Pular para o conteúdo

Visitando o Grasslands National Park em Saskatchewan

Quando decidimos viajar pelo Canadá durante o verão existiam alguns lugares que estavam na lista de destinos obrigatórios – e o Grasslands National Park na província de Saskatchewan era um deles. A combinação de uma paisagem única, estar em um lugar designação de Dark Sky Preserve e a opção de fazermos glamping nas oTENTik fez com que a gente não pensasse duas vezes e incluísse este destino incrível no nosso roteiro. E hoje vou trazer detalhes deste parque para vocês.

Localização e os “blocos”

Em primeiro lugar é importante falar que há duas áreas independentes do parque: o West Block e o East Block. A entrada do West Block (por onde entramos) fica perto da vila de Val Marie perto da intersecção das highways 18 e 4. É um caminho de cerca de 1.5 horas ao sul da cidade de Swift Current. Se você sair de Regina o caminho é de 3.5 horas. Se você estiver visitando o East Block, o acesso é perto da vila de Wood Mountain na highway 18. Em ambos os blocos as estradas locais não são asfaltadas (gravel) e ficamos bem preocupados com isso porque fizemos nossa viagem com um Tesla Model 3 (i.e., um carro bem baixo). Mas deu certo.

Tenho certeza que você vão me perguntar o porquê de termos escolhido visitar o bloco oeste do parque somente. Como falei anteriormente o parque tem dois blocos separados: o West Block fica no Frenchman River Valley e o East Block fica no Killdeer Badlands e na área de Rock Creek e das Wood Mountain Uplands. O West Block é considerado o mais desenvolvido, ficando mais próximo dos serviços e com tem mais trilhas e vida selvagem, já que fica em um vale). O Bloco Leste fica mais afastado (a menos que você venha do Sudeste) e parece relativamente novo, com apenas duas trilhas principais e nenhum serviço próximo. No entanto, o parque é todo selvagem então mesmo que você vá para o West Block não espere uma super estrutura. Quando pesquisamos sobre as duas partes do parque e o que gostaríamos de ver – a vegetação típica desta área + animais – achamos que o West Block fazia mais sentido e foi para lá que fomos.

Fatos curiosos e interessantes sobre o parque

Grasslands se tornou um dos 44 parques nacionais do Canadá somente em 19 de fevereiro de 2001, ou seja, é um parque bem novo. É um dos dois parques nacionais em Saskatchewan, sendo o outro o Parque Nacional Prince Albert. O Grasslands faz fronteira com Montana nos EUA. Ele é conhecido pela sua paisagem única com diversos tipos de grass e um céu escuro. Se você pensar nos outros parques nacionais e comparar com o Grasslands vai ver como ele é diferente: basicamente não há árvores, montanhas, lagos, cachoeiras. É uma área pequena, verde, árida e plana. Porém abriga uma vida selvagem que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do país e é o Dark Sky Preserve mais escuro do Canadá.

Falando do clima, ele é semi-árido e você até encontra cactus no meio da vegetação. O parque é o único local do Canadá que você encontra colônias de black-tailed prairie dogs, um bichinho simpático que está por todos os cantos do parque (pausa aqui para dizer que apesar de serem fofinhos, as pulgas que eles tem podem transmitir doenças, então melhor manter distância). Há também em torno de 500 bisões, que foram reintroduzidos no parque a pouco tempo e outros animais em extinção como burrowing owl e ferryginous hawk.

E, talvez a pior parte, o parque é a casa de 4 tipos de cobras, sendo uma delas venenosa. Quando chegamos para receber informação sobre nossa hospedagem vimos várias instruções sobre as cobras, se formos mordidos, etc… e isso me deixou bem apreensiva, afinal o hospital mais perto com o antídoto ficava a quase 2 horas de onde estávamos. Li também vários relatos de pessoas que viram cobras (parece ser super comum), então com crianças pequenas e cachorro fiquei um pouco apreensiva (leia neurótica) e tomamos muito cuidado nos passeios, evitando todas as trilhas onde a gente não conseguia ver o chão. Isso dificultou um pouco porque a vegetação do local é baixa (grasslands, né?) e praticamente todo lugar tem verde baixo e a gente não conseguia ver o chão mesmo. Uma pena.

Hospedagem

Como falei anteriormente nós ficamos hospedados dentro do West Block, no Frenchman Valley Campground. Localizado no coração do bloco oeste, este Campground oferece um ambiente tranquilo de pradaria, com vistas para o Frenchman River, colinas e pôr do sol incrível. Nós ficamos em uma das 4 unidades da oTENTik do local, que são as cabanas de glamping do Parks Canada. As cabanas são ótimas e possuem eletricidade, ventilador, aquecimento, churrasqueira e fogueira. Somente uma das cabanas aceita animais de estimação (a nº 28). Não há água no local e podem dormir até 6 pessoas – a área é de aproximadamente 2 colchões queen size e 1 colchão de casal (traga sacos de dormir, cobertores e travesseiros). Ainda no local há 20 campings elétricos (3 pull through e 1 área acessível a cadeiras de rodas). Vale falar que há banheiros mas não chuveiros no local. Não há internet e as redes não pegam. Todas as informações sobre camping no Grasslands podem ser encontradas aqui.

O que fazer por lá

A parte principal do parque está situada ao redor do passeio panorâmico Ecotour, uma estrada de chão batido de 80 km que leva você a vários mirantes panorâmicos, áreas históricas, a maioria das trilhas e ao Frenchman Valley Campground (são 7 paradas oficiais e se você dirigir devagar e parar em todas irá demorar 2 horas para fazer o trajeto). Existem 10 trilhas no Bloco Oeste do Grasslands – veja aqui. As trilhas variam em comprimento entre 750 metros e 17 km. Não fizemos todas as trilhas do parque por conta do medo das cobras, mas deu vontade. Mesmo assim, valeu a pena porque o passeio Ecotour é feito de carro e as paradas estão na beira da estrada, então você vai dirigindo e lendo as placas sem se aventuras nas trilhas com possíveis cobras.

Para não dizer que não fizemos nenhuma trilha, nós andamos pelaTop Dogtown Trail (loop de 750m), que é a segunda parada no passeio panorâmico Ecotour. É uma trilha super fácil e plana que leva você a uma das colônias de prairie dogs mais impressionantes do parque. Ao andar a gente vai vendo muitos deles entrando e saindo dos buracos, e os barulhos que eles fazem. Foi incrível. Ainda recomendo as paradas 4 (para fotografar vistas lindas do vale) e a 5 (onde você anda 100 metros e consegue ver o rio).

Procurando pelas red chairs? As cadeiras vermelhas estão localizadas em pontos lindos e fotogênicos dos parques nacionais do Canadá. Embora a maioria das pessoas procurem estas cadeiras para bater foto, a idéia delas é exatamente o oposto: sente, largue o celular e aprecie o momento. No Grasslands National Park há 7 pares de cadeiras vermelhas, 3 no West Block e 4 no East Block. Nós avistamos uma delas no nosso passeio mas o caminho para chegar lá era no meio de uma vegetação alta, então ficamos apreensivos e apreciamos de longe mesmo.

Todos os parques nacionais possuem várias atividades para crianças – e no caso do Grasslands isso não é diferente. Há dois tipos de programas: o Club Parka (para crianças entre 2 e 5 anos) e o Xplorer (para crianças entre 6 e 11 anos). Neste site aqui você conhece o Club Parka e todas as atividades infantis que acontecem nos parques nacionais canadenses. E neste aqui você pode saber mais sobre o Xplorer. No Visitor’s Centre de Val Marie você pega os livros de atividades para os pequenos gratuitamente e ai eles fazem atividades enquanto explorar o parque, completando o livro. E no final você devolve parte do livro completo e as crianças ganham um presentinho.

Nossa opinião sobre o local

Amamos o passeio e foi uma experiência única em todos os sentidos. A gente se sentiu “no meio do nada” mas foi uma sensação boa, de estar conectado com a natureza, de olhar para o que estava no nosso redor com mais atenção… foi especial. Ficamos apenas uma noite e deu bem para explorar o que queríamos, já que não iríamos fazer trilhas longas e não aguentaríamos ficar mais do que uma noite sem banho. Levamos todas as comidas que precisávamos e estávamos bem (leve TUDO, porque não tem nada para vender por lá). Vimos diversos animais incluindo bisões, coiote e vários prairie dogs. Ella ficava MALUCA com esses bichinhos e tivemos que segurar ela forte todas as vezes que íamos caminhar por lá. Amamos a experiência do oTENTik: achei nossa barraca limpíssima, ótimo espaço e com uma boa estrutura. As crianças amaram a maneira que as camas estão colocadas.

Nosso intuito era ver o céu escuro e as muitas estrelas à noite, mas pegamos uma tempestade terrível e ficamos parte da noite ouvindo raios e com o vento forte balançando nossa tent rezando, porque achávamos que iria sair voando. Pelo que lemos é muito comum ter fortes tempestades no verão, o que muitas vezes faz até com que as estradas para acessar o parque fiquem fechadas. Então acho que acampar de barraca nessas condições pode ser complicado. Não pudemos, portanto, ver as estrelas à noite, mas temos uma boa história para contar.

Se você estiver cruzando o Canadá pela highway 1 vale a pena tirar 1 dia e “descer” para conhecer o parque. Como disse é um lugar único no qual certamente você não viu nada igual. Apesar do medo de cobras e da forte tempestade à noite nós aprovamos o passeio e não poderia deixar de escrever este post aqui no blog. Fica aqui a dica para vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *