Pular para o conteúdo

Trilha com as crianças no Mono Cliffs Provincial Park

Aproveitamos o dia lindo que deu hoje para conhecer um parque provincial de Ontario que já estava na minha lista de lugares para conhecer há muito tempo: Mono Cliffs Provincial Park. Este parque é super popular por ter as trilhas super largas e planas, vistas panorâmicas, ser parte da Bruce Trail e proteger muitas espécies raras que vivem nos seus penhascos de 30 metros de altura que fazem parte do Niagara Escarpment, além de ter uma paisagem linda no outono. O Mono Cliffs possui 750 hectares e é um parque provincial para uso diário, ou seja, fecha à noite e não possui camping sites.

Reserve o Daily Vehicle Pass antes de visitar o local

Por seu um lugar popular você precisa reservar o Daily Vehicle Permit para visitá-lo. Se você tem o passe anual não precisa gastar nada com este passe diário, mas mesmo assim precisa fazer esta reserva, imprimir o comprovante, e deixar ele à vista no painel do carro junto com o passe anual. Você pode comprar este passe com até 5 dias de antecedência da sua visita. Nós compramos o nosso 1 dia antes e não tivemos problema, mas imagino que no verão e em épocas mais populares como outono deva ser mais difícil de reservar assim tão perto.

Entrada do parque e onde estacionar

O parque não tem uma estrutura muito grande, pois como disse anteriormente é um parque provincial somente para passar o dia. Se você colocar no GPS o nome do parque certamente seu dispositivo irá te guiar até o estacionamento que fica localizado na County Road 8. Foi esse que estacionamos e é o principal estacionamento do local, e que possui banheiros. Chegamos lá cedinho e o estacionamento estava bem vazio mas quando fomos embora estava lotado e algumas pessoas esperando para encontrar vaga. Durante a trilha que fizemos descobrimos que há um outro estacionamento na 2nd Line (partindo da vila de Mono Centre). Se você não quer fazer uma caminhada longa e quer ver o mirante e as escadas de madeira este segundo estacionamento pode ser sua melhor opção. Vale falar que o estacionamento custa $7.50 por 4 horas ou $15 o dia inteiro.

As trilhas do parque e como se localizar

O Mono Cliffs Provincial Park possui muitas trilhas e eu achei bem confuso se localizar dentro dele. Sempre que a gente vai fazer uma caminhada eu estudo o local antes de chegar para ter certeza que iremos fazer uma trilha de um tamanho ok para os meninos. Mesmo assim eu achei um pouco confuso e acabamos pegando uma trilha que não estava nos meus planos e caminhamos mais do que imaginávamos (sorte que os meninos estavam animadas e não reclamaram). O problema é que existem várias trilhas que se conectam em vários pontos… e ai a confusão pode acontecer.

O mapa com as trilhas está no estacionamento e também em alguns lugares no meio das trilhas. Você também encontra o mapa online aqui. Eu acabei usando o site do TrailForks que te dá a sua localização perfeita dentro da trilha – coisa que o Google Maps não faz. única coisa que preciso citar aqui é que a sua localização não vai mudando a medida que você está caminhando, então você terá que atualizar o site para saber toda vez que quiser conferir. Não tivemos problema com internet – pegou perfeitamente em todo o parque – então acho válido acompanhar pelo site.

Segue abaixo a lista de todas as trilhas do parque (no total são 20km de trilhas e muitas pessoas fazem de bicicleta ou cavalo – encontramos um grupo fazendo de cavalo e achamos o máximo!):

  • Lookout Trail (600m)
  • Spillway Trail (1.3km)
  • Carriage Trail (1.3km)
  • Cliff-Top Side Trail (2.8km)
  • South Outlier Trail (3.5km)
  • McCarston’s Lake Trail (3.6km)
  • Walter Tovell Trail (4.8km)
  • Bruce Trail: essa trilha que vem de Niagara e vai até a Bruce Peninsula, que no caso passa por partes da South Outlier Trail, Walter Tovell Trail, Cliff-Top Side Trail e McCarston’s Lake Trail.

Minha dica de trilha com as crianças

Aqui vou tentar explicar a trilha que fizemos com os meninos (3 e 6 anos): foram 3 horas de caminhada e uma mistura das trilhas Carriage Trail, Spillway Trail, Walter Tovell Trail e Cliff-Top Side Trail. Em resumo, como disse para vocês chegamos no estacionamento na na County Road 8 e andamos pela Carriage Trail por 1km até encontrar a Spillway Trail. Seguimos por ela e no meio do caminho vimos o mirante e percebemos que tínhamos ido muito longe, porque não queríamos fazer o loop completo. Voltamos então e pegamos a Link Trail e subimos até a Cliff-Top Side Trail onde então encontramos o mirante e as escadas. Continuamos então pela Cliff-Top Side Trail sentido sul até encontrarmos mais escadas que nos levaram até a Carriage Trail (detsa vez no começo dela) e pudemos então chegar no estacionamento depois de 7km de caminhada.

Não fomos no auge da primavera e não vi nenhum mosquito, mas já li relatos que por conta dos diversos ponds esta época pode ter muitos mosquitos. Achei as trilhas largas e gostei muito de encontrar diversos lagos no caminho com bancos. Leve água e snack e, se possível, vá ao banheiro antes de começar a caminhada porque não há nenhum no caminho. qUer dizer, no final da Spillway Trail há um sim, mas como resolvemos voltar e não fazer o loop completo não chegamos a passar por ele.

Adoramos o passeio e não poderia deixar de dar a dica para vocês. Fica pertinho de Toronto (90km nordeste do centro da cidade). Vale falar que ali perto tem algumas atrações super legais como o Hockley Valley Resort (você pode programar um almoço na Adamo Estate Winery), o Schitt’s Creek Motel (para quem curte o seriado: 308399 Hockley Rd, Orangeville) e o centrinho histórico de Mono Centre, além de outras atrações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *