Pular para o conteúdo

West Edmonton Mall: o maior shopping do Canadá

Durante nossa viagem pelo Canadá passamos uma semana na cidade de Edmonton. Durante estes dias conhecemos vários lugares interessantes e visitamos alguma vezes a maior atração da cidade, o West Edmonton Mall (WEM). O local abriu suas portas ao público em 15 de setembro de 1981 e foi construído em quatro fases, concluídas em 1981, 1983, 1985 e 1999. Foi o maior shopping center indoor do mundo até 2004 e esteve até no Guinness Book of Records. Hoje ele é o segundo maior shopping da América do Norte (ficando atrás apenas do Mall of America) e o maior do Canadá. Ele é realmente enorme e impressiona:

  • Possui mais de 800 lojas
  • Emprega 24 mil pessoas
  • Possui 100 restaurantes
  • Possui 20 mil vagas de estacionamento (mesmo assim achamos super difícil encontrar vaga quando fomos, e olha que era uma segunda-feira)
  • Recebe 30 milhões de visitantes por ano, mas mesmo assim não é o shopping mais visitado do Canadá (o Eaton Centre de Toronto recebe mais visitantes)
  • Avaliado em mais de 1 bilhão de dólares, o shopping é a propriedade mais valiosa de Edmonton
  • O shopping é tão grande que possui sua própria Chinatown, uma área com tema de Nova Orleans com restaurantes e bares chamada Bourbon Street e o Europa Boulevard com tema europeu.

Galaxyland

O parque possui seu próprio parque de diversões, que é enorme como tudo lá dentro. Galaxyland é o nome deste parque de diversões coberto do WEM (o maior parque coberto da América do Norte com 27 atrações), que costumava ser chamado de Fantasyland. O parque teve que mudar de nome depois de ser processado pela Walt Disney Company já que o nome Fantasyland é uma das atrações da Disney. Porém o hotel – Fantasyland Hotel, que possui diversos quartos temáticos – foi autorizado a manter seu nome. A Mindbender, uma das quatro montanhas-russas da Galaxyland, é a montanha-russa interna mais alta do mundo e a única a fazer três voltas completas. Crianças menores de 2 anos brincam gratuitamente na Galaxyland e você pode levá-los em passeios como o Balloon Ride, Cosmic Express, Carousel, Galactic Rodeo e o playground Galaxyland Kids Playpark.

World Waterpark

O World Waterpark é o maior parque aquático indoor das Américas e o 2º maior parque aquático indoor do mundo (atrás do Wilderness Territory). A piscina de ondas é a maior do mundo e parece que você está na praia, simplesmente enorme! Essa piscina inclusive é o ponto alto do parque e muito divertida. Vale falar que você pode alugar bóias para curtir a piscina. Jaquetas salva-vidas e fraldas de água são gratuitas para os pequenos, então fica a dica. Há ainda escorregadores por todo o parque, são mais de 20 e para todos os tipos de pessoas (para os que gostam de se aventurar e para as crianças também). O local é mantido a uma temperatura de 31C e apesar de ler muitos relatos de pessoas achando a água fria nós achamos ótima. Para os pequenos há piscinas rasas e até splash pad. No topo da piscina de ondas você verá o SkyFlyer Zipline.

Nós ficamos em uma das cabanas e amamos a experiência. Cabanas são áreas privadas ao redor do parque onde você terá TV, sofá, mesa, frigobar com água, toalhas e um baú para guardar seus pertences. Essa comodidade é muito importante quando vamos com crianças, porque quando eles estavam cansados a gente simplesmente ia para a nossa cabana descansar. Quem aluga cabana também tem direito a um banheiro privado – e eu nem preciso dizer como isso é bom. Ao redor da área das cabanas há uma máquina para você pedir comida e eles entregam direto onde você está, então você não precisa ficar na fila da comida. Vale falar que você não pode trazer comida de fora para o parque, mas há muitos restaurantes e bares no local. Os preços das cabanas custam à partir de $100 e variam em função do tamanho e da localização no parque. Vale falar que o locker custa entre $10-15 sem você estar na cabana e o aluguel da toalha $3, então colocando tudo no papel achamos melhor ter uma área privada e mais conforto durante nossa visita.

Outras atrações no WEM

Fomos dois dias no shopping para poder ver e curtir tudo que ele oferece – e ainda ficou faltando muita coisa. O local possui uma pista enorme de patinação no gelo chamada de Ice Palace. Nela você pode alugar patins por $6 (capacetes são gratuitos) para patinar. No andar de cima há um Tim Hortons e um Starbucks com vista para a pista, então dá para ficar lá só curtindo a galera patinar.

Existem dois mini-golfes no shopping: o Adventure Golf do Professor WEM e o Dragon’s Tale (que oferece a experiência em luz negra). Os meninos amam mini-golf e fizemos o do Professor WEM, que é lindo demais e fica no andar embaixo da área da Europa (então lá encima a gente via todos os vidros e as casinhas e foi muito legal). Os meninos amaram a experiência!

Deep Sea Adventure Lake é o maior lago interno do mundo. Inclui uma réplica do navio Santa Maria de Cristóvão Colombo e é a área mais linda do shopping na minha opinião. Você pode andar de pedalinho no lago, visitar o barco e até brincar com barquinhos motorizados controlados por controle remoto.

DRIVE é a mais nova atração do shopping, uma pista de kart com carros elétricos super modernos em uma pista de 3 andares que imita ruas de New York. Cada corrida tem de 10 a 12 pilotos na pista, então parece uma competição real. A atração tem 7 minutos de duração e envolve 14 voltas ao redor da pista. Todos os pilotos precisam ter 14 anos ou mais para dirigir.

West Edmonton Mall é licenciado como um zoológico. O shopping já abrigou pavões, preguiças, chimpanzés, araras azuis, lêmures, jacarés, ursos pardos, golfinhos, flamingos, ursos pardos, gibões e tigres de bengala. Hoje há shows diários e gratuitos de leões marinhos, duas vezes por dia. Quem me conhece sabe que eu não curto zoológicos então por mais que tenha recebido um montão de mensagens falando que os shows dos animais são fofos, eu pulei e não fomos não.

O shopping ainda tem academia 24 horas, cassino, teatro, estúdio de rádio, centro de jogos de realidade virtual, teatro IMAX, boliche, igreja, área de tiro… e muito, muito mais. Adoramos a visita ao local e os meninos curtiram bastante também. Fica aqui então a dica para vocês deste lugar único no Canadá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *