Pular para o conteúdo

Curiosidades sobre o ensino elementar em Ontário, Canadá

Sempre que falo sobre escola ou mostro meus filhos indo para a escola recebo um montão de mensagens de mães aflitas que querem informações sobre como o ensino funciona por aqui. Eu entendo: já estive nesta posição. E devo confessar que ainda estou aprendendo sobre o ensino no Canadá (eu sempre digo que aprendo junto com meus filho, já que aqui é realmente diferente). Para quem não sabe meus filhos tem 3 e 6 anos: o menino de 3 irá completar 4 anos no verão e começará a frequentar a escola neste ano e o mais velho está na Grade 1 (primeira série).

Assim como escrevi este post com curiosidades sobre creches no Canadá (e fez o maior sucesso), resolvi escrever este post com curiosidades sobre o ensino elementar. Mas desta vez coloquei no título a província que vivemos – Ontário – porque sei que o ensino varia bastante entre províncias, então talvez alguns destes pontos não se apliquem se você for morar em outro local do Canadá. Mesmo assim acho válido ler o post e entender um pouco sobre a maneira que as escolas funcionam por aqui.

1. A Lei da Educação (Education Act) é a lei que rege as escolas públicas em Ontário. Esta lei diz que as crianças de 6 a 18 anos devem frequentar a escola. Muitas crianças podem começar o programa de jardim de infância (Kindergarten) o dia inteiro à partir dos 4 anos, mas isso não é obrigatório. A educação é obrigatória em todas as províncias canadenses por pelo menos 10 anos. A educação obrigatória começa na 1ª série, aos 5 ou 6 anos, e termina em algum momento no ensino médio. Na maioria das províncias, os alunos devem frequentar a escola até os 16 anos (por volta da 10ª série). Além de Ontário, em Manitoba e New Brunswick os alunos são obrigados a frequentar a escola até a idade de 18 anos, ou até que um diploma do ensino médio seja obtido.

2. Todas as escolas são agrupadas por área e administradas por conselhos escolares. Esses conselhos são
encarregados de planejar, construir e operar as escolas em sua área, e contratar e supervisionar professores e todos que trabalham nas escolas. Existem quatro tipos de conselhos escolares que têm escolas na maioria das áreas da província: conselhos que administram escolas de língua inglesa (católicas ou públicas) e conselhos que administram escolas de língua francesa (católicas ou públicas). Alguns conselhos escolares trabalham com agências comunitárias para oferecer serviços adicionais nas escolas.

3. Principal seria o diretor da escola. Ele é responsável ​​pela organização e gestão da escola e para garantir que sua escola seja um lugar onde todas as pessoas (alunos, funcionários, pais e responsáveis, voluntários,
profissionais visitantes) são respeitados e acolhidos. Eles também são responsáveis ​​por garantir uma alta qualidade de aprendizagem para os alunos. Além disso, são responsáveis ​​por disciplina estudantil. Em algumas escolas existem um ou mais Vice-Principals, que são designados a ajudar o diretor em seu trabalho.

4. Normalmente, seu endereço residencial determina a escola pública de língua inglesa que seus filhos podem frequentar. Cada uma dessas escolas tem uma attendance boundary (uma área ao redor da escola) que determina as ruas e casas que pertencem a essa escola. Qualquer criança que viva dentro da área (attendance boundary) da escola (pública inglesa) tem direito de frequentar essa escola. Isso nem sempre é o caso (em escolas católicas de língua inglesa, e escolas públicas e católicas de língua francesa, bem como escolas especiais ou alternativas). Se a escola mais próxima de sua casa estiver cheia, seus filhos podem ser matriculados e levados de ônibus para outra escola em uma área que esteja aceitando novos alunos.

5. Para ajudar os alunos das escolas de língua inglesa a aprenderem francês (já que o francês é uma das duas línguas oficiais do Canadá), todos os alunos estudam língua e cultura francesas. Os conselhos escolares de língua inglesa devem oferecer cursos em língua francesa começando no 4º ano. Em algumas escolas do sistema de língua inglesa, o ensino da língua francesa começa antes da 4ª série nos chamados French Immersion Programs. Porém, meu filho que estuda na 1a série de uma escola inglesa católica – sem French Immersion – tem 1h de francês todo dia.

6. Em geral, não há cobrança de taxas para programas escolares por aqui. Os custos de materiais e atividades para o ensino fundamental são fornecidos às escolas pelo Ministério da Educação. Quando as escolas ou conselhos escolares decidem, com o apoio da comunidade escolar, oferecer programação opcional, os pais podem ser solicitados a contribuir com recursos na forma de tempo, dinheiro ou materiais para apoiar esses programas ou atividades. Os alunos podem ou não precisar de livros didáticos e pastas de trabalho para cada disciplina. Os professores provavelmente farão uso de muitos materiais de recursos diferentes, como livros de biblioteca, informações na Internet, jornais, filmes educativos e gravações musicais, passeios (field trips), apresentações de convidados, oficinas, jogos e exercícios em grupo, discussão e debate, e outras estratégias de aprendizagem e
acesso a informações.

7. No ano que as completam 4 anos elas podem começar a frequentar as escolas aqui em Ontário, todos os dias, em geral das 9am-3pm (o horário pode variar um pouco de escola para escola). As escolas oferecem programas de jardim de infância (Kindergarten) por dois anos: Year 1 (antigamente chamado de Junior Kindergarten ou JK) e Year 2 (antigamente chamado de Senior Kindergarten ou SK).

8. O ano letivo começa aqui no Canadá em setembro, depois do feriado do trabalho. O ano letivo termina em junho do ano seguinte, geralmente no último final de semana do mês. Durante o ano letivo há 2 semanas de férias em dezembro (entre Natal e Ano Novo) e 1 semana em março (March Break). As férias de verão acontecem em janeiro e agosto.

9. Durante o ano há vários PA Days, que são dias onde os alunos ficam em casa mas as escolas permanecem abertas, pois os funcionários da escola se concentram no desenvolvimento profissional. O objetivo dos PA Days é melhorar o sucesso do aluno. Para isso, os educadores têm a oportunidade de discutir desafios, revisar pesquisas e criar aulas, atividades e avaliações para seus alunos. No início do ano letivo já recebemos o calendário com todos os PA Days para programarmos nossa agenda.

10. Os pais não podem entrar dentro da escola e cada um tem a sua maneira de deixas os pequenos. Na escola anterior do Thomas ele entrava no portão da escola e sempre tinha um professor esperando, que direcionava os pequenos para a sala de aula. Na nova escola vamos de carro e há um funcionário que abre a porta e observa o aluno entrando na escola. No caso das crianças que vão de ônibus, há um professor na porta para observar os alunos sairem do ônibus e entrarem na escola. No caso dos pequenos, o professor entra no ônibus para pegar as crianças do jardim.

11. Não há uniforme na maioria das escolas. Algumas escolas padronizam cores e pedem, por exemplo, que as peças sejam brancas e azul marinho. Nas escolas que meus filhos frequentaram nunca foi pedido uniforme. Os professores pedem uma muda de roupa caso haja algum acidente e um sapato para usar dentro da escola. Desde o jardim as crianças tiram e colocam os sapatos sozinhas, assim como os casacos e roupas de inverno.

12. Se por algum motivo o seu filho não for para a escola naquele dia você deve ligar para a escola avisando (não adianta só avisar a professora) e dizer o motivo. Há a opção de avisar de maneira eletrônica também. No caso de longos períodos de ausência é preciso justificar e às vezes até comprovar. Nunca ficamos muito mais do que 1 semana fora, mas lembro de receber a informação de que se ficássemos mais deveríamos mostrar documento justificando esta ausência longa.

13. Não há lista de material escolar, mas os professores pedem sempre algo nas primeiras semanas de aula. Quando estava no Kindergarten o Thomas não levou nada e na primeira semana o professor mandou uma lista pedindo se alguém poderia ajudar com os itens – e ai mandamos papel toalha, zip loc e lenço. Quando começou a primeira série a professora pediu alguns itens para Thomas usar, como cola, tesoura, giz e lápis. Tudo simples. Também pediu rolo de papel toalha para quem pudesse contribuir.

14. A criança fica na escola por muitas horas e é responsabilidade dos pais mandar lanche. São dois intervalos para as refeições. A escola fornece comida para as crianças que esquecem ou tem dificuldades financeiras. Na escola que Thomas estudava em Toronto eles tinham lanche da tarde fornecido pelo governo. Na escola que ele estuda hoje tem um programa de café da manhã.

15. Por conta das alergias alimentares alguns alimentos não são permitidos nestes lanches. Entre eles lanches que contenham nuts como amendoim e nozes (Nutella não pode) e frutos do mar. As crianças com alergia possuem uma identificação e sempre recebemos uma mensagem nas primeiras semanas de aula se há alguém na sala do nosso filho com esta alergia.

Espero que tenham curtido o post e assim que eu for aprendendo mais sobre o ensino aqui no Canadá eu vou escrevendo outros posts e atualizando vocês sobre o assunto.

1 comentário em “Curiosidades sobre o ensino elementar em Ontário, Canadá”

  1. Obrigada pelo texto.
    Tenho um casal 10 e 17 anos. Somos católicos e estamos pensando em uma escola pública católica, mas tenho dúvida ainda se séria a melhor opção. Hoje eles estão em uma escola laica na Finlândia, mas eles têm aula de religião mesmo assim.
    Tem alguma diferença além da religião entre elas? Diferença no acolhimento dos novos alunos, na estrutura da escola, na qualificação dos professores?
    Vi que usam uniformes nas escolas católicas e meus filhos já disseram que não querem usar uniformes ?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *