interessante a exposição Wild Saskatchewan que fala sobre a situação ambiental da província e também o Science of Hockey, que fornece uma visão analítica do jogo favorito do Canadá, além de permitir que você jogue com um goleiro virtual. DO lado de fora do edifício está o o Parque Científico Ucraniano, um playground que incorpora elementos da ciência na brincadeira dos pequenos. E colado no centro está o Skye Café & Bistrô, um restaurante delicioso com pátio super agradável e comida maravilhosa. Nós tomamos um brunch no local e amamos.

8. O céu

A província de Saskatchewan é conhecida como “Land of Living Skies” (tradução Terra dos Céus Vivos). Isso por conta dos incríveis nascer e pôr do sol, aurora boreal e tempestades enormes. E realmente todos os dias que estivemos em Regina observamos o céu mudar muito, sempre lindo. Destaque para o Wascana Hill, uma colina artificial com aproximadamente 18 metros de altura composta de terra desenterrada de canteiros de obras e da dragagem do lago Wascana em 2004. Nós fomos lá com amigos e o pôr do sol com o lago e o Legislative Building de fundo é perfeito.

9. O centro da cidade (e arredores)

Regina não é uma cidade enorme mas tem um centro super bonito, com parques e prédios modernos. Destaque para alguns lugares que achei interessante ver ou visitar:

  • Warehouse District: área com mais de 600 edifícios antigos restaurados, com restaurantes, lojas, lojas de roupas vintage, lojas de decoração e estabelecimentos exclusivos.
  • Stone Hill Castle: casa construída em 1926, depois que um tornado devastou o centro de Regina em 1912. A casa foi construída para resistir às tempestades mais ferozes que as pradarias poderiam lançar nela. Tem até um abrigo antiaéreo no porão.
  • Regina Farmers’ Market: mercado que acontece aos sábados no verão e outono, no City Square Plaza ao longo da rua 12. Se você não tiver certeza da localização, vá até a Torre Mosaic, o prédio mais alto de Regina que o mercado acontece por lá.
  • Hotel Saskatchewan: um Canadian Pacific Railway Hotel de 1927, lindíssimo. Tem até um quarto real onde a rainha e outros famosos se hospedaram.

10. Saskatchewan Roughriders

Visitamos Regina na ida e na volta da viagem e em ambos os dias que chegamos havia jogo do Saskatchewan Roughriders na cidade. Fiquei impressionada que todos os lugares que fomos as pessoas estavam usando verde e as ruas perto do Mosaic Stadium estavam lotadas. O Saskatchewan Roughriders é um time profissional de futebol canadense com sede em Regina. Eles competem na Canadian Football League como um clube membro da Divisão Oeste da liga. Os Roughriders foram fundados em 1910 como Regina Rugby Club. Nós não sabíamos deste detalhe mas deu vontade de assistir a um jogo deles (infelizmente não nos planejamos com antecedência e não encontramos tickets disponíveis).

Onde nos hospedamos

Ficamos hospedados no Delta Hotels by Marriott Regina. Achamos a localização ótima. O quarto super espaçoso com um banheiro enorme e quarto separado da entrada (com sofá). O hotel tem piscina com tobogã, restaurante e buffet de café da manhã delicioso nos finais de semana. Se você não quiser pagar pelo café da manhã (não incluso na diária) tem um café no térreo com bebidas do Starbucks, bolos e alguns snacks. Para quem viaja de carro elétrico, eles possuem carregador de carro elétrico no estacionamento do hotel. O hotel é pet-friendly e talvez a única coisa ruim é que não tem uma área verde para os cachorros caminharem ao redor do local.

Espero que tenham gostado das dicas e incluam Regina nos seus roteiros de viagem ao Canadá. A cidade é linda e merece ser visitada. Se quiserem mais dicas sobre atrações na província de Saskatchewan indico o site do Tourism Saskatchewan. Por fim, agradeço eles por nos receberem tão bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *