Pular para o conteúdo

Dicas para curtir em família a cidade de Winnipeg, Manitoba

Como parte da nossa viagem cruzando o Canadá no verão 2022 passamos 8 dias na cidade de Winnipeg, a capital da província de Manitoba. Foi nossa primeira vez na cidade e eu estava super curiosa para conhecer essa região do Canadá e por mais que esperasse já alguma coisa a cidade me surpreendeu demais: super verde, limpa, organizada, cheia de atrações e com gente super simpática e solícita. Ganhou meu coração, devo confessar. Não teve um dia em Winnipeg que a gente não curtiu por completo – e eu incluo aqui os meninos, que amaram os parquinhos, e museus. Neste post você encontra todos os detalhes da nossa primeira visita em família a Winnipeg.

Clima da cidade

Eu nem posso falar sobre o clima de Winnipeg em geral porque visitamos o local no auge do verão. O que eu li é que a cidade é muito fria no inverno (em cerca de 132 dias do ano a cidade está coberta de neve), mas tem um verão curto e muito quente. Apesar do clima frio, os céus de Winnipeg estão entre os mais claros do Canadá e Winnipeg desfruta de muito sol durante todo o ano. A nossa experiência durante esta 1+ semana que estivemos na cidade foi que os 20C que estamos acostumados em Toronto e região não são a mesma coisa aqui. Eu olhava a previsão do tempo antes de sair de casa e via que ia dar 17, 20C. Colocava os meninos de calça e camiseta de manga curta e levava um moletom. No meio do dia batia um calor enorme e eu imaginava que estava 40C – mas quando olhada estava os 20C que a previsão indicava. Uma outra coisa que preciso falar é o céu daqui: lindo! Fui pesquisar e descobri que o mês menos encoberto do ano em Winnipeg é julho, durante o qual, em média, o céu permanece sem nuvens, quase sem nuvens ou parcialmente encoberto durante 68% do tempo.

Hospedagem

Há uma variedade enorme de hotéis em Winnipeg e pela cidade não ser tão grande você não precisa pagar mais caro p[ara se hospedar no centrão da cidade. Nós nos hospedamos no Victoria Inn Hotel & Convention Centre, que é um hotel e centro de convenções que fica perto do aeroporto. O hotel é um dos mais indicados para quem visitar Winnipeg em família e o motivo é um: Dino Beach Water Park. A área da piscina do hotel é temática de dinossauros e possui uma piscina bem rasinha (1 metro de profundidade na parte mais funda), splash pad e diversos tobogãs. Os meninos AMARAM e foi muito legal estar em um lugar assim sem se preocupar em trocar de roupa, entrar no carro e sair. Há ainda quartos que dão para a piscina e suítes temáticas para crianças. O quarto que ficamos era pet-friendly e totalmente renovado, mas vi fotos de quartos no hotel mais antigos. O café da manhã não está incluso na diária mas comemos nos dias que estivemos por lá e achamos tudo delicioso. Única coisa é que o restaurante do hotel está super antigo e precisa ser reformado.

Depois de ficarmos algumas noites no hotel fomos para um Airbnb na região Nordeste da cidade, em um bairro chamado Regent. Nós escolhemos este Airbnb por ser super bonito por dentro, ser pet-friendly e estar perto das atrações (15 minutos do The Forks) e também ter uma ótima estrutura ao redor (parquinho, trilhas, Costco). Depois de 2 semanas em hotel e comendo fora foi ótimo ter mais espaço e poder fazer um barbecue no “quintal de casa”. Os meninos perguntaram todos os dias quando iriam voltar para o hotel e a piscina de dinossauro, mas mesmo assim valeu a experiência de “viver” por algumas noites em um bairro da cidade como um local.

5 museus incríveis que visitamos

Canadian Museum for Human Rights

Este é o único museu do mundo com tema direitos humanos e um dos lugares que eu estava mais curiosa em visitar durante a nossa viagem. Além de ser um prédio lindíssimo por fora e por dentro, o tema me fascina e eu estava ansiosa para conhecer como o local iria apresentar a complexa questão dos direitos humanos. Preciso dizer aqui que fiquei surpresa, emocionada e inspirada pela visita, que lugar! Sem dúvida, há um conteúdo pesado que é sombrio algumas vezes. Mas também encontramos muitas histórias de triunfo que vêm através das narrativas de homens e mulheres notáveis ​​que fizeram do Canadá e do mundo um lugar melhor. As 12 galerias são impressionantes e suas ferramentas interativas envolvem o visitante. Passamos 3 horas no local e eu ficaria por lá mais tempo se pudesse. Ai você pode perguntar: é para crianças? Sim, muito! Todo o museu é lindo e os meninos ficaram curiosos do porquê de diversas coisas, então foi maravilhoso poder explorar um lugar desses com eles e trazer este assunto tão importante de uma maneira tão lúdica. Na exposição do último andar eles podem escrever um cartão sobre o que eles aprenderam e deixar exposto para os futuros visitantes. E também dá para subir na torre do museu – a Israel Asper Tower of Hope – e ter uma vista linda de toda Winnipeg. Mais informações sobre o museu vocês encontram aqui.

Manitoba Museum

O Manitoba Museum foi uma GRANDE surpresa. Que museu fantástico e que enorme (mais de 900 metros quadrados de exposições)! Eu imaginava que seria um museu de história natural comum, mas fiquei impressionada com tudo que vi e o tanto de coisas que tem para as crianças. Passamos 6 horas no local e não deu para ver tudo com calma. Iniciamos com as exposições e galerias permanentes, com temas combinando o patrimônio humano e natural. Os visitantes podem experimentar como era Manitoba durante os anos 20 e explorar a incrível réplica do navio Nonsuch do século XVII (o navio partiu da Inglaterra em 1668 para negociar peles na Baía de Hudson e sua viagem bem sucedida estabeleceu a Hudson’s Bay Company em 1670). Ainda, tem muita natureza de várias regiões de Manitoba e podemos ver como Churchill era há 450 milhões de anos, quando estava coberta por um mar tropical. O Museu de Manitoba abriga ainda a Hudson’s Bay Company Gallery, que narra a história do comércio de peles em Manitoba. Além das galerias o museu possui o planetário e a galeria da ciência (visitamos todos e amamos). Valeu muito muito muito a visita e não deixe de comprar o ticket para visitar todos os 3 espaços. Mais informações sobre o museu vocês encontram aqui.

Manitoba Children’s Museum

Outro lugar favorito na cidade de Winnipeg entre os meninos – e não poderia ser diferente. O museu da criança de Manitoba está localizado em um edifício de 1889 que consertava trens. O edifício é lindo e eles conseguiram unir o antigo e moderno de uma maneira fantástica. São 12 galerias permanentes com muitas atividades e diversão para os pequenos: time squared (espaço para se encontrar e descansar), tot spot (espaço para os menores), tumble zone (área para as crianças criarem edificações com blocos e um guindaste enorme que os meninos amaram), mellow marsh (área com uma pin screen e sons de animais dependendo de onde as crianças pisam), story line (dentro do trem, com livros e mesas para as crianças ouvirem histórias), engine house (dentro do trem também, onde foi criado uma espécie de playground para as crianças brincarem onde ficava o motor do trem), junction 9161 (a locomotiva que é a parte central do museu e ao redor dele há alguns brinquedos), illusion tunnel (uma parte super legal com ilusões de ótica e um escorregador), milk machine (tubo de ar enorme onde os meninos colocavam bolas de lã e tentavam fazer elas cair dentro da caixa de leite), splash lab (mesa de água com bolinhas que eles amaram e foi onde passaram a maior parte do tempo), pop m’art (área com materiais e mesas para fazer arte) e lasagna lookout (indoor playground no formato de uma lasanha, super legal). Vale falar que tem um espaço super grande para você comer mas eles não vendem comida (vi muitas pessoas com comida e bebidas lá dentro, então acho que pode entrar). Ficamos no museu 3 horas e pelos meninos eles poderiam ficar mais, mas tínhamos que ir embora. Mais informações sobre o museu vocês encontram aqui.

Royal Canadian Mint Tour

Em Winnipeg está o local onde as moedas em circulação no Canadá são produzidas. Vale falar aqui que é uma Royal Canadian Mint em Ottawa mas ela é dedicada mais a produzir moedas de olecionadores. A fábrica de Winnipeg foi fundada em 1976 e pode produzir cerca de 15 milhões de moedas por dia. Além de produzir as moedas do Canadá, o local também produz as moedas de mais de 70 países, incluindo o Brasil. Nós fomos visitar o local e fizemos o tour de 45 minutos pelo local. No tour nós visualizamos de cima parte da produção das moedas e aprendemos sobre a história e toda a tecnologia que é necessária para este tipo de trabalho. Os meninos curtiram inicialmente mas depois ficaram cansados. Não é permitido bater fotos mas eu recomendo o tour para quem visita a cidade com crianças um pouco maiores. Mais informação sobre os tours vocês encontram aqui.

Royal Aviation Museum of Western Canada

Este museu reabriu somente há alguns meses atrás em um novo prédio. Ficando localizado no Aeroporto Internacional de Winnipeg, o museu abriga mais de 20 aeronaves exibidas em 17 exposições que mostram a história e as inovações da aviação do oeste do Canadá. Nem preciso dizer que foi um passeio que todos aqui em casa amaram, especialmente meu marido que adora aviões e história. Adoramos conhecer histórias inspiradoras de aviadores e heróis pioneiros do Canadá e os meninos curtiram demais as exposições interativas e exibições audiovisuais, tudo novinho e de última geração. Uma das partes que curtimos foi o Observation Lounge, uma área de descanso com vista para as pistas do aeroporto. Se você for com crianças eles vão amar a Galaxy Exploration Zone, que é um indoor playground com mesas, sofás e um café para os pais ficarem esperando os pequenos se divertirem nesse brinquedão super legal. Mais informação sobre o museu vocês encontram aqui.

Regiões da cidade e lugares que amamos explorar

Assiniboine Park

Estabelecido em 1904, este parque enorme funciona durante todo o ano é uma das melhores atrações de Winnipeg. O local é lindo e passamos um dia inteiro por lá – e foi até pouco, quase não conseguimos explorar todo ele. Entre as atrações estão flores exóticas no English Garden; uma área enorme com parquinho e jardim infantil que os meninos amaram (Children’s Gardens and Nature Playground), um jardim cheio de esculturas chamado de Leo Mol Sculpture Garden and Pavilion, um mini trem à vapor (Steam Train), os novos jardins ao ar livre no The Leaf e muitas trilhas para passear e lugares lindos para fazer picnic. Falando destes novos jardins no The Leaf, eles ocupam cerca de 30 acres no canto sudeste do Assiniboine Park e incluem seis jardins exclusivos: Jardim dos Povos Indígenas, Horta, Jardim Sensorial, Jardim de Performance, Jardim Sazonal e The Grove. O local também tem um zoológico com ursos polares (para quem curte este tipo de local). Aliás, o lugar é tão enorme que tem até ônibus rodando gratuitamente pelo local para te ajudar a ir de um lugar para o outro. Almoçamos por lá – no Park Café – e estava delicioso (conto para vocês mais detalhes abaixo).

The Forks

Quando perguntei no instagram qual região de Winnipeg eu não poderia deixar de ir a maioria das pessoas que respondeu falou The Forks. E depois de visitarmos eu entendi o motivo! A área de 56 acres possui este nome por causa de sua posição onde o rio Assiniboine deságua no rio Vermelho. O local tem uma rica história de colonização aborígine, comércio de peles, advento da ferrovia, ondas de imigração e Era Industrial. O local é um National Historic Site do Canadá. Hoje você encontra trilhas, parquinho, splash pad, um mercado maravilhoso (imperdível), um centro de informações da província, um skateboard park e muito mais (veja todas as atrações do local aqui). Vale a pena encontrar a Oodena Celebration Circle, um espaço que homenageia os 6.000 anos de povos indígenas que viveram nesta terra. Oodena significa “coração da comunidade” em Objiwe, e você encontrará um relógio de sol, esculturas, uma fogueira cerimonial e muito mais neste local culturalmente significativo. Como dois dos museus que visitamos ficam nesta região da cidade nós fomos para lá algumas vezes e adoramos. Uma das vezes alugamos um quadricículo e exploramos a região com mais calma.

Saint-Boniface

Este bairro da cidade de Winnipeg é onde está a maior comunidade francófona do oeste do Canadá. O local é lindo e em destaque estão a Universidade de Saint-Boniface, a belíssima Catedral de Saint-Boniface (ou seria as ruínas dela, depois que um incêndio destruiu grande parte do edifício em 1906), o Le-Musée de Saint-Boniface Museu, a casa da escritora Canadense Gabrielle-Roy, a ponte Esplanade Riel e muito mais. Quando você estiver visitando a catedral não deixe de ir na direção do rio para ter vistas lindas do Canadian Museum for Human Rights. Se você estiver no The Forks e quiser visitar a região de Saint-Boniface é só passar pela ponte de pedestres Esplanade Riel. Passando de carro pelas ruas da região vimos várias padarias francesas, casas de crepe e achamos os edifícios lindos. Vale a pena passear pelo local quando estiver em Winnipeg com certeza.

Manitoba Legislative Building

O Edifício Legislativo de Manitoba é lindo e passear ao redor dele vale a pena. Tem escultura de Louis Riel (político canadense, fundador da província de Manitoba e líder político do povo Métis), tem fonte e dois parques (Mostyn Place Park e Memorial Provincial Park). O local foi formalmente inaugurado em 1920 e é um patrimônio da província de Manitoba. Você pode fazer tours lá dentro mas nós não conseguimos fazer. Ali pertinho fica o bar The Beer Can, que está na lista dos melhores lugares para tomar um drink na cidade. Nós achamos lindo passear ao redor do prédio e vimos muitas pessoas fazendo o mesmo. Há uma parte para você caminhar ao redor do rio que estava fechada porque este ano o nível das águas está super alto e boa parte desta trilha estava alagada.

Restaurantes e delícias locais que visitamos

Segue lista de todos os restaurantes que visitamos durante nossa passagem por Winnipeg:

  • Old Spaguetti Factory: restaurante italiano que possui lojas no Canadá todo. A loja de Winnipeg fica no Johnson’s Terminal, no The Forks. Nós já conhecemos o local e achamos fácil comer por lá. Pegamos uma mesa no pátio e tivemos um jantar muito gostoso! Tivemos sorte porque conseguimos uma mesa fácil, mas logo depois a fila de espera estava enorme, então vale reservar online.
  • Nuburger: hamburgeria dentro do The Forks Market. Almoçamos um dia lá e amamos. As carnes tem gostinho de carvão e os sanduíches tem estilo caseiro, com salada e molhos deliciosos. As batatas fritas são cortadas à mão e o kids menu vem com salada de cucumber e tomate.
  • Habanero Sombrero: restaurante mexicano também dentro do The Forks, com tacos e quesadinhas, além de outras delícias mexicanas. Marido comeu tacos gourmet por lá e adorou.
  • Red Ember Common: restaurante também dentro do The Forks que vende pizza de forno à lenha, deliciosas! O menu de sabores não é muito grande, mas certamente você vai encontrar uma pizza que irá curtir. Comemos marguerita e pepperoni e super aprovamos. Vale falar que no The Forks Market você pega sua comida e come nas diversas mesas espalhadas pelo mercado.
  • Park Cafe: restaurante dentro do Assiniboine Park, com pátio pet-friendly. Nos finais de semana o local serve brunch o dia todo. Nós pedimos sanduíches e preciso dizer que estavam maravilhosos. Achamos que seria roubada comer por lá e nos enganamos: valeu muito! Ótimo atendimento, lugar lindo e comida deliciosa.
  • Carnaval Brazilian BBQ: claro que quando vimos que tinha uma churrascaria brasileira em Winnipeg não poderíamos deixar de visitar. Fomos no jantar e achamos que pelo preço não valeu a pena (quando comparamos o preço e a variedade de carnes entre almoço e jantar). Mesmo assim, tudo estava muito gostoso e atendimento ótimo.
  • Chaeban Ice Cream: sorveteria com sabores diferentes e deliciosos. Os sorvetes tem gosto de feito em casa, super natural e uma delícia. E as bolas são enormes, mesmo o pequeno. O sabor que todo mundo curtiu foi o de manga com acabaxi.

Amamos demais conhecer Winnipeg e espero que vocês tenham curtido as dicas acima. Se quiser saber mais informações sobre a cidade visitar o site do Tourism Winnipeg. Vale falar que eles inclusive possuem uma página toda dedicada a atrações para família – esta aqui – e tem uma lista de muito mais coisas para vocês verem e explorarem enquanto estiverem em Winnipeg. Por fim, agradeço a cidade por ter recebido a gente tão bem.

1 comentário em “Dicas para curtir em família a cidade de Winnipeg, Manitoba”

  1. Oi Gabi, queria te pergutnar sobre a temperatura da agua do o Victoria Inn Hotel & Convention Centre. Sempre acho as aguas daqui tao frias rs…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *