Pular para o conteúdo

Drumheller: visitando a capital mundial dos dinossauros no Canadá

Os meninos amam dinossauros e não poderíamos deixar de incluir a cidade de Drumheller no nosso roteiro cruzando o Canadá. A cidade fica 100 km a nordeste de Calgary, na região centro-leste de Alberta e é considerada “The Dinosaur Capital of the World” (em português “a Capital Mundial do Dinossauro”. O Drumheller Badlands apresenta um dos leitos fósseis mais diversos e geologicamente importantes do planeta ou, em outras palavras, no local foram encontrados muitos resquícios de dinossauros e outras espécies vivas. A região é incrível e os visitantes podem explorar paisagens excepcionais, ver fósseis de dinossauros no Royal Tyrrell Museum ou apenas tirar uma foto com o maior dinossauro do mundo.

Ao deixamos Edmonton e irmos para Calgary a idéia era dormir uma noite em Drumheller, porém não encontramos hotéis na cidade. Aliás, por tudo que a cidade tem de história e atrações mesmo eu esperava uma cidade bem mais desenvolvida e com uma maior opção de hotéis e restaurantes. Achei tudo bem caído e se você planeja ir para o local chegue cedo e passe o dia – ou tente reservar um hotel bom (se você achar um) com bastante antecedência. Lendo sobre a região li em vários sites que Angelina Jolie e Brad Pitt levaram seus filhos para visitar o local e só fiquei imaginando onde eles se hospedaram…

Outra coisa que li e também achei muito interessante foi o fato da paisagem próxima da cidade mudar drasticamente. E dito e feito: viemos de Edmonton (Norte) e o GPS nos mandou por umas ruas bem locais. Até checamos algumas vezes se o caminho estava correto. E, de repente, a paisagem de fazendas e terreno plano muda e dá espaço a montanhas cheias de linhas horizontais, canyons e deserto: são as badlands. Uma paisagem lindíssima que faz você querer visitar o lugar além dos dinossauros.

Drumheller Visitor Information Centre

Nós chegamos e fomos direto para o centro de informações para tirar algumas dúvidas sobre o local. Do lado do centro de visitantes fica um dinossauro enorme que é considerado o maior dinossauro do mundo, chamado de Tyra. Ele tem 25 metros de altura e você pode subir nos seus 106 degraus para ter uma vista da região por CAD$4. Quando você está chegando na cidade já avista de longe Tyra. Nós não fomos mas as crianças aproveitaram o splash pad no parque da frente para se refrescar no final do dia super quente – o termômetro do carro chegou a marcar 38C.

Royal Tyrrell Museum

O Royal Tyrrell Museum é considerado o melhor museu de dinossauros de Alberta e um dos melhores do mundo. O local é famoso por sua enorme coleção de centenas de milhares de fósseis. Na verdade, é o único museu no Canadá exclusivamente focado em paleontologia. Foi inaugurado em 1985 como Museu Tyrrell e recebeu mais de 500 mil visitantes no seu primeiro ano de abertura. Seu nome vem de Joseph Tyrrell, o geólogo que descobriu os primeiros restos de dinossauro no Red Deer River Valley em 1884. Então, em 1990, a rainha Elizabeth II concedeu ao museu o status de “real”, adicionando mais status a este fantástico museu de dinossauros de Alberta.

O museu é enorme – mais de 11 mil metros quadrados – e possui 8 galerias cronológicas com exposições que cobrem toda a história de 3.7 bilhões de anos da vida na Terra. Eu adorei andar pelas galerias e ver que a cada mudança havia a indicação de extinção no chão, achei super didático. O local possui inacreditáveis ​​130.000 fósseis, sendo que a maioria deles foram escavados na área de Drumheller ou no Parque Provincial dos Dinossauros perto de Medicine Hat.

O Royal Tyrrell Museum fica dentro de um parque provincial, o Midland Provincial Park. A região é linda e a paisagem de Badlands super diferente, parece que você está dentro de um filme. Infelizmente o calor estava absurdo e não conseguimos fazer nenhuma trilha mas na frente do museu há um monte com escadas para você subir e ter uma boa vista da região.

Uma coisa que me chamou a atenção no museu foi o fato dele ter muitas exibições e placas mais baixas, para as crianças verem. E há uma parte do museu chamada Learning Lounge que tem jogos, quebra-cabeças e muitas atividades interativas para os pequenos. Mas vale também falar que o museu é bem escuro e eu vi algumas crianças chorando com medo. Li também alguns relatos de toddlers que ficaram com medo de algumas exibições do museu, então fica aqui um aviso.

Alguns outros detalhes do museu que me chamaram a atenção:

  • O horário de abertura no verão é ótimo: 9am até 9pm. Geralmente os museus fecham super cedo e é bem difícil explorar com calma. Este foi ótimo e fizemos tudo com calma, até porque eu fui primeiro com os meninos e depois o Juliano, já que Ella estava com a gente e o museu não é pet-friendly.
  • Crianças até 6 anos não pagam ingresso. Mas como você tem que comprar ingresso em um determinado tempo – e eu recomendo comprar online porque o local é muito popular – você tem que reservar também o spot dos pequenos, mesmo que eles não paguem.
  • Há uma área do museu chamada Preparation Lab onde você assiste os pesquisadores prepararem os fósseis na sua frente. Foi incrível e tanto eu quanto os meninos ficamos impressionados.
  • Do lado de fora do museu há um parquinho enorme chamado de Palaeo Playground e também uma área com areia para as crianças escavarem ossos de dinossauro. A entrada é gratuita para todos e não é exclusivo de quem visita o museu.
  • Fossil Dig é uma experiência super popular que as crianças e adultos podem fazer enquanto visitam o museu (pagando uma taxa a mais é claro). Em resumo você vai para um espaço coberto e irá utilizar as mesmas ferramentas que os pesquisadores usam para “cavar” e “achar fósseis”. Essa atividade só pode ser feita com crianças a partir de 5 anos e os menores de 12 anos tem que estar acompanhados de adultos. Por conta disso a gente não fez, já que o Ian não poderia ir.
  • Você pode entrar com garrafa de água no local e tomar em partes específicas do museu.
  • Existe um livro de atividades que você pode comprar por CAD$6 para que as crianças fiquem mais engajadas no passeio. Eu não vi necessidade já que os meninos AMARAM tudo e as exposições em si foram suficientes para eles ficarem fascinados pelo local. E eu também!
  • O estacionamento é gratuito.

Hoodoos Trail

Claro que não poderíamos visitar Drumheller sem ver seus hoodoos. Um hoodoo é um pináculo de arenito alto e fino que é macio e arenoso ao longo dos lados, mas duro e sólido no topo. Muitas vezes, esse topo rochoso parecerá um boné ou chapéu, protegendo o pilar em erosão abaixo e dando um formato diferenciado. A maioria dos hoodoos são datados do período Cretáceo (isto é, cerca de 70 a 75 milhões de anos atrás) e é isso que os deixa tão incríveis. Porque, preciso dizer, quando você chega no local ficará um pouco decepcionado porque eles são pequenos e há poucos. Mas sabendo que são tão velhos deixa sim eles impressionantes.

Você encontrará hoodoos no Hoodoos Trail (na highway 10), uma trilha de 1.4 km com 80 metros de elevação. O local fica uns 10 minutos do centro de Drumheller e vale a pena visitar. Nossa intenção era fazer a trilha toda mas ao chegarmos no local os meninos amaram os terrenos acidentados e ficamos na entrada da trilha observado um grupo de hoodoos enquanto eles brincavam naquele local tão diferente.

Espero que tenham gostado do post. Tenho muitos lugares para mostrar para vocês e muitas dicas para dar e aos poucos os posts vão surgindo por aqui, aguardem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *