Pular para o conteúdo

Sobre o mês de maio de 2022 em Toronto e arredores

DSC_2852

Pronto: o mês de abril acabou e agora sim caminhamos rumo a um Canadá colorido, quente e com muitos eventos incríveis. Confesso para vocês que abril de 2022 foi um mês longo e até difícil de aguentar por conta do frio (quem ai viu que nevou semana passada?). Maio sempre é um mês que a gente curte muito – o primeiro de calor real por aqui – e com ele as cidades ficam cheias de coisas legais para fazer. Como sempre todo dia primeiro de cada mês eu trago aqui um resumão do que você pode ver e viver em Toronto e arredores no mês que se inicia, mas fica aqui a dica para vocês acompanharem as minhas redes sociais para ver mais dicas.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para o sul de Ontário diz que teremos um maio mais quente, com média de 14.5C (2C acima dos outros anos) e precipitação de 75mm (que é a média desta época do ano). Segue a previsão dia a dia: 1 à 5 de maio com sol e temperaturas amenas, 6 à 15 de maio com chuvas dispersas e calor, 16 à 22 com sol mas tempestades e calor, e 23 à 31 de maio com temperaturas mais amenas e um pouco de chuva. Vale falar que nos meus 12 anos de Canadá eu nunca vi nevar em maio e no geral as temperaturas estão sempre na casa dos dois dígitos mas só em junho você verá o calor real constante (i.e. acima de 23-25C com frequência).

Feriados e Comemorações

O feriado de maio é chamado de Victoria Day. O Victoria Day é um feriado federal que é celebrado no domingo antes do dia 25 de maio. É sempre uma segunda-feira entre os dias 18 a 24 de maio e sempre cai como a penúltima segunda-feira do mês. A data celebra o aniversário da rainha Victoria, bisavó da atual rainha da Inglaterra. O feriado é considerado como o começo do verão no Canadá e envolve vários eventos, sendo os mais disputados os fogos. Esse ano o feriado acontece no dia 23 de maio que é, adivinhem, aniversário do meu marido. Iremos fazer algo incrível e vou mostrar tudo para vocês por aqui. Além do Victoria Day o mês de maio celebra o Dia das Mães na mesma data que é celebrado no Brasil (note que isto não acontece no dia dos pais). Este ano o Dia das Mães acontece no domingo dia 8 de maio e é tradição aqui em Toronto tomar um brunch em família.

Abertura das Cherry Blossoms

No início de abril até tínhamos esperança de ver as Cherry Blossoms naquele mês, mas nada delas. Agora chegou maio e não tem jeito, elas vão chegar logo logo. A previsão da abertura das flores de cerejeira é sempre precisa no site do High Park. Se você não sabe o que eu estou falando clique aqui e veja vários posts sobre esta atração imperdível da primavera em Toronto. Tudo indica que no final de semana do dia das mães as flores irão atingir seu full peak, que é quando a maioria das flores da árvore ficam abertas. Existem outros lugares menos famosos e movimentados para vocês curtirem as cerejeiras em Toronto e arredores e eu postei lá no instagram uma lista enorme.

10 eventos imperdíveis em maio de 2022

Toronto Marathon: hoje – 1 de maio – acontece a maratona de Toronto, que é uma tradição desde 1977. A maratona corta a cidade e finaliza na Lakeshore. É um dia onde as principais ruas da cidade ficam fechadas e você não deve sair de casa de carro, mas pode curtir e ver os participantes a pé.

Harry Potter and the Deathly Hallows Part 1 in Concert: entre os dias 5 e 7 de maio você pode assistir a parte 1 do final de Harry Potter no teatro com as músicas do filme sendo tocadas por uma orquestra sinfônica ao vivo. Eu sempre quis asistir um destes eventos e apesar de saber que não será desta vez fica aqui a dica para vocês.

Stars on Ice: show de patinação no gelo com 29 patinadores olímpicos medalhistas. O evento acontece no Scotiabank de Toronto no dia 6 de maio.

High Tea at The Castle: que tal tomar um chá no castelo de Toronto? Neste dia das mães – 8 de maio – a Casa Loma estará servindo chá entre 11am e 1pm. O valor será $75 por pessoa.

The Baby Show: 250 expositores participarão desta feira de produtos de bebê, gravidez e toddler acontecendo no Enercare Centre, (100 Princes’ Blvd, Toronto) nos dias 14 e 15 de maio. Os ingressos custam CAD$17 por pessoa e se você for de carro o estacionamento do local é pago.

Doors Open Toronto: é um evento organizado pela prefeitura da cidade e é quando você pode visitar vários pontos turísticos de graça ou ainda entrar em lugares que normalmente não são abertos para o público geral. Ele acontece sempre no último final de semana de maio (em 2022 será nos dias 28 e 29). Eu já participei de 3 edições e por isso sei o quão importante o planejamento é. Isso porque são mais de 200 edifícios para escolher e por mais que sejam 2 dias de evento (sábado e domingo) se você não planejar não conseguirá ver tudo que gostaria. Faz 2 anos que o evento não acontece por conta da pandemia.

Splash Works Opening Day: o Canadas Wonderland abriu suas portas para a temporada 2022 no final de abril. Mas a parte dos parques de piscina – chamada de Splash Works – vai abrir somente no dia 28 de maio. Para quem nunca foi, o Splah Works tem 17 tobogãs, piscinas de onda e um espaço de 20 acres. É um parque dentro do parque e vale a visita!

Entrada gratuita no Royal Ontario Museum: nas terceiras terças-feiras do mês (em maio será no dia 17) você pode visitar o ROM – maior museu do Canadá – gratuitamente entre 5:30 e 8:30pm. Uma ótima oportunidade de conhecer o local. Vale falar que a sua entrada gratuita dá direito a você visitar as exposições permanentes e especiais, portanto imperdível!

Pedestrian Sundays in Kensington Market: o Kensington Market é um bairro de Toronto super cool, que eu já mostrei aqui no blog. À partir de maio nos últimos domingos de cada mês (até outubro) o bairro fica com as ruas fechadas para carros e é uma ótima dica para passear e curtir tudo que a região tem a oferecer.

Harry Potter and the Cursed Child: está chegando a Toronto no dia 31 de maio. Eu nem acredito! A peça será exibida no CAA Ed Mirvish Theatre (244 Victoria Street) e os ingressos já estão à venda no site do teatro. E nesse clima mágico também chega em maio na cidade o Wizard’s Den, um par pop-up com uma experiência de 90 minutos onde os visitantes podem criar poções (drinks) e provar.

Eventos Esportivos

Não temos mais Toronto Raptors nos Playoffs, mas temos Toronto Maple Leafs (ice hockey) nos Playoffs da NHL jogando nos dias 2, 4 e 10 de maio por enquanto. Playoffs são os jogos com os melhores times da temporada que disputam um lugar na final e, obviamente, ser os campeões. Por conta disso, a quantidade de jogos além dos 3 que eu mencionei vai depender se o time vai ganhar ou não. Além desses jogos, a temporada de baseball começou e tem muitos jogos acontecendo no Rogers Centre. O Blue Jays joga muitas vezes e pelo estádio ser enorme os ingressos são super baratos – já vi gente comprar de última hora por $5. E tem também jogos de futebol do Toronto FC nos dias 14 e 28 de maio no BMO Field.

Shows musicais

As grandes turnês de verão ainda não começaram – quando tem show de artista famoso toda semana – mas este mês vocês podem assistir John Mayer no dia 3 de maio na Scotiabank Arena. Eu amo as músicas dele mas já fui em um show e acredito ter sido o pior show que já fui na minha vida, terrível.

Bom maio para todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *